Atualização: Falha no câmbio 722.7 - A190 2003 (W168)
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Atualização: Falha no câmbio 722.7 - A190 2003 (W168)
Senhores, venho atualizar a saga.
Meu irmão comprou a placa vinda da China.
Funciona perfeitamente. Mas o carro não saiu do lugar.
Depois de pesquisar mais, eu tive a idéia de verificar o corpo de válvulas. Fiz isso essa sexta, dia 31/03/23.
Pra minha surpresa, perdemos lubrificante nessas intervenções, porque algum burro tinha soldado o bujão do cárter da transmissão. Por isso o carro tentava andar e não se mexia, falta de lubrificante.
Mas ainda assim, já que abri de novo, tirei o corpo de válvulas.
Foi uma dificuldade, pois tinha parafuso com cola, e até na placa separadora.
Este é o estado:
Tinha cola em parafuso, na tampa, e etc. Silicone.
Perceba que, o maior vilão disso tudo é a falta de manutenção. Acho que foi a primeira vez que esta peça foi inspecionada em TODA a vida do carro.
Tinha algumas válvulas emperradas, e as esferas de retorno nem se mexiam.
Comecei a limpeza com álcool 70, para soltar as sujeiras mais difíceis, e depois lavei com água e detergente neutro. Mas usei água morna.
Deixei as válvulas, molas e peneiras de molho no álcool 70 por 24h.
Com o esquema que possuo, remontei conforme o diagrama.
https://drive.google.com/file/d/1FX4wYzsA8_ppFqTU_aR0LJun8s6Gj7Nu/view?usp=share_link
É bem simples, apenas necessário cuidado. Algumas molas são pesadas e podem fazer as plaquinhas e válvulas saltarem longe.
MUITO cuidado com as esferas de retorno, peneiras, válvulas de retenção. Essas peças não se encontram à venda.
Depois de limpo, eis a diferença.
E agora, já remontado (não consegui postar a imagem), vou instalar no carro e esperar os 6L de Dexron 3.
Quem tem acompanhado, eu desconfiei da bomba de óleo, mas consultei um especialista do Reino Unido, o sr. Forrera, e ele foi bem claro em dizer que a mesma só danifica quando instala o câmbio errado. Ou seja, não pode ter sido isso.
Outrossim, aquela placa que tentei arrumar estava com defeito mesmo. Talvez fosse até usada, mas foi danificada com a cola no conector.
Assim que fizer o teste, eu comentarei aqui.
Abraços a todos.
Meu irmão comprou a placa vinda da China.
Funciona perfeitamente. Mas o carro não saiu do lugar.
Depois de pesquisar mais, eu tive a idéia de verificar o corpo de válvulas. Fiz isso essa sexta, dia 31/03/23.
Pra minha surpresa, perdemos lubrificante nessas intervenções, porque algum burro tinha soldado o bujão do cárter da transmissão. Por isso o carro tentava andar e não se mexia, falta de lubrificante.
Mas ainda assim, já que abri de novo, tirei o corpo de válvulas.
Foi uma dificuldade, pois tinha parafuso com cola, e até na placa separadora.
Este é o estado:
Tinha cola em parafuso, na tampa, e etc. Silicone.
Perceba que, o maior vilão disso tudo é a falta de manutenção. Acho que foi a primeira vez que esta peça foi inspecionada em TODA a vida do carro.
Tinha algumas válvulas emperradas, e as esferas de retorno nem se mexiam.
Comecei a limpeza com álcool 70, para soltar as sujeiras mais difíceis, e depois lavei com água e detergente neutro. Mas usei água morna.
Deixei as válvulas, molas e peneiras de molho no álcool 70 por 24h.
Com o esquema que possuo, remontei conforme o diagrama.
https://drive.google.com/file/d/1FX4wYzsA8_ppFqTU_aR0LJun8s6Gj7Nu/view?usp=share_link
É bem simples, apenas necessário cuidado. Algumas molas são pesadas e podem fazer as plaquinhas e válvulas saltarem longe.
MUITO cuidado com as esferas de retorno, peneiras, válvulas de retenção. Essas peças não se encontram à venda.
Depois de limpo, eis a diferença.
E agora, já remontado (não consegui postar a imagem), vou instalar no carro e esperar os 6L de Dexron 3.
Quem tem acompanhado, eu desconfiei da bomba de óleo, mas consultei um especialista do Reino Unido, o sr. Forrera, e ele foi bem claro em dizer que a mesma só danifica quando instala o câmbio errado. Ou seja, não pode ter sido isso.
Outrossim, aquela placa que tentei arrumar estava com defeito mesmo. Talvez fosse até usada, mas foi danificada com a cola no conector.
Assim que fizer o teste, eu comentarei aqui.
Abraços a todos.
andreypp1- Usuário Iniciante
- Mensagens : 48
Data de inscrição : 29/06/2020
Idade : 42
CD - Campo Largo gosta desta mensagem
Re: Atualização: Falha no câmbio 722.7 - A190 2003 (W168)
Senhores,
Com pesar informo que colocando o óleo novo, as rodas giram, mas com o carro no cavalete. Quando abaixei, ela não se mexe. Com certeza tem a ver com disco de composite, ou a bomba de óleo foi pro espaço mesmo.
Como não havia histórico, e a extensa lista de gambiarras que tirei, é provável que esta bomba de óleo já estava com problema, ou havia sido instalado errada. Os discos de composite já não estavam bons, mas não apresentavam sinais de problemas - nem patinar, nem trepidação.
Como disse, tinha uma válvula trancada.
Infelizmente, não tive como consertar. Dei meu melhor, mas, meu irmão decidiu vender a pretinha.
Quem tiver interesse, coloquei ela a pedido do meu irmão para venda na seção de classificados.
A lista de itens revisados:
- Óleo da caixa novo, Dexron 3 atendendo norma MB 236.10.
- Filtro da Caixa novo.
- Revisão e limpeza do corpo de válvulas do câmbio.
- Foi instalada nova placa FGS (FTC, Front Transmission Control), que está funcionando a 100%. Foi importada.
- Revisão do módulo GEM, módulo da alavanca de mudança.
- Foram limpos os solenóides de marcha.
- Limpeza do corpo de borboleta.
- Troca de radiador e limpeza do sistema. Está com aditivo.
- Óleo do motor e filtro foi trocado tem 4 meses antes de dar o problema. Está com 15w40 semi-sintético.
- Filtro de ar trocado. É do modelo esportivo, mas foi substituído. Temos a caixa de ar original, e a de ressonância, que irão junto.
- Não tem compressor de ar condicionado, pois foi vendida como o ar funcionando, mas depois verificamos que o compressor tinha sido removido. Compramos em loja.
- Bancos em couro, um está danificado.
- Todas as lâmpadas do backlight do painel foram substituídas.
- Troca de velas de ignição. Estão instaladas as originais BOSCH.
- Trocados dois relés da caixa de fusíveis por relés novos.
- Foi feita a completa revisão da caixa de fusíveis. Colocados fusíveis novos.
- Foi trocado o borne negativo da bateria.
- Bateria está com boa saúde e apresenta indicador de carga em verde.
Infelizmente, nem tudo se ganha, mas fica o aprendizado.
Agradeço a quem ajudou nessa saga.
Abraços!
Com pesar informo que colocando o óleo novo, as rodas giram, mas com o carro no cavalete. Quando abaixei, ela não se mexe. Com certeza tem a ver com disco de composite, ou a bomba de óleo foi pro espaço mesmo.
Como não havia histórico, e a extensa lista de gambiarras que tirei, é provável que esta bomba de óleo já estava com problema, ou havia sido instalado errada. Os discos de composite já não estavam bons, mas não apresentavam sinais de problemas - nem patinar, nem trepidação.
Como disse, tinha uma válvula trancada.
Infelizmente, não tive como consertar. Dei meu melhor, mas, meu irmão decidiu vender a pretinha.
Quem tiver interesse, coloquei ela a pedido do meu irmão para venda na seção de classificados.
A lista de itens revisados:
- Óleo da caixa novo, Dexron 3 atendendo norma MB 236.10.
- Filtro da Caixa novo.
- Revisão e limpeza do corpo de válvulas do câmbio.
- Foi instalada nova placa FGS (FTC, Front Transmission Control), que está funcionando a 100%. Foi importada.
- Revisão do módulo GEM, módulo da alavanca de mudança.
- Foram limpos os solenóides de marcha.
- Limpeza do corpo de borboleta.
- Troca de radiador e limpeza do sistema. Está com aditivo.
- Óleo do motor e filtro foi trocado tem 4 meses antes de dar o problema. Está com 15w40 semi-sintético.
- Filtro de ar trocado. É do modelo esportivo, mas foi substituído. Temos a caixa de ar original, e a de ressonância, que irão junto.
- Não tem compressor de ar condicionado, pois foi vendida como o ar funcionando, mas depois verificamos que o compressor tinha sido removido. Compramos em loja.
- Bancos em couro, um está danificado.
- Todas as lâmpadas do backlight do painel foram substituídas.
- Troca de velas de ignição. Estão instaladas as originais BOSCH.
- Trocados dois relés da caixa de fusíveis por relés novos.
- Foi feita a completa revisão da caixa de fusíveis. Colocados fusíveis novos.
- Foi trocado o borne negativo da bateria.
- Bateria está com boa saúde e apresenta indicador de carga em verde.
Infelizmente, nem tudo se ganha, mas fica o aprendizado.
Agradeço a quem ajudou nessa saga.
Abraços!
andreypp1- Usuário Iniciante
- Mensagens : 48
Data de inscrição : 29/06/2020
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