(W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
4 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Transmissões :: Automático
Página 1 de 1
(W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
Caros confrades :. Alguem já passou por esse defeito? Hitórico do problema : estava vindo do serviço com a classe a 190 automática . No momento em que passei num pequeno buraco , a luz do bas/esp acendeu , e a luz indicadora das marchas p,r,n.d apagou , sendo que o cambio travou acho q em 3ª marcha e ré . Passando o scaner da launch acusou o código c - 1024 can: fault in transmission from esp n47/5 quer dizer = falha na transmissão de esp = rede can interrompida na comunicação ok ! Gostaria de saber se algum confrade já pegou esse defeito e se realmente seria o modulo esp ? Obrigado e aguardo respostas.
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
Já foi verificado as conexões dos cabos/plugs?
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
ok , já estou verificando . tem uma que fica atras do motor estou tentando chegar nela pois não conheço mt o carro . já cheguei nas conecções do próprio módulo esp e na conecção do modulo do câmbio fgs aparentemente td ok ! não estou conseguindo achar essa atrás do motor ?
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
É O MODULO FGS !!! VOU RETIRAR .
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
Cuidado que também pode ser o módulo GEM que é a alavanca seletora de marcha e não o FGS.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
BOM : CONSEGUI ACESSAR O CAMBIO COM O LAUNCH APAGUEI OS CÓDIGOS DE ERROS . NO MOMENTO EM Q APAGA AS FALHAS DO CÂMBIO ELE VOLTA A FUNCIONAR NORMALMENTE POR ALGUNS MINUTOS .
APAGANDO O BAS/ESP E RETORNANDO NO PAINEL PRND OK. DAÍ A CONCLUSÃO = FGS !
FIZ O PROCEDIMENTO VÁRIAS VEZES OK .
APAGANDO O BAS/ESP E RETORNANDO NO PAINEL PRND OK. DAÍ A CONCLUSÃO = FGS !
FIZ O PROCEDIMENTO VÁRIAS VEZES OK .
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
OU ESTOU EQUIVOCADO ?
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
VOU VERIFICAR MAIS UM POUCO OK !
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
códigos no câmbio :
P1872 : The CAN signal from control module GRM is faulty /O sinal CAN de controle GRM módulo está com defeito
MODULO GEM
p1895 : control unit ftc is defective /unidade de controle FTC está com defeito
MODULO FGS
E AGORA JOSÉ ????? É MARIA OU É JOÃO ?
P1872 : The CAN signal from control module GRM is faulty /O sinal CAN de controle GRM módulo está com defeito
MODULO GEM
p1895 : control unit ftc is defective /unidade de controle FTC está com defeito
MODULO FGS
E AGORA JOSÉ ????? É MARIA OU É JOÃO ?
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
TODOS OS MÓDULOS ESTÃO INTEGRADOS NA REDE CAN = DO MOTOR DO ESP/BAS DO CÂMBIO FGS DA ALAVANCA SELETORA GEM E PAINEL .
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
ALGUEM JÁ OUVIU FALAR DESSA FIRMA?
http://www.auttohaus.com/
http://www.auttohaus.com/
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
Shaul,
P1872 : The CAN signal from control module GRM
Desmonte a alavanca seletora e remova com cuidado a placa eletrônica;
Diante disso mande esta placa para um profissional que mexe com equipamentos eletrônicos para que ele refaça as soldas da placa.
Essa placa do módulo GEM, é raro mas costuma dar solda fria nos componentes necessitando refazer as soldas e assim resolvendo o problema de mau contato que dá esse código de erro.
P1872 : The CAN signal from control module GRM
Desmonte a alavanca seletora e remova com cuidado a placa eletrônica;
Diante disso mande esta placa para um profissional que mexe com equipamentos eletrônicos para que ele refaça as soldas da placa.
Essa placa do módulo GEM, é raro mas costuma dar solda fria nos componentes necessitando refazer as soldas e assim resolvendo o problema de mau contato que dá esse código de erro.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
OK WALTER VOU VERIFICAR . QUANDO ESTIVER TUDO FUNCIONANDO POSTAREI AQUI NO PORTAL !!!
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
shaul, por favor, evite escrever somente em maiúsculas, da a impressão que você esta gritando.
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
valeu , esqueci desse detalhe , ñ foi de propósito .
shaul- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/11/2013
Idade : 65
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
Estou com problema do câmbio também. O meu é Elegance A190(2003).
A falha acontece quando movimento a alavanca do câmbio. Aparece o famoso "F" no painel e dá um tranco quando movimento a alavanca. Ao desligar o carro e ligar de novo, fica normal. O problema começou há uns 5 meses, e no começo ocorria a falha a cada 25 dias, mas a frequência vinha aumentando. E hoje, acontece umas 2 vezes por dia! Passei numa oficina especializada para passar o XENTRY que gerou os seguintes códigos:
FGS 2; 240C " A posição da alavanca seletora do componente A61(Módulo eletrônico da alavanca seletora (módulo de reconhecimento das marchas)) não está disponível no bus do CAN"
E
GEM; P1856-000 "Falha interna: O componente A61(Módulo eletrônico da alavanca seletora (módulo de reconhecimento das marchas)) reconheceu uma posição não plausível da alavanca seletora.
Essas falhas foram apagadas e andei mais. É claro, ocorreu a falha, várias vezes.
Ontem fui a outra oficina onde um mecânico de confiança passou outro scaner e acusou a falha de 240C, de novo.
Alguem tem alguma idéia do que está acontecendo com o meu? Seus comentários seriam, como sempre, muito bem vindos. Aliás, estou precisando mesmo deles.
Estou quase decidido a vender o meu. Ontem passei numa CSS da Honda e falaram que me pagariam 6000 reais. O carro está com 72000km.
Abraços.
A falha acontece quando movimento a alavanca do câmbio. Aparece o famoso "F" no painel e dá um tranco quando movimento a alavanca. Ao desligar o carro e ligar de novo, fica normal. O problema começou há uns 5 meses, e no começo ocorria a falha a cada 25 dias, mas a frequência vinha aumentando. E hoje, acontece umas 2 vezes por dia! Passei numa oficina especializada para passar o XENTRY que gerou os seguintes códigos:
FGS 2; 240C " A posição da alavanca seletora do componente A61(Módulo eletrônico da alavanca seletora (módulo de reconhecimento das marchas)) não está disponível no bus do CAN"
E
GEM; P1856-000 "Falha interna: O componente A61(Módulo eletrônico da alavanca seletora (módulo de reconhecimento das marchas)) reconheceu uma posição não plausível da alavanca seletora.
Essas falhas foram apagadas e andei mais. É claro, ocorreu a falha, várias vezes.
Ontem fui a outra oficina onde um mecânico de confiança passou outro scaner e acusou a falha de 240C, de novo.
Alguem tem alguma idéia do que está acontecendo com o meu? Seus comentários seriam, como sempre, muito bem vindos. Aliás, estou precisando mesmo deles.
Estou quase decidido a vender o meu. Ontem passei numa CSS da Honda e falaram que me pagariam 6000 reais. O carro está com 72000km.
Abraços.
minssama- Usuário Bronze
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 48
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
Minssama,
Modulo GEM é a alavanca seletora de marchas, isso pode estar ocorrendo como falei acima:
Pode ser que a placa eletrônica esta com as soldas frias nos componentes eletrônicos, dando o mau contato e gerando essas falhas.
Um bom técnico eletrônico refaz estas soldas e assim eliminando o mau contato na placa.
Modulo GEM é a alavanca seletora de marchas, isso pode estar ocorrendo como falei acima:
Pode ser que a placa eletrônica esta com as soldas frias nos componentes eletrônicos, dando o mau contato e gerando essas falhas.
Um bom técnico eletrônico refaz estas soldas e assim eliminando o mau contato na placa.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
Obrigado Walter, como sempre, pela disposição.
Sim, é isso que eu espero, pois seria o problema cuja solução é mais simples e barata. Inclusive o técnico da oficina do João Bosco, disse a mesma coisa. Ele disse que os trancos mencionados acima podem ser decorrentes dessa falha, que o carro passa a mudar a marcha mecânicamente, e não eletronicamente.
Mas o mecânco de ontem (muito bom e experiente com todas as marcas importadas, porém não é especialista em W168), disse que o problema está em K1 ou K2. E nesse caso, segundo ele, o custo do reparo superaria o valor FIPE do carro.
O Módulo GEM é fácil de retirar? Eu tenho medo de mexer nele. Tem alguma instrução para fazer isso, tipo DIY?
Quero fazer o que você sugeriu, antes de tomar a decisão final.
Abraços.
Sim, é isso que eu espero, pois seria o problema cuja solução é mais simples e barata. Inclusive o técnico da oficina do João Bosco, disse a mesma coisa. Ele disse que os trancos mencionados acima podem ser decorrentes dessa falha, que o carro passa a mudar a marcha mecânicamente, e não eletronicamente.
Mas o mecânco de ontem (muito bom e experiente com todas as marcas importadas, porém não é especialista em W168), disse que o problema está em K1 ou K2. E nesse caso, segundo ele, o custo do reparo superaria o valor FIPE do carro.
O Módulo GEM é fácil de retirar? Eu tenho medo de mexer nele. Tem alguma instrução para fazer isso, tipo DIY?
Quero fazer o que você sugeriu, antes de tomar a decisão final.
Abraços.
minssama- Usuário Bronze
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 48
Re: (W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?
Minssama, disponha.
Referente a retirada do módulo GEM eu nunca removi mas acredito não ser difícil.
Quando dá problema de K1 se não estou enganado da falha de pressão no FGS e não no GEM.
Concessionaria sempre vai pagar baixo, alias muito baixo por qualquer carro com mais de 10 anos, pq eles vão pegar o seu e repassar para uma agencia de carros por outro valor maior.
Referente a retirada do módulo GEM eu nunca removi mas acredito não ser difícil.
Quando dá problema de K1 se não estou enganado da falha de pressão no FGS e não no GEM.
Concessionaria sempre vai pagar baixo, alias muito baixo por qualquer carro com mais de 10 anos, pq eles vão pegar o seu e repassar para uma agencia de carros por outro valor maior.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Tópicos semelhantes
» (W168): Falha câmbio automático - defeito no módulo
» (W168): Defeito no câmbio automático - falha elétrica na caixa de fusíveis
» (W168): Módulo de comando FGS - câmbio automático - possíveis problemas/defeitos/soluções
» Módulo do cambio automático do A190 onde conseguir?
» (W168): Falha no sistema de injeção - módulo
» (W168): Defeito no câmbio automático - falha elétrica na caixa de fusíveis
» (W168): Módulo de comando FGS - câmbio automático - possíveis problemas/defeitos/soluções
» Módulo do cambio automático do A190 onde conseguir?
» (W168): Falha no sistema de injeção - módulo
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Transmissões :: Automático
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos