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(W168): Falha no câmbio automático - módulo GEM ou FGS?

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Mensagem por shaul Qui 10 Abr 2014, 09:19

Caros confrades :. Alguem já passou por esse defeito? Hitórico do problema : estava vindo do serviço com a classe a 190 automática . No momento em que passei num pequeno buraco , a luz do bas/esp acendeu , e a luz indicadora das marchas p,r,n.d apagou , sendo que o cambio travou acho q em 3ª marcha e ré . Passando o scaner da launch acusou o código c - 1024 can: fault in transmission from esp n47/5 quer dizer = falha na transmissão de esp = rede can interrompida na comunicação ok ! Gostaria de saber se algum confrade já pegou esse defeito e se realmente seria o modulo esp ? Obrigado e aguardo respostas.
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Mensagem por walter paiva Qui 10 Abr 2014, 14:16

Já foi verificado as conexões dos cabos/plugs?

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Mensagem por shaul Qui 10 Abr 2014, 14:46

ok , já estou verificando . tem uma que fica atras do motor estou tentando chegar nela pois não conheço mt o carro . já cheguei nas conecções do  próprio módulo esp e na conecção do modulo do câmbio fgs aparentemente td ok ! não estou conseguindo achar essa atrás do motor ?
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Mensagem por shaul Qui 10 Abr 2014, 22:59

É O MODULO FGS !!! VOU RETIRAR .
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Mensagem por walter paiva Qui 10 Abr 2014, 23:02

Cuidado que também pode ser o módulo GEM que é a alavanca seletora de marcha e não o FGS.

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Mensagem por shaul Qui 10 Abr 2014, 23:58

BOM : CONSEGUI ACESSAR O CAMBIO COM O LAUNCH APAGUEI OS CÓDIGOS DE ERROS . NO MOMENTO EM Q APAGA AS FALHAS DO CÂMBIO ELE VOLTA A FUNCIONAR NORMALMENTE POR ALGUNS MINUTOS .
APAGANDO O BAS/ESP E RETORNANDO NO PAINEL PRND  OK. DAÍ A CONCLUSÃO =  FGS !
 FIZ O PROCEDIMENTO VÁRIAS VEZES  OK .
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Mensagem por shaul Qui 10 Abr 2014, 23:59

OU ESTOU EQUIVOCADO ?
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Mensagem por shaul Sex 11 Abr 2014, 00:02

VOU VERIFICAR MAIS UM POUCO OK !
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Mensagem por shaul Sex 11 Abr 2014, 00:24

códigos no câmbio :

P1872 : The CAN signal from control module GRM is faulty  /O sinal CAN de controle GRM módulo está com defeito

     MODULO GEM
 
p1895 : control unit ftc is defective /unidade de controle FTC está com defeito

      MODULO  FGS

E AGORA JOSÉ ????? É MARIA OU É JOÃO ?
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Mensagem por shaul Sex 11 Abr 2014, 00:28

TODOS OS MÓDULOS ESTÃO INTEGRADOS NA REDE CAN  = DO MOTOR DO ESP/BAS DO CÂMBIO FGS DA ALAVANCA SELETORA GEM  E PAINEL .
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Mensagem por shaul Seg 14 Abr 2014, 13:29

ALGUEM JÁ OUVIU FALAR DESSA FIRMA?

       http://www.auttohaus.com/
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Mensagem por walter paiva Seg 14 Abr 2014, 14:46

Shaul,
P1872 : The CAN signal from control module GRM

Desmonte a alavanca seletora e remova com cuidado a placa eletrônica;
Diante disso mande esta placa para um profissional que mexe com equipamentos eletrônicos para que ele refaça as soldas da placa.

Essa placa do módulo GEM, é raro mas costuma dar solda fria nos componentes necessitando refazer as soldas e assim resolvendo o problema de mau contato que dá esse código de erro.

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Mensagem por shaul Seg 14 Abr 2014, 17:26

OK WALTER VOU VERIFICAR . QUANDO ESTIVER TUDO FUNCIONANDO POSTAREI AQUI NO PORTAL !!!
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Mensagem por Epicco Seg 14 Abr 2014, 18:31

shaul, por favor, evite escrever somente em maiúsculas, da a impressão que você esta gritando.

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Mensagem por shaul Seg 14 Abr 2014, 18:39

valeu , esqueci desse detalhe , ñ foi  de propósito .
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Mensagem por Epicco Seg 14 Abr 2014, 18:44

Very Happy

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Mensagem por minssama Qua 16 Abr 2014, 10:44

Estou com problema do câmbio também. O meu é Elegance A190(2003). 

A falha acontece quando movimento a alavanca do câmbio. Aparece o famoso "F" no painel e dá um tranco quando movimento a alavanca. Ao desligar o carro e ligar de novo, fica normal. O problema começou há uns 5 meses, e no começo ocorria a falha a cada 25 dias, mas a frequência vinha aumentando. E hoje, acontece umas 2 vezes por dia! Passei numa oficina especializada para passar o XENTRY que gerou os seguintes códigos:

FGS 2; 240C " A posição da alavanca seletora do componente A61(Módulo eletrônico da alavanca seletora (módulo de reconhecimento das marchas)) não está disponível no bus do CAN"

E

GEM; P1856-000 "Falha interna: O componente A61(Módulo eletrônico da alavanca seletora (módulo de reconhecimento das marchas)) reconheceu uma posição não plausível da alavanca seletora.


Essas falhas foram apagadas e andei mais. É claro, ocorreu a falha, várias vezes.

Ontem fui a outra oficina onde um mecânico de confiança passou outro scaner e acusou a falha de 240C, de novo.

 
Alguem tem alguma idéia do que está acontecendo com o meu? Seus comentários seriam, como sempre, muito bem vindos. Aliás, estou precisando mesmo deles.

Estou quase decidido a vender o meu. Ontem passei numa CSS da Honda e falaram que me pagariam 6000 reais. O carro está com 72000km.

Abraços.
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Mensagem por walter paiva Qua 16 Abr 2014, 10:55

Minssama,

Modulo GEM é a alavanca seletora de marchas, isso pode estar ocorrendo como falei acima:

Pode ser que a placa eletrônica esta com as soldas frias nos componentes eletrônicos, dando o mau contato e gerando essas falhas.

Um bom técnico eletrônico refaz estas soldas e assim eliminando o mau contato na placa.

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Mensagem por minssama Qua 16 Abr 2014, 11:07

Obrigado Walter, como sempre, pela disposição.

Sim, é isso que eu espero, pois seria o problema cuja solução é mais simples e barata. Inclusive o técnico da oficina do João Bosco, disse a mesma coisa. Ele disse que os trancos mencionados  acima podem ser decorrentes dessa falha, que o carro passa a mudar a marcha mecânicamente, e não eletronicamente.

Mas o mecânco de ontem (muito bom e experiente com todas as marcas importadas, porém não é especialista em W168), disse que o problema está em K1 ou K2. E nesse caso, segundo ele, o custo do reparo superaria o valor FIPE do carro.

O Módulo GEM é fácil de retirar? Eu tenho medo de mexer nele. Tem alguma instrução para fazer isso, tipo DIY?

Quero fazer o que você sugeriu, antes de tomar a decisão final.

Abraços.
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Mensagem por walter paiva Qua 16 Abr 2014, 12:04

Minssama, disponha.

Referente a retirada do módulo GEM eu nunca removi mas acredito não ser difícil.

Quando dá problema de K1 se não estou enganado da falha de pressão no FGS e não no GEM.

Concessionaria sempre vai pagar baixo, alias muito baixo por qualquer carro com mais de 10 anos, pq eles vão pegar o seu e repassar para uma agencia de carros por outro valor maior.

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