(W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
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(W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
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Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
POR - LEONARDO CONTESINI - 13 NOV, 2012 - 11:57
34
No fim de novembro de 1982, a Mercedes-Benz apresentou o modelo W201, conhecido comercialmente como 190 e 190E. O sedã compacto e inovador ampliou a gama de modelos da Mercedes-Benz com uma terceira família, junto da Classe E e da Classe S – que na época ainda não levavam tais designações oficialmente. Ao lançar o 190E a Mercedes definiu seu futuro. Não apenas por ter marcado o início do segmento chamado internamente de “classe compacta”, mas também por marcar o início da fase mais acirrada da rivalidade com a BMW.
A Mercedes historicamente adotava uma postura de se considerar uma marca sem concorrentes, enquanto Audi e BMW se recuperavam a seu modo após a Segunda Guerra. Quando a BMW inventou o sedã compacto de luxo alemão e lançou o Série 3 em 1975 a Mercedes precisou rever sua postura. Pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra a Mercedes se viu obrigada a armar um contra-ataque a um rival.
O W201 foi cuidadosamente planejado para ser posicionado abaixo da Classe E de modo que não roubasse nenhum pedaço do território do modelo médio da Mercedes. Embora tenha sido um planejado como um produto para um nicho específico, ele não sofre dos males dos típicos “carros-produtos de nicho”, que deixam uma sensação de que poderiam ser um pouco melhores.
Na verdade o W201 foi um segundo passo na filosofia aplicada pelo designer Bruno Sacco: “um Mercedes deve sempre parecer um Mercedes”. Para conseguir fazer isso, Sacco criou os conceitos de “afinidade horizontal” e “afinidade vertical”. Segundo estes conceitos, os carros teriam elementos estéticos comuns entre si (horizontal) e deveriam evoluir seu estilo de modo que o modelo novo não tornasse obsoleto o modelo substituído, reforçando a ideia de continuidade que criaria um padrão estético atemporal. Dá para dizer que Sacco estava criando futuros clássicos – e sabia disso.
Além da revolução estética da qual fez parte, o W201 difere dos demais produtos de nicho por sua qualidade de construção – que empregava chapas de liga de aço mais resistentes, permitindo manter o peso abaixo de 1.200 kg, e tinha inovações como a suspensão traseira “five-link”, que contribuíram para torná-lo o primeiro esportivo moderno da Mercedes.
Antes dele os Mercedes eram esportivos de linha reta, mas o conjunto mecânico bem equilibrado com o motor 2.3 de 16 válvulas com cabeçote Cosworth o tornaram um dos grandes esportivos da época, com direito a corrida em Nürburgring para o lançamento vencida por Ayrton Senna. Mais tarde foram feitas as versões 2.3-16 Evolution e 2.5-16, e com a aquisição da então preparadora independente AMG, tornou-se o primeiro modelo AMG a ser vendido oficialmente pela Mercedes.
A preparação consistia no aumento da cilindrada do seis-em-linha de 2,6 litros para 3,2 litros, além das tradicionais alterações estéticas e aerodinâmicas. Seu sucessor, o C36 AMG W202 seria produzido em parceria com a Mercedes, o que faz do 190E o último AMG puro.
Em 1993 o W201 deixou de ser produzido, e deu lugar ao sucessor W202, agora já com a nova nomenclatura de classes oficializada pela Mercedes. Nesses 30 anos desde o seu lançamento, o 190E envelheceu bem, e deixa claro que é o ponto de partida do carro que o acompanha na foto de abertura do post – o que também prova que Bruno Sacco estava certo.
Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
POR - LEONARDO CONTESINI - 13 NOV, 2012 - 11:57
34
No fim de novembro de 1982, a Mercedes-Benz apresentou o modelo W201, conhecido comercialmente como 190 e 190E. O sedã compacto e inovador ampliou a gama de modelos da Mercedes-Benz com uma terceira família, junto da Classe E e da Classe S – que na época ainda não levavam tais designações oficialmente. Ao lançar o 190E a Mercedes definiu seu futuro. Não apenas por ter marcado o início do segmento chamado internamente de “classe compacta”, mas também por marcar o início da fase mais acirrada da rivalidade com a BMW.
A Mercedes historicamente adotava uma postura de se considerar uma marca sem concorrentes, enquanto Audi e BMW se recuperavam a seu modo após a Segunda Guerra. Quando a BMW inventou o sedã compacto de luxo alemão e lançou o Série 3 em 1975 a Mercedes precisou rever sua postura. Pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra a Mercedes se viu obrigada a armar um contra-ataque a um rival.
O W201 foi cuidadosamente planejado para ser posicionado abaixo da Classe E de modo que não roubasse nenhum pedaço do território do modelo médio da Mercedes. Embora tenha sido um planejado como um produto para um nicho específico, ele não sofre dos males dos típicos “carros-produtos de nicho”, que deixam uma sensação de que poderiam ser um pouco melhores.
Na verdade o W201 foi um segundo passo na filosofia aplicada pelo designer Bruno Sacco: “um Mercedes deve sempre parecer um Mercedes”. Para conseguir fazer isso, Sacco criou os conceitos de “afinidade horizontal” e “afinidade vertical”. Segundo estes conceitos, os carros teriam elementos estéticos comuns entre si (horizontal) e deveriam evoluir seu estilo de modo que o modelo novo não tornasse obsoleto o modelo substituído, reforçando a ideia de continuidade que criaria um padrão estético atemporal. Dá para dizer que Sacco estava criando futuros clássicos – e sabia disso.
Além da revolução estética da qual fez parte, o W201 difere dos demais produtos de nicho por sua qualidade de construção – que empregava chapas de liga de aço mais resistentes, permitindo manter o peso abaixo de 1.200 kg, e tinha inovações como a suspensão traseira “five-link”, que contribuíram para torná-lo o primeiro esportivo moderno da Mercedes.
Antes dele os Mercedes eram esportivos de linha reta, mas o conjunto mecânico bem equilibrado com o motor 2.3 de 16 válvulas com cabeçote Cosworth o tornaram um dos grandes esportivos da época, com direito a corrida em Nürburgring para o lançamento vencida por Ayrton Senna. Mais tarde foram feitas as versões 2.3-16 Evolution e 2.5-16, e com a aquisição da então preparadora independente AMG, tornou-se o primeiro modelo AMG a ser vendido oficialmente pela Mercedes.
A preparação consistia no aumento da cilindrada do seis-em-linha de 2,6 litros para 3,2 litros, além das tradicionais alterações estéticas e aerodinâmicas. Seu sucessor, o C36 AMG W202 seria produzido em parceria com a Mercedes, o que faz do 190E o último AMG puro.
Em 1993 o W201 deixou de ser produzido, e deu lugar ao sucessor W202, agora já com a nova nomenclatura de classes oficializada pela Mercedes. Nesses 30 anos desde o seu lançamento, o 190E envelheceu bem, e deixa claro que é o ponto de partida do carro que o acompanha na foto de abertura do post – o que também prova que Bruno Sacco estava certo.
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
- Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Excelente post Gustavo!
Os amantes de W201 (como eu!) lhe agradecem!!!
Os amantes de W201 (como eu!) lhe agradecem!!!
Sidsports- Usuário Ouro
- Mensagens : 811
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Muito legal o post, parabéns Gustavo.
Jorge- Usuário Platina
- Mensagens : 1160
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 36
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Excelente aprendi um pouco mais do 190E com esse post, abraço...
Convidad- Convidado
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Bem legal esse tópico. A foto com a 201, 124 e 126 é emblemática, C, E e S lado a lado.
Agora aquele projeto de 1977 parece ter sido solicitado à Alpha Romeu, rsrsrsrs.
Abs
Agora aquele projeto de 1977 parece ter sido solicitado à Alpha Romeu, rsrsrsrs.
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
O texto traz um erro na referencia às EVO.
As Evolution foram sempre baseadas na 2.5 16, nunca houve um EVO 2.3 16.
A EVO I é de 1989 e tem o mesmo motor do meu carro, com 204 CV. Tem um pacote aerodinâmico discreto e as rodas Brands Hatch de 16".
A EVO II é de 1990 e o motor tem 235 CV, porém o carro tem um monte de acessórios aerodinâmicos, que o tornam um show car e excluisivissimo.
Foram fabricados 502 de cada versão, sendo que somente 500 foram comercializadas.
As Evolution foram sempre baseadas na 2.5 16, nunca houve um EVO 2.3 16.
A EVO I é de 1989 e tem o mesmo motor do meu carro, com 204 CV. Tem um pacote aerodinâmico discreto e as rodas Brands Hatch de 16".
A EVO II é de 1990 e o motor tem 235 CV, porém o carro tem um monte de acessórios aerodinâmicos, que o tornam um show car e excluisivissimo.
Foram fabricados 502 de cada versão, sendo que somente 500 foram comercializadas.
LRValente- Usuário Ouro
- Mensagens : 951
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Gustavo, parabéns pelo post , com muitas informações novas
Agora aquele prototipo da W201 com data de 1977, era horrível , ainda bem que não vingou , caso contrário no Brasil seria chamado de Dodge Polara
Agora aquele prototipo da W201 com data de 1977, era horrível , ainda bem que não vingou , caso contrário no Brasil seria chamado de Dodge Polara
Borg- Usuário Ouro
- Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 66
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Lembro-me do lançamento dêste modelo que na época era chamado de "Baby Benz" , por ser um modelo compacto e a própria MB dizia que o objetivo era atingir como alvo o público jovem.
Quanto ao Bruno Sacco, na minha opinião foi o "designer genio" de todos os tempos, o responsável pelos mais bonitos e atraentes projetos, que até hoje causam tanta admiração.
Para o Bruno Sacco...................
Quanto ao Bruno Sacco, na minha opinião foi o "designer genio" de todos os tempos, o responsável pelos mais bonitos e atraentes projetos, que até hoje causam tanta admiração.
Para o Bruno Sacco...................
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Interessante o post uma das historias de MB. Legal...
paulao74- Usuário Prata
- Mensagens : 493
Data de inscrição : 20/10/2012
Idade : 50
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Realmente Bruno Sacco foi um gênio ao seu tempo, a mente do mesmo era focado no produto más pensando sempre no futuro, e o resultado esta aí, eu como ex proprietário de uma 190E, realmente posso atestar que foi um compacto excepcional, que ainda hoje muitos param para admirar e perguntar, abs.
Reuthmann- Usuário Ouro
- Mensagens : 915
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 55
Re: (W201): comemoração dos 30 anos da 190 E
Sempre gostei das w201, já tive uma básica, só com ar condicionado, quando puder, terei uma mais completa!
abs
abs
anigrof- Banido
- Mensagens : 438
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 47
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