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Custo de Manutenção / Peças

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Mensagem por RogérioAlmeida Sáb 22 Dez 2012, 22:56

Caros confrades,

Estou iniciando no fórum e pretendo adquirir uma Classe A 160 Elegance (entre 2000 e 2004 aproximadamente) em breve, porém tenho uma grande dúvida sobre o custo de manutenção e valores de peças (principalmente as de substituição mais "frequente", tipo velas, pastilhas de freio, suspensão, enfim ...). Algum confrade poderia me dar uma idéia dos custos ??

Vejo alguns tópicos sobre trazer peças do Paraguai e Uruguai, ou até mesmo dos USA ... mas não sei se isso é tão fácil e simples, nem se vale realmente a pena.

Sou bem exigente com os carros que compro e com certeza irei pesquisar muito e muito até encontrar a que irá ocupar minha garagem !!!

Peço desculpas, pois sou novo no fórum, mas um grande apaixonado pelas "estrelas" ... e um fã de Classe A desde o seu lançamento, mas somente agora estou tendo a oportunidade de começar a fazer parte deste grupo.

Obrigado e desde já agradeço por todas as informações e orientações.

Grande abraço santa
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Mensagem por MIGUEIS Dom 23 Dez 2012, 01:29

Rogerio, todas as pecas que troquei da minha Lady Di eu comprei no ebay!!!! e nao foi pouca coisa hein, tudo muito mais barato, mas por aqui vc tb vai conseguir bons preços!!!
da uma pesquisada e compre sua Classe A tranquilo!!!!
Boa sorte na compra

Grd Abc
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Mensagem por Alexandre - PR Dom 23 Dez 2012, 01:44

Só preste atenção que a Classe A não foi vendida nos EUA. Se achar alguma coisa no Ebay, será no Alemão ou outros países da Europa.

Abs,
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Mensagem por MIGUEIS Dom 23 Dez 2012, 02:19

Verdade Alexandre!!!! tem que confirmar o VIN
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Mensagem por Antônio Elias Dom 23 Dez 2012, 02:20

Rogério,

Mesmo em se tratando de Classe A nacional, é recomendável que se faça a manutenção com quem entende do carro e, na hora da escolha de um exemplar, aconselho-o olhar mesmo como condição sine-qua-nom pré-compra se há um histórico confiável de manutenção para evitar surpresas desagradáveis posteriormente, pois muitas das vezes os problemas se avolumam num A quando a manutenção é feita por "curiosos" sem observar o cronograma de substituição de componentes como por exemplo polias e suportes do motor, noto que, infelizmente, muitos reparadores não sabem lidar com a mecânica de W168 nacional, isso pode com o tempo acabar sendo fator que realmente poder onerar uma manutenção, fora isso tenho que é tranquilo.

Sinceramente, estamos no 3o. na família, não vejo nenhuma necessidade de importar peças para W168, exceto nos casos isolados de problemas com Maf (até 2002) e no nosso caso, optamos por manter as revisões normais em CCs, que tem preço diferenciado para Classe A em relação à linha de importados e alguma intervenção pesada em oficinas independentes especializadas MB, isso facilita muito e deixando o carro na mão de "curiosos", no meu modo de ver não adiantará muito tentar reduzir custos importando peças, pra mim o segredo do bom custo x benefício desse modelo está nas manutenções programadas sempre em dia x uso adequado.

Quando você fala em adquirir carros anos 2000 a 2004, sugiro atentar-se para as diferenças mecânicas entres modelos com Maf e Map (pós 2003), já que a diferença de preço o primeiro e o último não é tão grande, iria num 2003 acima, injeção já com sistema Map, é mais em conta para manter em relação ao sistema com Maf (esse dependendo, se houver algum problema com a ECU, acho que compensa importação realmente), fora isso não.

Específicamente os Amortecedores originais de Classe A você só encontra em CCS, dependendo de promoções que sempre ocorrem você acha num preço médio entre 580 a 700 reais o par dianteiro por exemplo, não recomendo uso de amortecedores paralelos oferecidos principalmente no Mercado Livre e importar esse ítem acho problemático.

Alguns preços de revisões de A190 mecânico em CCS para você ter uma noção (reduza os valores talvez entre uns 20 a 25% a menos para fazer o mesmo em oficina independente, ou até mais um pouco dependendo):

a) Uma de 40.000 Km - ficou R$ 960 - troca de óleo com flush, troca fluídos freio, Correia trapezoidal (R$ 186,50), rolo inversor do esticardor de correia (89,00) rolo de inversão da correia do Ar condicionado (223,80);

b) Uma de 50.000 Km - óleo 123,00 + flush 40,00 + filtro ar (100,00), barra de torção (156,00), batentes amortecedores traseiros (106,00), par coxins hidráulicos traseiros do motor (361,12) par coxins dianteiros + calço 229,00, alinhamento 130, fechou em R$ 1.200,00 mais pesada.

c) uma de 60.000 Km - 160 óleo/flush + Par amortecedores Sachs 680; buchas barra estabilizadora 58,00, nota fechou em R$ 459,00 + os 680 dos amortecedores

Em todas as revisões no caso de CCs, inclua nos valores a mão de obra de revisão, na Minasmáquinas por exemplo que inclue verificação geral, Star verificar módulos, reprogramação assyst custa R$ 108,00

Exemplos de preços de peças no paralelo, uma bieleta Lemforder 75,00 na Raja Imports BH; Pastilhas de freio TRW Lucas americanas exemplo a GDB 1292 custa 130,00 na mesma loja, você só vai ter custos mais elevados se precisar trocar por exemplo um espelho retrovisor e o motor de um espelho, só vai achar original em torno de R$ 1.200, basta ter seguro total que não é caro dependendo do perfil é claro, mas cobre esse tipo de eventualidade que pode pesar.

Passei esses valores reais de manutenção de uma mecânica só pra você ter mesmo uma noção de valores, como visto nada estratosférico, para uma Elegance automática que o carro pretendido pelo Confrade, inclua nas projeções a manutenção do câmbioque se troca também o óleo e filtros, aí não tenho valores exatos para informar.

Espero ter de alguma forma ajudado!
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Mensagem por RogérioAlmeida Dom 23 Dez 2012, 19:28

Muito obrigado a todos os confrades que se manifestaram e com certeza deram grande ajuda para a hora que eu for comprar a "estrela" ...

Antônio, muito obrigado pelos grandes esclarecimento e pelos valores e informações passadas ... grande ajuda !!!

Obrigado a todos e um Feliz Natal !!!
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Mensagem por walter paiva Dom 23 Dez 2012, 23:27

Itens de desgaste natural como:
Pastilhas de freio;
Correia Poly-v e rolamentos de apoio;
Filtros;
As velas do motor 1.6;
Fluido de freio;

Você acha com facilidade no mercado paralelo a bons preços.

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Mensagem por RogérioAlmeida Sex 28 Dez 2012, 18:52

Desculpem a ignorância, mas qual a diferença do sensor MAF e o MAP ??? Shocked
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Mensagem por Weiss 1972 Sex 28 Dez 2012, 20:46

Roberto:

MAP = manifold absolute pressure sensor
MAF = mass airflow sensor

O MAF situa-se no duto de admissão antes da borboleta e dotado de um conjunto de fios sensores. Já o MAP sensor fica no coletor de admissão associado normalmente a uma mangueira de vácuo.
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Mensagem por douglas barddal Sex 28 Dez 2012, 21:27

Procure comprar de 2003 em diante, já é MAP. Boa sorte amigo.
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Mensagem por Luiz Pinheiro Sex 28 Dez 2012, 22:20

Douglas, acho que as 2003 so as 190 tem MAP, as 160 so a partir do modelo 2004.

Precisa confirmar mas acho que eh por aih.

Abs
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Mensagem por Machado Dom 06 Jan 2013, 21:41

Tive uma proposta no carro estou até pensando em vender depois de arrumar, depois dessa assustei. Ótimo carro, nunca tinha me dado problemas nestes últimos 5 anos, mas depois que o vendedor da Minas maquinas me disse que peça original agora somente alemã confesso que desanimei e muito com o carro.

Confrades,
Poderiam conferir o post citado e, por favor, confirmar se essa informação procede?

Pelo que sei, a Mercedes deveria manter a oferta de peças fabricadas no Brasil até 10 anos depois da fabricacão do úlitmo modelo do W168, ou seja, até 2015.

Saudação a todos!
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Mensagem por Alexandre - PR Seg 07 Jan 2013, 02:04

Machado,

Sim, eles tem que manter a oferta. Mas quem disse que as peças tem que ser fabricadas aqui?

O prazo ainda, refere-se a cada ano. Ou seja, na teoria, se houverem peças específicas do modelo 2004, serão feitas obrigatoriamente até 2014 e das 2005, até 2015, etc...

Abs,
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Mensagem por Machado Seg 07 Jan 2013, 09:34

Obrigado Confrade Alexandre!

Na verdade eu não sei quem disse que as peças têm que ser fabricadas no Brasil, mas pensava que as do Classe A eram feitas aqui.

A dúvida se refere ao custo das peças, pois segundo a citação fica parecendo que ao serem fabricadas na Alemanha, ela seriam mais caras do que antes. Question

Saudação!

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Mensagem por Machado Seg 07 Jan 2013, 11:27

Algum Confrade teria idéia (ou uma bola de cristal) de quando começariamos a ter dificuldades para encontrar peças para a Classe A aqui no Brasil?
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Mensagem por Alexandre - PR Seg 07 Jan 2013, 11:48

Machado,

Não é possível prever isso. Mas pode ter certeza que vai demorar bastante. Tenho outro carro, 1993, nacional de luxo na época, que foi fabricado em escala bem menor que o W168 e ainda encontro peças com facilidade, exceto algumas muito específicas.

Quanto ao custo das peças, muito provavelmente as importadas da Alemanha, custarão mais, porque terá que pagar os "módicos" tributos de importação.

Abs,
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Mensagem por Machado Seg 07 Jan 2013, 13:30

Valeu Alexandre!!!
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Mensagem por douglas barddal Seg 07 Jan 2013, 17:19

O pessoal que tem C 280 encontra peças até hoje.
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Mensagem por john Seg 07 Jan 2013, 17:31

Machado

Vamos la. Tem gente aqui relatando casos de C280 e outros carros. Isso vai te confundir.

Eu tive Classe A durante uns 7 anos concomitantemente com os importados. O subsidio das peças ja acabou. Agora quem esta dando algo eh a concessionaria por si so. A hora diferenciada pro Classe A deve ter fim nos proximos anos.

Nao tem peça de Classe A nos EUA e vai ser charto achar no Paraguay.

No mercado nacional ainda tem bastante coisa, entretanto muita peça de Classe A eh fabricada na alemanha, ainda mais itens eletroeletronicos. Lata, farol, vidro é tudo daqui. Como o walter disse linha paralela tem para itens de desgaste natural.

A MB na Alemanha se compromete a oferecer peças originais ate 30 anos, portanto ate 2035 tera peça de Classe A na Alemanha/Europa. Como la eles tambem tem o A140 precisa especificar bem a peça antes de comprar ta.

No Brasil eu diria que a partir de 2014 2015 ja vai comecar a ficar dificil encontrar peça de Classe A, tal como hoje eh dificil encontrar peça de Omega 3.0, de Dodge RAM e doutros importados-nacionais fabricados por aqui.

Eu vou te dar um exemplo, eu tenho um MB 94 que precisei importar o teto interno pois ele comecou a cair. Ainda tem novo na Alemanha mas o estoque eh antigo. Precisei importar para a MB 86 recentemente o mesmo teto, entretanto foi me dito que somente tem menos de 10 unidades na Alemanha. Depois disso acabou. Esquece. Tem que por nao original.

Sim eu sei que voce esta falando dum Classe A e tua preocupacao eh se vai faltar bomba de oleo, de agua, filtro de combustivel, pastilha e disco de freio, amortecedor, enfim...pra esses casos...pode comprar Classe A sem pestanejar pois nao te faltara nos proximos anos
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Mensagem por Coupé-CLK Seg 07 Jan 2013, 19:15

Esqueça a A. Pegue ao menos uma boa C230 Kompressor na casa dos R$ 20.000 e seja feliz. Se é para bancar manutenção cara, que seja num carro de primeira!
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Mensagem por Mirabeau Seg 07 Jan 2013, 19:30

Coupé-CLK,

E o Classe A não é, no segmento, um carro de primeira?
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Mensagem por john Seg 07 Jan 2013, 20:02

Mirabeau,

No segmento que ele Classe A foi posicionado na epoca de seu lancamento e fabricacao sem sombra de duvidas era. Mas hoje pelo custo operacional versus a comparacao com alguns W202 os Classe C que este sim é um tipico MB com detalhes tipicos de qq MB tradicional, a Classe C é mais interessante do que o W168. Mas novamente isso é para quem quer um Mercedes, e nao um "bonitinho, pequenininho, que seria comparado a qualquer Gol, Astra ou nacional generico"
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Mensagem por Machado Seg 07 Jan 2013, 21:24

Sim eu sei que voce esta falando dum Classe A e tua preocupacao eh se vai faltar bomba de oleo, de agua, filtro de combustivel, pastilha e disco de freio, amortecedor, enfim...pra esses casos...pode comprar Classe A sem pestanejar pois nao te faltara nos proximos anos

No mercado nacional ainda tem bastante coisa, entretanto muita peça de Classe A eh fabricada na alemanha, ainda mais itens eletroeletronicos. Lata, farol, vidro é tudo daqui. Como o walter disse linha paralela tem para itens de desgaste natural.

John, vc saberia se existe um catálogo sobre as peças que são fabricadas na Alemanha?

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Mensagem por Mirabeau Ter 08 Jan 2013, 11:17

Prezado John,

Obrigado pelas suas ponderações as quais, permita-me, comentá-las:

a - Se você procura um Mercedes-Benz no segmento de luxo, concordo, os W168/169 não se enquadram, até porque esse não foi o objetivo da MB quando da idealização dos seus projetos. Entretanto, qual dos modelos da MB se enquadra melhor para uma utilização citadina diária?;

b - Não estão os W168/169 dotados de tecnologia de ponta (ainda hoje) nos respectivos segmentos em que estão enquadrados, tecnologia essa equiparável à dos seus "irmãos" mais velhos (ou superiores, se assim quisermos denominar)? Querermos apenas enquadrá-los de "bonitinho, pequenininho, que seria comparado a qualquer Gol, Astra ou nacional genérico" é, na vinha avaliação, inadequado;

c - Porque, no Brasil, por razões estratégicas de mercado (erradas, no meu entender) os W168/169 não tenham tido sucesso, não é motivo para desqualificarmos o projeto, que tem os seus méritos (e muitos), haja vista os resultados obtidos na Europa;

d - A título comparativo, a BMW série 1 não seria um "carro de primeira", nos padrões da BMW?

Agradeço-lhe pela atenção que este possa vir a merecer, de sua parte.
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Mensagem por john Ter 08 Jan 2013, 11:39

Machado,

Acho que nao existe este tipo de informacao pois o EPC que é o catalogo nao diz onde as pecas sao fabricadas e sim se a peça está ou nao disponivel para o pais onde o veiculo foi ou nao fabricado. E nem na tabela de precos das peças possui onde a peça é fabricada.


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a- Eu creio piamente que é a Classe C, ex 190E que era o carro de entrada. O Classe A veio para abrigar aquele publico mais jovem ainda e claro aqueles que literalmente convivem naquelas metropoles europeias onde o espaco para parar o carro é realmente limitado na garagem do sujeito.

b- Estao de tecnologia de ponta sem duvida, tecnologia é o que nao falta. O problema nao é estar dotado de tecnologia de ponta mas sim a infraestrutura necessaria para suportar esta tal tecnologia de ponta depois do carro ficar velho. O preço para tal faz com que o W168 seja jogado ao reino bonitinho, pequenininho, que seria comparado a qualquer Gol, Astra ou nacional genérico

c- Tambem acho que nao é para desqualificar o projeto, mas a proposta do Classe A na Europa foi uma. No Brasil foi outra.

d- Sim a BMW é sem duvida um BMW de primeira de tamanho menor e traz o que os BMW maiores trazem, tal como o Audi A3 “nacional” trazia. O Classe A com seu projeto revolucionario queria trazer a “Mercedes” so que ele trouxe um Classe A! Eles fizeram o favor de colocar neste projeto revolucionario um conceito que nenhum Mercedes tradicional possuia ate entao, a tracao dianteira. Depois outro conceito revolucionario foi a adocao daqueles maravilhosos tambores traseiros ao inves dos discos. Isso sem falar no conforto interno, que ao meu ver que so rodo na cidade, era digno de pulapula fan!!! Nao tinha nada a ver com os MB. Resumo, o produto por si so foi criando seu nicho a parte e deu ate margem aqueles Smarts, outra jabiraca que ninguem quer. Talvez o Smart seja muito util com toda sua tecnologia embarcada para estacionar nas ruas de Montecarlo ou nas vielas de Amsterda, Antuerpia, Roma e Paris.
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