(R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
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Alan
borba
Glutão
Edson Ando
8 participantes
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(R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
Olá Pessoal,
Sempre achei que o desempenho do carro é muito calmo para um V8. Tenho essa impressão desde que comprei essa R107 em 2000.
Na rodovia já fui a 180 Km/H tranquilamente. Não fui além por respeitar a idade do carro, embora o motor pedisse mais...
Porém, nas saídas fortes, comparando com Dojão e Mavecão que saem "rasgando" a 350SL não é assim. É mais progressivo e gradual, como numa retomada em ultrapassagens em outros carros.
Não sei o desempenho de outros R107 V8. Nunca perguntei a respeito disso outros proprietários aquí no FORUM.
Todavia, achando que poderia dar uma melhorada, falei hoje com um mecânico aquí de Brasília, o Sr. Roland Proske, segundo o pessoal ele é muito conceituado pois trabalhou por muitos anos na CCS e há tempos atua por conta própria.
Ele me disse o seguinte:
Que esses carros com injeção pós 1975 tem DOSIFICADORES e são bem mais fácil de regular.
E que no meu caso, uma R107 1974 por não ter dosificador, tudo é controlado ELETRONICAMENTE e é cheio de detalhezinho para regular, sendo bem mais complicado que os demais com dosificadores.
Pergunto: isso é FATO ou ele está valorizando ?
Edson Ando
R107 - W126
Sempre achei que o desempenho do carro é muito calmo para um V8. Tenho essa impressão desde que comprei essa R107 em 2000.
Na rodovia já fui a 180 Km/H tranquilamente. Não fui além por respeitar a idade do carro, embora o motor pedisse mais...
Porém, nas saídas fortes, comparando com Dojão e Mavecão que saem "rasgando" a 350SL não é assim. É mais progressivo e gradual, como numa retomada em ultrapassagens em outros carros.
Não sei o desempenho de outros R107 V8. Nunca perguntei a respeito disso outros proprietários aquí no FORUM.
Todavia, achando que poderia dar uma melhorada, falei hoje com um mecânico aquí de Brasília, o Sr. Roland Proske, segundo o pessoal ele é muito conceituado pois trabalhou por muitos anos na CCS e há tempos atua por conta própria.
Ele me disse o seguinte:
Que esses carros com injeção pós 1975 tem DOSIFICADORES e são bem mais fácil de regular.
E que no meu caso, uma R107 1974 por não ter dosificador, tudo é controlado ELETRONICAMENTE e é cheio de detalhezinho para regular, sendo bem mais complicado que os demais com dosificadores.
Pergunto: isso é FATO ou ele está valorizando ?
Edson Ando
R107 - W126
Glutão- Banido
- Mensagens : 1377
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
Olá Edson,
Eu tenho um 380SL 1980 e tenho duas fases distintas do carro,antes e depois do sistema de injeção ter sido regulado.... , uma das diferenças que vejo entre os 2 modelos apesar de serem similares , é a transmissão ...acredito que seu modelo tem 3 marchas enquanto o meu tem 4 , o que já ajuda em termos de agilidade do escalonamento de marchas ...
Quanto ao desempenho de motor , o meu já conta com dosificador o que explica mas não justifica ...rsrs pois qualquer um dos 2 sistemas se estiverem bem regulados tem que atender os parametros .
No meu caso o sistema estava todo desregulado e o motor não rendia o que deveria ...apos o sistema ser colocado em condições de regulagem recomendadas pela fabrica, o carro mudou o desempenho para melhor ...e muito melhor ...
outras coisas que ajudam por exemplo em retomada ....verifique se o sistema de quick down esta funcionando , ou se as regulagens das hastes que comandam as trocas de marcha estão ajustadas ...tudo isto ajuda da melhoria de performance do carro.
abraço!
Eu tenho um 380SL 1980 e tenho duas fases distintas do carro,antes e depois do sistema de injeção ter sido regulado.... , uma das diferenças que vejo entre os 2 modelos apesar de serem similares , é a transmissão ...acredito que seu modelo tem 3 marchas enquanto o meu tem 4 , o que já ajuda em termos de agilidade do escalonamento de marchas ...
Quanto ao desempenho de motor , o meu já conta com dosificador o que explica mas não justifica ...rsrs pois qualquer um dos 2 sistemas se estiverem bem regulados tem que atender os parametros .
No meu caso o sistema estava todo desregulado e o motor não rendia o que deveria ...apos o sistema ser colocado em condições de regulagem recomendadas pela fabrica, o carro mudou o desempenho para melhor ...e muito melhor ...
outras coisas que ajudam por exemplo em retomada ....verifique se o sistema de quick down esta funcionando , ou se as regulagens das hastes que comandam as trocas de marcha estão ajustadas ...tudo isto ajuda da melhoria de performance do carro.
abraço!
borba- Usuário Platina
- Mensagens : 1227
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 65
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
Fato!
e não é qualquer um que sabe regular uma D-jetronic
Quanto a andar, pergunte ao APM, a dele bebe pacas (todas bebem), mas anda que é o capeta
e não é qualquer um que sabe regular uma D-jetronic
Quanto a andar, pergunte ao APM, a dele bebe pacas (todas bebem), mas anda que é o capeta
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saudações,
Alan
A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
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Alan- Consultor Técnico
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Idade : 71
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
A minha 350SL anda muito!
A minha ex 450SEL também andava muito bem!!
A minha ex 450SEL também andava muito bem!!
Glutão- Banido
- Mensagens : 1377
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
Comprou uma 350SL Tiago? Tem fotos aqui?
Lembrando que a SL do Edson tem cambio mecanico e deveria ser bastante agil nessa configuração.
Lembrando que a SL do Edson tem cambio mecanico e deveria ser bastante agil nessa configuração.
C-220- Usuário Platina
- Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
Já a tenho há 3, 4 anos.
Não, não tem fotos.
Não, não tem fotos.
Glutão- Banido
- Mensagens : 1377
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
As 350, mesmo bem reguladas, tem o seu melhor desempenho em rotações bem mais altas que as 450, e desenvolver ums 20 a 25 cavalinhso a menos, fruto da injeção analógica, mas tão analógica que não tem memória, apenas vaga lembrança.
Mas eu gosto mais de regular a Djet que as Kjet
Mas eu gosto mais de regular a Djet que as Kjet
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Abraços,
Tio Fass
C126 500SEC 1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Equipe Portal Mercedes Brasil
Karl Fass- Consultor Técnico
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
Olá Pessoal,
Como já disse o C-220 o câmbio é manual de 4 marchas.
Numa arrancada, saindo forte do semáforo, obviamente faz cantar os pneus e tenho que dosar aplicando o controle de tração a feijão.
Mas como já disse antes, não é uma aberração como um Dojão ou Mavecão. Depois da segunda ou terceira marcha ela vai mais progressiva e vigorosa mas sem toda aquela brutalidade. É nesse ponto que acho que ele deveria ser mais forte.
Todavia, o mecânico (Sr.Proske) disse que se chega a 180 Km/H e pede mais deve estar tudo normal na regulagem.
Mas como nesses últimos 12 anos só foram feitas duas limpeza dos bicos e respectiva troca de velas (cabos 1 vez).
A bobina ainda é a original (velha assim não sei se ela interfere na qualidade das faíscas...). Idem para escapamento que nunca mexi.
De uma coisa eu tenho certeza: nunca tive um carro que necessitasse de tão pouca manutenção em tão longo período.
Não incluo aqui nessa análise os fluidos, filtros, mangueiras, pastilhas de freio e coisas do gênero, mais os pneus.
Esta é a primeira vez que troco (ou conserto) tantos itens ao mesmo tempo:
- 4 amortecedores (somente 1 estava vazando);
- Cilindro da embreagem inferior (câmbio) - vazando;
- Cilindro do pedal da embreagem - vazando;
- Bendix do motor de arranque - falha em algumas partidas;
- Ar condicionado pifou pela primeira vez;
- Odômetro parcial pifou (VDO) - total continua OK;
- Tapete porta malas - ressecado e quebradiço;
- Ajustar os bancos - alinhamento;
- Console central rasgando ao lado do toca fitas.
Assim sendo, talvez seja o caso de dar um trato geral nessa injeção por alguém que realmente entenda do riscado.
Edson Ando
R107 - W126
Como já disse o C-220 o câmbio é manual de 4 marchas.
Numa arrancada, saindo forte do semáforo, obviamente faz cantar os pneus e tenho que dosar aplicando o controle de tração a feijão.
Mas como já disse antes, não é uma aberração como um Dojão ou Mavecão. Depois da segunda ou terceira marcha ela vai mais progressiva e vigorosa mas sem toda aquela brutalidade. É nesse ponto que acho que ele deveria ser mais forte.
Todavia, o mecânico (Sr.Proske) disse que se chega a 180 Km/H e pede mais deve estar tudo normal na regulagem.
Mas como nesses últimos 12 anos só foram feitas duas limpeza dos bicos e respectiva troca de velas (cabos 1 vez).
A bobina ainda é a original (velha assim não sei se ela interfere na qualidade das faíscas...). Idem para escapamento que nunca mexi.
De uma coisa eu tenho certeza: nunca tive um carro que necessitasse de tão pouca manutenção em tão longo período.
Não incluo aqui nessa análise os fluidos, filtros, mangueiras, pastilhas de freio e coisas do gênero, mais os pneus.
Esta é a primeira vez que troco (ou conserto) tantos itens ao mesmo tempo:
- 4 amortecedores (somente 1 estava vazando);
- Cilindro da embreagem inferior (câmbio) - vazando;
- Cilindro do pedal da embreagem - vazando;
- Bendix do motor de arranque - falha em algumas partidas;
- Ar condicionado pifou pela primeira vez;
- Odômetro parcial pifou (VDO) - total continua OK;
- Tapete porta malas - ressecado e quebradiço;
- Ajustar os bancos - alinhamento;
- Console central rasgando ao lado do toca fitas.
Assim sendo, talvez seja o caso de dar um trato geral nessa injeção por alguém que realmente entenda do riscado.
Edson Ando
R107 - W126
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
Uma 107 V8 tem um desempenho melhor que um maverick, mesmo porque a máxima dele é uns 180, uns 20 ou 30km/h a menos que uma 107.Alem disso a MB tem uma suspensão muito melhor o que da a falsa sensação de menor velocidade, porque esses americanos dessa época são muito instáveis. Além disso, como o Fass comentou a potencia aparece nas rotações mais altas e esse cambio manual é bem longo, tem que levar o motor ao limite de RPM para sentir a força. Os americanos tem mais torque em baixa rotação.
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Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
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Idade : 62
Re: (R107): 350SL 1974 - injeção e rendimento
Edson, tudo bem? Vc. tem o telefone do Roland Prosk aqui de Brasília? Preciso falar com ele e o celular que me passaram caiu num telefone dum funcionário da Germany Motors. Grato.
gohan.74- Usuário Iniciante
- Mensagens : 13
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