Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico

+2
MSchneider
António Júlio
6 participantes

Ir para baixo

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   Empty (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico

Mensagem por António Júlio Seg 18 Fev 2013, 00:13

Há modelos que chegam ao mercado e são descontinuados sem deixar saudade. Outros nascem, criam tendências e permanecem na história, caso do Mercedes-Benz W116, veículo que deu origem à “Classe S” e até hoje é cultuado pelos fãs.

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   C2d985030c3b5bc9ab1138fa36130b65_zpsd6806663

Em setembro de 1972 durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, a Mercedes apresentou uma nova geração de seu principal modelo de luxo, mas, além disso, mostrou ao público uma nova nomenclatura. Os sedãs da marca passaram a ser conhecidos oficialmente como “Mercedes-Benz Classe S”. A designação “S” para os modelos topo de linha da MB já era usada desde 1949, mas somente a partir de 72, o “S” (letra que também era usada nos carros sobrealimentados da década de ´20) passou a identificar uma família completa. Em 1993, a nova nomenclatura foi estendida a outros carros da Mercedes, começando com a Classe C, E e G.

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   6f54dc7febd15a7013042ff54ab638d8_zpsecaa9f14

Conforto e segurança >> Bem antes de a Classe S receber o seu nome oficial, a reputação dessa marca germânica em oferecer veículos com muito luxo, conforto e segurança já estava estabelecida. O ponto inicial da Classe S teve início no período pós-guerra com o Mercedes-Benz 220 (W 187, fabricado de 1951 a 1954). Antes da 2ª grande guerra, ela inclui uma herança de várias séries de modelos que foram desenvolvidos paralelamente, datando da origem da marca Mercedes, no início do século 20. Um exemplo é o cativante Mercedes-Simplex 60 hp, lançado em 1903. O modelo, então topo de linha, hoje é um dos mais importantes exibidos na coleção da Mercedes-Benz Classic. O elegante e luxuoso touring sedan de 1904 foi propriedade pessoal de Emil Jellinek, personagem chave da história da marca, que surgiu como uma homenagem à filha do empresário.

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   26e12bd4580095822ed9bd658daab8c2_zps0782f2c6

Série 116: uma linha completa >> A família de modelos 116 substituiu as séries W108/109 e, inicialmente, compreendia três carros: o 280 S, 280 SE e o 350 SE. Os modelos 280 S e 280 SE utilizavam o motor M 110 com seis cilindros e dois eixos de comando de válvulas no cabeçote que estreou no W 114. Um motor V8 M 116 movimentava o 350 SE que, seis meses mais tarde, foi seguido pelo 450 SE, com seu V8 4,5 litros M 117. O 450 SEL e o 350 SEL apareceram em 1973, com distância entre-eixos 100 mm maiores. Esse comprimento adicional serviu para aumentar o espaço para as pernas na parte traseira e a versão com maior distância entre os eixos foi lançada em abril de 1974 como o 280 SEL.

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   Ff3d5cee960b2c31e967a245741a3de4_zpseb39b374

Grandes inovações >> Uma notável inovação da engenharia apresentada pela primeira vez como equipamento original da série 116 foi a suspensão dianteira independente com braços duplos em V (double-wishbone) com comportamento neutro nas curvas e controle antimergulho. Isto melhorou muito o comportamento do veículo e, assim, representou um avanço na segurança ativa. Os modelos 4,5 litros eram equipados com um eixo “coupled-link” – uma versão especial do eixo oscilante que impedia que a traseira do veículo afundasse nas arrancadas e acelerações.

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   92271bf74f4ae285a7bdc40a6147fe60_zpsa9c03aed

Em termos de segurança passiva, também, o Classe S, com seu conceito de segurança integrada, estava na vanguarda da engenharia. O tanque de combustível, por exemplo, não ficava mais posicionado na traseira, mas sobre o eixo posterior, protegido contra colisões. No interior, o máximo de proteção era proporcionado pelo painel estofado, botões e alavancas protegidos ou embutidos e um volante de segurança com quatro raios com absorvedor de impactos e um amplo cubo almofadado. O avanço mais importante em relação à série anterior era a célula de passageiros, ainda mais forte, com a moldura do teto reforçada, teto rígido, colunas das portas de alta resistência e portas reforçadas. Em maio de 1975, a Mercedes-Benz apresentou o 450 SEL 6.9, um novo modelo topo de linha da série e digno sucessor do espetacular sedã de alto desempenho 300 SEL 6.3 (W 109). O poderoso motor V8 com 6,9 litros, desenvolvido a partir do consagrado 6,3 litros que equipava o modelo anterior, alcançava 286 cv e torque máximo de 56 kgf.m. A suspensão hidropneumática autoajustável (apresentada pela primeira vez em um carro de passageiros da Mercedes-Benz) garantia o máximo em conforto de rodagem.

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   753d88f6fe62a0941dc99eb3851a4594_zps224e7d5f

Freios ABS: inovação global >> O sistema ABS antibloqueio de freios, uma inovação da engenharia que abriu caminhos no futuro, foi oferecida com exclusividade mundial nos sedãs da Classe S (série 116) a partir de 1978. Desenvolvido em colaboração com a Bosch, o ABS assegura que o veículo continue respondendo integralmente ao comando do volante, mesmo durante frenagens de emergência, contribuindo assim de forma vital para a segurança ativa dos automóveis. O lançamento do ABS no mercado foi uma notícia sensacional para a época, assim como, até hoje, esse belo sedã que você acabou de apreciar nas fotos é referência de robustez, desempenho e muita segurança. Sem dúvida, um carro bem à frente da sua época.

fonte: acelerandoporai.com.br (Fábio Amorim)
António Júlio
António Júlio
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 373
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51

http://www.antoniomariarestaurante.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   Empty Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico

Mensagem por MSchneider Seg 18 Fev 2013, 09:51

Valeu AJ...belo post!!! cheers
MSchneider
MSchneider
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 804
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   Empty Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico

Mensagem por Luiz Pinheiro Seg 18 Fev 2013, 10:02

Belo post mesmo, uma de minhas carrocerias favoritas. Só não entendi bem quando ele cita que a 116 "deu origem às classe S", não é bem verdade já que a única classe que carrega o S no logo do carro desde o início era justamente a Classe S, bem antes da 116.

Abs
Luiz Pinheiro
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   Empty Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico

Mensagem por ZIG MASTER Seg 18 Fev 2013, 10:59

Na decada de 80 tive uma W116 350SE, na época o carro surpreendia pela sua magnitude onde estivese.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   Empty Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico

Mensagem por Reuthmann Seg 18 Fev 2013, 13:08

Até hoje me lembro da 116 preta com interior bege, devidamente polida e brilhante, reluzia no estacionamento do presidente do aeroclube de São Paulo, sempre aos sabados quando estava tirando meu brevê, ia vela de perto até que o presidente me convidou para um passeio na mesma, ahhh que dia, fico para sempre na memória, ainda que entre a 116 e 126, fico com esta última, abs.
Reuthmann
Reuthmann
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 915
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   Empty Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico

Mensagem por Ericson Fernando Qui 02 Out 2014, 23:17

É, sem dúvida,  uma linda carroceria. 

Quanta tecnologia em um modelo pra época,  um fenômeno! 

Ainda hoje esse carro para o trânsito.
Ericson Fernando
Ericson Fernando
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 156
Data de inscrição : 23/08/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico   Empty Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos