(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico
+2
MSchneider
António Júlio
6 participantes
Página 1 de 1
(HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico
Há modelos que chegam ao mercado e são descontinuados sem deixar saudade. Outros nascem, criam tendências e permanecem na história, caso do Mercedes-Benz W116, veículo que deu origem à “Classe S” e até hoje é cultuado pelos fãs.
Em setembro de 1972 durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, a Mercedes apresentou uma nova geração de seu principal modelo de luxo, mas, além disso, mostrou ao público uma nova nomenclatura. Os sedãs da marca passaram a ser conhecidos oficialmente como “Mercedes-Benz Classe S”. A designação “S” para os modelos topo de linha da MB já era usada desde 1949, mas somente a partir de 72, o “S” (letra que também era usada nos carros sobrealimentados da década de ´20) passou a identificar uma família completa. Em 1993, a nova nomenclatura foi estendida a outros carros da Mercedes, começando com a Classe C, E e G.
Conforto e segurança >> Bem antes de a Classe S receber o seu nome oficial, a reputação dessa marca germânica em oferecer veículos com muito luxo, conforto e segurança já estava estabelecida. O ponto inicial da Classe S teve início no período pós-guerra com o Mercedes-Benz 220 (W 187, fabricado de 1951 a 1954). Antes da 2ª grande guerra, ela inclui uma herança de várias séries de modelos que foram desenvolvidos paralelamente, datando da origem da marca Mercedes, no início do século 20. Um exemplo é o cativante Mercedes-Simplex 60 hp, lançado em 1903. O modelo, então topo de linha, hoje é um dos mais importantes exibidos na coleção da Mercedes-Benz Classic. O elegante e luxuoso touring sedan de 1904 foi propriedade pessoal de Emil Jellinek, personagem chave da história da marca, que surgiu como uma homenagem à filha do empresário.
Série 116: uma linha completa >> A família de modelos 116 substituiu as séries W108/109 e, inicialmente, compreendia três carros: o 280 S, 280 SE e o 350 SE. Os modelos 280 S e 280 SE utilizavam o motor M 110 com seis cilindros e dois eixos de comando de válvulas no cabeçote que estreou no W 114. Um motor V8 M 116 movimentava o 350 SE que, seis meses mais tarde, foi seguido pelo 450 SE, com seu V8 4,5 litros M 117. O 450 SEL e o 350 SEL apareceram em 1973, com distância entre-eixos 100 mm maiores. Esse comprimento adicional serviu para aumentar o espaço para as pernas na parte traseira e a versão com maior distância entre os eixos foi lançada em abril de 1974 como o 280 SEL.
Grandes inovações >> Uma notável inovação da engenharia apresentada pela primeira vez como equipamento original da série 116 foi a suspensão dianteira independente com braços duplos em V (double-wishbone) com comportamento neutro nas curvas e controle antimergulho. Isto melhorou muito o comportamento do veículo e, assim, representou um avanço na segurança ativa. Os modelos 4,5 litros eram equipados com um eixo “coupled-link” – uma versão especial do eixo oscilante que impedia que a traseira do veículo afundasse nas arrancadas e acelerações.
Em termos de segurança passiva, também, o Classe S, com seu conceito de segurança integrada, estava na vanguarda da engenharia. O tanque de combustível, por exemplo, não ficava mais posicionado na traseira, mas sobre o eixo posterior, protegido contra colisões. No interior, o máximo de proteção era proporcionado pelo painel estofado, botões e alavancas protegidos ou embutidos e um volante de segurança com quatro raios com absorvedor de impactos e um amplo cubo almofadado. O avanço mais importante em relação à série anterior era a célula de passageiros, ainda mais forte, com a moldura do teto reforçada, teto rígido, colunas das portas de alta resistência e portas reforçadas. Em maio de 1975, a Mercedes-Benz apresentou o 450 SEL 6.9, um novo modelo topo de linha da série e digno sucessor do espetacular sedã de alto desempenho 300 SEL 6.3 (W 109). O poderoso motor V8 com 6,9 litros, desenvolvido a partir do consagrado 6,3 litros que equipava o modelo anterior, alcançava 286 cv e torque máximo de 56 kgf.m. A suspensão hidropneumática autoajustável (apresentada pela primeira vez em um carro de passageiros da Mercedes-Benz) garantia o máximo em conforto de rodagem.
Freios ABS: inovação global >> O sistema ABS antibloqueio de freios, uma inovação da engenharia que abriu caminhos no futuro, foi oferecida com exclusividade mundial nos sedãs da Classe S (série 116) a partir de 1978. Desenvolvido em colaboração com a Bosch, o ABS assegura que o veículo continue respondendo integralmente ao comando do volante, mesmo durante frenagens de emergência, contribuindo assim de forma vital para a segurança ativa dos automóveis. O lançamento do ABS no mercado foi uma notícia sensacional para a época, assim como, até hoje, esse belo sedã que você acabou de apreciar nas fotos é referência de robustez, desempenho e muita segurança. Sem dúvida, um carro bem à frente da sua época.
fonte: acelerandoporai.com.br (Fábio Amorim)
Em setembro de 1972 durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, a Mercedes apresentou uma nova geração de seu principal modelo de luxo, mas, além disso, mostrou ao público uma nova nomenclatura. Os sedãs da marca passaram a ser conhecidos oficialmente como “Mercedes-Benz Classe S”. A designação “S” para os modelos topo de linha da MB já era usada desde 1949, mas somente a partir de 72, o “S” (letra que também era usada nos carros sobrealimentados da década de ´20) passou a identificar uma família completa. Em 1993, a nova nomenclatura foi estendida a outros carros da Mercedes, começando com a Classe C, E e G.
Conforto e segurança >> Bem antes de a Classe S receber o seu nome oficial, a reputação dessa marca germânica em oferecer veículos com muito luxo, conforto e segurança já estava estabelecida. O ponto inicial da Classe S teve início no período pós-guerra com o Mercedes-Benz 220 (W 187, fabricado de 1951 a 1954). Antes da 2ª grande guerra, ela inclui uma herança de várias séries de modelos que foram desenvolvidos paralelamente, datando da origem da marca Mercedes, no início do século 20. Um exemplo é o cativante Mercedes-Simplex 60 hp, lançado em 1903. O modelo, então topo de linha, hoje é um dos mais importantes exibidos na coleção da Mercedes-Benz Classic. O elegante e luxuoso touring sedan de 1904 foi propriedade pessoal de Emil Jellinek, personagem chave da história da marca, que surgiu como uma homenagem à filha do empresário.
Série 116: uma linha completa >> A família de modelos 116 substituiu as séries W108/109 e, inicialmente, compreendia três carros: o 280 S, 280 SE e o 350 SE. Os modelos 280 S e 280 SE utilizavam o motor M 110 com seis cilindros e dois eixos de comando de válvulas no cabeçote que estreou no W 114. Um motor V8 M 116 movimentava o 350 SE que, seis meses mais tarde, foi seguido pelo 450 SE, com seu V8 4,5 litros M 117. O 450 SEL e o 350 SEL apareceram em 1973, com distância entre-eixos 100 mm maiores. Esse comprimento adicional serviu para aumentar o espaço para as pernas na parte traseira e a versão com maior distância entre os eixos foi lançada em abril de 1974 como o 280 SEL.
Grandes inovações >> Uma notável inovação da engenharia apresentada pela primeira vez como equipamento original da série 116 foi a suspensão dianteira independente com braços duplos em V (double-wishbone) com comportamento neutro nas curvas e controle antimergulho. Isto melhorou muito o comportamento do veículo e, assim, representou um avanço na segurança ativa. Os modelos 4,5 litros eram equipados com um eixo “coupled-link” – uma versão especial do eixo oscilante que impedia que a traseira do veículo afundasse nas arrancadas e acelerações.
Em termos de segurança passiva, também, o Classe S, com seu conceito de segurança integrada, estava na vanguarda da engenharia. O tanque de combustível, por exemplo, não ficava mais posicionado na traseira, mas sobre o eixo posterior, protegido contra colisões. No interior, o máximo de proteção era proporcionado pelo painel estofado, botões e alavancas protegidos ou embutidos e um volante de segurança com quatro raios com absorvedor de impactos e um amplo cubo almofadado. O avanço mais importante em relação à série anterior era a célula de passageiros, ainda mais forte, com a moldura do teto reforçada, teto rígido, colunas das portas de alta resistência e portas reforçadas. Em maio de 1975, a Mercedes-Benz apresentou o 450 SEL 6.9, um novo modelo topo de linha da série e digno sucessor do espetacular sedã de alto desempenho 300 SEL 6.3 (W 109). O poderoso motor V8 com 6,9 litros, desenvolvido a partir do consagrado 6,3 litros que equipava o modelo anterior, alcançava 286 cv e torque máximo de 56 kgf.m. A suspensão hidropneumática autoajustável (apresentada pela primeira vez em um carro de passageiros da Mercedes-Benz) garantia o máximo em conforto de rodagem.
Freios ABS: inovação global >> O sistema ABS antibloqueio de freios, uma inovação da engenharia que abriu caminhos no futuro, foi oferecida com exclusividade mundial nos sedãs da Classe S (série 116) a partir de 1978. Desenvolvido em colaboração com a Bosch, o ABS assegura que o veículo continue respondendo integralmente ao comando do volante, mesmo durante frenagens de emergência, contribuindo assim de forma vital para a segurança ativa dos automóveis. O lançamento do ABS no mercado foi uma notícia sensacional para a época, assim como, até hoje, esse belo sedã que você acabou de apreciar nas fotos é referência de robustez, desempenho e muita segurança. Sem dúvida, um carro bem à frente da sua época.
fonte: acelerandoporai.com.br (Fábio Amorim)
Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico
Valeu AJ...belo post!!!
MSchneider- Usuário Ouro
- Mensagens : 804
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico
Belo post mesmo, uma de minhas carrocerias favoritas. Só não entendi bem quando ele cita que a 116 "deu origem às classe S", não é bem verdade já que a única classe que carrega o S no logo do carro desde o início era justamente a Classe S, bem antes da 116.
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico
Na decada de 80 tive uma W116 350SE, na época o carro surpreendia pela sua magnitude onde estivese.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico
Até hoje me lembro da 116 preta com interior bege, devidamente polida e brilhante, reluzia no estacionamento do presidente do aeroclube de São Paulo, sempre aos sabados quando estava tirando meu brevê, ia vela de perto até que o presidente me convidou para um passeio na mesma, ahhh que dia, fico para sempre na memória, ainda que entre a 116 e 126, fico com esta última, abs.
Reuthmann- Usuário Ouro
- Mensagens : 915
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 55
Re: (HISTÓRIA): W116 - 40 anos de charme germânico
É, sem dúvida, uma linda carroceria.
Quanta tecnologia em um modelo pra época, um fenômeno!
Ainda hoje esse carro para o trânsito.
Quanta tecnologia em um modelo pra época, um fenômeno!
Ainda hoje esse carro para o trânsito.
Ericson Fernando- Usuário Bronze
- Mensagens : 156
Data de inscrição : 23/08/2013
Idade : 43
Tópicos semelhantes
» Classe A - 20 anos de história
» (HISTÓRIA): W116 - Documentário
» Freios ABS completam 40 anos de história salvando vidas
» Galeria de fotos conta a história da Mercedes-Benz nas pistas - 120 anos de sucesso!
» (W116): Avaliação antes da compra - Classe S anos 1972 a 1980
» (HISTÓRIA): W116 - Documentário
» Freios ABS completam 40 anos de história salvando vidas
» Galeria de fotos conta a história da Mercedes-Benz nas pistas - 120 anos de sucesso!
» (W116): Avaliação antes da compra - Classe S anos 1972 a 1980
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos