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Troca do classe A pelo B

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Mensagem por fabiano_marques Sáb 16 Mar 2013, 03:30

Caros,
tenho um A160 mecânico 2004 (5 anos com o carro) e B200T 2007 (três meses com o carro). Então apesar do menor tempo com o B, já foi suficiente para ter uma opinião sobre os dois carros, e seus prós e contras.
Na minha percepção, o classe A oferece somente as seguintes vantagens:
- carro mais compacto - 3,55 m x 4,27 m
quando estou com o B passo mais trabalho com manobras e não tenho mais o benefício sobre todos os outros motorista de pegar as vagas rejeitadas (competindo apenas com K's, Picantos, fiat 500's etc.
- Cambio mecânico macio e preciso:
O prazer em dirigir um carro com câmbio mecânico é maior (para que gosta de dirigir) por mais que um câmbio automático hoje possa ser eficiente (incluindo o CVT do B).
- Menor consumo de combustível e um custo mais baixo com peças e manutenção em geral. A mão de obra para o classe A (que já não é muito comum) é mais farta que para o B (carro pouco vendido no brasil).
- Menor custo com seguro (para quem ainda faz!) e IPVA.

Tirando os ponto acima, o B tem muita vantagens em relação ao A:
- Espaço acima da média (35 cm a mais de entre eixos é um mundo - pelo menos duas categorias)
- Porta malas 200 litros maior e em formato mais amigável (é mais comprido e não curto e alto)
- Acabamento muito superior (aspecto, materiais e construção)
- Comportamento de rodagem muito superior (o B é um carro normal, sem ser destaque me conforto, já o A quica muito como todo mundo sabe).
- Carro de Autobahn. Em 120 km por hora está em giro baixo (acho que uns 2100 rpm) contra uns 3500 do A.
- O carro passa maior prestígio que um classe A
isso pode não ser um aspecto não relevante para muitos, mas para alguns pessoas pode fazer diferença, principalmente para profissões onde a pessoa não pode parecer um "quebrado", já que tem classe de 10 k no mercado, então não dá para falar que o classe passa alguns prestígio (um bem conservado pode passar um misto de racionalidade e excentricidade na minha opinião). Já o classe B, a maioria das pessoas não saberia apontar um preço de um usado (embora alguns possam confundir com o A também).

Utilizando sites da Alemanha simulei um pacote de peças de troca rotineira para os dois veículos:

-coxins dianteiros e trazeiros.
- correia poly-V e polias.
- Freios (no B acrescenta os custos dos discos traseiros, ausentes no A).
- Filtros (cabine, óleo e ar)
- Palheta limpador de parabrisa aero twin
Esse pacote utilizei somente para comparação, tem outras peças de manutenção rotineira que poderiam ser incluídas, como velas, lubrificantes, etc..

Considerando frete da DHL para o Brasil, o do pacote do B deu um valor de E$ 539 contra E$394,00 do A. Então temos cerca de 40% a mais para o B. O consumo de combustível pode ser semelhante para o caso do B170 ou bem maior (principalmente em cidade) para o B200T, mas acho que considerar 40% a mais estaria dentro de uma margem de conforto.

Então se a pessoa gosta da proposta da carroceria (mesmo que um pouco maior), não tem problemas em pagar uns R$30 mil de diferença entre os carros (venda do classe A por R$15 mil e compra do B$45mil) e pode arcar com um custo para rodar cerca de 40% maior que com o A, acho que a troca pelo B faz muito sentido, já que a diferença de produtos é muito grande.

Claro que para a muitos a melhor decisão seria:
- vender o A e comprar um Toyota Fielder!
ou
-Ficar na marca e comprar um sedan (W203 por exemplo) com a mesma diferença.

Evidentemente esses dados e opiniões acimas podem ser questionados e discutidos, mas meu intuito com o post é encorajar os colegas que não tem grande restrições orçamentarias no momento a trocar um A por um produto muito melhor na minha opinião sem mudar radicalmente (mesma marca e mesma proposta de carroceria).

sds,





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Mensagem por douglas barddal Sáb 16 Mar 2013, 11:05

Poxa belo detalhamento para quem quer ir para a B, valeu amigo.
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Mensagem por Alfege Sáb 16 Mar 2013, 14:11

Bela análise. De fato o B é mais um carro mais "normal" do que o A que é pequeno. Ele mistura bem status da marca sem chamar a atenção demais, excelente espaço interno, ótimo acabamento, versatilidade a toda prova... só peca pelo motor fraco (no que pese ser super silencioso e suave) e no entre-eixos muito longo para a altura com relação ao solo... raspa em tudo!
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Mensagem por jeanrobson Sáb 16 Mar 2013, 14:15

Evidente que o B tem grandes vantagens para o A, mas acho a carroceria do B, arcaica, sem expressão, nao repassa o impacto da marca mercedes como deveria, pelo menos a classe A repassa ao publico esse impacto de ser diferente tanto pra estranho quanto pra bonito, o A,pelo menos atraí. O classe A é um carro ímpar, primeira referencia de todos os compactos fabricados hoje, o pioneiro. Tenhouma megane GT na garagem ainda e um SOUL. Incrivelmente, por muitos motivos o meu A, nao me desfazeria, tenteI vender, uma vez, por um problema judicial, pra me livrar antes que bloqueassem em meu nome, rsrsrs mas já resolvi.
Estou feliz por teu o meu, e penso em comprar outro branco, mas já o B...nunca tive nenhuma atracao em varios fatores. Sugestao: Compre um smart mercedes, aquele carro em fase de crescimento. rsrsr amigo.

Fabiano, porque nao posta sua classe a na galeria pra gente comentar.
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Mensagem por fabiano_marques Seg 18 Mar 2013, 23:02

Jean,
Quanto ao ponto sobre o estilo do B, realmente não tinha levado em consideração esse ponto. Se a pessoa não gosta do visual do carro, deixa de ser uma opção realmente.
Gosto do estilo do B, sem achar que é o carro mais bonito de sua classe. Acho por exemplo o A3 sport back bem mais bonito, mas o espaço no banco traseiro é ruim, não combina muito com o uso de cadeirinha. Também acho que a megane GT tem um estilo muito mais feliz que o B, é um carro que sempre considerei compra. Se tivesse ESP com certeza já teria um.

Minha classe A é uma normal, A160 preta. Única modificação que fiz nela foi colocar as rodas de liga leve e pneus 195/60. Ela está com um arranhão na base da porta traseira do lado do passageiro e alguns riscos nos parachoques. Devo encosta-la no próximo mês para um geral na mecânica já que está com 100 mil km, então deve fazer uma revisão mais cuidadosa. Também devo dar uma geral na carroceria, corrigindo esses pontos citados acima.
Depois dessa geral posto as fotos dela, mas como disse acima é um carro bastante mediano, que recebeu mais atenção na parte mecânica que na aparência externa.

Gosto do classe A, é um produto de muitas qualidades. Devo ficar mais um tempo com o meu.
sds
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Mensagem por douglas barddal Ter 19 Mar 2013, 07:31

Uso para o dia a dia acho muito bom para esta finalidade, viajar em família já é outra coisa.
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Mensagem por jeanrobson Ter 19 Mar 2013, 07:34

Gosto do classe A pelo por um simples detalhe para, nesse caso, de viagem:
O "porta malas" embaixo dos bancos traseiros... Rapaz, cabe um monte de bolsas e 4 caixas de latinhas bohemia de 12unid para o churrasco.
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Mensagem por douglas barddal Ter 19 Mar 2013, 08:15

Hehehehe, eita festa Jean.
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Mensagem por Elchfan Ter 19 Mar 2013, 19:06

Eu sou um fã de peruas, então, em vez de trocar o A por um B, trocaria por um W203 Touring. Mas como não pretendo trocar o A, e sim coloca-lo na vaga ao lado e trazer outro carro...
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Mensagem por RacerMan Ter 19 Mar 2013, 19:17

fabiano_marques,

Quanto ao desempenho da B, te traz a mesma segurança em curvas que o A?
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Mensagem por Alfege Ter 19 Mar 2013, 22:39

Não sei opinar pelo A, mas posso garantir que o B é grudado no chão a ponto de ter uma versão turbo de 193 cv.
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Mensagem por Gui Qua 20 Mar 2013, 04:24

Ótima comparação e ponderações.
Entre a A e a B, fique com a B.
Entre A, B e W203 (sedã ou Wagon), fica com a W203 pelo porte e "DNA" típico de MB, relembrando que tal modelo ainda mantém um certo "status" aos olhos do povo em geral, afastando por completo qualquer "aparência de quebrado" (ainda que o dono realmente esteja "quebrado", hehehe)
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Mensagem por o_beto Qua 20 Mar 2013, 22:02

Fabiano, obrigado pelo excelente relatório.

O Classe A é incrivelmente pratico para a cidade e bom na estrada para rodar sozinho. Na cidade é pratico, mas se o asfalto do lugar nao for muito bom (o que não é o caso de Santos atualmente) o conforto é muito sacrificado, carro quica demais. Na estrada com mais gente complica, pois o carro é alto e curto, balança com ventos laterais e as vezes soa aos passageiros que é um carro desconfortavel ou até inseguro, principalmente a quem estiver sacolejando na arquibancada chamada de banco traseiro.

Adoro a B, acho bonito e diferenciado, mas imagino um mercado futuro muito restrito. Na compra de outra MB iria para uma sedan compacta ou uma perua.

Abs!
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Mensagem por Alfege Qua 20 Mar 2013, 23:53

O espaço da B é imbatível e um sedan ou perua não rivalizam. Ela é bem mais confortável que a A, mas os sedans, neste quisito, são muito mais macios.
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Mensagem por Antônio Elias Qui 21 Mar 2013, 01:44

Quer dizer então que dependendo da profissão ... o dono de um Classe A corre risco de ser taxado de "quebrado" ou algo do gênero !?!? Mas se gastar $$$$ para manter um B é visto de outra maneira?!?!What a Face

Fabiano, gostaria de entender um detalhe: o amigo está projetando apenas 40% a mais no custo de manutenção para o B na comparação com W168 para qual versão? Está falando de B TURBO ou um B normal e até que ano específicamente?
Está computando nessa projeção os possíveis custos para reparação de defeito crônico na suspensão dianteira do Classe B? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sinceramente, acho difícil tentar estabelecer pontos de comparação entre W168 e os primeiros W245 para decidir pela compra de um B, primeiro porque o projeto de um além de me parecer continuidade do outro, há o problema da larga margem de preço de mercado separando um do outro, afora questões relacionados à manutenção muito diferenciada entre ambos, seguro maior e etc e é fato que o custo benefício de substituir um A por um B para finalidade de trabalho é bastante discutível, isso por si só já representaria fator dificultador numa troca; enfim, ahco que a não ser que a pessoa goste realmente do B e quer investir numa troca (diferente a situação de quem já possue um B que é um ótimo carro), francamente não consigo visualizar forma vantagens significativas para desembolsar entre 20 a 30 mil para sair por exemplo de um bom A190 cito um 2004 ou 2005 de 125 Cv para encarar por exemplo um B180 também monovolume 2006 ou 2007 com motor mais fraco (122 Cv), monovolume por monovolume nessas faixas de ano citadas não me animaria deixar um pelo outro ... só uma opinião!
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Mensagem por L.FRANÇA Qui 21 Mar 2013, 07:37

Há pouco mais de dois anos troquei meu A 2005 por um B200 2007.
Tive dois Classe A e considero um ótimo carro .
Fiquei e continuo extremamente satisfeito com a troca.
O B200 é um excelente carro . Ótimo de dirigir na cidade ou na estrada, bastante confortável, espaço interno absolutamente incrível e super econômico.
Já rodei aproximadamente 40 mil KM com o B200 e só tenho elogios.
Acho difícil e até injusto com o W168 fazer comparações , pois o W245 está em outro nível.

Abraços
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Mensagem por walter paiva Qui 21 Mar 2013, 07:46

Fabiano,
Seu relato seria interessante se não fosse por um detalhe!

isso pode não ser um aspecto não relevante para muitos, mas para alguns pessoas pode fazer diferença, principalmente para profissões onde a pessoa não pode parecer um "quebrado", já que tem classe de 10 k no mercado, então não dá para falar que o classe passa alguns prestígio (um bem conservado pode passar um misto de racionalidade e excentricidade na minha opinião).

Péssimo comentario esse seu! Eu não sou um cara quebrado e tenho classe A porque gosto e muitos aqui também possuem porque gostam!
Eu não estou nem aí para o que vizinho diz, que o funcionario da empresa diz, quem esta na rua diz, etc! O importante é o meu prazer em dirigir e ter um Classe A.
O Classe A automático a 120 km/h em D (drive) 5ª marcha fica a 2.300 rpm, então também é um carro de Autoban Troca do classe A pelo B 296203075

A comparação deveria ter sido feita com o Classe A de chassi W169, pois o Classe B W245 foi criado a partir deste chassi.

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Mensagem por weider Qui 21 Mar 2013, 08:58

Concordo plenamente contigo Walter[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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Mensagem por jeanrobson Qui 21 Mar 2013, 15:02

Tenho um soul, um megane gt 09 e um classe A...Detalhe: estou querendo comprar outro branco, nem por isso muitos proprietarios sao lisos (alguns), se nao, nao teria mais 2 carros KIA e Renault.
Obs: quando anunciei meu classe A, tres pessoas foram olhar, um engenheiro, medica e um comerciante. Eles me relataram que queriam um classe a, por ser alto, economico, diferente, muitos falam bem e por fim a velha estrelinha no capô. Mas seu comentário, Fabiano, foi proveitoso, so teve esse pequeno equivoco, mas é normal. Bola pra frente.
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Mensagem por RacerMan Qui 21 Mar 2013, 15:56

O A160 fica por volta das 2.500rpm quando está a 120km/h.

Não conheco outro 1.6 no mercado que tenha o mesmo comportamento.
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Mensagem por L.FRANÇA Qui 21 Mar 2013, 18:17

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Mensagem por L.FRANÇA Qui 21 Mar 2013, 18:25

A foto acima não é de boa qualidade , mas explica a grande economia e silêncio do B200 . 160KM/h com menos de 3000RPM.

Observe o consumo medio: 7,5L para cada 100 KM ,ou seja 13,3 KM/L





Abraços


Última edição por L.FRANÇA em Qui 21 Mar 2013, 18:28, editado 1 vez(es)
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Mensagem por AEP Qui 21 Mar 2013, 18:27

Silencio? Na foto??? Laughing
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Mensagem por iveiga Qui 21 Mar 2013, 19:46

ssshhhhhhh!
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Mensagem por Epicco Qui 21 Mar 2013, 20:07

Acho que esta havendo uma ligeira confusão.

O fabiano que abriu esse post não teve intenção alguma de dizer que o Classe B é melhor que o Classe A, ou vice-versa.
A única intenção que percebo é mostrar para quem mais interessar a experiência DELE quando da troca de seu Classe A para um Classe B. Só isso.

Como bem salientou o Walter Paiva, o Classe B W245 foi desenvolvido a partir da plataforma e da mecânica do Classe A W169, a geração que veio após o W168.

Não há comparação entre o W168 e o W245, são plataformas, tamanhos e preços distintos.

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