(HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
+9
Ulysses V8 Benz
LRValente
Glutão
AEP
erickdib
rfcalvilho
Sidsports
Daniel Toledo
Bremen
13 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
(HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
por Bremen em Sab 22 Ago 2010 - 0:10
Nürburgring, 12 de Maio de 1984
Este foi um dia monumental para o 190E 2.3 16V. O novíssimo circuito de Nurburgring na Alemanha estava recebendo sua primeira corrida de Formula 1 e o Mercedes Benz 190E 2.3 16V ganhou a corrida inaugural, o que foi excelente para promove-lo. Na realidade todos os carros eram identicos 190E 2.3 16V dirigidos por muitos ex-campeões mundiais, então um W201 estava destinado a vencer de qualquer maneira.
Então o que contou foi quem venceu!
Moss, Lauda, Prost, Rosberg e Graham Hill foram todos derrotados por um jovem piloto chamado Ayrton Senna que viria a ser um tri campeão mundial de Formula 1.
Esta corrida inaugural foi uma reunião de celebridades arranjada pela Mercedes Benz, que havia lançado seu 190E 2.3 16V alguns meses antes. Isto siginificava uma maneira de gerar publicidade para o novo veículo e o novo circuito.
A Mercedes providenciou 20 veículos 190E praticamente identicos aos de rua, para uma corrida de 12 voltas e reuniu um forte time de pilotos de Formula 1 do Passado, Presente e Futuro para a disputa. Nove deles - Sir Jack Brabham (1959, 1960 e 1966), John Surtess (1964), Denny Hulme (1967), Niki Lauda (1975 e 1977) Alan Jones (1980) e Keke Rosberg (1982) eram ex-campeões mundiais, enquanto outro - Stirling Moss podia denominar-se como o maior de todos eles. Estavam também Carlos Reutemann, John Watson, Klaus Ludwig, Manfred Schute, Jaques Lafitte, Udo Schutz, Hans Hermann, Elio de Angelis, Alain Prost, Jody Scheckter e Ayrton Senna.
Para alguns como James Hunt e Keke Rosberg, a corrida era uma oportunidade de ter diversão, enquanto Moss, Surtess e Hermann tinham raramente corrido por décadas. Mas para o jovem Senna, um virtual desconhecido que havia entrado para a Formula 1 apenas 2 meses nates, esta era uma oportunidade de testar a si mesmo derrotando estrelas da Formula 1.
E ele venceu, desviando todas as atenções aos ídolos da época que eram Niki lauda, Carlos Reuteman e Keke Rosberg.
John Watson descreve: "Ayrton Senna levou muito, muito a sério. Sua atitude era de que precisava vencer. Aquele dia estava frio e úmido e ele fez um tremendo trabalho."
A corrida foi também o primeiro encontro e primeiro confronto com seu arquirival Alain Prost, que recordou depois numa entrevista em 1998: "Eu estava vindo de Genebra para Frankfurt num voo regular e Ayrton havia aterrisado uma meia hora antes, então Gerd Kremer da Mercedes perguntou-me se eu poderia traze-lo para o circuito. No caminho nos conversamos e ele ficou satisfeito. Então nós fomos ao circuito e treinamos com os carros. Eu era o pole position com o Ayrton em segundo. - Após aquele momento ele não falou mais comigo! Aquilo pareceu-me engraçado naquele momento.
Então na corrida eu tomei a liderança e ele me forçou fora da pista após meia volta. Então aquele foi um bom começo ... Após a corrida, um alegre Senna disse da sua vitória " Agora eu sei que eu posso ganhar".
Comparados com os veículos de produção normal a relação estava ajustada para 4,08:1 ao invés do padrão 3,08:1. Então os carros podiam atingir 190 km/h. Em comparação uma relação de 2,65:1 atingia a velocidade máxima de 260 Km/h. Além disto os carros eram 15 mm mais baixos, tinham uma gaiola interna, pneus de corrida e escapamentos modificados. Mas os carros mantinham seus assentos com ajustes elétricos.
Nürburgring, 12 de Maio de 1984
Este foi um dia monumental para o 190E 2.3 16V. O novíssimo circuito de Nurburgring na Alemanha estava recebendo sua primeira corrida de Formula 1 e o Mercedes Benz 190E 2.3 16V ganhou a corrida inaugural, o que foi excelente para promove-lo. Na realidade todos os carros eram identicos 190E 2.3 16V dirigidos por muitos ex-campeões mundiais, então um W201 estava destinado a vencer de qualquer maneira.
Então o que contou foi quem venceu!
Moss, Lauda, Prost, Rosberg e Graham Hill foram todos derrotados por um jovem piloto chamado Ayrton Senna que viria a ser um tri campeão mundial de Formula 1.
Esta corrida inaugural foi uma reunião de celebridades arranjada pela Mercedes Benz, que havia lançado seu 190E 2.3 16V alguns meses antes. Isto siginificava uma maneira de gerar publicidade para o novo veículo e o novo circuito.
A Mercedes providenciou 20 veículos 190E praticamente identicos aos de rua, para uma corrida de 12 voltas e reuniu um forte time de pilotos de Formula 1 do Passado, Presente e Futuro para a disputa. Nove deles - Sir Jack Brabham (1959, 1960 e 1966), John Surtess (1964), Denny Hulme (1967), Niki Lauda (1975 e 1977) Alan Jones (1980) e Keke Rosberg (1982) eram ex-campeões mundiais, enquanto outro - Stirling Moss podia denominar-se como o maior de todos eles. Estavam também Carlos Reutemann, John Watson, Klaus Ludwig, Manfred Schute, Jaques Lafitte, Udo Schutz, Hans Hermann, Elio de Angelis, Alain Prost, Jody Scheckter e Ayrton Senna.
Para alguns como James Hunt e Keke Rosberg, a corrida era uma oportunidade de ter diversão, enquanto Moss, Surtess e Hermann tinham raramente corrido por décadas. Mas para o jovem Senna, um virtual desconhecido que havia entrado para a Formula 1 apenas 2 meses nates, esta era uma oportunidade de testar a si mesmo derrotando estrelas da Formula 1.
E ele venceu, desviando todas as atenções aos ídolos da época que eram Niki lauda, Carlos Reuteman e Keke Rosberg.
John Watson descreve: "Ayrton Senna levou muito, muito a sério. Sua atitude era de que precisava vencer. Aquele dia estava frio e úmido e ele fez um tremendo trabalho."
A corrida foi também o primeiro encontro e primeiro confronto com seu arquirival Alain Prost, que recordou depois numa entrevista em 1998: "Eu estava vindo de Genebra para Frankfurt num voo regular e Ayrton havia aterrisado uma meia hora antes, então Gerd Kremer da Mercedes perguntou-me se eu poderia traze-lo para o circuito. No caminho nos conversamos e ele ficou satisfeito. Então nós fomos ao circuito e treinamos com os carros. Eu era o pole position com o Ayrton em segundo. - Após aquele momento ele não falou mais comigo! Aquilo pareceu-me engraçado naquele momento.
Então na corrida eu tomei a liderança e ele me forçou fora da pista após meia volta. Então aquele foi um bom começo ... Após a corrida, um alegre Senna disse da sua vitória " Agora eu sei que eu posso ganhar".
Comparados com os veículos de produção normal a relação estava ajustada para 4,08:1 ao invés do padrão 3,08:1. Então os carros podiam atingir 190 km/h. Em comparação uma relação de 2,65:1 atingia a velocidade máxima de 260 Km/h. Além disto os carros eram 15 mm mais baixos, tinham uma gaiola interna, pneus de corrida e escapamentos modificados. Mas os carros mantinham seus assentos com ajustes elétricos.
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Belíssima recordação confrade Bremen!!
Vale lembrar que esta belíssim 190E 2.3 repousa formosamente em posição de destaque no centro do museu de Nurburgring, no mesmo estado em que cruzou a linha de chegada. Foi apenas lavada...
Seguem imagens atuais do carro feitas por mim.
Vale lembrar que esta belíssim 190E 2.3 repousa formosamente em posição de destaque no centro do museu de Nurburgring, no mesmo estado em que cruzou a linha de chegada. Foi apenas lavada...
Seguem imagens atuais do carro feitas por mim.
Daniel Toledo- Usuário Bronze
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 47
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Bremen resgatando os belos posts das W201 16V !!!
Notem que essa 1ª versão saiu com limpador de parabrisa à direita, este tinha uma palheta comprida e mais outra curta, e apenas 1 lavador (brucutu).
No ano seguinte (1985) foi substituído pelo mais atual, com movimento variável.
Daniel Toledo, belas fotos! Pretendo conhecer esse carro pessoalmente qquer dia!!! rsrs,,
Notem que essa 1ª versão saiu com limpador de parabrisa à direita, este tinha uma palheta comprida e mais outra curta, e apenas 1 lavador (brucutu).
No ano seguinte (1985) foi substituído pelo mais atual, com movimento variável.
Daniel Toledo, belas fotos! Pretendo conhecer esse carro pessoalmente qquer dia!!! rsrs,,
Sidsports- Usuário Ouro
- Mensagens : 811
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 52
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Que carro maravilhoso. PQP!!
rfcalvilho- Usuário Prata
- Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 44
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Excelente vídeo sobre o assunto:
Convidad- Convidado
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Linda d+!!! Acho a 190E muito bonita até os dias de hoje!
erickdib- Usuário Prata
- Mensagens : 432
Data de inscrição : 27/09/2012
Idade : 42
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
O Glutão que o diga!!!
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Bem legalzinha.
Glutão- Banido
- Mensagens : 1377
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
No outro fórum eu havia comentado o que segue abaixo e complemento as informações.
O engraçado desta história, é que a ideia inicial era convidar ex-campeões de diversas categorias, sendo a maioria ex-campeões da fórmula 1. Ayrton Senna não fora cogitado, pois estava na Fórmula 1 a apenas dois meses. Entre os convidados estavam Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e Jackie Stewart, ex-campeões ainda vivos e que não puderam participar. Fittipaldi e Andretti estavam participando das 500 Milhas de Indianápolis, que ocorreu no mesmo final de semana e Stewart, honrando seu compromisso de nunca mais correr, declinou do convite. Ayrton foi convidado exatamente para substituir Emerson Fittipaldi, pois era um novato e que vinha como promessa, pois havia ganho os 3 campeonatos em que participou nos anos anteriores. Em 1981 foi campeão inglês da Formula Ford 1600, em 82 campeão dos campeonatos europeu e inglês de Fórmula Ford 2000 e em 83 campeão da Fórmula 3.
As 12 voltas desta corrida foram debaixo de chuva e vinte dias após esta vitória Senna cravou seu nome na fórmula 1, como o "Rei da Chuva", quando injustamente chegou em 2º lugar no GP de Mônaco guiando a fraca Toleman, mas dando um baile nos adversários e quando preparava-se para dar o bote em Alan Prost, Jack Ickx, o então diretor da prova, por alegadas questões de segurança e como previa o regulamento, encerrou a prova. O engraçado disto é que valeram metade dos pontos e Prost marcou 4,5 pontos ao invés dos 9 e Senna 3 ao invés de 6, porém no final campeonato Prost perdeu o título para Niki Lauda por apenas meio ponto. Se ele tivesse chegado em 2º e Senna em 1º, ele teria feito seis pontos e seria o campeão mundial.
Abaixo segue o resultado da corrida das 190's em Nurburgring:
O engraçado desta história, é que a ideia inicial era convidar ex-campeões de diversas categorias, sendo a maioria ex-campeões da fórmula 1. Ayrton Senna não fora cogitado, pois estava na Fórmula 1 a apenas dois meses. Entre os convidados estavam Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e Jackie Stewart, ex-campeões ainda vivos e que não puderam participar. Fittipaldi e Andretti estavam participando das 500 Milhas de Indianápolis, que ocorreu no mesmo final de semana e Stewart, honrando seu compromisso de nunca mais correr, declinou do convite. Ayrton foi convidado exatamente para substituir Emerson Fittipaldi, pois era um novato e que vinha como promessa, pois havia ganho os 3 campeonatos em que participou nos anos anteriores. Em 1981 foi campeão inglês da Formula Ford 1600, em 82 campeão dos campeonatos europeu e inglês de Fórmula Ford 2000 e em 83 campeão da Fórmula 3.
As 12 voltas desta corrida foram debaixo de chuva e vinte dias após esta vitória Senna cravou seu nome na fórmula 1, como o "Rei da Chuva", quando injustamente chegou em 2º lugar no GP de Mônaco guiando a fraca Toleman, mas dando um baile nos adversários e quando preparava-se para dar o bote em Alan Prost, Jack Ickx, o então diretor da prova, por alegadas questões de segurança e como previa o regulamento, encerrou a prova. O engraçado disto é que valeram metade dos pontos e Prost marcou 4,5 pontos ao invés dos 9 e Senna 3 ao invés de 6, porém no final campeonato Prost perdeu o título para Niki Lauda por apenas meio ponto. Se ele tivesse chegado em 2º e Senna em 1º, ele teria feito seis pontos e seria o campeão mundial.
Abaixo segue o resultado da corrida das 190's em Nurburgring:
LRValente- Usuário Ouro
- Mensagens : 951
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Putz, quase que exatos 10 anos antes dele morrer.
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
As 190 parecem que foram esculpidas com uma régua, mas o resultado foi espetacular. Na minha opinião O ponto forte deste carro é a traseira, justamente o ponto fraco da maioria das MB's hoje em dia.
rfcalvilho- Usuário Prata
- Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 44
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Este carro o Senna trouxe para o Brasil, esteve no museu da Ulbra em Canoas-RS, foi arrematada no leilão daquela instituição por uma merreca, o cara que comprou, nem sabia que era do Senna, depois que descobriu, o carro aumentou 20 vezes, não sei que fim levou, mas estava 100% na época.
jqs- Usuário Bronze
- Mensagens : 51
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 58
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
jqs o carro que era do Senna e que estava na Ulbra era uma W129, e não essa W201.
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Esta 201 era da MB e hoje está no museu da fábrica na Alemanha.
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Vocês estão fazendo confusão.
O Senna por ter vencido a corrida ganhou uma 190E 2.3 16 preto, que ele usava no dia a dia na Europa (lembram do avatar do Xenon?).
O carro que está no museu é a 190 com a qual ele venceu a prova.
A do museu da Ulbra era uma 500SL, e notadamente sabiam que era do Senna quando do leilão.
O Senna por ter vencido a corrida ganhou uma 190E 2.3 16 preto, que ele usava no dia a dia na Europa (lembram do avatar do Xenon?).
O carro que está no museu é a 190 com a qual ele venceu a prova.
A do museu da Ulbra era uma 500SL, e notadamente sabiam que era do Senna quando do leilão.
LRValente- Usuário Ouro
- Mensagens : 951
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Tentei postar a foto da 190E que o Senna ganhou, mas deu erro, estou postando via iPhone e às vezes me atrapalho.
Esta era a 190E 2.3 16 que ele ganhou na prova de Nurburgring:
Esta abaixo era a 600SL (não 500SL como eu havia dito), que foi dele aqui no Brasil, e que esteve no museu da Ulbra, a foto é exatamente dela exposta no museu:
Esta era a 190E 2.3 16 que ele ganhou na prova de Nurburgring:
Esta abaixo era a 600SL (não 500SL como eu havia dito), que foi dele aqui no Brasil, e que esteve no museu da Ulbra, a foto é exatamente dela exposta no museu:
LRValente- Usuário Ouro
- Mensagens : 951
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Notem que a 2.3-16 que o Ayrton ganhou tinha volante à direita, pois ele residia na Inglaterra nessa época.
Esse é um carro que eu gostaria de saber onde anda...
Esse é um carro que eu gostaria de saber onde anda...
Sidsports- Usuário Ouro
- Mensagens : 811
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 52
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Sidsport,
Esta informação foi ótima. Já havia visto esta imagens umas 2.000 vezes e nunca reparei no volante...
Sempre digo que foi o carro que ele usava no dia a dia na Europa, mas pelo jeito era no dia a dia em Londres...
Já vasculhei a net buscando informações deste carro e não encontro nada.
Esta informação foi ótima. Já havia visto esta imagens umas 2.000 vezes e nunca reparei no volante...
Sempre digo que foi o carro que ele usava no dia a dia na Europa, mas pelo jeito era no dia a dia em Londres...
Já vasculhei a net buscando informações deste carro e não encontro nada.
LRValente- Usuário Ouro
- Mensagens : 951
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Confrades
O veículo utilizado na prova pelo tricampeão encontra-se no museu do Circuito de Nurburgring, Alemanha, e não no museu MB em Stuttgart.
Saludos!
O veículo utilizado na prova pelo tricampeão encontra-se no museu do Circuito de Nurburgring, Alemanha, e não no museu MB em Stuttgart.
Saludos!
Daniel Toledo- Usuário Bronze
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 47
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Daniel,
Você tem razão. A 190E 2.3 16 que está no museu é uma das 3 que quebraram o recorde de velocidade de longa distância no circuito de Nardo, Itália em 1983, antes do lançamento deste modelo. Dois destes carros após 201 horas, 39 minutos e 43 segundos, e 8,5 dias percorreram mais de 50.000 Km, estabeleceram um novo recorde mundial, a velocidade média de 247,9 km/h. O terceiro carro, após ter apresentado um problema, voltou apenas para cumprir a prova (distância), mas os outros dois estabeleceram o recorde.
Abaixo segue foto do carro no Museu da MB.
Você tem razão. A 190E 2.3 16 que está no museu é uma das 3 que quebraram o recorde de velocidade de longa distância no circuito de Nardo, Itália em 1983, antes do lançamento deste modelo. Dois destes carros após 201 horas, 39 minutos e 43 segundos, e 8,5 dias percorreram mais de 50.000 Km, estabeleceram um novo recorde mundial, a velocidade média de 247,9 km/h. O terceiro carro, após ter apresentado um problema, voltou apenas para cumprir a prova (distância), mas os outros dois estabeleceram o recorde.
Abaixo segue foto do carro no Museu da MB.
LRValente- Usuário Ouro
- Mensagens : 951
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Valente, as "201 horas" foram coincidência ou de propósito?
Abraço!
Abraço!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Pois é Ulysses,
O objetivo era concluir os 50.000 km no menor tempo possível, e por acaso deu 201 horas.
Imagina se o objetivo fosse estabelecer o recorde em "168 horas", teríamos que ter um Classe A andando na média de 297,6 km/h. Teria que ser um Classe A V12 Bi-turbo, nitro extrapower Tabajara, rsrsrsrs....
_________________
Abraços,
LRValente
190E 2.5 16 1989
C230K 1998 (W/Coringa original)
O objetivo era concluir os 50.000 km no menor tempo possível, e por acaso deu 201 horas.
Imagina se o objetivo fosse estabelecer o recorde em "168 horas", teríamos que ter um Classe A andando na média de 297,6 km/h. Teria que ser um Classe A V12 Bi-turbo, nitro extrapower Tabajara, rsrsrsrs....
_________________
Abraços,
LRValente
190E 2.5 16 1989
C230K 1998 (W/Coringa original)
LRValente- Usuário Ouro
- Mensagens : 951
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Belo registro !
Weiss 1972- Usuário Platina
- Mensagens : 2399
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 52
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Olha LRValente... eu já tive o prazer de conduzir um A210 de um amigo que mora na Espanha... é bom, bom demais por sinal, mas pra trafegar a uma média de 297,6Km/h, nem com V12 biturbo extrapower tabajara... hahaha
Daniel Toledo- Usuário Bronze
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 47
Re: (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
Daniel,
Não sabia que na Europa existiu o Classe A 210. Era na carroceria W168 ou W169?
Concordo que é uma velocidade inimaginável, mas foi a maneira que encontrei para retrucar o trocadilho do Ulysses, com relação à quantidade de horas (201), com a carroceria do modelo 190E (W201).
Não sabia que na Europa existiu o Classe A 210. Era na carroceria W168 ou W169?
Concordo que é uma velocidade inimaginável, mas foi a maneira que encontrei para retrucar o trocadilho do Ulysses, com relação à quantidade de horas (201), com a carroceria do modelo 190E (W201).
LRValente- Usuário Ouro
- Mensagens : 951
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» (W201): Vídeo - apresentação oficial 190E 2.3 e 2.6 - Ayrton Senna 1986 - alemão
» (W201): Senna testando a 190E 2.3 16V em 1986
» (HISTÓRIA) Quando Senna deu seu cartão de visitas para o mundo da Fórmula 1
» (HISTÓRIA): W201 190E 2.3 16V - texto traduzido
» Homenagem a Ayrton Senna - w201 Evolution - site Francês
» (W201): Senna testando a 190E 2.3 16V em 1986
» (HISTÓRIA) Quando Senna deu seu cartão de visitas para o mundo da Fórmula 1
» (HISTÓRIA): W201 190E 2.3 16V - texto traduzido
» Homenagem a Ayrton Senna - w201 Evolution - site Francês
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos