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(DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan

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Mensagem por Epicco Sáb 15 Jun 2013, 09:33

Recuperando um antigo post feito pelo confrade Hassan, mostrando como acessar o módulo AKS para manutenção:

Pessoal, comecei retirando o para-lamas conforme as imagens abaixo. Quando cheguei ao módulo, fiz uma limpeza nos conectores elétricos (WD-40). Após isto, retirei a capa do motor elétrico (sacar dois parafusos - círculos amarelos na imagem) e reparei que as escovas (carvão) parecem bem gastas, inclusive com pouca pressão. Paliativamente, aumentei a pressão nas escovas e estarei procurando por novas durante esta semana. Coloco as imagens abaixo para visualização.

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Última edição por AEP em Sáb 24 Set 2016, 18:51, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Revisão das fotos - Correção do(s) Link(s))

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Mensagem por Epicco Sáb 15 Jun 2013, 09:34

Continuando ... 


Apenas deve-se evitar desconectar as mangueiras de fluído do AKS.

A mangueira de alimentação (vem do reservatório do fluído de freio até a entrada do AKS) até que pode ser desconectada para que o módulo se afaste mais do cofre. Já a mangueira de pressão é muito bem conectada e travada e acredito que se desconectada pode causar alguma entrada de ar no sistema.

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Mensagem por walter paiva Sáb 15 Jun 2013, 16:01

Muito bom este tópico do Hassan.
Valeu Epicco.

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Mensagem por Kanduxo Sáb 15 Jun 2013, 17:24

Muito bom! Smile
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Mensagem por Fajardo Qui 01 Ago 2013, 22:59

Acrescentando ao tópico:
Troca  e manutenção das escovas do AKS da Classe A

Ferramentas
- uma chave  Torx 6 é necessária. 
- Spray WD-40

1) Começa retirando o para-lamas conforme as imagens acima.

2) Além do 2 parafusos embaixo do emblema do lado do espelho e os 2 dentro do capô, tem mais 2 parafusos embaixo da longarina plástica abaixo da porta, 2 parafusos embaixo do farol, 2 grampos plásticos que prendem o paralamas a capa plastica. 

3) Afasta o módulo para fora do carro. Não desconecta a mangueira de linha de fluido (apenas a mangueira fina que vem do reservatório de fluido de freio) portanto não altera o sistema de pressão. Apenas deve-se evitar desconectar as mangueiras de fluído do AKS. 

4) Desconecta o conector elétrico.

5) Retira a capa metálica cilíndrica que cobre o motor elétrico. 

6) Instala as escovas novas. A escova do Vectra e Astra são muito parecidas com a do Classe A . As escovas podem ser feitas sob medida. Pode se fazer todas as manutenções sem desconectar o módulo ao reservatório do cilindro mestre. 

7) Encaixa a capa metálica cilíndrica.

8 ) Liga a mangueira fina.

9) Recoloca o AKS no local e conecta a elétrica.

10) Não necessitou passar o Scanner e nem fazer a sangria. 
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Mensagem por Fajardo Sex 02 Ago 2013, 21:56

Dúvida: após retirar a capa metálica, como retiro o motor elétrico para poder trocar as escovas?
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Mensagem por Fajardo Sáb 03 Ago 2013, 13:51

Achei: 
Quando você olha para o motor elétrico, há dois terminais de plástico que cobrem as escovas. Use uma pequena chave de fendas para dividi-las para expor o topo das escovas.
· Isto lhe dará acesso ao suporte da escova.
. Com uma pequena chave de fenda, abra os dois terminais de latão em cada porta-escova e cuidar para evitar que as molas escapem.
. Você pode remover as escovas velhas de carbono.

Se estiver enegrecida por carbono pode ser limpa com uma lixa 1000. Não use polidores ou solvente, pois isso pode danificar a armadura.
Segure a lixa contra a armadura e rodar lentamente. LImpe a superfície com o pincel. Extrair qualquer poeira. 

Em seguida, você vai precisar de duas escovas novas. Estas podem ser obtidas a partir de lojas de auto-eléctricos e não precisa de ser um encaixe perfeito, a dimensão aproximada é 6,2 x 6,2 x 10mm pode facilmente ajustar a uma dimensão exata. Deixando o lado do contato de cobre intocado.
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Mensagem por AGT Sex 09 Ago 2013, 18:40

Tópico muito bom, esse fórum é realmente muito bom, as pessoas aqui se ajudam mesmo.

Parabéns a todos
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Mensagem por luigi rubino Dom 15 Set 2013, 13:18

se eu retirar as mangueiras para levar para fazer essas trocas de escova o que terei de fazer para recolocar sangrar ou o que seja preciso saber antes de tirar do local e por favor onde encontro essas escovas obrigado
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Mensagem por Epicco Dom 15 Set 2013, 19:51

Para sangrar você mesmo pode fazer.
Para ajustar o ponto de "agarre" somente com o stardiagnose.

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Mensagem por luigi rubino Dom 15 Set 2013, 22:21

ja achei as escovas podem ser trocadas no local e onde acho essas escovas tem numeros para ficar mais facil
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Mensagem por Fajardo Seg 16 Set 2013, 11:36

No meu aks apenas limpei, mas se achar necessário trocar nem precisa tirar o aks, apenas substitua as escovas direto. No post acima nesta página tem o procedimento e detalhes.
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Mensagem por Grafdraw Dom 10 Nov 2013, 21:00

Se abrir o modulo tem passar Scanner, será que depois de retirar o modulo e se precisar reparo não basta coloca-lo no lugar e sangrar novamente irá funcionar.
Existe fotos de modulo desmontado.
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Mensagem por savinho Dom 10 Nov 2013, 22:11

o meu nao tem esse modulo teria como por?
na batida que sofri com o carro retirei a lateral e vi que tem o lugar para por mas nao tem teria como e ficaria caro
aks e para carros semi automaticos e isso?


Última edição por savinho em Dom 10 Nov 2013, 22:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acréscimo)
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Mensagem por leandroespn Dom 24 Nov 2013, 06:50

bom dia caros cofrades, vou ter que realizar essa verificação mas ainda estou com duvidas quanto a troca/limpeza das escovas de carvão, ja que pretretendo comprar as escovas do astra para reposição. minhas duvidas estao sobretudo na hora de abrir o motor eletrico e trocar as esconas. existe algum video que mostre ou ensine como fazer?  Obrigado a todos e bom fim de semana.
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Mensagem por leandroespn Seg 25 Nov 2013, 12:53

boa tarde a todos, acabei de verificar que minha classe a não possui tal modulo. no entanto seguirei averiguando o porque da letra F no painel.
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Mensagem por walter paiva Seg 25 Nov 2013, 14:11

O seu classe A tem pedal de embreagem? Se não tiver ela pode ser automática.

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Mensagem por Kanduxo Seg 25 Nov 2013, 19:05

Leandro, pelo que vi seu A é automatico, o modulo AKS é dos Classe A semi, o modulo das automaticas é FGS se não me engano.
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Mensagem por leandroespn Ter 26 Nov 2013, 08:45

Bom dia amigos, 

Walter: Meu MB não possui pedal de embreagem, o que me leva a entrar em dúvida se é realmente 100% automático ou é semi-automático, no momento não sei diferenciar um do outro.

Kanduxo: Ontem durante a tarde realizei a retirada do corpo borboleta para realizar tal limpeza, no entanto, sou analista de sistemas e tenho conhecimento para realizar a resoldagem da placa (quase certeza que possui tal Módulo FGS ), porém gostaria de saber se tal placa esta localizada na parte traseira do corpo de borboleta, para proceder a desmontagem completa e iniciar verificação da placa. Estive verificando em muitos foros na internet sobre o assunto e em uma ocasião, li um foro que dava origem na Austrália, que o proprietário realizou a tal resolgagem, no que resolveu 100% problema de F no painel. sou muito curioso e gosto de fazer as coisas por mim mesmo, mas para esse assunto, conto com o apoio de todos quantos estejam dispostos a ajudar. 

Desde já agradeço vosso tempo e assim que obter resultados estarei aqui para compartilhar com todos !
abraços e ótima semana.
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Mensagem por Epicco Ter 26 Nov 2013, 10:39

leandroespn nos Classe A automáticos a letra F pode aparecer no painel por mais de um motivo, inclusive defeito no câmbio.
O módulo FGS que comanda o funcionamento do câmbio fica dentro da caixa de câmbio.

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 26 Nov 2013, 10:46

As 190 não eram somente manuais ou auto? Acho que não tem 190 AKS por aqui...

Abraço!

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Mensagem por leandroespn Ter 26 Nov 2013, 12:16

Verdade, todas as informações que tenho sobre minha mb apontam esse problema (modulo fgs dentro do cambio). 

Como ja desmontei uma parte do corpo de borboleta, vou limpar os contatos e montar tudo novamente e verificar. Tambem desmontei toda a parte da placa visivel de cambio automatico,( suporte-placa e contatos), NÂO desmontei a estrutura que move a alavanca. Vou realizar a limpeza, mas tenho que ver o que aconteceu com o trambulador porque da um tranco forte nas mudanças de marchas com o veiculo parado. (se puderem me ajudar neste outro problema agradeço.)

Adicionalmente esta semana tive um problema com o trambulador, além do famoso "F" agora noto que as marchas encaixam com um esforço que nao existia antes, e adicionalmente a letra F é permanente no painel. .... estou pensando se realmente devo continuar com o carro ou não, já que no momento esta tudo em contra hehe mas vamos ver onde chegarei com vossa ajuda e força de vontade. 

Obrigado a todos.
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Mensagem por fabinhw Sex 07 Fev 2014, 03:28

gente, meu carro, na hora que engato a primeira, ele ja engrena sem eu acelerar, e algumas vezes até morre, andei lendo aqui, e falam que pode ser o aks, vocês confirmam, eh uma 160 semi.
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Mensagem por marcelobrotas Sex 07 Fev 2014, 09:06

Fabinhw, quando vc encgata a primeira e ela entra raspando e dando um tranco? se for pode ser o AKS com problemas...
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Mensagem por Fajardo Sex 07 Fev 2014, 12:08

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