(W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
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(W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Ante um dúvida surgida de um confrade e a resposta do Walter Paiva, criamos o tópico.
Mensagem de origem:
Bom Dia!!!
Confrades preciso de uma ajuda.
tenho um oficina mecânica em São Mateus - SP, comecei a Mexer em Classe A ( W168 ) à uns 3 anos e nunca havia pego uma W168 com câmbio Automático, ja mexi em com outros carros com cambio automático e já faz uns 5 dias que estou com uma W168 190 Automática e ela me apresentou defeito no Módulo de Alavanca e um Código P1987 no scanner, bom troquei o conjunto de Alavanca Seletora e repassei no scanner a avaria de Alavanca sumiu mas o P1987 continuou, então resolvi tira o Módulo de Cámbio ( VGS ) e quando fui tirar o óleo saiu uma mistura de óleo e água, resolvi tirar o radiador e fazer teste para ver se não havia passagem de água do radiador para o cambio e vice versa, para minha tristeza e mão de obra perdida o Radiador já havia sido trocado mas não o óleo de cambio.
Devido a água misturada no óleo de Câmbio resolvi desmontar o Pacote de Válvulas porque havia água no seu interior.
mas ai começou o meu Problema, ao virar o corpo lentamente para retirar o excesso de óleo no corpo de válvulas para marcar onde fica as esferas, caiu umas 8 de aço e 1 de Plástico e não consegui ver de onde elas cairam, a questão é algum Confrade poderia me mandar uma imagem com os locais certos das esferas e se o Código P1987 poderia ser devido à água existente dentro do câmbio?
Desde já agradeço!
vou deixar meu Wattssap 11-94731-5926 ( Marcio - Mecânica Zambotti )"
Mensagem de origem:
Re: (W168): Letra F no painel - possíveis problemas/sintomas
por mrfavro Ontem à(s) 10:26 amBom Dia!!!
Confrades preciso de uma ajuda.
tenho um oficina mecânica em São Mateus - SP, comecei a Mexer em Classe A ( W168 ) à uns 3 anos e nunca havia pego uma W168 com câmbio Automático, ja mexi em com outros carros com cambio automático e já faz uns 5 dias que estou com uma W168 190 Automática e ela me apresentou defeito no Módulo de Alavanca e um Código P1987 no scanner, bom troquei o conjunto de Alavanca Seletora e repassei no scanner a avaria de Alavanca sumiu mas o P1987 continuou, então resolvi tira o Módulo de Cámbio ( VGS ) e quando fui tirar o óleo saiu uma mistura de óleo e água, resolvi tirar o radiador e fazer teste para ver se não havia passagem de água do radiador para o cambio e vice versa, para minha tristeza e mão de obra perdida o Radiador já havia sido trocado mas não o óleo de cambio.
Devido a água misturada no óleo de Câmbio resolvi desmontar o Pacote de Válvulas porque havia água no seu interior.
mas ai começou o meu Problema, ao virar o corpo lentamente para retirar o excesso de óleo no corpo de válvulas para marcar onde fica as esferas, caiu umas 8 de aço e 1 de Plástico e não consegui ver de onde elas cairam, a questão é algum Confrade poderia me mandar uma imagem com os locais certos das esferas e se o Código P1987 poderia ser devido à água existente dentro do câmbio?
Desde já agradeço!
vou deixar meu Wattssap 11-94731-5926 ( Marcio - Mecânica Zambotti )"
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Resposta:
mrfavro,
Veja se estas imagens conseguem te ajudar".
Unidade de comando eletro-hidráulica
1 Carcaça da caixa de mudanças 2 Parafusos 3 Pino de ajuste
4 Bujão de escoamento do óleo 5 Parafusos 6 Cárter do óleo
7 Vedação 8 Filtro de óleo 12 Unidade eletro-hidráulica de comando
14 Imã
10 Válvula seletora
11 Carcaça da caixa de mudanças
12 Unidade eletro-hidráulica de comando
[/size]
8 Peneira
9 Válvula de retenção de pressão
13 Cartucho de peneira
[/size]
_________________
Walter
Administrador
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[/size]
"Re: (W168): Letra F no painel - possíveis problemas/sintomas
por walter paiva Hoje à(s) 8:13 ammrfavro,
Veja se estas imagens conseguem te ajudar".
Unidade de comando eletro-hidráulica
1 Carcaça da caixa de mudanças 2 Parafusos 3 Pino de ajuste
4 Bujão de escoamento do óleo 5 Parafusos 6 Cárter do óleo
7 Vedação 8 Filtro de óleo 12 Unidade eletro-hidráulica de comando
14 Imã
Seletor de marcha - Posição de instalação
[size]10 Válvula seletora
11 Carcaça da caixa de mudanças
12 Unidade eletro-hidráulica de comando
[/size]
Locais das peneiras e válvulas de retenção na figura do canal
[size]8 Peneira
9 Válvula de retenção de pressão
13 Cartucho de peneira
[/size]
Torques do cárter de óleo da caixa de mudanças automática
Bujão de escoamento do óleo no cárter 22 Nm
Parafuso do cárter de óleo na carcaça da caixa de mudanças 8 Nm
Carcaça da corrediça de comando
Parafuso do módulo de comando elétrico na carcaça da caixa de mudanças 8 Nm
[size]Bujão de escoamento do óleo no cárter 22 Nm
Parafuso do cárter de óleo na carcaça da caixa de mudanças 8 Nm
Carcaça da corrediça de comando
Parafuso do módulo de comando elétrico na carcaça da caixa de mudanças 8 Nm
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
[/size]
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Boa tarde, estou precisando saber, de onde é que vem corrente para alimentar o plug do módulofgs.
fio preto+ ta ok.
fio marron _ ta ok
fio amarelo com lista verde sem sinal(falta corrente)
A pergunta é, aonde ele tira o sinal de positivo para alimentar o módulo?
os fios verdes são de comunicação. Se alguém puder ajudar fico muito agradecido.
fio preto+ ta ok.
fio marron _ ta ok
fio amarelo com lista verde sem sinal(falta corrente)
A pergunta é, aonde ele tira o sinal de positivo para alimentar o módulo?
os fios verdes são de comunicação. Se alguém puder ajudar fico muito agradecido.
evaldo- Usuário Iniciante
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 72
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Desculpa se não for o local apropriado para a pergunta, mas foi do meu ponto de vista o mais que se adequava. Boa tarde a todos.
evaldo- Usuário Iniciante
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 72
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Esqueci de informar que não esta aparecendo no visor os nº das marchas,e que o módulo foi reparado e o rapaz que arrumou falou que esta faltando corrente no plug que alimenta o módulo(diz que tem que ter 2 positivos).
evaldo- Usuário Iniciante
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 72
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Evaldo, veja se ajuda:
1 - Linha de dados CAN (Alta) Controller Area Network
2 - Diagnose (Saída)
3 - Alimentação, terminal 87
4 - Massa de potência, terminal 31
5 - Condutor de estimulo CAN (baixo) - Controller Area Network
1 - Linha de dados CAN (Alta) Controller Area Network
2 - Diagnose (Saída)
3 - Alimentação, terminal 87
4 - Massa de potência, terminal 31
5 - Condutor de estimulo CAN (baixo) - Controller Area Network
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Walter
Administrador
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walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Bom dia, então não tem 2 positivos. Porque não aparece informação no display ou seja a posição das marchas? A minha internete esta muito ruim.
evaldo- Usuário Iniciante
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 72
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Pode ser a seletora de marchas (Modulo GEM).
Qual o código de erro que esta sendo informado através do scanner?
Qual o código de erro que esta sendo informado através do scanner?
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Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Boa tarde e Feliz Ano Novo a todos os confrades. Então Walter eu recebi o módulo fgs recuperado e instalei e continua sem aparecer no painel, segundo o rapaz que arrumou o fgs disse que é só ligar a tomada da caixa que tem que aparecer se não é falta de alimentação(positivo são dois). Só hoje é que voltei de viagem e estou tendo acesso ao Forum.
evaldo- Usuário Iniciante
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 72
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Não passou scaner recentemente.
evaldo- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 72
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Evaldo,
Esta andando normal ou só a indicação de marchas não aparece?
Esta andando normal ou só a indicação de marchas não aparece?
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Walter
Administrador
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walter paiva- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Não indica nada e só 2º e ré
evaldo- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 72
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Deve estar travado em modo de segurança.
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Administrador
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Com certeza. Como fazer pra destravar?
evaldo- Usuário Iniciante
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 72
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Com o stardiagose. Considere a possibilidade do FGS não ter sido bem reparado.
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Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
a posibilidade de passar um carro com cambio semi automatico para totalmente automatico, e o que teria que acrescentar ?
savinho- Banido
- Mensagens : 779
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 30
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Quase impossível Bruno. Teria que trocar todo o agregado motor/caixa de marchas, o câmbio, o sistema de arrefecimento, o MAF, o imobilizador e o Code. Na verdade, você só se aproveitaria da carcaça e dos bancos do seu atual carro. Gastaria mais ou menos 8 mil reais para tudo, menos a mão de obra. Melhor comprar um automático 2004 por 15 mil reais, como eu vi aqui em São Paulo apenas 80 mil quilômetros.
Valderifs- Usuário Ouro
- Mensagens : 528
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 47
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Seria bem mais simples mudar para câmbio manual. Seria preciso apenas colocar o conjunto de acionamento da embreagem. Eu lembro que tínhamos aqui no forum (ou foi no antigo, agora não tenho certeza) um relato de um confrade que fez a modificação.
De qquer forma tem o roteiro na internet. É uma adaptação relativamente comum.
Abraço!
De qquer forma tem o roteiro na internet. É uma adaptação relativamente comum.
Abraço!
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Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Bom dia!
Há algum tempo acomapanho o fórum para "revitalizar" a minha 190 automática 2004, que ficou três anos guardada em uma garagem. Na época havia dado um problema no câmbio (entrado em F) e depois de muito mexer e pesquisar, dado os orçamentos absurdos passados por certos "mecânicos", descobri que ouve um vazamento do óleo da caixa, provavelmente devido à superaquecimento gerado pelo uso contínuo de água comum no radiador. Havia um vazamento no radiador, que na época foi consertado, mas não foi utilizado o aditivo correto (sequer foi). Daí a poucos dias passei no scanner, apareceu falta de pressão na caixa e avaria elétrica. Conclui o que expus anteriormente, e já encomendei todos os fluidos, filtros, óleos e juntas. Mas uma coisa ainda está me intrigando, pois pela sugeria que o óleo fez no motor conclui que ele saiu de uma válvula no topo da caixa, que parece uma tampinha de ventil um pouco maior, e ela está solta, gira livremente mas não sai do local. Procurei aqui no fórum sobre ela e não achei. Alguém poderia me informar de que válvula de trata, se minha conclusão foi correta e se é necessário trocar a mesma?
Há algum tempo acomapanho o fórum para "revitalizar" a minha 190 automática 2004, que ficou três anos guardada em uma garagem. Na época havia dado um problema no câmbio (entrado em F) e depois de muito mexer e pesquisar, dado os orçamentos absurdos passados por certos "mecânicos", descobri que ouve um vazamento do óleo da caixa, provavelmente devido à superaquecimento gerado pelo uso contínuo de água comum no radiador. Havia um vazamento no radiador, que na época foi consertado, mas não foi utilizado o aditivo correto (sequer foi). Daí a poucos dias passei no scanner, apareceu falta de pressão na caixa e avaria elétrica. Conclui o que expus anteriormente, e já encomendei todos os fluidos, filtros, óleos e juntas. Mas uma coisa ainda está me intrigando, pois pela sugeria que o óleo fez no motor conclui que ele saiu de uma válvula no topo da caixa, que parece uma tampinha de ventil um pouco maior, e ela está solta, gira livremente mas não sai do local. Procurei aqui no fórum sobre ela e não achei. Alguém poderia me informar de que válvula de trata, se minha conclusão foi correta e se é necessário trocar a mesma?
Alemãosilva- Usuário Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2017
Idade : 43
Câmbio Classe A190 2004 Automatica elegance
Bom dia,
Estamos com um problema com esse câmbio , Quando colocamos no posição D ele já entra na 4° marcha e quando colocamos na ré ele estava normal mas ao movimentar o veiculo de ré constatamos m tranco no câmbio e a perca de força do veiculo , ao abrirmos o corpo de válvulas (que já foi mexido em outra oficina) constatamos varias peças montadas erradas , gostaríamos de receber um vista explodida do mesmo para averiguarmos eventuais peças fora de posições corretas.
Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.
Atte
Adilson Santos
(61) 3026-0443
Estamos com um problema com esse câmbio , Quando colocamos no posição D ele já entra na 4° marcha e quando colocamos na ré ele estava normal mas ao movimentar o veiculo de ré constatamos m tranco no câmbio e a perca de força do veiculo , ao abrirmos o corpo de válvulas (que já foi mexido em outra oficina) constatamos varias peças montadas erradas , gostaríamos de receber um vista explodida do mesmo para averiguarmos eventuais peças fora de posições corretas.
Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.
Atte
Adilson Santos
(61) 3026-0443
Eurocar- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 25
Re: (W168): Esquema de acesso ao câmbio automático
Confrades, boa noite.
Participei do procedimento da substituição do cambio automático para o manual numa A190.
Não é tão difícil, mas bem trabalhoso.
Há um mecânico em Guarulhos que faz este trabalho.
Forte abraço
Participei do procedimento da substituição do cambio automático para o manual numa A190.
Não é tão difícil, mas bem trabalhoso.
Há um mecânico em Guarulhos que faz este trabalho.
Forte abraço
almeidamsa- Usuário Iniciante
- Mensagens : 10
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Idade : 38
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