(DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
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:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: W168 - 1997 a 2004 ( 1999 a 2005 no Brasil ) :: DIY (do it yourself): Faça você mesmo
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(DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Recuperando um antigo post feito pelo confrade Hassan, mostrando como acessar o módulo AKS para manutenção:
Pessoal, comecei retirando o para-lamas conforme as imagens abaixo. Quando cheguei ao módulo, fiz uma limpeza nos conectores elétricos (WD-40). Após isto, retirei a capa do motor elétrico (sacar dois parafusos - círculos amarelos na imagem) e reparei que as escovas (carvão) parecem bem gastas, inclusive com pouca pressão. Paliativamente, aumentei a pressão nas escovas e estarei procurando por novas durante esta semana. Coloco as imagens abaixo para visualização.
Pessoal, comecei retirando o para-lamas conforme as imagens abaixo. Quando cheguei ao módulo, fiz uma limpeza nos conectores elétricos (WD-40). Após isto, retirei a capa do motor elétrico (sacar dois parafusos - círculos amarelos na imagem) e reparei que as escovas (carvão) parecem bem gastas, inclusive com pouca pressão. Paliativamente, aumentei a pressão nas escovas e estarei procurando por novas durante esta semana. Coloco as imagens abaixo para visualização.
Última edição por AEP em Sáb 24 Set 2016, 18:51, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Revisão das fotos - Correção do(s) Link(s))
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Abraços,
Epicco
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Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Continuando ...
Apenas deve-se evitar desconectar as mangueiras de fluído do AKS.
A mangueira de alimentação (vem do reservatório do fluído de freio até a entrada do AKS) até que pode ser desconectada para que o módulo se afaste mais do cofre. Já a mangueira de pressão é muito bem conectada e travada e acredito que se desconectada pode causar alguma entrada de ar no sistema.
Apenas deve-se evitar desconectar as mangueiras de fluído do AKS.
A mangueira de alimentação (vem do reservatório do fluído de freio até a entrada do AKS) até que pode ser desconectada para que o módulo se afaste mais do cofre. Já a mangueira de pressão é muito bem conectada e travada e acredito que se desconectada pode causar alguma entrada de ar no sistema.
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Abraços,
Epicco
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Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Muito bom este tópico do Hassan.
Valeu Epicco.
Valeu Epicco.
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Acrescentando ao tópico:
Troca e manutenção das escovas do AKS da Classe A
Ferramentas
Troca e manutenção das escovas do AKS da Classe A
Ferramentas
- uma chave Torx 6 é necessária.
- Spray WD-40
1) Começa retirando o para-lamas conforme as imagens acima.
2) Além do 2 parafusos embaixo do emblema do lado do espelho e os 2 dentro do capô, tem mais 2 parafusos embaixo da longarina plástica abaixo da porta, 2 parafusos embaixo do farol, 2 grampos plásticos que prendem o paralamas a capa plastica.
3) Afasta o módulo para fora do carro. Não desconecta a mangueira de linha de fluido (apenas a mangueira fina que vem do reservatório de fluido de freio) portanto não altera o sistema de pressão. Apenas deve-se evitar desconectar as mangueiras de fluído do AKS.
4) Desconecta o conector elétrico.
5) Retira a capa metálica cilíndrica que cobre o motor elétrico.
6) Instala as escovas novas. A escova do Vectra e Astra são muito parecidas com a do Classe A . As escovas podem ser feitas sob medida. Pode se fazer todas as manutenções sem desconectar o módulo ao reservatório do cilindro mestre.
7) Encaixa a capa metálica cilíndrica.
8 ) Liga a mangueira fina.
9) Recoloca o AKS no local e conecta a elétrica.
10) Não necessitou passar o Scanner e nem fazer a sangria.
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Dúvida: após retirar a capa metálica, como retiro o motor elétrico para poder trocar as escovas?
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Achei:
Quando você olha para o motor elétrico, há dois terminais de plástico que cobrem as escovas. Use uma pequena chave de fendas para dividi-las para expor o topo das escovas.
· Isto lhe dará acesso ao suporte da escova.
. Com uma pequena chave de fenda, abra os dois terminais de latão em cada porta-escova e cuidar para evitar que as molas escapem.
. Você pode remover as escovas velhas de carbono.
Se estiver enegrecida por carbono pode ser limpa com uma lixa 1000. Não use polidores ou solvente, pois isso pode danificar a armadura.
Segure a lixa contra a armadura e rodar lentamente. LImpe a superfície com o pincel. Extrair qualquer poeira.
Em seguida, você vai precisar de duas escovas novas. Estas podem ser obtidas a partir de lojas de auto-eléctricos e não precisa de ser um encaixe perfeito, a dimensão aproximada é 6,2 x 6,2 x 10mm pode facilmente ajustar a uma dimensão exata. Deixando o lado do contato de cobre intocado.
Quando você olha para o motor elétrico, há dois terminais de plástico que cobrem as escovas. Use uma pequena chave de fendas para dividi-las para expor o topo das escovas.
· Isto lhe dará acesso ao suporte da escova.
. Com uma pequena chave de fenda, abra os dois terminais de latão em cada porta-escova e cuidar para evitar que as molas escapem.
. Você pode remover as escovas velhas de carbono.
Se estiver enegrecida por carbono pode ser limpa com uma lixa 1000. Não use polidores ou solvente, pois isso pode danificar a armadura.
Segure a lixa contra a armadura e rodar lentamente. LImpe a superfície com o pincel. Extrair qualquer poeira.
Em seguida, você vai precisar de duas escovas novas. Estas podem ser obtidas a partir de lojas de auto-eléctricos e não precisa de ser um encaixe perfeito, a dimensão aproximada é 6,2 x 6,2 x 10mm pode facilmente ajustar a uma dimensão exata. Deixando o lado do contato de cobre intocado.
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Tópico muito bom, esse fórum é realmente muito bom, as pessoas aqui se ajudam mesmo.
Parabéns a todos
Parabéns a todos
AGT- Usuário Iniciante
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Idade : 44
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
se eu retirar as mangueiras para levar para fazer essas trocas de escova o que terei de fazer para recolocar sangrar ou o que seja preciso saber antes de tirar do local e por favor onde encontro essas escovas obrigado
luigi rubino- Usuário Iniciante
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/09/2013
Idade : 58
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Para sangrar você mesmo pode fazer.
Para ajustar o ponto de "agarre" somente com o stardiagnose.
Para ajustar o ponto de "agarre" somente com o stardiagnose.
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Abraços,
Epicco
Moderador
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Epicco- Moderador
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Idade : 70
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
ja achei as escovas podem ser trocadas no local e onde acho essas escovas tem numeros para ficar mais facil
luigi rubino- Usuário Iniciante
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/09/2013
Idade : 58
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
No meu aks apenas limpei, mas se achar necessário trocar nem precisa tirar o aks, apenas substitua as escovas direto. No post acima nesta página tem o procedimento e detalhes.
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Se abrir o modulo tem passar Scanner, será que depois de retirar o modulo e se precisar reparo não basta coloca-lo no lugar e sangrar novamente irá funcionar.
Existe fotos de modulo desmontado.
Existe fotos de modulo desmontado.
Grafdraw- Usuário Iniciante
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Idade : 62
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
o meu nao tem esse modulo teria como por?
na batida que sofri com o carro retirei a lateral e vi que tem o lugar para por mas nao tem teria como e ficaria caro
aks e para carros semi automaticos e isso?
na batida que sofri com o carro retirei a lateral e vi que tem o lugar para por mas nao tem teria como e ficaria caro
aks e para carros semi automaticos e isso?
Última edição por savinho em Dom 10 Nov 2013, 22:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acréscimo)
savinho- Banido
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Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
bom dia caros cofrades, vou ter que realizar essa verificação mas ainda estou com duvidas quanto a troca/limpeza das escovas de carvão, ja que pretretendo comprar as escovas do astra para reposição. minhas duvidas estao sobretudo na hora de abrir o motor eletrico e trocar as esconas. existe algum video que mostre ou ensine como fazer? Obrigado a todos e bom fim de semana.
leandroespn- Usuário Iniciante
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Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
boa tarde a todos, acabei de verificar que minha classe a não possui tal modulo. no entanto seguirei averiguando o porque da letra F no painel.
leandroespn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 38
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
O seu classe A tem pedal de embreagem? Se não tiver ela pode ser automática.
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Leandro, pelo que vi seu A é automatico, o modulo AKS é dos Classe A semi, o modulo das automaticas é FGS se não me engano.
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Bom dia amigos,
Walter: Meu MB não possui pedal de embreagem, o que me leva a entrar em dúvida se é realmente 100% automático ou é semi-automático, no momento não sei diferenciar um do outro.
Kanduxo: Ontem durante a tarde realizei a retirada do corpo borboleta para realizar tal limpeza, no entanto, sou analista de sistemas e tenho conhecimento para realizar a resoldagem da placa (quase certeza que possui tal Módulo FGS ), porém gostaria de saber se tal placa esta localizada na parte traseira do corpo de borboleta, para proceder a desmontagem completa e iniciar verificação da placa. Estive verificando em muitos foros na internet sobre o assunto e em uma ocasião, li um foro que dava origem na Austrália, que o proprietário realizou a tal resolgagem, no que resolveu 100% problema de F no painel. sou muito curioso e gosto de fazer as coisas por mim mesmo, mas para esse assunto, conto com o apoio de todos quantos estejam dispostos a ajudar.
Desde já agradeço vosso tempo e assim que obter resultados estarei aqui para compartilhar com todos !
abraços e ótima semana.
Walter: Meu MB não possui pedal de embreagem, o que me leva a entrar em dúvida se é realmente 100% automático ou é semi-automático, no momento não sei diferenciar um do outro.
Kanduxo: Ontem durante a tarde realizei a retirada do corpo borboleta para realizar tal limpeza, no entanto, sou analista de sistemas e tenho conhecimento para realizar a resoldagem da placa (quase certeza que possui tal Módulo FGS ), porém gostaria de saber se tal placa esta localizada na parte traseira do corpo de borboleta, para proceder a desmontagem completa e iniciar verificação da placa. Estive verificando em muitos foros na internet sobre o assunto e em uma ocasião, li um foro que dava origem na Austrália, que o proprietário realizou a tal resolgagem, no que resolveu 100% problema de F no painel. sou muito curioso e gosto de fazer as coisas por mim mesmo, mas para esse assunto, conto com o apoio de todos quantos estejam dispostos a ajudar.
Desde já agradeço vosso tempo e assim que obter resultados estarei aqui para compartilhar com todos !
abraços e ótima semana.
leandroespn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 38
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
leandroespn nos Classe A automáticos a letra F pode aparecer no painel por mais de um motivo, inclusive defeito no câmbio.
O módulo FGS que comanda o funcionamento do câmbio fica dentro da caixa de câmbio.
O módulo FGS que comanda o funcionamento do câmbio fica dentro da caixa de câmbio.
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Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
As 190 não eram somente manuais ou auto? Acho que não tem 190 AKS por aqui...
Abraço!
Abraço!
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Administrador
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Verdade, todas as informações que tenho sobre minha mb apontam esse problema (modulo fgs dentro do cambio).
Como ja desmontei uma parte do corpo de borboleta, vou limpar os contatos e montar tudo novamente e verificar. Tambem desmontei toda a parte da placa visivel de cambio automatico,( suporte-placa e contatos), NÂO desmontei a estrutura que move a alavanca. Vou realizar a limpeza, mas tenho que ver o que aconteceu com o trambulador porque da um tranco forte nas mudanças de marchas com o veiculo parado. (se puderem me ajudar neste outro problema agradeço.)
Adicionalmente esta semana tive um problema com o trambulador, além do famoso "F" agora noto que as marchas encaixam com um esforço que nao existia antes, e adicionalmente a letra F é permanente no painel. .... estou pensando se realmente devo continuar com o carro ou não, já que no momento esta tudo em contra hehe mas vamos ver onde chegarei com vossa ajuda e força de vontade.
Obrigado a todos.
Como ja desmontei uma parte do corpo de borboleta, vou limpar os contatos e montar tudo novamente e verificar. Tambem desmontei toda a parte da placa visivel de cambio automatico,( suporte-placa e contatos), NÂO desmontei a estrutura que move a alavanca. Vou realizar a limpeza, mas tenho que ver o que aconteceu com o trambulador porque da um tranco forte nas mudanças de marchas com o veiculo parado. (se puderem me ajudar neste outro problema agradeço.)
Adicionalmente esta semana tive um problema com o trambulador, além do famoso "F" agora noto que as marchas encaixam com um esforço que nao existia antes, e adicionalmente a letra F é permanente no painel. .... estou pensando se realmente devo continuar com o carro ou não, já que no momento esta tudo em contra hehe mas vamos ver onde chegarei com vossa ajuda e força de vontade.
Obrigado a todos.
leandroespn- Usuário Iniciante
- Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 38
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
gente, meu carro, na hora que engato a primeira, ele ja engrena sem eu acelerar, e algumas vezes até morre, andei lendo aqui, e falam que pode ser o aks, vocês confirmam, eh uma 160 semi.
fabinhw- Usuário Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/02/2014
Idade : 37
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Fabinhw, quando vc encgata a primeira e ela entra raspando e dando um tranco? se for pode ser o AKS com problemas...
marcelobrotas- Usuário Bronze
- Mensagens : 241
Data de inscrição : 06/09/2012
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