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Aditivo para o radiador

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Mensagem por EfBauru Dom 12 Ago 2012, 21:04

Confrades,

Sei que esse assunto já foi discutido à exaustão, inclusive com várias opiniões mas EU tenho uma dúvida.

Há dois meses adquiri uma W202, C-180 de um confrade do Portal antigo. Carro até bem cuidado em sua manutenção principal mas eu gosto de mandar fazer uma revisão inicial para ter um certo controle.

Bem, não sei dizer se a água do arrefecimento tem ou não aditivo, pois não consigo identificar nenhuma cor na mesma e aí fica a pergunta: qual será o problema em substituir toda a água existente adicionando um aditivo orgânico nela (50% água, 50% aditivo)? Costumo utilizar o aditivo da Texaco. Já me disseram que se não era utilizado ou se o aditivo anterior não for orgânico, isso poderá fazer surgir problemas em mangueiras, bomba d´água e/ou válvula termostática. Isso procede?

Um abraço
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Mensagem por EfBauru Sex 07 Set 2012, 15:59

Alguém pode ajudar?
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Mensagem por ZIG MASTER Sex 07 Set 2012, 19:28

Jaguar,

Uso o seguinte componente em meus carros, e o sistema de arrefecimento funciona muito bem e de acôrdo com a temperatura preconizada pela MB.

50% de água desmineralizada e 50% de etileno Glicol da Havoline, que atende a norma 325 da MB.
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Mensagem por C-220 Sex 07 Set 2012, 19:45

Jaguar,

Vc pode utilizar o Shell, BR e o Mobil. Todos são homologados pela Mercedes. No meu carro utilizo o Shell.
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Mensagem por EfBauru Sex 07 Set 2012, 21:43

Prezados confrades, agradeço pelas postagens.

Esse que o ZIG recomendou é o que sempre utilizei (O texaco Havoline - que era vendido "pronto para uso" e também para se fazer a mistura com 50% de água - MB 325.3).

Meu problema é que não tenho certeza de como o proprietário anterior tratava esse item, se colocava ou não aditivo e se colocava, qual utilizava.

Já ouvi estórias dizendo que se o hábito é de não utilizar aditivo e passa-se a utilizar, isso faz com que o sistema comece a desprender impurezas que vão causar problemas na bomba d´água, VT, mangueiras...

Tenho uma "paranóia" com sistema de arrefecimento pois já tive problemas sérios com isso, inclusive já fiquei parado na estrada por causa disso... rsrs

Bem, agradeço qualquer orientação dos confrades.

Obrigado e um abraço à todos.
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Mensagem por EduBahia Sex 07 Set 2012, 21:53

Pode ser uma simples coincidência, mas logo que comprei o carro troquei o líquido de arrefecimento pois não sabia o que tinha alí e logo depois tive problemas de vazamento no reservatório de expansão, uma mangueira furada e foi necessário a troca da bomba d'agua.

Tudo bem, troquei o reservatório e TODAS as mangueiras do carro, bem como a bomba d'água e nunca mais tive qualquer problema. Talvez o fluído novo tenha despreendido sujeiras que escondiam vazamentos.

De qualquer forma prefiro ter logo o problema e resolver definitivamente que ficar cada hora com um vasamento diferente.
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Mensagem por EfBauru Sex 07 Set 2012, 21:58

Ok, Edu.

Já tive problema parecido em outros veículos que tive... Isso que me chateia.

Entretanto meu MB não baixa água e não tem problemas com temperatura.

Quero fazer é preventiva mas estou com receio.

Um abraço
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Mensagem por walter paiva Sex 07 Set 2012, 22:26

A utilização do aditivo é essencial, pois além de evitar que a água ferva ou congele ele também proteje o sistema de arrefecimento contra a corrosão.
A utilização deve seguir a norma da MB.

Eu também já ouvi que após fazer a limpeza pode acontecer vazamentos mas eu penso assim:
Se você não utilizar o aditivo um dia você vai ter problemas com o sistema pois a água vai corroer as peças que estão em contato com a água, você vai ficar com o carro por um bom tempo? Se a resposta é sim, então porque ficar adiando o uso de aditivo com medo de ocorrer vazamentos? Rolling Eyes

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Mensagem por Alexandre - PR Sex 07 Set 2012, 22:36

Jaguar,

Sempre haverá riscos de desprender sujeira. Mesmo que você utilize aditivo igual ao anterior, pois você estará renovando o líquido e seus componentes.

Se eu fôsse você, primeiro retiraria todo o líquido velho, escoando nos 2 pontos (1 no motor e o 2o no radiador). Depois de escoar tudo, colocaria somente água desmineralizada e rodaria com ele, até atingir a temperatura de 80oC que estará aberta a termostática e todo o líquido circulando. Depois, após resfriar um pouco o sistema, retiraria 100% da água desmineralizada e completaria 50% aditivo + 50% de água desmineralizada.

Eu utilizo o Glacelf da ELF, recomendando por um especialista em MB e que já estava sendo usado na MB antes da compra, pelo meu histórico de manutenção.

Em tempo: também tenho paranóia pelo arrefecimento, pois já me incomodou em outro carro, quando eu não tinha conhecimento nenhum sobre mecânica automotiva.

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Mensagem por EfBauru Sex 07 Set 2012, 22:39

É assim que penso confrade Walter, por isso faço as preventivas. Sempre utilizei aditivos nos sistemas dos meus carros.

Você tem razão, confrade Alexandre. Se não tenho certeza de como o sistema era tratado anteriormente, devo ficar preparado para alguma surpresa...

Mandarei fazer limpeza e substituição do líquido.

Obrigado a todos e um abraço
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Mensagem por Alexandre - PR Sex 07 Set 2012, 22:43

Jaguar,

Eu só não acho interessante fazer o flush no sistema. Ele pode desprender muita coisa que estava "quieta" e aí sim, incomodar.

É aquela velha história do flush do óleo do motor. Muitos recomendam, outros tem aversão. Eu faço parte desses últimos e só acho válido usar, em casos realmente necessários.

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Mensagem por EfBauru Sáb 08 Set 2012, 15:40

Sim, Alexandre. Compartilho da tua opinião.

Um abraço
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Mensagem por Leon Sáb 08 Set 2012, 18:01

Concordo com os confrades, mas fazendo os seguintes alertas:

- não sei como sao as passagens do sistema de seu modelo mas, como regra geral, o seletor do painel deve ser posicionado para a posição de ar quente (para que o líquido desse segmento também seja substituído, apesar do risco de sedimentos poderem travar a válvula, se assim for nesse modelo, insisto)

- muitas oficinas têm "máquinas de limpeza do arrefecimento", que me parecem mais eficientes que o método tira mangueira/escoa/põe mangueira/completa/roda/tira de novo... (não confundir com o flush, que pode corroer em especial os componentes de alumínio do sistema e passagens do cabeçote e bloco, se for o caso)
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Mensagem por douglas barddal Sáb 08 Set 2012, 18:18

Realmente a maquina existe, tinha em muitos postos mas faz tempo que sumiram, talvez em alguma especializada mas é muito mais garantido que o escoamento pelo radiador e etc.
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Mensagem por Alexandre - PR Sáb 08 Set 2012, 22:35

Se a máquina trabalhar na mesma pressão que o sistema original trabalha, ok, não vejo problema. Porém, acho que não é o que ocorre, nessa limpeza.

No mais, bem colocado Leon, o ideal é deixar ligado o ar quente para o aditivo dele sair também.

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Mensagem por douglas barddal Sáb 08 Set 2012, 22:38

Não sabia desta do ar quente Alexandre.
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Mensagem por Alexandre - PR Sáb 08 Set 2012, 22:41

Douglas barddal,

Não tenho certeza se em todas as MB dessa época são assim, mas na maioria dos carros, o ideal é deixar o ar quente ligado pouco antes da troca, para escoar o líquido do radiador, que está no radiador do ar quente, que está situado dentro do carro, no painel.

O pior é quando esse radiador interno resolve incomodar, pela falta de uso de aditivo correto. Ele vai começar a vazar. Em alguns veículos, ele está próximo aos pés, o que pode ocasionar uma explosão quando a água está quente (pela pressão), vazando para dentro do habitáculo, podendo queimar os pés do ocupante, pois é a mesma água que passa pelo radiador do motor... a solução?

Se quiser uma solução porca, pode isolar o ar quente. Você desliga a mangueira que vai para o radiador interno, lá no motor, mas fica sem ar quente (pode fazer isso em uma emergência, em caso de vazamento, pois não afeta o arrefecimento do carro).

Se quiser resolver definitivo, você precisa desmontar o painel todo do carro, para acessar o radirador e trocá-lo.... não precisa nem dizer que isso é bem trabalhoso e caro; além de demandar mão de obra especializada.
Viu só o que uma simples e barata falta de troca de aditivo do radiador pode ocasionar? affraid

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Mensagem por lucasxavi2010 Dom 09 Set 2012, 00:49

Em um outro carro meu, a bomba dágua se desmanchou após a troca do líquido de arrefecimento.
Um era organico e o outro não.
Óbvio que o carro já tinha 140 mil km e fazia parte da manutenção preventiva trocar a bomba e termostato que não troquei.

Porém, achei muita coincidência.
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Mensagem por EfBauru Dom 09 Set 2012, 12:47

Bom seria se o carro passasse por manutenção preventiva e adequada desde sua aquisição, evitaria muita dor de cabeça...

Alexandre, nem imaginava essa do radiador do ar quente. Ótima dica.

Um abraço
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Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 17:17

Alguns carros a água está constantemente circulando no radiador do painel,vc ter ar quente ou não depende da posição do flap interno do painel,mas como não dá para sabermos o que é o que em todos os modelos botem o ar quente para funcionar qdo renovarem o fluido de arrefecimento, se trocar a água toda pode entrar com qq aditivo que não dá tilt,em tempo,mistura 50/50 é para climas frios, por ex aqui no RJ é 30/70, senão não refrigera, se refrigerasse eliminávamos a água...Shocked
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Mensagem por anigrof Dom 09 Set 2012, 17:28

Maluhy, sói uma dúvida, vc recomenda 70% de aditivo e 30% de agua para o RJ? Vou trocar da minha 280SE antes de pô-la em funcionamento.
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Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 17:33

Não,o inverso,quem refrigera é a água,por ex,nos EUA em inverno rigoroso é 100% aditivo,senão começa a destroçar tudo qdo baixa de -10C....Shocked
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Mensagem por lucasxavi2010 Dom 09 Set 2012, 17:39

O Maluhy tem razao.
O calor específico da água é o mais alto que tem (quantidade de calor necessária para elevar a temperatura).
O aditivo se vale do efeito crioscópico, que faz com que a água não congele a 0 garus, mais isso diminui o calor específico da água...
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Mensagem por Maluhy Dom 09 Set 2012, 17:55

Nóis é pobre mas estuda,kkkkkk:twisted:
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Mensagem por Jorge Dom 09 Set 2012, 18:12

No meu C240 a água ta limpa mas nunca mexi deixo assim ou faço uma troca de água e coloco aditivo? A temperatura do carro fica sempre em 80 e 100 graus nunca passou disso graças a deus tbm é normal?
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