Combustivel ideal
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Combustivel ideal
Gostaria da opinião dos confrades sobre o uso da gasolina Comum , aditivada ou Podium?
Possuo uma C 240 1999.
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Alexandre Cambraia- Usuário Ouro
- Mensagens : 606
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 60
Re: Combustivel ideal
O melhor de tudo seria se tivéssemos acesso a uma gasolina que não tivesse uma quantidade tão elevada de álcool anidro, mas diante das opções que temos a melhor opção é a Podium, eu realmente gostaria de usá-la sempre, mas o valor dela em BH é na faixa de R$3,45/litro o que acaba ficando difícil de sustentar em carros com consumo alto, ainda mais aqui onde a topografia não ajuda muito.
erickdib- Usuário Prata
- Mensagens : 432
Data de inscrição : 27/09/2012
Idade : 42
Re: Combustivel ideal
O combustível ideal é aquele de qualidade, sem conter nenhum tipo de adulteração.
A adição de álcool não compromete a performance, durabilidade ou eficiência dos motores, porem aumenta o consumo.
Gasolina Comum: É a gasolina simples. Apresenta índice antidetonante (IAD) = 87, e possui 1000 ppm de teor de enxofre. Não recebe nenhum tipo de aditivo, apenas adição de álcool anidro, conforme legislação vigente. Também não recebe corante, possuindo assim a coloração natural das gasolinas (incolor a amarelada).
Gasolina Aditivada: Possui a mesma octanagem da gasolina comum (IAD = 87), diferenciando-se desta em razão da presença de detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, os bicos injetores e as válvulas do motor. A adição de álcool anidro é feita conforme legislação vigente e também possui teor de enxofre = 1000 ppm. Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum, ideal em motores os equipados com injeção eletrônica.
Gasolina Petrobras Podium: Lançada em junho de 2002, a Gasolina Petrobras Podium reúne características únicas no mercado nacional. É um novo conceito de gasolina. Possui octanagem superior às das melhores gasolinas do mundo (IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade.
A Gasolina Petrobras Podium contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção etc.). Também apresenta adição de álcool anidro, conforme legislação vigente, mas é menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm. É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem. Outra característica é a maior durabilidade no tanque sem apresentar deterioração pelo tempo. O reduzido teor de enxofre diminui a poluição e a formação carbonização nos motores
A adição de álcool não compromete a performance, durabilidade ou eficiência dos motores, porem aumenta o consumo.
Gasolina Comum: É a gasolina simples. Apresenta índice antidetonante (IAD) = 87, e possui 1000 ppm de teor de enxofre. Não recebe nenhum tipo de aditivo, apenas adição de álcool anidro, conforme legislação vigente. Também não recebe corante, possuindo assim a coloração natural das gasolinas (incolor a amarelada).
Gasolina Aditivada: Possui a mesma octanagem da gasolina comum (IAD = 87), diferenciando-se desta em razão da presença de detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, os bicos injetores e as válvulas do motor. A adição de álcool anidro é feita conforme legislação vigente e também possui teor de enxofre = 1000 ppm. Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum, ideal em motores os equipados com injeção eletrônica.
Gasolina Petrobras Podium: Lançada em junho de 2002, a Gasolina Petrobras Podium reúne características únicas no mercado nacional. É um novo conceito de gasolina. Possui octanagem superior às das melhores gasolinas do mundo (IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade.
A Gasolina Petrobras Podium contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção etc.). Também apresenta adição de álcool anidro, conforme legislação vigente, mas é menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm. É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem. Outra característica é a maior durabilidade no tanque sem apresentar deterioração pelo tempo. O reduzido teor de enxofre diminui a poluição e a formação carbonização nos motores
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Combustivel ideal
Caros confrades,obrigado pelas informações,valeu.
O único problema aqui onde moro é que a podium está custando 3,60 e poucos.
gasolina mais cara do Brasil,eu acho. rsrsr
O único problema aqui onde moro é que a podium está custando 3,60 e poucos.
gasolina mais cara do Brasil,eu acho. rsrsr
Alexandre Cambraia- Usuário Ouro
- Mensagens : 606
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 60
Re: Combustivel ideal
Ai e aqui, R$3,699.
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: Combustivel ideal
A adição de alcool traz vários problemas. É sim um combustível mais ecológico, mas para os motores atuais sempre vai ser melhor que rodem com gasolina.
LNW- Usuário Bronze
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 06/07/2013
Re: Combustivel ideal
Alexandre,
entre em pesquisar e bingo! muita informacao!
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saudações,
Alan
A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
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Alan- Consultor Técnico
- Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 71
Re: Combustivel ideal
Valeu Alan.
São tantos relatos que dúvida continua rsrsrsr
São tantos relatos que dúvida continua rsrsrsr
Alexandre Cambraia- Usuário Ouro
- Mensagens : 606
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 60
Re: Combustivel ideal
LNW, você poderia relacionar os vários problemas provocados pela adição de álcool a gasolina.
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Combustivel ideal
Não é brincadeira: O combustível ideal é aquele se usa, ou seja, você abastece, gasta e abastece novamente. Problema mesmo é carro parado...
Concordo com o Paulo Brito: não sendo adulterado, tá valendo!
Abraços
Leandro.
Concordo com o Paulo Brito: não sendo adulterado, tá valendo!
Abraços
Leandro.
leandrof79- Usuário Ouro
- Mensagens : 722
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 45
Re: Combustivel ideal
A gasolina Petrobras Podium supera as melhores do mundo em octanagem, já a Ipiranga Premium se iguala.
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Combustivel ideal
Sim,
No caso específico das MBs, as peças não receberam tratamento para ficar em contato com o etanol, portanto tem sua vida útil comprometida.
O contato da desse etanol com o óleo prejudica a lubrificação, fazendo com que tenhamos que trocar o óleo de 6 em 6 meses.
No caso específico das MBs, as peças não receberam tratamento para ficar em contato com o etanol, portanto tem sua vida útil comprometida.
O contato da desse etanol com o óleo prejudica a lubrificação, fazendo com que tenhamos que trocar o óleo de 6 em 6 meses.
LNW- Usuário Bronze
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 06/07/2013
Re: Combustivel ideal
LNW, você poderia detalhar mais e indicar-nos a fonte na Mercedes responsável por esta afirmação. Os maiores mercados da MB fora da Europa: USA e Índia já consomem gasolina com adição de álcool há muito tempo.
Países que utilizam misturas de gasolina com baixo teor de etanol | |||||||||||||||
País | Mistura | País | Mistura | País | Mistura | Estado | Mistura | Estado | Mistura | ||||||
Etanol | Etanol | Etanol | Etanol | Etanol | |||||||||||
Bitmap | |||||||||||||||
|
| Índia5 |
| Áustria | E10 | Florida | E10 | Minnesota | E10 | ||||||
Brasil6 | E20 a E25 | Jamaica7 | E10 | Dinamarca | E5 | Hawaii | E10 | Missouri | E10 | ||||||
Canadá8 | E5/E10 | Nova Zelândia9 | E10 | Finlândia | E5 | Iowa | E10 | Montana | E10 | ||||||
|
| Paraguai11 |
| Suécia | E5 | Kansas | E10 | Oregon | E10 | ||||||
Colômbia12 | E10 | Tailândia13 | E10/E20 | Louisiana | E10 | Washington | E10 | ||||||||
| E7 |
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Combustivel ideal
Acho que já faz um certo tempo que os motores resistem bem ao álcool e não acredito que seja ele que ataca o óleo. O grande problema do Brasil são as gasolinas batizadas com solventes ou outros produtos que aumentam o lucro dos postos e distribuidores. Abastecendo sempre em postos confiáveis, não acontece nada com o óleo.
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Administrador
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João- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: Combustivel ideal
Ter 5% ou 10% é uma coisa, ter 25% é outra. Isso acreditando na idoneidade do posto, coisa que raramente acontece. Se a mistura fosse feita apenas com etanol ainda seria razoável, mas usam água, solventes, etc.
Você ainda precisa de fontes? Não basta os períodos de troca do óleo lubrificante funcionarem perfeitamente para outros países e não para nós? Quantos motores no Brasil você vê ultrapassarem os 200.000km em bom estado? E não queimar óleo não quer dizer que esteja em perfeitas condições.
Acho que você está se preocupando em defender a sacanagem que fazem com a gasolina que você usa em seus carros. Deveria ser um direito nosso ter uma gasolina limpa de adições e misturas.
Você ainda precisa de fontes? Não basta os períodos de troca do óleo lubrificante funcionarem perfeitamente para outros países e não para nós? Quantos motores no Brasil você vê ultrapassarem os 200.000km em bom estado? E não queimar óleo não quer dizer que esteja em perfeitas condições.
Acho que você está se preocupando em defender a sacanagem que fazem com a gasolina que você usa em seus carros. Deveria ser um direito nosso ter uma gasolina limpa de adições e misturas.
LNW- Usuário Bronze
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 06/07/2013
Re: Combustivel ideal
LNW trabalho predominantemente com taxis da cidade de São Paulo.
Você ficaria surpreso com a quantidade de carros com mais de 400.000 km. sem mexer no motor que tem rodando aqui em São Paulo. E não são Mercedes Benz.
Você ficaria surpreso com a quantidade de carros com mais de 400.000 km. sem mexer no motor que tem rodando aqui em São Paulo. E não são Mercedes Benz.
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Abraços,
Epicco
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Epicco- Moderador
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Re: Combustivel ideal
Epicco,
Quando vc falar em mexer no motor está incluso ai o cabeçote?
Quando vc falar em mexer no motor está incluso ai o cabeçote?
C-220- Usuário Platina
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Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45
Re: Combustivel ideal
Epicco,
Sem abrir o motor eu também conheço vários. Mas veja a taxa de compressão dos cilindros, se o motor se mantem estanque, se não está carbonizado, se as folgas estão todas dentro do padrão da fábrica.
A maioria das pessoas acha que só há problema em seus motores quando começa a ver fumaça saindo pelo escape, os problemas começam muito antes disso.
Sem abrir o motor eu também conheço vários. Mas veja a taxa de compressão dos cilindros, se o motor se mantem estanque, se não está carbonizado, se as folgas estão todas dentro do padrão da fábrica.
A maioria das pessoas acha que só há problema em seus motores quando começa a ver fumaça saindo pelo escape, os problemas começam muito antes disso.
LNW- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 06/07/2013
Re: Combustivel ideal
Bom o problema é o álcool ou a idoneidade do posto? E a quantidade de veículos flex que existe atualmente no mercado? A mistura no Brasil oscila conforme a safra da cana e isso pode ocorrer no mundo inteiro. Você acha que se o álcool é misturado na gasolina do mundo inteiro, montadoras como a MB não vão se preocupar com isso?
No inicio do programa do alcool, realmente era um super problema a corrosão causada, não é mais um assunto que aparece como antes. O Eppico que trabalha com bombas de gasolina pode falar com mais propriedade a respeito disso. Gasolina no Brasil foi razoável até 73/74, tinhamos a azul que era a gasolina correta para os carros importados com taxas mais altas. Depois disso virou uma porcaria e foi assim até meados dos anos 90 quando começaram a aparecer as premiuns e a podium. Hoje a situação está bem melhor que nas décadas passadas.
No inicio do programa do alcool, realmente era um super problema a corrosão causada, não é mais um assunto que aparece como antes. O Eppico que trabalha com bombas de gasolina pode falar com mais propriedade a respeito disso. Gasolina no Brasil foi razoável até 73/74, tinhamos a azul que era a gasolina correta para os carros importados com taxas mais altas. Depois disso virou uma porcaria e foi assim até meados dos anos 90 quando começaram a aparecer as premiuns e a podium. Hoje a situação está bem melhor que nas décadas passadas.
João- Administrador
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Idade : 62
Re: Combustivel ideal
C-220 incluso o cabeçote.
LNW você quer padrões de um motor zero, de fábrica, num motor com, digamos, 200.000 km?
LNW você quer padrões de um motor zero, de fábrica, num motor com, digamos, 200.000 km?
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Epicco
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Re: Combustivel ideal
Ambos. O Etanol sempre vai se mais destrutivo para o sistema de lubrificação do carro que a gasolina. Os solventes então... Para quem troca de carro todo ano não faz diferença, mas para quem mantem o carro por anos, sim.
Eu não tenho nenhum veículo flex. O carro usa uma taxa de compressão inapropriada para ambos os combustíveis, não tem sua eficiência otimizada em nenhum deles. Sem falar que o etanol é adulterado com água mesmo e, quem vai pagar a conta do seu calço hidráulico?
Oscila conforme a safra. E os outros países? Por lá não há oscilação? Lá quando você quer gasolina, você compra uma gasolina quase pura ou pura. Quando você quer etanol, você compra etanol.
Eu não tenho nenhum veículo flex. O carro usa uma taxa de compressão inapropriada para ambos os combustíveis, não tem sua eficiência otimizada em nenhum deles. Sem falar que o etanol é adulterado com água mesmo e, quem vai pagar a conta do seu calço hidráulico?
Oscila conforme a safra. E os outros países? Por lá não há oscilação? Lá quando você quer gasolina, você compra uma gasolina quase pura ou pura. Quando você quer etanol, você compra etanol.
LNW- Usuário Bronze
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Re: Combustivel ideal
LNW
Você está misturando as discussões, solventes ou água não são características técnicas, são fraudes, procure ter o hábito de abastecer em postos confiáveis, de preferencia sempre o mesmo. Eu que ando de carro velho sempre faço isso.
Misturar o etanol é uma tendencia mundial.
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Você está misturando as discussões, solventes ou água não são características técnicas, são fraudes, procure ter o hábito de abastecer em postos confiáveis, de preferencia sempre o mesmo. Eu que ando de carro velho sempre faço isso.
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Re: Combustivel ideal
Bem o Brasil já está no 10º ano dos veículos flex, não são a maior maravilha do mundo, e no entanto representam 99% do mercado de veículos leves zero quilometro.
A industria de lubrificantes esta perfeitamente adequada a atender esse segmento sem problemas.
Como disse o João, o maior problema é o combustível adulterado.
A industria de lubrificantes esta perfeitamente adequada a atender esse segmento sem problemas.
Como disse o João, o maior problema é o combustível adulterado.
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Re: Combustivel ideal
João nessa época que você menciona a gasolina era aditivada com chumbo, de forma a elevar suas actanas. Tão nocivo para a saúde que os funcionários da BR que manuseavam o bicho tinham aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho.
Vejam bem, vamos aqui falar de novo: o álcool que é misturadona gasolina é o alcool anidro, se água. Não causa corrosão aos componentes do veículo que com ele tenham contato.
O álcool vendido na bomba do posto é o álcool hidratado, com até 7,5% de água, esse sim corrosivo para as partes que com ele tenham contato.
Vejam bem, vamos aqui falar de novo: o álcool que é misturadona gasolina é o alcool anidro, se água. Não causa corrosão aos componentes do veículo que com ele tenham contato.
O álcool vendido na bomba do posto é o álcool hidratado, com até 7,5% de água, esse sim corrosivo para as partes que com ele tenham contato.
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Epicco
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Re: Combustivel ideal
Sim, mas atualmente o problema da corrosão ainda aparece com frequência, digo nos carros flex atuais? Os primeiros carros a alcool sofriam com carburadores e outras partes que ficavam em contato com o alcool.
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