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(W168): Barulho estranho vindo do motor - o quê pode ser?

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Mensagem por master_1212 Qua 14 Ago 2013, 11:19

Bom dia a todos.
Desque que comprei a minha MB A160 1999, a mesma tinha um barulho estranho quando o motor é ligado tipo rolamento de bomba de agua.
Levei a um mecânico aqui na cidade, e após análise, o mesmo constatou que era a correia Poly-V e provavelmnte os três rolamentos de apoio.Mandei então o mesmo fazer o serviço.Quando ele montou tudo novamente a surpresa, não era e o barulho continuou, o que ele fez:tirou a correia e funcionou o carro novamente por uns 2 minutos e o barulho tava lá.
Segundo o mecânico, agora só restou a corrente, de dentro do motor, pergunta:Algum dos amigos já possou por isso?Se sim, qual manutenção foi feita?A corrente tem alguma regulagem ou é 100% regulagem hidráulica?Qual o problema em ficar com este barulho.A correia Poly-V toca a bomba de agua também, mais alternador e ar condicionado?
O menos ruin é que o mecânico só cobrou as peças (3 rolamentos mais a correia) não cobrou a mão de obra, pois se tivesse retirado a correia antes de trocar tudo tinha matado a charada.
Obs:. o mesmo trocou isso tudo baixando o motor parcialmente.
15 dias antes troquei óleo por um da SHELL HX7 10W40, mas o barulho já tinha mesmo antes da troca.Pergunta:Estou usando o óleo correto também?A MB está com 101.000 klm.
O que mais devo olhar dento do motor, se decidir pela troca a corrente?
Abraço,
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Mensagem por cassio machado Qua 14 Ago 2013, 11:51

Vamos aguardar os mestres.
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Mensagem por douglas barddal Qua 14 Ago 2013, 13:22

A minha 190 começou a fazer isso e não parou mais, era alternador troquei e sumiu o barulho, o carro estava com 70.000km.
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Mensagem por master_1212 Qua 14 Ago 2013, 13:42

Douglas.Até onde sei o alternador funciona com a correia Poly-V certo?A minha correia foi retirada e o barulho continuou, sendo assim o alternador estava desligado.
Uma dúvida, a bomba de agua é tocada com a correia também?
Abraço,
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Mensagem por iraniel silva Qua 14 Ago 2013, 17:33

Olá Sérgio! Parece ser o barulho da bomba eletro-hidráulica da direção... verifique se quando meche com o volante o barulho aumenta e a abaixa em seguida, se for, é normal esse barulho. Caso esteja muito alto, necessita de uma revisão da bomba.
Abraços,
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Mensagem por master_1212 Qua 14 Ago 2013, 18:05

Iraniel,
Estarei verificando, só uma pergunta: a bomba é ligada na correia Poly-V?Se sim está descartada, pois o barulho continua sem a correia.
Abraço,
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Mensagem por master_1212 Qua 14 Ago 2013, 18:29

Iraniel,Pesqusei no Mercado Livre e esta bomba é 100% elétrica mesmo, falei besteira.
Pergunta: para efetuar testes para verificar se o problema e nela, posso desligar a mesma e ligar o motor, ou vou gerar algum problema no carro?
Abraço,
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Mensagem por Fajardo Qua 14 Ago 2013, 18:34

Tive um problema de barulho no motor, troquei o óleo na CSS e sumiu o barulho.
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Mensagem por walter paiva Qua 14 Ago 2013, 18:49

Seguem as respostas.

Segundo o mecânico, agora só restou a corrente, de dentro do motor, pergunta:Algum dos amigos já possou por isso?Se sim, qual manutenção foi feita?
Resp.: A unica manutenção é a troca da corrente, das guias da corrente e do tensor hidraulico.

A corrente tem alguma regulagem ou é 100% regulagem hidráulica?
Resp: é 100% hidraulica

Qual o problema em ficar com este barulho.
Resp: se for mesmo barulho de corrente ela pode quebrar, com isso o pistão atropela as valvulas entortando-as, sendo necessário a manutenção no cabeçote.

A correia Poly-V toca a bomba de agua também, mais alternador e ar condicionado?
Resp.: Sim

Obs:. o mesmo trocou isso tudo baixando o motor parcialmente.
Resp.: É possivel a troca sem baixar o motor.

15 dias antes troquei óleo por um da SHELL HX7 10W40, mas o barulho já tinha mesmo antes da troca.Pergunta:Estou usando o óleo correto também?A MB está com 101.000 klm.
Resp.: Sim esta correto atende a norma MB 229.3

O que mais devo olhar dento do motor, se decidir pela troca a corrente?
Resp.: Já que vai baixar o motor, verifique:
Motor de partida (motor de arranque);
Mangueiras de carga parcial de óleo;
Coxins;
Velas;
Verificar se o motor tem borra de óleo, pode ser isso a causa do barulho. Constatado a borra efetuar a limpeza interna do motor;

Lembrando que:
O que digo aqui é uma pista do que pode ser o barulho, pois é muito difícil diagnosticar barulho no mundo virtual Wink

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Mensagem por Epicco Qua 14 Ago 2013, 19:16

Se o barulho vem do mesmo lado em que esta a correia poly-v pode sim ser ruido da corrente.
Antes de trocar a corrente, se o ruido vir dela mesmo, verifique se o esticador da mesma não esta com defeito. Ele pode não estar atuando bem mantendo a corrente frouxa e provocando barulho.

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Mensagem por master_1212 Qua 14 Ago 2013, 20:17

Epico,
È possivel trocar o esticador da corrente com o motor no lugar, ou tem que baixar o motor?a onde o mesmo fica?Perguto pois em Jaguariuna não temos nenhum especialista em MB.
E o barulho é do mesmo lado sim da correia poly-v.
Mais uma pergunta: é possivel limpar borra do motor ou até mesmo o motor?Andei lendo que tem no mercado uns produtos para isso, que se coloca no motor 500 ml, funciona o carro uns 15 minutos e depois efetua a troca do oleo e filtro.Se tiver mesmo e puder passar especificações agradeço.Posso começar por este tipo de limpeza.Aguardo
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Mensagem por anderson5252 Qua 14 Ago 2013, 20:21

Sergio DAngelo como é esse barulho?
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Mensagem por master_1212 Qua 14 Ago 2013, 20:36

Anderson,
Da a impressão de rolamento gasto, não sei como descrever, seria + ou - assim: u u u u u.
Mas os 3 relamentos de apoio da correia foram trocados junto com a correia, e este barulho vem do lado da correia.
Lendo em outro topico, falam até da bomba eletro-hidráulica, mas eu desliguei a mesma e o barulho, continua, sendo assim tudo que estava ao meu alcançe foi desligado e o barulho continua.Acho que só sobrou mesmo a carente.Alguem ja fez esta troca?Tem ideia de valores?
Abraço.
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Mensagem por walter paiva Qua 14 Ago 2013, 20:46

Sergio,

Próximo de sua região tem a mercamp:

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Mensagem por Epicco Qua 14 Ago 2013, 20:47

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É esse cara dentro do quadrado verde. Não é necessário baixar o motor para mexer nele.
Só é encontrado à venda na concessionária.

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Mensagem por master_1212 Qua 14 Ago 2013, 20:57

Epicco.Obrigado.Neste caso tem que trocar ou começa primeiro por uma limpeza?
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Mensagem por seilathiago Qua 14 Ago 2013, 21:20

Vou aproveitar o tópico e fazer uma pergunta:

Também tenho observado um barulho estranho no motor do classe a 160 2005 quando o mesmo está ligado e desengrenado. Observei que quando eu piso na embreagem o barulho desaparece. As vezes acho que é normal, entretanto outras vezes percebo uma diferença de barulho muito grande quando piso ou não na embreagem. Se alguém puder me dar uma luz.
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Mensagem por douglas barddal Qua 14 Ago 2013, 21:29

Sergio vc esta falando de fazer um Flush para limpar o motor, já deu muito pano de manga esta discussão aqui, eu fundi o motor de uma Alfa fazendo Flush, mas se for feito desde novo eu acho legal, seilathiago meu conterrâneo, este seu problema não sei, espere alguém mais balizado lhe ajudar.
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Mensagem por Epicco Qua 14 Ago 2013, 21:55

Começa primeiro verificando se ele esta funcionando direito, ou se tem alguma sujeira interferindo em seu funcionamento.
Com relação a valores para troca da corrente do motor, se for feita como se deve substituindo-se suas guias, é necessário que se abaixe o agregado com o motor e câmbio. Esse serviço, dependendo do mecânico, fica entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00.
Alguns mecânicos trocam somente a corrente, sem trocar as guias, e nesse caso não precisa baixar motor nem nada. Emenda a corrente nova na velha e puxa a velha colocando a nova no lugar. Não é um serviço correto.

Mas verifique primeiro o tensionador hidráulico.

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Mensagem por master_1212 Sex 16 Ago 2013, 15:31

Epicco.Você fala em verificar o tensionador hidráuloco antes certo?Como que isso é feito?Basta tirar do local e ver se ele vai e volta, acredito que deva ter alguma resistência neste vai e vem certo?Ou tem algum macete para efetuar testes?Limpeza será que ajuda, uma vez que vai estar fora?Se sim, com o que se limpa, gasolina?
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Mensagem por master_1212 Sex 16 Ago 2013, 16:14

Boa tarde.Achei um video, que relata o mesmo problema/barulho igual ao meu caso.
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Está em Alemão, mas o barulho é igualzinho.Aguardo retorno se é mesmo corrente, se da pra tentar resolver pelo tensionador hidráulico ou se não tem nada a ver.
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Mensagem por master_1212 Qui 29 Ago 2013, 16:11

Epicco boa tarde.Me dá um help.Marquei de levar a minha A160 segunda feira em um mecânico aqui na cidade para dar uma geral no tensionador da corrente.Você consegue me passar o que deve ser feito de testes no mesmo, para ver se está ok depois de retirar o mesmo?qual o melhor produto para limpeza?
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Mensagem por Epicco Qui 29 Ago 2013, 16:15

Sergio não tenho a menor idéia de como proceder para verificar a integridade do tensionador.
De uma ligada para o Jorge da Sinal Verde, ou peça para seu mecânico ligar, tenho certeza que ele dará alguma dica.

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Mensagem por fa_bauru Qui 29 Ago 2013, 17:27

Pessoal, como não posso postar links, procurem no mercadolivre:

Kit Distribuição Corrente Mercedes Classe A 160 190 Completo
e

Tensor Da Corrente Distribuiçao Mercedes Classe A 160/190

Não sei se é isso, mas me parece que sim! O último é original, o primeiro, parece que não mas é o kit completo com todas as peças!
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Mensagem por master_1212 Ter 03 Set 2013, 17:24

Boa tarde.Infelizmente vou ter que abrir mesmo o motor.Tudo o que foi possivel de testes e trocas foram feitas e só restou mesmo a troca da correte, o que já foi feito:
troca da correia poly-v
troca dos rolamentos (3) de apoio
foi retirado o tensionador hidráulico, foi feito uma limpeza externa e reinstalado.
foi retirada a correia e ligou-se o motor (por uns2 minutos) e o barulho continua.
ao ligar o motor (com a correia) e abrir a tampa por onde coloca o óleo, ouvi-se um barulho estranho também, vindo de dentro.
Em resumo não restou nada além da corrente.Estou vendo alguns kits no mercado livre mas não faço ideia se as marcas são boas e estão girando em torno de 550,00 (6 peças), sem a corrente da bomba de óleo.Alguem já efetuou a troca da corrente e pode recomendar algumas marcas de kit, ou até mesmo falar se as marcas que estão a venda no mercado livre presta?
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