(W194): O modelo precursor da 300SL
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(W194): O modelo precursor da 300SL
Amigos,
recuperando mais um tópico meu que julgávamos perdido após um indivíduo desequilibrado ter fingido deletar o antigo forum:
Não há dúvida de que a 300SL Gullwing de 1954 foi um marco na evolução dos carros esporte. Contudo, não se fala muito da sua antecessora, a W194, que foi o primeiro modelo da série, lançada em 1952.
A W194 já trazia as famosas portas Asa de Gaivota, bem como o um visual próximo ao que viriam ser as R/C198. A maior diferença estava na dianteira, uma evolução direta dos modelos de competição (especialmente as W196). As primeiras reuniões para o início do projeto começaram em 1947, ainda sob o impacto da Segunda Gerra, que destruiu praticamente todas as instalações industriais alemãs.
Rudolf Uhlenhaut foi o engenheiro encarregado do projeto, que desejava um carro com no mínimo 200hp para brilhar nas competições. Contudo, a engenharia da Mercedes-Benz não dispunha de um motor à altura. Porém, havia o motor M159 de 6 cilindros em linha, que foi projetado no final dos anos 30 para equipar automóveis e pequenos caminhões e era extremamente robusto. Esse motor ainda não havia sido desenvolvido em seu limite e na época gerava entre 60 e 70hp.
Após a Guerra, esse motor começou a ser preparado e, sob a designação M186 passou a equipar as recém-lançadas 300 "Adenauer" em 1951, oferecendo 115hp. Esse motor continuou a evoluir, chegando no M188 com 170hp e posteriormente chegou a sua versão definitiva, o M194. Era instalado inclinado a 50º, com uma transmissão manual de 4 marchas. Apesar de extremamente robusto e potente, era um conjunto muito pesado para um carro esporte.
Como não havia outra opção, era preciso reduzir peso em outros pontos. Foi aí que surgiu a idéia do chassi tubular + carroceria em alumínio, utilizada posteriormente na versão "de rua" das 300SL. Essa estrutura deu origem às portas Asa de Gaivota, necessárias devido às laterais muito altas do chassi.
O primeiro protótipo (chassi W194 010 00001/52) iniciou os testes em novembro de 1951, rodando em Stuttgart, Nurburgring e Hockenheim. A versão final foi apresentada em 12 de março de 1952. Essa primeira versão das 300SL foi utilizada em competições até 1954, quando então a MB lançou a sua versão famosa até hoje.
Mais informações, histórico de corridas e imagens em alta definição das W194 podem ser vistos em www.emercedesbenz.com
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Não há dúvida de que a 300SL Gullwing de 1954 foi um marco na evolução dos carros esporte. Contudo, não se fala muito da sua antecessora, a W194, que foi o primeiro modelo da série, lançada em 1952.
A W194 já trazia as famosas portas Asa de Gaivota, bem como o um visual próximo ao que viriam ser as R/C198. A maior diferença estava na dianteira, uma evolução direta dos modelos de competição (especialmente as W196). As primeiras reuniões para o início do projeto começaram em 1947, ainda sob o impacto da Segunda Gerra, que destruiu praticamente todas as instalações industriais alemãs.
Rudolf Uhlenhaut foi o engenheiro encarregado do projeto, que desejava um carro com no mínimo 200hp para brilhar nas competições. Contudo, a engenharia da Mercedes-Benz não dispunha de um motor à altura. Porém, havia o motor M159 de 6 cilindros em linha, que foi projetado no final dos anos 30 para equipar automóveis e pequenos caminhões e era extremamente robusto. Esse motor ainda não havia sido desenvolvido em seu limite e na época gerava entre 60 e 70hp.
Após a Guerra, esse motor começou a ser preparado e, sob a designação M186 passou a equipar as recém-lançadas 300 "Adenauer" em 1951, oferecendo 115hp. Esse motor continuou a evoluir, chegando no M188 com 170hp e posteriormente chegou a sua versão definitiva, o M194. Era instalado inclinado a 50º, com uma transmissão manual de 4 marchas. Apesar de extremamente robusto e potente, era um conjunto muito pesado para um carro esporte.
Como não havia outra opção, era preciso reduzir peso em outros pontos. Foi aí que surgiu a idéia do chassi tubular + carroceria em alumínio, utilizada posteriormente na versão "de rua" das 300SL. Essa estrutura deu origem às portas Asa de Gaivota, necessárias devido às laterais muito altas do chassi.
O primeiro protótipo (chassi W194 010 00001/52) iniciou os testes em novembro de 1951, rodando em Stuttgart, Nurburgring e Hockenheim. A versão final foi apresentada em 12 de março de 1952. Essa primeira versão das 300SL foi utilizada em competições até 1954, quando então a MB lançou a sua versão famosa até hoje.
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