Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W194): O modelo precursor da 300SL

Ir para baixo

(W194): O modelo precursor da 300SL Empty (W194): O modelo precursor da 300SL

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 16 Ago 2013, 11:05

Amigos,
recuperando mais um tópico meu que julgávamos perdido após um indivíduo desequilibrado ter fingido deletar o antigo forum:

Não há dúvida de que a 300SL Gullwing de 1954 foi um marco na evolução dos carros esporte. Contudo, não se fala muito da sua antecessora, a W194, que foi o primeiro modelo da série, lançada em 1952.

(W194): O modelo precursor da 300SL 66_MercedesW194

(W194): O modelo precursor da 300SL 447401_745961_4761_5023_504709Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447396_745947_5032_5102_504691Ohne_

A W194 já trazia as famosas portas Asa de Gaivota, bem como o um visual próximo ao que viriam ser as R/C198. A maior diferença estava na dianteira, uma evolução direta dos modelos de competição (especialmente as W196). As primeiras reuniões para o início do projeto começaram em 1947, ainda sob o impacto da Segunda Gerra, que destruiu praticamente todas as instalações industriais alemãs.

(W194): O modelo precursor da 300SL 447394_745940_4745_4952_504682Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447389_745925_4721_5102_504664Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447382_745904_4769_5079_504646Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447376_745885_4769_4847_504628Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447373_745876_5032_5102_504619Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447369_745866_4745_4840_504610Ohne_

Rudolf Uhlenhaut foi o engenheiro encarregado do projeto, que desejava um carro com no mínimo 200hp para brilhar nas competições. Contudo, a engenharia da Mercedes-Benz não dispunha de um motor à altura. Porém, havia o motor M159 de 6 cilindros em linha, que foi projetado no final dos anos 30 para equipar automóveis e pequenos caminhões e era extremamente robusto. Esse motor ainda não havia sido desenvolvido em seu limite e na época gerava entre 60 e 70hp.

(W194): O modelo precursor da 300SL W194_R_Uhlenhaut

(W194): O modelo precursor da 300SL 444698_737896_768_464_42125855292

(W194): O modelo precursor da 300SL 444696_737892_768_454_42126755293

(W194): O modelo precursor da 300SL 444695_737888_768_394_42124055148

(W194): O modelo precursor da 300SL 444694_737884_768_419_42124955833

(W194): O modelo precursor da 300SL 300sltubes

Após a Guerra, esse motor começou a ser preparado e, sob a designação M186 passou a equipar as recém-lançadas 300 "Adenauer" em 1951, oferecendo 115hp. Esse motor continuou a evoluir, chegando no M188 com 170hp e posteriormente chegou a sua versão definitiva, o M194. Era instalado inclinado a 50º, com uma transmissão manual de 4 marchas. Apesar de extremamente robusto e potente, era um conjunto muito pesado para um carro esporte.

(W194): O modelo precursor da 300SL 447399_745954_4777_4728_504700Ohne_

Como não havia outra opção, era preciso reduzir peso em outros pontos. Foi aí que surgiu a idéia do chassi tubular + carroceria em alumínio, utilizada posteriormente na versão "de rua" das 300SL. Essa estrutura deu origem às portas Asa de Gaivota, necessárias devido às laterais muito altas do chassi.

(W194): O modelo precursor da 300SL 447392_745933_4785_4575_504673Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447386_745915_4753_4904_504655Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447366_745855_4761_4895_504595Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 447362_745844_4753_4663_504586Ohne_

(W194): O modelo precursor da 300SL 444717_737954_768_564_42207887F263

O primeiro protótipo (chassi W194 010 00001/52) iniciou os testes em novembro de 1951, rodando em Stuttgart, Nurburgring e Hockenheim. A versão final foi apresentada em 12 de março de 1952. Essa primeira versão das 300SL foi utilizada em competições até 1954, quando então a MB lançou a sua versão famosa até hoje.

(W194): O modelo precursor da 300SL Semttulo2

(W194): O modelo precursor da 300SL 498308_872896_2772_1971_418654m_rzt

(W194): O modelo precursor da 300SL 444678_737837_3670_2483_4210483

(W194): O modelo precursor da 300SL 444674_737825_3695_2739_4210382


Mais informações, histórico de corridas e imagens em alta definição das W194 podem ser vistos em www.emercedesbenz.com

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos