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A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?

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Mensagem por paulo_afs Qui 14 Nov 2013, 23:46

Boa noite a todos os confrades do PMB, se me permitem, gostaria de contar uma historinha hoje, de um carro, claro um Mercedes e solicitar a opinião de vocês!
Nesta história gostaria de utilizar um exemplo com duas situações diferentes e no caso o carro será um Classe A manual com motor 1.6 de 102 cavalinhos:
 
1-    Um certo cliente, dono de uma estrela (Classe A) fabricada no Brasil, no estado de Minas Gerais, na linda Cidade de Juiz de fora resolve fazer uma revisão no seu carro, pois o que vem incomodando é o pedal de embreagem duro e as vezes agarrando no assoalho, pois bem, levando o carro na oficina e após vistoriado pelo mecânico o serviço será:
 
= = = = = = = = = = = = = = = 
 
a)   
– Troca do kit de embreagem;
– Troca do cilindro do pedal;
– Troca do cilindro da caixa;
– Troca do óleo de caixa;
– Mão de obra;

O carro desse cliente já está com 150.000 km originais e jamais recebeu manutenção neste item.
O cliente compra as peças originais na concessionária, porém pergunta ao mecânico: O vendedor das peças perguntou se é necessária a substituição do retentor do volante? O Mecânico responde: Não é necessária a troca, pois não existem vazamentos.
 
Ao montar o carro com as peças novas, o óleo vaza pelo retentor do volante!
E aí, o cliente é solicitado à comprar um retentor novo, mas quem paga a mão de obra para refazer o serviço todo + a troca do retentor?  
 
= = = = = = = = = = = = = = =
 
b)   
– Troca do kit de embreagem;
– Troca do cilindro do pedal;
– Troca do cilindro da caixa;
– Troca do óleo de caixa;
– Troca do retentor do volante;
– Mão de obra;

O carro desse cliente já está com 150.000 km originais e jamais recebeu manutenção neste item.
O cliente compra as peças originais na concessionária, porém pergunta ao mecânico: O vendedor das peças perguntou porque está trocando o retentor do volante, existem vazamentos? O Mecânico responde: Não existem vazamentos, porém o carro já tem uma quilometragem muito alta e a peça ainda é original, o melhor é trocar pois evitaremos qualquer problema futuro e o prejuízo de uma nova mão de obra.
 
Ao montar o carro com as peças novas, o óleo vaza pelo retentor do volante que também é novo e original!
E aí, o cliente é solicitado a levar o retentor novo na concessionária Mercedes e solicitar a troca em garantia, mas nesse caso quem paga a mão de obra para refazer o serviço todo + a troca do retentor?  
 
Agradeço a todos que puderem dar suas opiniões, abraço!
Paulo André.


Última edição por paulo_afs em Qui 14 Nov 2013, 23:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros na escrita.)
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Mensagem por Ednilton Fernandes Sex 15 Nov 2013, 00:17

Confrade que situação chata ou melhor em ambas situações. Eu tenho zero de experiência em baby, mas tem um monte de confrades especialistas em baby, logo darão opiniões sobre seu caso. 

Abraços e boa sorte.


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Mensagem por Relâmpago Sex 15 Nov 2013, 01:01

Paulo,

No história A, somente um mecânico louco não trocaria o retentor. O seu custo é irrisório perto do valor total do serviço. E caso vaze, o serviço terá que ser feito novamente. Não vale o risco.

Na história B, o caso é um pouco mais complexo. Se não foi uma autorizada que instalou a peça, ela pode (e provavelmente vai) alegar que a mesma foi mal instalada, etc. Ela pode inclusive negar o fornecimento de uma nova peça sem custo.

Vou te contar uma experiência minha: Há alguns atrás, quando me registrei em um antigo fórum de MBs, dos muitos que já existiram, sofri algo semelhante. Fui à um dos mecânicos mais indicados. O meu problema não era muito grave: Substituição dos amortecedores, coxins, batentes.

Todas as peças originais. Paguei uma mão de obra cara. Ao passar pela primeira lombada, um rangido horrível. Chegando em casa, levantei eu mesmo o carro nas preguiças. Acredita que o cidadão tinha montado as peças invertidas?!

Poderia eu mesmo desmontar e fazer da forma correta... Mas caramba, eu paguei por aquilo! E paguei caro! Reportei que haviam rangidos e mandei o carro de volta. O carro foi novamente para oficina. Dessa vez voltou à contento. Mas o bonitão disse que tinha desmontado e nada havia de errado, andou com o carro e não notou problemas.

Não admitiu o erro, mas pelo menos desfez a lambança...
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Mensagem por Ednilton Fernandes Sex 15 Nov 2013, 01:18

Seria em BH essa oficina?


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Mensagem por Gilberto/SP Sex 15 Nov 2013, 01:53

Acho mais prudente a opinião de algum mecânico. Já passei por situação semelhante e é bem desagradável e desgastante.
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Mensagem por GR Sex 15 Nov 2013, 04:54

Isto é o famoso Mexânico... Teria que trocar na garantia e nunca mais voltaria nele.... Que picareta!!! Mad Mad Mad
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Mensagem por GR Sex 15 Nov 2013, 04:55

Aqui tem muitos.... A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?  3034666159 A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?  3527962833
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Mensagem por Epicco Sex 15 Nov 2013, 05:54

No caso A o dono do veículo deve fornecer o retentor e o mecânico troca-lo sem custo.

No caso B se o defeito for do retentor a peça deverá ser trocada em garantia e a fornecedora da peça deve arcar com a mão de obra.
Se o defeito foi da instalação o mecânico arca com toda a despesa.

Cabe ressaltar que não é comum e nem é regra se trocar retentor do volante quando da troca de kit de embreagem de qualquer veículo.

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Mensagem por metalth Sáb 16 Nov 2013, 01:48

Paulo, eu estou concordando com o Epicco aqui em cima. Depende de qual foi o causador do defeito.
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Mensagem por walter paiva Sáb 16 Nov 2013, 10:41

O Epicco falou tudo.

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Mensagem por GR Sáb 16 Nov 2013, 14:24

Para mim a culpa é do mecânico, pois foi oferecido trocar o retentor e o mesmo não deixou, portanto se o problema foi na peça que ele falou para não trocar, ele é culpado e deve trocá-la em garantia....
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Dom 17 Nov 2013, 13:35

Só uma pergunta: qual das duas histórias realmente aconteceu?

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Mensagem por iveiga Dom 17 Nov 2013, 13:59

Só uma pergunta: x2
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Mensagem por jbelline Dom 17 Nov 2013, 15:03

Paulo André,

Não sou mecânico, muito menos entendo de automóveis a ponto de saber os procedimentos a serem adotados em situação A ou B.

Contudo, na sua mensagem, o que se caracteriza é a ética profissional, no caso, a do mecânico.

Se bem compreendi, o mecânico avaliou o MB, identificou o(s) problema(s) e lhe informou o material a ser trocado e para executar o serviço, cobrou-lhe a mão-de-obra, o que é justo.

Mas ao executar o serviço, se houve erro no diagnóstico ou na própria prática e ocorre o que vc relatou, fica evidente que o mecânico deverá arcar com o produto perdido, no caso o oléo, sem cobrar mais uma mão-de-obra, e entendo eu, cabe a você comprar a peça faltante, no caso o retentor (situação A).

Porém aqui entra aquela máxima: o que é certo nem sempre é justo, e o que é justo nem sempre é certo.

Situações similares em prestação de serviços ocorrem em outras esferas, se você estiver disposto a "brigar" pelos seus direitos de consumidor, ação judicial no mecânico.
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