A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
+7
metalth
Epicco
GR
Gilberto/SP
Relâmpago
Ednilton Fernandes
paulo_afs
11 participantes
Página 1 de 1
A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Boa noite a todos os confrades do PMB, se me permitem, gostaria de contar uma historinha hoje, de um carro, claro um Mercedes e solicitar a opinião de vocês!
Nesta história gostaria de utilizar um exemplo com duas situações diferentes e no caso o carro será um Classe A manual com motor 1.6 de 102 cavalinhos:
Nesta história gostaria de utilizar um exemplo com duas situações diferentes e no caso o carro será um Classe A manual com motor 1.6 de 102 cavalinhos:
1- Um certo cliente, dono de uma estrela (Classe A) fabricada no Brasil, no estado de Minas Gerais, na linda Cidade de Juiz de fora resolve fazer uma revisão no seu carro, pois o que vem incomodando é o pedal de embreagem duro e as vezes agarrando no assoalho, pois bem, levando o carro na oficina e após vistoriado pelo mecânico o serviço será:
= = = = = = = = = = = = = = =
a)
– Troca do kit de embreagem;
– Troca do cilindro do pedal;
– Troca do cilindro da caixa;
– Troca do óleo de caixa;
– Mão de obra;
O carro desse cliente já está com 150.000 km originais e jamais recebeu manutenção neste item.
O cliente compra as peças originais na concessionária, porém pergunta ao mecânico: O vendedor das peças perguntou se é necessária a substituição do retentor do volante? O Mecânico responde: Não é necessária a troca, pois não existem vazamentos.
Ao montar o carro com as peças novas, o óleo vaza pelo retentor do volante!
E aí, o cliente é solicitado à comprar um retentor novo, mas quem paga a mão de obra para refazer o serviço todo + a troca do retentor?
= = = = = = = = = = = = = = =
b)
– Troca do kit de embreagem;
– Troca do cilindro do pedal;
– Troca do cilindro da caixa;
– Troca do óleo de caixa;
– Troca do retentor do volante;
– Mão de obra;
O carro desse cliente já está com 150.000 km originais e jamais recebeu manutenção neste item.
O cliente compra as peças originais na concessionária, porém pergunta ao mecânico: O vendedor das peças perguntou porque está trocando o retentor do volante, existem vazamentos? O Mecânico responde: Não existem vazamentos, porém o carro já tem uma quilometragem muito alta e a peça ainda é original, o melhor é trocar pois evitaremos qualquer problema futuro e o prejuízo de uma nova mão de obra.
Ao montar o carro com as peças novas, o óleo vaza pelo retentor do volante que também é novo e original!
E aí, o cliente é solicitado a levar o retentor novo na concessionária Mercedes e solicitar a troca em garantia, mas nesse caso quem paga a mão de obra para refazer o serviço todo + a troca do retentor?
Agradeço a todos que puderem dar suas opiniões, abraço!
Paulo André.
Última edição por paulo_afs em Qui 14 Nov 2013, 23:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros na escrita.)
paulo_afs- Usuário Ouro
- Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 46
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Confrade que situação chata ou melhor em ambas situações. Eu tenho zero de experiência em baby, mas tem um monte de confrades especialistas em baby, logo darão opiniões sobre seu caso.
Abraços e boa sorte.
João 3:16
Abraços e boa sorte.
João 3:16
Ednilton Fernandes- Usuário Prata
- Mensagens : 450
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 45
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Paulo,
No história A, somente um mecânico louco não trocaria o retentor. O seu custo é irrisório perto do valor total do serviço. E caso vaze, o serviço terá que ser feito novamente. Não vale o risco.
Na história B, o caso é um pouco mais complexo. Se não foi uma autorizada que instalou a peça, ela pode (e provavelmente vai) alegar que a mesma foi mal instalada, etc. Ela pode inclusive negar o fornecimento de uma nova peça sem custo.
Vou te contar uma experiência minha: Há alguns atrás, quando me registrei em um antigo fórum de MBs, dos muitos que já existiram, sofri algo semelhante. Fui à um dos mecânicos mais indicados. O meu problema não era muito grave: Substituição dos amortecedores, coxins, batentes.
Todas as peças originais. Paguei uma mão de obra cara. Ao passar pela primeira lombada, um rangido horrível. Chegando em casa, levantei eu mesmo o carro nas preguiças. Acredita que o cidadão tinha montado as peças invertidas?!
Poderia eu mesmo desmontar e fazer da forma correta... Mas caramba, eu paguei por aquilo! E paguei caro! Reportei que haviam rangidos e mandei o carro de volta. O carro foi novamente para oficina. Dessa vez voltou à contento. Mas o bonitão disse que tinha desmontado e nada havia de errado, andou com o carro e não notou problemas.
Não admitiu o erro, mas pelo menos desfez a lambança...
No história A, somente um mecânico louco não trocaria o retentor. O seu custo é irrisório perto do valor total do serviço. E caso vaze, o serviço terá que ser feito novamente. Não vale o risco.
Na história B, o caso é um pouco mais complexo. Se não foi uma autorizada que instalou a peça, ela pode (e provavelmente vai) alegar que a mesma foi mal instalada, etc. Ela pode inclusive negar o fornecimento de uma nova peça sem custo.
Vou te contar uma experiência minha: Há alguns atrás, quando me registrei em um antigo fórum de MBs, dos muitos que já existiram, sofri algo semelhante. Fui à um dos mecânicos mais indicados. O meu problema não era muito grave: Substituição dos amortecedores, coxins, batentes.
Todas as peças originais. Paguei uma mão de obra cara. Ao passar pela primeira lombada, um rangido horrível. Chegando em casa, levantei eu mesmo o carro nas preguiças. Acredita que o cidadão tinha montado as peças invertidas?!
Poderia eu mesmo desmontar e fazer da forma correta... Mas caramba, eu paguei por aquilo! E paguei caro! Reportei que haviam rangidos e mandei o carro de volta. O carro foi novamente para oficina. Dessa vez voltou à contento. Mas o bonitão disse que tinha desmontado e nada havia de errado, andou com o carro e não notou problemas.
Não admitiu o erro, mas pelo menos desfez a lambança...
Relâmpago- Usuário Bronze
- Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Seria em BH essa oficina?
João 3:16
João 3:16
Ednilton Fernandes- Usuário Prata
- Mensagens : 450
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 45
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Acho mais prudente a opinião de algum mecânico. Já passei por situação semelhante e é bem desagradável e desgastante.
Gilberto/SP- Usuário Platina
- Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Isto é o famoso Mexânico... Teria que trocar na garantia e nunca mais voltaria nele.... Que picareta!!!
GR- Usuário Platina
- Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Aqui tem muitos....
GR- Usuário Platina
- Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
No caso A o dono do veículo deve fornecer o retentor e o mecânico troca-lo sem custo.
No caso B se o defeito for do retentor a peça deverá ser trocada em garantia e a fornecedora da peça deve arcar com a mão de obra.
Se o defeito foi da instalação o mecânico arca com toda a despesa.
Cabe ressaltar que não é comum e nem é regra se trocar retentor do volante quando da troca de kit de embreagem de qualquer veículo.
No caso B se o defeito for do retentor a peça deverá ser trocada em garantia e a fornecedora da peça deve arcar com a mão de obra.
Se o defeito foi da instalação o mecânico arca com toda a despesa.
Cabe ressaltar que não é comum e nem é regra se trocar retentor do volante quando da troca de kit de embreagem de qualquer veículo.
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Paulo, eu estou concordando com o Epicco aqui em cima. Depende de qual foi o causador do defeito.
metalth- Usuário Ouro
- Mensagens : 745
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 38
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
O Epicco falou tudo.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Para mim a culpa é do mecânico, pois foi oferecido trocar o retentor e o mesmo não deixou, portanto se o problema foi na peça que ele falou para não trocar, ele é culpado e deve trocá-la em garantia....
GR- Usuário Platina
- Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Só uma pergunta: qual das duas histórias realmente aconteceu?
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Só uma pergunta: x2
iveiga- Usuário Ouro
- Mensagens : 870
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 49
Re: A história de uma estrela, seu nome é Classe A, quem paga o serviço?
Paulo André,
Não sou mecânico, muito menos entendo de automóveis a ponto de saber os procedimentos a serem adotados em situação A ou B.
Contudo, na sua mensagem, o que se caracteriza é a ética profissional, no caso, a do mecânico.
Se bem compreendi, o mecânico avaliou o MB, identificou o(s) problema(s) e lhe informou o material a ser trocado e para executar o serviço, cobrou-lhe a mão-de-obra, o que é justo.
Mas ao executar o serviço, se houve erro no diagnóstico ou na própria prática e ocorre o que vc relatou, fica evidente que o mecânico deverá arcar com o produto perdido, no caso o oléo, sem cobrar mais uma mão-de-obra, e entendo eu, cabe a você comprar a peça faltante, no caso o retentor (situação A).
Porém aqui entra aquela máxima: o que é certo nem sempre é justo, e o que é justo nem sempre é certo.
Situações similares em prestação de serviços ocorrem em outras esferas, se você estiver disposto a "brigar" pelos seus direitos de consumidor, ação judicial no mecânico.
Não sou mecânico, muito menos entendo de automóveis a ponto de saber os procedimentos a serem adotados em situação A ou B.
Contudo, na sua mensagem, o que se caracteriza é a ética profissional, no caso, a do mecânico.
Se bem compreendi, o mecânico avaliou o MB, identificou o(s) problema(s) e lhe informou o material a ser trocado e para executar o serviço, cobrou-lhe a mão-de-obra, o que é justo.
Mas ao executar o serviço, se houve erro no diagnóstico ou na própria prática e ocorre o que vc relatou, fica evidente que o mecânico deverá arcar com o produto perdido, no caso o oléo, sem cobrar mais uma mão-de-obra, e entendo eu, cabe a você comprar a peça faltante, no caso o retentor (situação A).
Porém aqui entra aquela máxima: o que é certo nem sempre é justo, e o que é justo nem sempre é certo.
Situações similares em prestação de serviços ocorrem em outras esferas, se você estiver disposto a "brigar" pelos seus direitos de consumidor, ação judicial no mecânico.
jbelline- Usuário Bronze
- Mensagens : 108
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 49
Tópicos semelhantes
» Serviço de transporte para as estrelas - quem conhece?
» Classe A - 20 anos de história
» Estrela da grade frontal - Classe A 190
» Comercial Classe A - Ou tem Segurança ou não tem Estrela
» (W204): Estrela clássica ou a medalha na Classe C?
» Classe A - 20 anos de história
» Estrela da grade frontal - Classe A 190
» Comercial Classe A - Ou tem Segurança ou não tem Estrela
» (W204): Estrela clássica ou a medalha na Classe C?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos