(W204): Funcionamento do sistema de controle de tração
+6
Ulysses V8 Benz
Aere
marantzz
brunomota
claudiogpf
Fernando Bauru
10 participantes
Página 1 de 1
(W204): Funcionamento do sistema de controle de tração
Galera ontem dei uma acelerada e tinha um pouco de areia no asfalto o carro girou uns 90 graus so e quando deu tracao no asfalto acionou o controle de tracao, a luz do C.T um carrinho saindo de lado ficou OFF e o carro perdeu a potencia e apareceu uma msg no painel para consultar o monual, liguei para o ex proprietario e ele me disse para desligar o carro que voltaria ao normal, fiz isso e realmente voltou, mas achei estranho, é assim mesmo? Valew
Fernando Bauru- Usuário Iniciante
Re: (W204): Funcionamento do sistema de controle de tração
Assim que as rodas traseiras perdem tração o controle é acionado. Com o controle ligado acho muito difícil o carro girar 90 graus. Ele pode sair um pouco de traseira e em seguida piscar a luz do controle e ele volta a trajetória. Em seguida, não fica nada aceso no painel.
Não deveria aparecer nada no painel pra consultar o manual. Ocorreu um erro no sistema. Seria bom você passar na concessionária pra apagar a memória de erros do seu veículo.
Não deveria aparecer nada no painel pra consultar o manual. Ocorreu um erro no sistema. Seria bom você passar na concessionária pra apagar a memória de erros do seu veículo.
claudiogpf- Usuário Bronze
Belez claudio vou ver isso mesmo, ela girou pq tinha areia senao nao gira.... Vlw
Independente de ter areia quando ele perde tração, imediatamente o controle reduz a força do motor para não perder o controle do carro.. Acho que seu sistema está com avaria/erro por isso você perdeu o ligeiramente o controle e o computador mandou consultar o manual.
Entendi Claudio, eu sou leigo sobre quase td no carro tinha um I30 e troquei faz 3 dias, vou dar uma olhada nisso valew
Beleza amigo, qualquer dúvida... Passa lá depois e pede pra passar o computador e apagar a memória de erros... Ou simplesmente conta o que aconteceu...
Tem como desligar o controle de tracao?
brunomota- Usuário Iniciante
tem sim, no painel. Embora não seja aconselhável, é um item de segurança. Já me salvou uma vez inclusive. Olha no manual.
marantzz- Usuário Iniciante
Já no ímpeto de mostrar todo minha sabedoria sobre pilotagem, desliguei o controle de tração, e mandei o pau numa estradinha de serra. A receita pro desastre estava certinha, e ignóbil não se tocou. Peguei uma curva com bastante óleo e com areia, o meu carro deu um 180 graus. Obviamente uma escapada ou outra de traseira leve, é prazeroso e fácil de corrigir, mas antes de sair por aí se divertindo se certifique sobre o que há na superfície, senão, vai rodar e correr riscos desnecessariamente.
Aere- Usuário Bronze
Amassou muito ?
marantzz- Usuário Iniciante
O desligamento do controle de tração / ESP não é total. O sistema entra novamente em caso de perigo iminente.
Ainda assim, o ESP/ASR ainda não conseguiu revogar as leis da física, portanto há situações em que nem o sistema mais moderno irá segurar o carro.
Abraço!
Ainda assim, o ESP/ASR ainda não conseguiu revogar as leis da física, portanto há situações em que nem o sistema mais moderno irá segurar o carro.
Abraço!
Dependendo do veículo Ulysses, você está sozinho.
Que eu saiba as AMGs, BMWs, e vários outros veículos, o controle não retoma a situação em nenhuma circunstância quando desligado.
Ligado por sua vez é outra história.
Que eu saiba as AMGs, BMWs, e vários outros veículos, o controle não retoma a situação em nenhuma circunstância quando desligado.
Ligado por sua vez é outra história.
Aere- Usuário Bronze
Nas BMs eu realmente não sei, mas nas AMGs (pelo menos até 2009/2010) o sistema volta sim. Ele apenas é calibrado para uma maior tolerância nas AMGs, daí porque parece que fica desativado permanentemente.
Abraço!
Abraço!
Atualmente possuo uma BMW, e nela funciona dessa forma. Não volta, nem que você faça coisas incrivelmente estúpidas hehe. Eu sei porque já rodei umas 3 vezes com ela. Quanto as AMGS, que eu saiba é isso. Mas cada carro funciona de uma forma.
Abraços
Abraços
Aere- Usuário Bronze
Bom eu já rodei com AMG apesar do ESP, ele não revoga as leis da física apenas ajuda. Desligar totalmente só em carros preparados, duvido que algum fabricante libere 100%. Acho que eles fica sim bem mais tolerantes.
Meu carro também aparece essa mensagem de erro no ESP e manda calibrar os pneus, troquei as rodas do carro, será que tem alguma relação?
mrcaetano- Usuário Iniciante
amigos , desculpe o flood do topico ....
tinha uma C200 komp. 09/10 e agora estou com uma C180 1.8 2012 !!!
na C200 , tinha no painel a opção de "desativar" o CT .....na C180 nao tem !!
tem algum comando que faça isso na 180 ?? tem como desligar , mesmo que parcialmente , o CT na C180 desse modelo ?? (1.8 turbo)
sei que nos audi's (a4 por exe) , se vc aperta o CT ele é parcialmente desligado ...se segura por 60s ...ele desliga praticamente por completo !!
abraço
tinha uma C200 komp. 09/10 e agora estou com uma C180 1.8 2012 !!!
na C200 , tinha no painel a opção de "desativar" o CT .....na C180 nao tem !!
tem algum comando que faça isso na 180 ?? tem como desligar , mesmo que parcialmente , o CT na C180 desse modelo ?? (1.8 turbo)
sei que nos audi's (a4 por exe) , se vc aperta o CT ele é parcialmente desligado ...se segura por 60s ...ele desliga praticamente por completo !!
abraço
gabibat- Usuário Bronze
É o que o Ulysses e o João disseram. Não desliga em nenhum veículo, salvo se "fuçar". Na Europa, origem desses carros, o sistema é lei (seja um Dacia ou uma Masserati). Portanto, não desativa por completo.
http://carplace.uol.com.br/controle-de-estabilidade-esp-passa-ser-obrigatorio-na-europa/
http://euroncap.blob.core.windows.net/media/1444/euro-ncap-esc-testing-protocol-v12.pdf
http://www.euroncap.com/en/vehicle-safety/glossary/?id=21683#
Os sistema apenas ajudam, não fazem mágica. Não usá-los, é imprudência deliberada. É colocar a vida de terceiros em risco.
http://carplace.uol.com.br/controle-de-estabilidade-esp-passa-ser-obrigatorio-na-europa/
http://euroncap.blob.core.windows.net/media/1444/euro-ncap-esc-testing-protocol-v12.pdf
http://www.euroncap.com/en/vehicle-safety/glossary/?id=21683#
Os sistema apenas ajudam, não fazem mágica. Não usá-los, é imprudência deliberada. É colocar a vida de terceiros em risco.
AEP- Usuário Platina