(AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
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(AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
Fonte: http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/lubrificantes/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAyNTD5egIEcnQ3cTE6B8JJK8v7-nK1DewNXVw9gcqNyYJN2o8gZBRpTodiJkt59Hfm6qfkFuaGhEuaMiAD2sX9s!/dl3/d3/L0lDU0lKSWdra0EhIS9JTlJBQUlpQ2dBek15cUEhL1lCSlAxTkMxTktfMjd3ISEvN185TzFPTktHMTBHMDJGMDJMRko4T0RBMDA4Mg!!/?PC_7_9O1ONKG10G02F02LFJ8ODA0082000000_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/linha+lubrax/apresentacao/mitos+sobre+lubrificacao
"Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso.
Desta forma,o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.
Como exemplo temos: SAE – Society of Automotive Engineers É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho.
Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão.
Mais informações em “O que significam os números (20W-40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?”. API – American Petroleum Institute Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.
Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor.
Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SM, SL, SJ, etc.
O “S” desta sigla significa Service Station e a outra letra define o desempenho em ordem alfabética crescente.
Com a evolução dos motores os óleos sofreram modificações, através da inclusão de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e formação de depósitos, etc.
Atualmente, o nível API SM é o mais avançado.
No caso de motores diesel, a classificação é API CJ-4, API CI-4, CH-4, CG-4, CF, etc. O “C” significa Commercial.
A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens. ACEA – Association des Constructeurs Européens de l’Automobile (antiga CCMC) Esta classificação europeia associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus
(Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.
JASO – Japanese Automobile Standards Organization Define especificação para a classificação de lubrificantes
para motores dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).
Também existe a classificação JASO T903, para avaliar e classificar a adequação de óleos lubrificantes ao sistema de transmissão de uma motocicleta, que se subdivide em JASO MA (MA1/MA2) e MB. NMMA – National Marine Manufacturers Association Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos para motores náuticos de 2 tempos através da Sigla TC-W3 (Two Cycle Water) e para motores náuticos de 4 tempos a gasolina através da sigla FC-W (Four Cycle Water)".
"Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso.
Desta forma,o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.
Como exemplo temos: SAE – Society of Automotive Engineers É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho.
Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão.
Mais informações em “O que significam os números (20W-40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?”. API – American Petroleum Institute Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.
Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor.
Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SM, SL, SJ, etc.
O “S” desta sigla significa Service Station e a outra letra define o desempenho em ordem alfabética crescente.
Com a evolução dos motores os óleos sofreram modificações, através da inclusão de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e formação de depósitos, etc.
Atualmente, o nível API SM é o mais avançado.
No caso de motores diesel, a classificação é API CJ-4, API CI-4, CH-4, CG-4, CF, etc. O “C” significa Commercial.
A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens. ACEA – Association des Constructeurs Européens de l’Automobile (antiga CCMC) Esta classificação europeia associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus
(Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.
JASO – Japanese Automobile Standards Organization Define especificação para a classificação de lubrificantes
para motores dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).
Também existe a classificação JASO T903, para avaliar e classificar a adequação de óleos lubrificantes ao sistema de transmissão de uma motocicleta, que se subdivide em JASO MA (MA1/MA2) e MB. NMMA – National Marine Manufacturers Association Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos para motores náuticos de 2 tempos através da Sigla TC-W3 (Two Cycle Water) e para motores náuticos de 4 tempos a gasolina através da sigla FC-W (Four Cycle Water)".
Última edição por AEP em Sáb 11 Out 2014, 16:32, editado 1 vez(es)
AEP- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
Desde o final de 2010 que existe o API SN, este até 2013 era o mais avançado.
Christiano- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
Classificação do sistema API:
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AEP- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
eu pesquisei bastante pra achar um oleo barato, e de qualidade. que me saiu menos de 17 reais.
esse é bom para os fanáticos em originalidade. no manual do meu carro tem que ser oleo aprovado mb 229.1 preferencialmente o 10w40. e estava na internet na pagina da mercedes, oleo aprovado.
esse é bom para os fanáticos em originalidade. no manual do meu carro tem que ser oleo aprovado mb 229.1 preferencialmente o 10w40. e estava na internet na pagina da mercedes, oleo aprovado.
A190- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
Meus paraBENZ, é isso aí
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Walter
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
Obrigado.
aqui um site interessante sobre os óleos, siglas e etc.
oleoparacarros.com.br/o-que-significam-as-siglas-nas-embalagens-de-oleo-lubrificante/
aqui um site interessante sobre os óleos, siglas e etc.
oleoparacarros.com.br/o-que-significam-as-siglas-nas-embalagens-de-oleo-lubrificante/
A190- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
Aqui na auto peças Auto Zone este óleo Syntium 1000 também esta nesse valor.
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Walter
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
olha aí walter, voce fala do mercado livre, nem sempre tem peça falsificada. Eu vendo a anos e compro. claro que ja recebi coisa errada, que não era a mesma. mas peça de carro sempre a mesma anunciada, e com nota
A190- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Significado das siglas que vem nas embalagens de óleos lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA). A relação delas com o desempenho dos produtos
Este óleo nessa viscosidade 10W 40 sempre foi barato nas casas de auto peças e de troca de óleo por aqui.
O que eu quis dizer foi para tomar cuidado com peças muito baratas, ou é roubada ou falsificada, como diz o Maluhy "Não existe almoço grátis"!
Mas claro, tem coisas interessantes com bons preços lá no ML e até já comprei, não tenho dúvidas que tem vendedores sérios e honestos lá.
O que eu quis dizer foi para tomar cuidado com peças muito baratas, ou é roubada ou falsificada, como diz o Maluhy "Não existe almoço grátis"!
Mas claro, tem coisas interessantes com bons preços lá no ML e até já comprei, não tenho dúvidas que tem vendedores sérios e honestos lá.
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Walter
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