(W168): O avô do A45 AMG! A210 Evolution!
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Kanduxo
Gustavo Vanesghick
6 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: W168 - 1997 a 2004 ( 1999 a 2005 no Brasil ) :: Manuais, Catálogos, Brochuras e Publicações
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(W168): O avô do A45 AMG! A210 Evolution!
http://www.flatout.com.br/a210-evolution-historia-primeiro-hatch-da-mercedes-amg/
A210 Evolution: a história do primeiro hatch da Mercedes AMG
LEONARDO CONTESINI 27 JANEIRO, 2014
A210 Evolution: a história do primeiro hatch da Mercedes AMG
LEONARDO CONTESINI 27 JANEIRO, 2014
Há pouco mais de um mês, a Mercedes começou a vender no Brasil seu novo esportivo de entrada, o A45 AMG. Ele pode até ser o primeiro hatch a levar o sobrenome esportivo como foi anunciado por aí, mas o que poucos sabem, é que ele não foi o primeiro hatch projetado pela Mercedes AMG.
Em 2002, a AMG planejava uma versão esportiva da primeira geração do Classe A (W168) – o mesmo modelo que foi produzido no Brasil. A ideia era fazer o modelo A21 AMG Kompressor para atingir potência próxima à do Golf GTI da época (180 cv). Mas o projeto inicial não pôde ser levado adiante devido à transmissão e embreagem: o alto torque dos motores sobrealimentados tornaria a caixa muito suscetível a quebras. Ao contrário de todos os demais modelos Mercedes, o Classe A era o único com motor transversal, o que o impedia de usar a transmissão da Classe C, por exemplo, e construir uma nova caixa especialmente para um modelo de baixo volume era inviável.
Restou à AMG trabalhar à moda antiga, como nos seus anos de preparadora independente: modificando o motor mais potente disponível na linha, o M166 1.9 8v do A190. A AMG já havia feito algo semelhante com o 190E 3.2 AMG, e com o C36 AMG, que usavam o motor M104 de 2,8 litros como base.
Sendo assim, a AMG manteve o bloco original e trocou pistões, bielas e virabrequim para aumentar a cilindrada para 2,1 litros. O cabeçote ganhou novas molas de válvulas e um comando de maior graduação. Depois bastou reprogramar a ECU, redimensionar o sistema de lubrificação e instalar um novo sistema de escape de fluxo duplo. O resultado? 140 cv de potência, 20,9 mkgf. Nada mau para um motor 2.1 com apenas duas válvulas por cilindro da virada do milênio.
A AMG afinou a dinâmica do carro com novos discos de freio frisados e perfurados de 26 cm, barra estabilizadora traseira mais grossa e um novo conjunto de amortecedores Bilstein Sport B4 com molas mais rígidas. Depois das alterações o carro ficou com 1.165 kg, resultando em uma apetitosa relação peso/potência de 8,32 kg/cv que permitia números de desempenho como 8 segundos para a aceleração de zero a 100 km/h e 205 km/h de velocidade máxima.
O visual foi retocado com para-choques e saia lateral exclusivos da AMG e rodas 17×7 com pneus 205/40. O interior seguia o padrão dos AMG da época, com cintos e painel de instrumentos levemente prateados, volante com empunhadura esportiva, bancos de couro perfurado com mais apoio para o corpo, pedais e soleiras e detalhes no painel e nas portas em alumínio escovado.
Motor preparado, dinâmica acertada, visual renovado. O A21 AMG estava pronto.
Mas antes do lançamento um pequeno problema: segundo uma suposta regra da Mercedes na época, para um modelo receber o emblema AMG ele não poderia ser produzido em massa, e precisava desenvolver no mínimo 40% mais potência que o modelo mais potente da classe – neste caso o A190 de 125 cv.
Ele até seria produzido em volume menor, mas precisava de mais 35 cv para receber a medalha da divisão esportiva. Com apenas 140 cv ele acabou rebatizado como A210 Evolution.
O A210 Evolution foi lançado em 2002 e produzido por apenas dois anos em volume muito menor que seus irmãos comportados. Em 2004 a Mercedes encerrou a produção europeia do W168 e no ano seguinte lançou a segunda geração do Classe A (W169) e o então inédito Classe B (W245). Ambas tinham evoluções nos motores e na transmissão, o que permitiu a criação dos modelos A200 Turbo e B200 Turbo de 195 cv. Nenhuma delas foi desenvolvida pela AMG, que só voltou a olhar para a Classe A em 2013, com o explosivo A45, seu segundo hot hatch, mas que desta vez recebeu merecidamente o sobrenome de três letras.
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
- Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50
Re: (W168): O avô do A45 AMG! A210 Evolution!
Eu acho legal essa versão AMG, com exceção do painel e volante, que prefiro, particularmente, os do W168 nacional.
Re: (W168): O avô do A45 AMG! A210 Evolution!
o meu carro e AMG por fora idêntico a esse so que sem o sensores de estacionamento, mais por dentro tem o lugar certo para furação
savinho- Banido
- Mensagens : 779
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 30
Re: (W168): O avô do A45 AMG! A210 Evolution!
Sou apaixonado por essa versão! Queria muito deixar a minha Sofi a mais próxima possivel deste lindo amg.
ThiSantana- Usuário Bronze
- Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 35
Re: (W168): O avô do A45 AMG! A210 Evolution!
Essa grade dianteira é meu sonho, mas meio difícil de encontrar. Tem uma anunciada no ebay que com o preço atual do dólar sai mais de R$ 1.000,00 sem contar o frete.
diegocaetano- Usuário Bronze
- Mensagens : 206
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 34
Re: (W168): O avô do A45 AMG! A210 Evolution!
linda demais
fabio andrade- Usuário Ouro
- Mensagens : 897
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 56
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