Para os puristas
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Para os puristas
[size=32]Mercedes S600 V12 Drift: conheça a história do Project Cars #60
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A preparação
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Olá, meu nome é Paulo Kise. Trabalho com pisos industriais há 14 anos e meu hobby é meter a mão na graxa inventando coisas ou mexendo em carros e motos.
Gosto de qualquer coisa que tenha motor e, por isso, estou montando uma caranga para participar de campeonatos de drift organizados pelos meus primos da Drift Show. A ideia surgiu quando eu estava assistindo a um dos eventos num fim de semana qualquer, em 2012, e um deles me convidou para participar.
Não era tão simples assim, afinal, eu não tinha um carro japonês com tração traseira, diferencial blocado e motor preparado como os Skyline, Chaser, Mark II e todos aqueles outros carros que eu adorava ver andando de lado.
Então lembrei do meu Mercedes-Benz S600 Coupe 1995 com motor V12 e câmbio automático, todo original, com apenas 42.000 km. Eu havia trocado o carro “na chave” com uma Saveiro Surf 2004. Ele estava com problemas eletrônicos, e depois de gastar muito dinheiro em cinco oficinas diferentes, e passar por um período difícil na minha empresa, acabei encostando o carro.
Expliquei a situação do carro para os primos, e eles me apresentaram um cara excepcional chamado Leandro Matraka, que trabalhou por dez anos fazendo carros de drift no Japão. A solução para o Mercedes veio na simples adaptação de uma injeção Fueltech FT-400. Em duas semanas o V12 estava roncando.
A preparação
Enquanto o Matraka ia fazendo a ligação da FT-400, fui removendo toda a parte elétrica, eletrônica, módulos (são uns 10), suportes, fios, chicotes, botões, painel, bancos, forrações, tapetes, lampadinhas e tudo que não ia usar mais e pudesse aliviar peso, pois o carro original já vem pesando 2.200 kg — a Baleia, como apelidei o carro, era blindada, para piorar a história.
Entrando um pouco na parte técnica (puristas saiam da sala!) que poderá ajudar muitos donos de hot rod, BMW, Audi e outros importados que querem ver o motor berrar sem fazer questão de estar original, para fazer o V12 funcionar, adaptamos duas bobinas de Omega seis cilindros pois a Fueltech FT-400 emite sinal para até 6 cilindros, mas com a ligação dupla conseguimos ativar os 12 cilindros.
Para a leitura de rotação do motor, os dois sensores de rotação do virabrequim foram desativados e soldamos uma roda fônica de Fiat Uno na polia frontal do motor com o sensor de rotação para fazer a leitura. Também instalamos sensores de pressão de óleo e gasolina e um chicote novo. Com tudo pronto, demos a partida e o motor roncou bonito.
O motor V12 de seis litros originalmente tem 385 cv, 60 mkgf de torque e estava originalmente limitado a 5.000 rpm, com as válvulas injetoras com 60% de abertura. O preparador abriu a vazão para 100% e aumentou o corte de injeção para 6.800 rpm. Imagine o ronco do monstrão!
A primeira borrachada foi ali mesmo, na garagem. Sumimos no meio da fumaça. Depois repetimos o burnout na rua, e o carro mal saiu do lugar com o torque brutal. Na terceira brincadeira, o câmbio automático quebrou depois de deixar uma bela lixada no asfalto.
Na etapa seguinte, instalamos um câmbio de seis marchas tirado de um Audi RS2, supostamente projetado para suportar até 90 mkgf de torque. Pareceu ideal para drift.
A tarefa não foi fácil, mas também não foi impossível. Faltava um pedal de embreagem, a embreagem completa e o atuador hidráulico, novos suportes, um cardã específico para o novo câmbio e uma flange para adaptar o câmbio no motor.
Começamos cortando a flange das duas caixas para soldar a flange Mercedes no câmbio Audi, para usar tudo na posição original. A embreagem de cerâmica foi feita sob medida pela Displatec, toda em aço. Com a caixa no carro, bastou adaptar o cardã na nova medida.
Ainda falta solucionar o pedal da embreagem. Tentei usar o do Volkswagen Fox, mas ele tem pouco curso, e por isso acho que foi acabar fabricando um novo. Outra mudança que precisa ser feita é o trambulador, que ainda não funcionou muito bem.
Por dentro, adaptei um banco concha Sparco, com cinto de cinco pontos. Preciso comprar mais um para levar a patroa para passear! Também ganhei um volante da Lotse, com engate rápido e instalei um jogo de rodas 18×10 que combinaram bem com a Baleia.
Fiz toda a suspensão na Noopcar usando os amortecedores originais com mais carga e todo o embuchamento em PU. Ficou um monstro. O tanque de 100 litros eu troquei por um menor, de 20 litros, feito de inox, alimentado por mangueiras com rosca de alta pressão e duas bombas elétricas.
Ainda falta fazer a gaiola de proteção, terminar a substituição dos vidros blindados por policarbonato, arrancar o resto da blindagem quitar o IPVA e sair para testar o carro. Mas isso tudo é história para os próximos posts. Até lá!
Por Paulo Kise, Project Cars #60
Fonte: Link
Sinceramente, me deu uma dor no coração ver isso.
Caio_Cartaxo- Usuário Prata
- Mensagens : 489
Data de inscrição : 22/08/2013
Idade : 28
Re: Para os puristas
Meu Deus....sem comentários...
VLOiveira- Usuário Iniciante
- Mensagens : 46
Data de inscrição : 28/03/2013
Idade : 43
Re: Para os puristas
O AEP vai infartar... Alguém proíbe ele de ler!
Abraço
Leandro
Abraço
Leandro
leandrof79- Usuário Ouro
- Mensagens : 722
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 45
Re: Para os puristas
Deve dar pra se divertir bem, um projeto interessante. Não vejo problema algum,
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Para os puristas
Sinceramente. Do limão, uma limonada! (E que "limonada" forte...)
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
- Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50
Re: Para os puristas
Eu não consigo aceitar que alguém destruiu uma maravilha da eng alemã dessa maneira
Caio_Cartaxo- Usuário Prata
- Mensagens : 489
Data de inscrição : 22/08/2013
Idade : 28
Re: Para os puristas
Blindada, com problemas eletrônicos (relatado pelo proprietário).
Destruída, dependendo da blindagem e da blindadora, já estava!
Além disso, vai manter um V12 original para ver o tamanho da conta...
Destruída, dependendo da blindagem e da blindadora, já estava!
Além disso, vai manter um V12 original para ver o tamanho da conta...
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
- Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50
Re: Para os puristas
S A C R I L É G I O ! ! ! !
Gui- Usuário Prata
- Mensagens : 295
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 50
Re: Para os puristas
Antes assim do que abandonada em uma garagem sem nenhuma expectativa!
Fábio Cavef- Usuário Bronze
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 27/08/2012
Idade : 51
Re: Para os puristas
Não era este carro anunciado no mercado livre para venda de materiais de acabamento e estofamento? Lembro-me de uma anunciada justamente com o propósito de tornar-se racing car. De qualquer forma, elogio a determinação do proprietário em ressuscitá-la, porém com outro "espirito" não-convencional. Melhor vê-la na ativa, mesmo que de um modo alternativo, do que abandonada ("empalhada") num quintal qualquer, deteriorando.
Tenho curiosidade em vê-la na ativa!!!!
Tenho curiosidade em vê-la na ativa!!!!
José Manoel- Usuário Prata
- Mensagens : 265
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 45
Re: Para os puristas
Vai continuar viva por um bom tempo.
john anderson- Usuário Bronze
- Mensagens : 235
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 57
Re: Para os puristas
cade o Maluhy, ele gosta disto
_________________
saudações,
Alan
A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
alantrost@terra.com.br
Alan- Consultor Técnico
- Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 71
Re: Para os puristas
Tomara que dê pau nos japoneses... hahaha
FERNANDO SALOMONE- Usuário Bronze
- Mensagens : 204
Data de inscrição : 04/10/2012
Idade : 59
Re: Para os puristas
Cara, que espetáculo o trabalho feito sobre o carro! Eu não gosto desse trem de drifting e arrancada, mas foi uma p... obra de engenharia mecânica, especialmente pela liberdade do retrabalho, com uma verdadeira alforria daquilo que costuma amarrar os mecânicos que lidam com esses motores, como módulos, injeção e ignição eletrônica, câmbio automático etc. Parabéns (com S mesmo)!
Thiago França- Usuário Prata
- Mensagens : 294
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 47
Re: Para os puristas
O projeto foi, sem duvidas, muito bem executado, MAS, eu não faria de jeito nenhum.
Re: Para os puristas
Que coragem!!!!
ZIG MASTER JUNIOR- Usuário Platina
- Mensagens : 1094
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 46
Re: Para os puristas
Obviamente o dono do carro deve ter bastante dinheiro pois nada disso me pareceu muito barato. Eu acho louvavel quem tem coragem de ir do comeco ao fim. Eh um projeto e todo projeto tem seu merito. Nesse o proprietario tem eh muito de ir adaptando tudo e saber adaptar. Eu me diverti lendo o post e a pergunta no meio era do cambio e logo depois vi que estourou o original. Realmente um cambio normal para isso que ele fez nao iria dar certo. E ele deve ter bte relacionamento para achar um cambio de RS2 assim como se acha porta de gol em desmanche
john- Usuário Platina
- Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: Para os puristas
Já tinha deixado de ser uma Mercedes quando foi blindada. Se está sobrando $$$$$ não vejo nada demais, apenas brincou com uma coisa que não tinha mais salvação por causa da blindagem. Deve ser bem divertido acelerar um V12 manual kkkkkkk
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: Para os puristas
Estou ansioso para ver videos desse, agora, 'bólido' rss.
Parabéns (com S mesmo) 2x.!!!
João, vc foi muito feliz na sua observação: "Deve ser bem divertido acelerar um V12 com cambio manual"
Abraço
Parabéns (com S mesmo) 2x.!!!
João, vc foi muito feliz na sua observação: "Deve ser bem divertido acelerar um V12 com cambio manual"
Abraço
Valmir21- Usuário Ouro
- Mensagens : 640
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 45
Re: Para os puristas
Leandro!!! Ainda bem que você me conhece. Minha pressão acabou de ir a 18:09. Tomei uma caixa de Atacand...
Só vi agora!
Meu Deus! Como para mim é o mais belo chassi de todos os tempos da MB, além da minha queda especial pela C140, achei loucura!!!
Esse carro, original, tinha que estar no MoMA.
Não faria nunca!
Só vi agora!
Meu Deus! Como para mim é o mais belo chassi de todos os tempos da MB, além da minha queda especial pela C140, achei loucura!!!
Esse carro, original, tinha que estar no MoMA.
Não faria nunca!
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: Para os puristas
O cara esta decidido a colocar a baleia de lado mesmo!! Sou companheiro em acelerar um v12 manual, deve ser muito forte, e interessante, que me chamou a atenção, dois sensores de rotação foram substituídos por um roda fônica. Fiquei pensando será q..., não sei, acho q depois de tanta mudança que foi feita, os sensores iam atrapalhar.
AEP, sente se sentir dor no peito, caso seja só hipertensão, pense em coisas boas, um passeio de 221, com motorista, massageador ligado, um belo suco de uva de alguns vales por ai pelo mundo e lembre-se vc esta em uma mb, enjoy.
Abraço.
João 3:16
AEP, sente se sentir dor no peito, caso seja só hipertensão, pense em coisas boas, um passeio de 221, com motorista, massageador ligado, um belo suco de uva de alguns vales por ai pelo mundo e lembre-se vc esta em uma mb, enjoy.
Abraço.
João 3:16
Ednilton Fernandes- Usuário Prata
- Mensagens : 450
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 45
Re: Para os puristas
Apelou, perdeu!
Salvem as baleias!
Eu coloco o motorista prá correr!
Salvem as baleias!
Eu coloco o motorista prá correr!
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: Para os puristas
Desde q o motorista não seja eu!!!! Kkkkkkk!!!!
João 3:16
João 3:16
Ednilton Fernandes- Usuário Prata
- Mensagens : 450
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 45
Re: Para os puristas
É AEP... Eu tentei te poupar... Kkkk
Melhor assim do que doadora de peças... Definitivamente, não é a minha praia!
Abraços
Leandro
Melhor assim do que doadora de peças... Definitivamente, não é a minha praia!
Abraços
Leandro
leandrof79- Usuário Ouro
- Mensagens : 722
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 45
Re: Para os puristas
Isso sim virou brinquedo de gente grande! Tbm quero ver essa barca de lado ... Agora um tanque de 20 L com 100% de vazão ? Acho que a brincadeira deve durar uns 5minutinhos por tanque
cassio vitor- Usuário Platina
- Mensagens : 1017
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 52
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