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(AJUDA GERAL): Vidros blindados - delaminação

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Mensagem por Nilton Ter 11 Fev 2014, 00:35

O confrade jmbabsb do Distrito Federal tomou conhecimento através de um tópico, que eu possuo uma E430 B4, e, através de MP, pediu minha opinião sobre o estado de algumas B4 a venda em SP. No meio das conversas surgiram algumas discussões técnicas que a meu ver devem migrar para cá, não só porque é vedada a discussão desses temas em MP, mas também porque interessa e demanda conhecimento de todos.
A principal dúvida é com relação aos vidros delaminados. A substituição por outro original é inviável economicamente. É possível a recuperação desses vidros? É fácil a sua montagem e desmontagem?
Me parece que o vidro contido no 'sanduíche' é feito de material que não permite recuperação.
Algum confrade já pesquisou isso?
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Mensagem por jmbabsb Ter 11 Fev 2014, 00:55

Como bem colocou o confrade, Nilton, a própria oferta de E340 B4 é muito limitada, em uma semana de pesquisa encontrei 4 ou 5 carros, sendo que todos tinham problemas com delaminação. Algumas fontes, aproveito pra citar uma [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] asseguram ser possível retirar a bolha com a utilização de AUTOCLAVE. " Após a remoção cuidadosa do vidro, o mesmo é colocado em uma autoclave (espécie de vaso de pressão) e submetido a alta pressão e temperatura por um determinado período. Este processo é semelhante a uma das etapas de produção do vidro blindado. Por isso, o denominamos de re-autoclavagem."
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Mensagem por Nilton Ter 11 Fev 2014, 01:08

JM,
Os vidros da ex-minha ML 320, blindada no Brasil, foram recuperados pela re-autoclavagem. O vidro está sujeito a quebra, por isso algumas blindadoras exigem a assinatura de um termo isentando a mesma das despesas com a aquisição de novo vidro. Esqueci de comentar que os vidros recuperados ficaram com grau.
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Mensagem por jmbabsb Ter 11 Fev 2014, 01:14

Nilton,

Vamos ve se algum confrade tem mais informações.. amanha vou fazer uma cotação no site q postei acima pra ver quanto sairia o serviço  de um vidro vigia de uma B4 e quais os termos.
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Mensagem por jmbabsb Ter 11 Fev 2014, 13:51

Fiz o orçamento,

Vamos aguarda resposta.  Solicitei o orçamento para o vidro do vigia.
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Mensagem por Gilberto/SP Ter 11 Fev 2014, 15:03

Vidros blindados delaminam, sejam eles blindados de fábrica ou não. Vai depender do uso e do cuidado quanto tempo vai levar para delaminar.
Em média custa 500 reais por vidro para autoclavar (para brisa e traseiro em média 1200 reais) e sim, estão sujeitos a quebrarem.
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Mensagem por Perillo Ter 11 Fev 2014, 21:54

Ja vi alguns serviços que ficaram bom nao notei em vidros laterais grau  mas em se tratando de vigia traseiro e para- brisa  percebi que na maioria ficaram com grau como citou o amigo Niltom e fica bem ruim de se guiar incomoda .ah e quando se trata de para-brisa o profissional tem que tomar muito cuidado para remove=lo pois qualquer descuido ou como o painel ou o forro do teto e bem trabalhoso.
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Mensagem por jmbabsb Ter 11 Fev 2014, 22:38

Confrades,

Conversei com o técnico resposavel pelo processo de recuperação de vidro delaminado, da empresa Vidros Delaminados, e ele disse que o processo inteiro, retirar, autoclavar e colocar um vidro do vigia numa E430 fica no máximo R$1450,00.
Questionei, também, quanto a possível quebra do vidro, ele não foi muito direto em dizer quem arcaria com tal prejuízo.
Outra informação interessante é que, segundo o técnico, os vidros aplicados nas MB B4 é o da Isoglass/Isoclima e que um vidro vigia custaria R$4000,00.
Em outras palavras, caso tudo de errado na tentativa de recuperar o vidro vigia delaminado de uma B4 o custo seria de R$4.000,00
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Mensagem por jmbabsb Seg 17 Fev 2014, 17:25

Entreguei o carro hj, na Donattis Blindados, Av Moreira Guimaraes, 1218, para realizarem o reparo no vidro de tras do carro.
Custo do reparo, R$600,00 sem seguro, com seguro R$900,00.  Eu optei pelo seguro pq não quero fazer parte de estatística alguma.... 
Vamos aguardar o resultado da recuperação de um vidro blindado de fábrica. Assim que eu tiver maiores informações vou colocando aqui.
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Mensagem por AEP Seg 16 Jun 2014, 13:35

Confrades:

Tenho uma dúvida:

Tratando-se de blindagem não de fábrica, é certeza que ocorrerá a DELAMINAÇÃO?

E se ocorrer, há reparo ou só trocando o vidro?

Abraços e obrigado!
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Mensagem por Glutão Seg 16 Jun 2014, 14:51

Todo vidro blindado irá delaminar. Fato!
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Mensagem por AEP Seg 16 Jun 2014, 15:01

Mas há reparo? Seguro? Já escutei que quando ocorrer, deve passar pela autoclave e volta ao "norma". Procede?
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Mensagem por Johnny Seg 16 Jun 2014, 15:07

AEP, pelo pouco que aprendi pesquisando antes de comprar meu carro blindado o fato de delaminar o vidro é inevitável.
É possível amenizar a velocidade tomando algumas precauções como evitar longos períodos de exposição ao sol (o calor é um dos grandes inimigos dos vidros blindados).
Trincas também podem ocorrer mas são evitáveis. Fechar as portas do carro com vidros abertos, andar por ruas esburacadas com os vidros abertos, lavar o carro quando ele está quente são providências interessantes para evitar estas trincas.
Sim, é possível recuperação. Meu carro tem delaminações (não são grandes) e podem ser recuperadas. Já ouvi falar de prestadores de serviços que fazem um seguro para o serviço visto que é possível que no processo de recuperação dos vidros os mesmos se quebrem. No caso de ter contratado seguro eles se responsabilizam pela substituição por um vidro novo.
Num orçamento que me passaram para recuperar os vidros da minha 202 me foi pedido 1 semana com o carro para efetuar o reparo.
Vou aguardar mais um pouco e tentar conciliar o serviço com alguma viagem minha.
Este é um assunto que me interessa e caso algum confrade tenha mais alguma informação bem como indicação de empresa que faça o serviço agradeço.
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Mensagem por Mau71 Seg 16 Jun 2014, 15:32

Sim, cedo ou tarde (pode ser muito tarde ou muito cedo) delaminará. O cuidado é um fator importante, mas acima de tudo, a qualidade do vidro é quem manda. Tem muito carro com 4 anos BEM delaminado e a culpa nao é falta de cuidado ou sol, é qualidade de vidro ruim. Tenho um amigo com uma tiguan 2010 com todos os vidros zoados. O carro nunca vê o sol, pouco vê a rua (12.000km rodados), mas os vidros nao vieram legais. 
Durar a garantia a maioria dura.

Autoclave da para fazer sim, mas o vidro pode quebrar na remoção (é colado), durante o processo (calor) e depois (Colado de alguma forma que a torçao do veiculo o faça trincar). Pode tambem ficar com distorção, gerando um "grau"e te dando uma dor de cabeça desgraçada. Tenho um 2005 com blindagem boa que tive que trocar parabrisas por conta de distorção pós autoclave. Os outros vidros são originais, 9 anos de idade e apenas um deles tem uma delaminação ridicula.

A b4 com 15 anos de idade nao tem nenhum ponto de delaminação e apararentemente nao sofreu nenhum processo de autoclave.

O processo de blindagem aftermarket ainda é 100% artesanal, portanto mesmo em blindadoras boas, tem carros que saem melhores que outros. Isso pq somos os melhoresno assunto. 

Meu compilado de opinão sobre blindados:
- É horrivel mas para quem mora em sp-capital é um jeito de ter paz nos deslocamentos.
- Ja que a depreciação é surreal e nao se sabe se ficara bom, deixe alguem ser a cobaia disso, compre usado, TESTADO e já depreciado. Se durou 3, 4 anos, foi bem blindado, rsrsrsrs.

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Mensagem por Beto Seg 16 Jun 2014, 16:57

O carro de uso da minha esposa êh blindado CART, tida com a melhor no pais, homologada pela Porsche inclusive. Mas êh verdade, a delaminacao êh inevitável. A delaminacao êh a perda de aderência do policarbonato ao vidro. Sendo o policarbonato velho ou de má qualidade, a autoclavagem apenas êh um ultimo suspiro na tentativa de prender esse sanduíche de novo. Dificilmente durara muito tempo. 
Tanto que o dono da CART, que me vendeu o carro me disse que eh perda de dinheiro. Nao sei até que ponto êh verdade. Provavelmente nas B4, por serem vidros top, isoclima, o policarbonato dure bastante. 
Nesse carro que comprei, todos os vidros foram substituídos por novos em 2011, marca AGP, e mesmo assim tem uma micro delaminacao. Solicitei garantia e será substituído por um novo. 
Cheguei a andar em um com autoclavagem feita, êh inacreditável o que distorce, me deu vertigem.
Melhor êh procurar carros de total procedência, de preferencia na garantia da blindagem, e blindagem reconhecida no mercado. 
Um ponto que notei nas B4 e BMW blindadas de fabrica êh que em caso de delaminacao, o custo de um vidro desses original êh inviável, provavelmente terá que ser substituído por um nacional. 

Johnny, com base no que eu ouvi, sugiro que voce faca a troca do vidro, pelo menos voce terá a certeza da segurança.
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Mensagem por Mau71 Seg 16 Jun 2014, 17:34

Beto, 

Apesar do desconforto causado se ele ficar com distorção (dá tontura mesmo!), é sempre interessante lembrar que delaminação nao é sinonimo de diminuição de proteção, a proteção balística é exatamente a mesma de um carro blindado hoje ou daqui a 20 anos, os materiais não  "vencem" e não fadigam.

Sobre melhores ou piores blindadoras, nao há como crer em qual é a melhor pois não há um ranking sério. Cada um vai puxar brasa para sua sardinha e dizer que é a melhor, usando algum argumento. A BSS tem a mesma fala de ser a top e que blinda até aston martin, a Centigon diz que é uma multinacional (antiga O'gara) e que tem parceria com css volvo, a blindarte vai dizer que é homologada pela MB e BMW (o que é mentira, são parcerias com concessionarias que mantém a garantia e não com montadoras). No momento, se não me engano, quem "vende" a bola da vez é a Imbra, dando garantia de 10 anos nos vidros (space glass). Na frota da empresa há um imbra 2012, só vou poder te dizer se os vidros são melhores para delaminação daqui um bom tempo, rsrsrs.

A parte mais triste das blindagens aftermarket para mim não são os vidros e sim os pontos de deformação programados. Alguem ja viu uma blindadora fazer crash test??? Os vidros e os acabamentos conseguimos detectar e corrigir…ja isso…

Este é um dos motivos de ter escolhido uma B4 para viajar com a familia e evitar meter os aftermarket na estrada… sendo feito pela MB, me sinto um pouco mais seguro de como ele reagirá se houver uma colisão em velocidades maiores.

Sobre a reposição de vidro isoclima, teve confrade que fez autoclave em uma b4 incluindo um valor de seguro. Se houvesse quebra ou distorção, segundo eles seria dado um isoclima novo. Não sei se é fato pois o serviço ficou bom.

Uma das w210 b4 comercializada recentemente em sp teve o vigia traseiro trincado após a autoclave (eu vi o vidro trincado). Logo depois o vendedor falou que foi trocado, queria saber o que foi colocado no local e como ficou.

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Mensagem por Gilberto/SP Seg 16 Jun 2014, 18:04

A minha ex W202, atualmente com o Johnny foi blindada em 2001 pela Inbra. Para brisas e vidro traseiro sem o menor sinal de delaminação.
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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Seg 16 Jun 2014, 18:05

Existem empresas que removem o policarbonato do vidro, é um trabalho artesanal e demanda tempo. O material é descolado por um produto quimico mas há o risco de quebra do vidro. Ja vi esse serviço, fica perfeito! o vidro não perde a capacidade de proteção, porém, no caso de ser atingido por um disparo pode soltar alguns estilhaços, pq a função do policarbonato é justamente essa, impedir que os estilhaços de vidro atinjam os ocupantes do veículo.
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Mensagem por Mau71 Seg 16 Jun 2014, 18:15

Fernando, nao entendi o conceito sobre os estilhaços. No meu entendimento, funciona assim:

O vidro estilhaça para fora ao receber o disparo e o polímero (já que nem todos são policarbonato) é responsável por "frear" o projétil. Estilhaçar para dentro (ocupantes) não é possivel pois o polímero não estilhaça. Em caso extremo, a bala atravessa. Não seria assim?



Não vi o processo de descolamento/remoção sendo feito, mas ja produto final pós troca  de poli (por conta de ventosas de gps tereram danificado).


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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Seg 16 Jun 2014, 18:22

Mau, não.. a pressão do projetil contra o vidro faz com que os estilhaços sejam impulsionados tbem do lado interno, por isso o polimero é instalado, ele não tem a função de impedir a entrada do projetil, isso é feito pelas camadas de vidro.
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Mensagem por Mau71 Seg 16 Jun 2014, 18:45

Hum, obrigado pela aula. Dei uma consultada numa figurinha para entender o "sanduiche" e sua colocação me fez sentido….  

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Mensagem por Johnny Seg 16 Jun 2014, 19:03

Realmente o que o Gilberto diz é verdade. No meu carro (ex-dele), pára-brisa e vidro traseiro estão sem um sinal de delaminação. Nos vidros laterais não chegam a incomodar, arrumarei, no momento oportuno, por preciosismo.
Quanto a qualidade dos vidros/blindagem/blindadora nos "aftermarket" ainda levará um bom tempo para termos algum parâmetro de avaliação dado o processo ainda ser tão artesanal como disse o confrade.
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Mensagem por Beto Ter 17 Jun 2014, 10:25

Mau, o que eu quis dizer não foi no sentido de ser a melhor ou não, não tenho como avaliar isso, mas ressaltei, que mesmo sendo tida como a melhor, ou uma das melhores, os vidros delaminam. Quando conheci o processo de produção, questionei meu mecanico sobre isso, por que achei o processo deles "normal". Meu mecanico faz manutenção em blindados e me disse que quando se desmonta o carro, a diferença de qualidade eh nitida. E note nos anuncios de carros a venda, sempre que a blindagem é top, o vendedor menciona, porque realmente é um diferencial. Eu quase comprei uma Audi A4 Avant com blindagem G5 uns anos atras, o acabamento era muito superior.
De novo, não quero dizer quem é melhor, ou se puxa a sardinha, mas o mercado reconhece dessa forma. Quanto custa blindar um Jetta na CART? 70mil reais. Nas demais, por volta de 40-45mil dependendo do vidro usado. Se existe esse posicionamento, provavelmente é porque existe uma percepção de que há uma diferença, um valor agregado diferenciado. O carro mais barato blindando na CART era uma Santa Fé nova. Os demais eram Porsche Turbo novo, Cayennes, Mercedes S nova, E63 AMG etc.

E por fim, concordo que o processo seja artesanal, eu fiquei surpreso com o quão artesanal é, mas se estamos falando de vidros, a fabricação dos vidros não é, é totalmente industrial e em linha.
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Mensagem por Beto Ter 17 Jun 2014, 10:26

E obviamente concordo que o melhor dos mundos é o blindado de fabrica...
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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Ter 17 Jun 2014, 10:38

Não creio que o maior problema dos blindados sejam os vidros, mas são eles que aparecem e deixam o carro com uma aparencia ruim. O que mais me incomodou em uma ML e uma Pajero que tive blindada, foram os barulhos internos do carro. Por melhor que seja a blindadora, o serviço de remontagem do carro nunca será como o da fabrica, os ajustes das peças, as travas de encaixe.. e isso com o passar do tempo tem um efeito terrivel. Sou adepto ao carro blindado, principalmente nos grandes centros, a tranquilidade que te proporciona é muito boa, mas pra quem tem condições de comprar novo e usa-lo por poucos anos.
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