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(W203): Óleo da direção hidráulica - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

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Mensagem por Daniel-SP Seg 02 Mar 2015, 00:19

Boa noite amigos ! Estou pensando em fazer uma manutenção preventiva na direção hidráulicas da
C 180 k 2004 . Pretendo trocar o fluido e não sei qual seria o  correto e não tenho a informação se esse modelo possui filtro . Atualmente o carro está com 67.000km sendo que o sistema funciona sem problemas ou chiados no caso , seria uma troca pelo tempo transcorrido desde a fabricação .
Antecipadamente agradeço quem possa me passar alguma informação.
Abraços Daniel
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Mensagem por Epicco Seg 02 Mar 2015, 16:45

Daniel, de uma olhada aqui:

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e depois aqui:

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Mas, o Ronaldo tira isso de letra!.

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Abraços,

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Mensagem por Daniel-SP Ter 03 Mar 2015, 00:16

Obrigado Edu ! A única informação que eu tinha era a especificação 236.3 .No segundo link que você passou ,abriu o leque quanto a variedade das marcas.
Abraço.
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Mensagem por ZIG MASTER Ter 03 Mar 2015, 19:42

Daniel,

Recomendo o Texamatic 7045, Dexron III, fácil de ser achado e de ótima qualidade.
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Mensagem por J.Carlos Qui 18 Jul 2019, 20:18

Texamatic 7045, Dexron III, o ideal por ser achado fácil, tem qualidade e ótimo preço.
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Mensagem por andre segatto Dom 07 Jun 2020, 09:42

Queria saber se pode so completar ou tem que sangrar e substituir totalmente  a minha w203 c180 esta com 162,000 e nao sei se o primeiro dono substitui . podem dizer qual seria a periodicidade de troca desse fluido?
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Mensagem por Seissler Dom 07 Jun 2020, 10:26

ola,

eu substituir TODOS fluidos óleos cada:

1. DOT 5.1 fluido freios 2 anos
2. Liquido radiador cada 3 anos
3. ATF, Diferencial, e hidráulicas (EXCLUSIVA direção) cada 5 anos ou máximo 60ooo km...

No Direção hidráulica deste pouco mais complicado por que o sistema nao tem um parafusa do drenagem. em deste caso eu tirar no reservatório do óleo tudo, entrar o óleo em meu casa Texamatic 7045e e ligar o motor pouco, e de novo tirar e completar, min. 5 vezes. depois com 500km de novo substituir em deste forma...depois eu aumentar o frequência o troca do óleo para 3 anos. por que sempre tem um residual do óleo velho. por isso um frequência mais curto. 

outro possibilidade abre uma mangueira do óleo e tirar, mas em deste momento vc tem Ar no sistema e deste um dor do cabeça para tirar. o mesmo problema vc substituir um mangueira p.e. tem um vazamento. entao vc precisar um elevador e vira o Direção esquerda para direita e retornar ca 20-30 vezes SEM motor ligado!!! e deste nao minha fantasia, deste no manual do WIS. o método prática do acima mais facial mas custo 2-3 litros óleo demais. possível tambem o carro estar no piso mas 20-30 vezes um de outro lado SEM motor ligado deste uma pau duro para carro e mecânico.

os óleos:

normalmente MB tem óleos especial pelo caixas hidráulica no direção, MAS aqui nao tem em Brasil. por isso um compromisso usado com os ATFs Dexron II ou III. o Texaco 7045e eu usar ja muitos anos e estar aceitável. Em pais quente deste funciona, vc usar óleo ATF em ártico temperaturas vc receber um problema. o viscosidade do ATFs estar em frio (negativo graus) mais grosso.

mais novo carros p.e. W204 precisar um óleo diferente aqui so tem o Pentosin CHF 11s...



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Mensagem por paulo brito Dom 07 Jun 2020, 13:55

Seissler,  o cambio do meu carro é o  722 400   (W201  1986) e o antigo proprietário usava o  Texamatic B  e não o Texamatic 7045.  Será que são equivalentes ?
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Mensagem por Alexandre - PR Dom 07 Jun 2020, 14:09

Se for usar o Dexron III e fizer troca total do sistema, pode fazer um upgrade para o Dexron VI.

Muitos já fizeram essa atualização há bastante tempo e o resultado foi ótimo. Principalmente porque o Dexron VI atende e supera a norma Dexron III, porém é sintético e suporta muito melhor altas temperaturas.

Com relação a linha Dexron, é o mesmo que vale para as homologações SAE de óleo. Pode usar um SN em um carro que usava SJ, porém, o inverso não é possível, usar SJ em um carro que exige SN (faltam os aditivos que foram lançados no SN).
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Mensagem por Seissler Dom 07 Jun 2020, 14:42

caro Paulo e confrades,

o Texamatic B tem o norma Dexron IID . Mas o Dexron normas estar antigo e nao mais usado em novo produtos. no outro lado ainda uma boa orientação para nos antigos. por isso muitos produtos continuar com o classificação in-oficial do Dexron normas. 

o Texamatic 7045e um Dexron IIIG que estar 100% compatível para os antigo Dexron IID. Alguns entusiastas em Europa recomendar o carros antigo usar o original IID para continuar. eles afirmar o IIIG ou H estar mais corrosivo em cambio antigos. mas fatos pelo deste afirmação eu vir ainda nao!

MB aprovado pelo um 722.4 os folhas:
236.1
236.6 (histórico) em Europa nao mais usado
236.7
236.9
e 236.10 que tambem estar ja historia tambem e substituído em muitos caso com 236.14...

MB Brasil ainda usar e aprovar o folha 236.6 com o Texaco 7045e que eu tem em meu carro caixa 722.370 tambem e ja com muito tempo. em este folha vc vir Produtos do Dexron II e III. em caso vc conseguir o Fuchs 5005 eu acredite este o melhor produto mundial com bom experiência em vários carros antigos com alto potencial em Europa.

mas o Texaco 7045 eu ainda usar sem problema, os longe vc substituir cada 5 anos, correto, e com bom filtro (sem genérico). mas deste recomendado consequentemente pelo todos os óleos em geral. 

em sua caso eu recomendar o Texaco 7045 ou que possível o Fuchs 5005.
MB Brasil aprovar o Texaco B somente no caixa direção.


eu vir alguns recomendar o Dexron VI, deste eu nao recomendar, os VI tem outro viscosidade e deste muito ruim ate to desgaste o cambio mais e/ou mau funcionamento! mas muitos produtores afirmar o VI estar compatível do II e III. Eu não usaria este padrão para esta caixa de velocidades!

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abraços!
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Mensagem por paulo brito Dom 07 Jun 2020, 15:03

Seissler,  obrigado pela ajuda
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Mensagem por Seissler Dom 07 Jun 2020, 15:12

nada Paulo,

é o que eu sei sobre isso e se reuniram ao longo dos anos.  Minha caixa de velocidades precisa dos mesmos produtos que a sua.

PS e com os 2 links vc vir o diferencia os viscosidades

no Folha 236.14 o bom produto Fuchs 4134

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e o Folha 236.6  o Texaco 7045e

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mas para um cambio 722.3 e 722.4 eu considerar o viscosidade muito fino, deste nao calculado em antigos cambios. Deste "update" uma coisa ruim! o estabilidade to temperatura o mesmo mas o 236.14 estar mais fino!

mesmo deste "especialistas" usar 0w- Motor óleo em motores antigos. mesmo coisa. deste antigos precisar mínimo 5w melhor 10w mas qualidade API SN, agora eles apresentar um SP mas ainda precisar verificar pelo os antigos.

em caso vc usar 0W nos observar muitos casos em Europa que os borrachos comerciam vazar. o óleo estar muito fino pelo os antigos motores e deste o mesmo coisa no cambio.

em outras palavras, a viscosidade não é um recurso de qualidade, mas um tamanho necessário em interação com a forma como um motor ou transmissão é construído.

mas claro um 722.6 cambio precisar o folha 236.14
p.e. antigos W140 tem 722.3 e depois 1995 o 722.6

Claro, alguns não querem ouvir isso, mas os fatos são claros.

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Mensagem por Alexandre - PR Dom 07 Jun 2020, 15:22

PS: Quando me referi ao Dexron VI, é com relação ao câmbio que usavam Dexron III (mineral). Todos os relatos que vi até hoje, foram favoráveis quanto a troca. Quanto a viscosidade, só não é recomendada a troca se o câmbio já apresentar alguma folga ou houve atraso na troca do óleo em alguma manutenção anterior.

Quanto a DH, devido a falta de tanta exigência temperatura de trabalho, etc, o Dexron III continua atender bem.
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Mensagem por borba Seg 08 Jun 2020, 17:03

Boa Tarde a todos ,

Reforçando a informação do Seissler , segue abaixo a tabela comparativa de viscosidades e a maior diferença entre o III e VI pode causar problemas de vazamentos e baixa pressão no sistema.

eu não usaraia o VI eu manteria o III que tem a basicamente a mesma viscosidade de II e tem melhor pacote de 
aditivos.

Viscosidade @ 40 C  e @ 100 C
dexron II   35    e        7,3
dexron III  34    e       7,1 
Dexron VI   29,5  e      5,83

Resultado : o dexron VI é bem mais fino nas faixas de trabalho da transmissão .
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Mensagem por paulo brito Ter 09 Jun 2020, 07:01

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Teste comparativo de viscosidade entre o Dexron III  e  o  Dexron VI
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Mensagem por Alexandre - PR Ter 09 Jun 2020, 13:32

Um colega que tem c36 trocou o Dexron III pelo VI no câmbio e no uso severo é nítido que o VI tem muito mais resistência, independente do medo quanto à viscosidade.

Quando ele usava Dexron III o relato era que o câmbio entrava em modo de emergência logo que a temperatura subia. Com o VI, isso nunca mais ocorreu.

Mas enfim, nesse aspecto, poderiam mostrar os testes de resistência à temperatura ?

Que tal ?

É a mesma discussão com a norma MB do câmbio 722.6, que mudaram do 236.10 para o 236.14 a poucos anos.

O 236.10 é mais viscoso que o 236.14.

Mas então, por quê a MB fez uma Atualização na Tabela de aplicação ?

Se o original que vinha no 722.6 era o 236.10 ?

Devem estar errados também..... scratch
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Mensagem por Seissler Ter 09 Jun 2020, 13:56

nada errado os tabelas no EPC/WIS que eu tem, estar claro que folha estar aprovado pelo que cambio.

e cambios 722.3/4/5 NAO usar folha 236.10 / hoje 236.14   e pronto!

vc usar um óleo com mais fino viscosidade vc destruir o cambio em prazo media/ longe. vc curte ou nao, deste um fato!

isso é suficientemente documentado e discutido!

Apenas tente, talvez você saiba mais do que os engenheiros, mas não geme, na Europa uma revisão geral da caixa de velocidades custa cerca de 2.000 euros, se estiver gasta normal. com falso óleo estragar mais e então apenas custa mais.
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Mensagem por Alexandre - PR Ter 09 Jun 2020, 15:46

Seissler,

Tá certo, vc é quase engenheiro da MB.

Mas vc leu que eu citei o 722.6 antes de vir com pedras pra cima de mim ?

Aonde eu falei de usar norma 236.10 ou 236.14 em câmbio 722.3, 4 ou 5 ?

O que eu falei é que, no lançamento do câmbio 722.6 a MB recomendava a norma 236.10. E hoje isso foi atualizado para 236.14.

Isso já foi assunto de muita discussão nesse Fórum, bem antes de você aparecer aqui. Tem um tópico específico onde tivemos longa conversa sobre o assunto. Os mais antigos do Fórum vão lembrar. Apresentei até Tabelas da época para comparação.

Com todo o respeito ao confrade, um bom curso de português, evitaria essa discussão.

PS: lembrando que o óleo 236.14 é menos viscoso que o 236.10. Ou seja, situação bem parecida com o comparativo entre o Dexron III e VI.
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Mensagem por Seissler Ter 09 Jun 2020, 19:28

Alexandre,

Sua declaração em relação à caixa de velocidades 722.4 está simplesmente errada. Que mais 2 confrades tambem criticar o "ideia do update" no ATF óleo.

mas para que não haja mais discussões sem sentido, eu bloqueio seu perfil e tudo está pronto!

Mit vorzüglicher Hochachtung aber keine Lust mehr mich mit solchen Leuten zu befassen. Und jetzt kannst Du einen Deutschkurs besuchen, aber dazu wird es wohl nicht ganz ausreichen.

-Ende-
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Mensagem por Alexandre - PR Ter 09 Jun 2020, 22:43

Seissler,

Хороший курс португальської мови дозволить уникнути зайвих дискусій, як це, і багатьох інших, в яких ви берете участь, де ніхто нічого не розуміє через відсутність згоди у вашій португальській мові.
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Mensagem por Gianluca L G Ter 09 Jun 2020, 22:56

Pode ser usado sim o Dexron IV,nos câmbios 722.3,4.É uma melhoria do óleo!
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Mensagem por Alexandre - PR Qua 10 Jun 2020, 01:18

Gianluca L G,

Bem vindo à Confraria ! Legal ver você por aqui.

Quando puder, se apresente na área de novos membros!

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Mensagem por Seissler Qua 10 Jun 2020, 07:35

Dexron IV?   nao existe...

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e Alexandre: Não estou interessado em suas declarações, porque a maioria delas está errada e pode ser verificada com o WIS. e mexer no meu português ruim é mais do que barato. mas eu não me importo! Algumas pessoas não podem ser levadas a sério.
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Mensagem por Alexandre - PR Qua 10 Jun 2020, 13:33

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Interessante o comentário:

"A essa temperatura ambos estão muito viscosos, grossos, mesmo o Dexron VI. Na temperatura de trabalho, os dois tem praticamente a mesma viscosidade, quando já em uso há algum tempo. Isso porque o III sofre mais cisalhamento ficando menos viscosos. Já o VI se mantém. Portanto, quanto a desgaste, acabam tendo o mesmo desempenho. Por isso a GM declara que se pode usar o VI nas transmissões antigas, retirando o III de produção. Esse vídeo só compara os fluidos a frio, quando ambos estão muito grossos." (grifei)

E a referência é exatamente essa:

O Dexron 3 perde a viscosidade por cisalhamento com facilidade, o que não ocorre com o Dexron 6, que se mantém mais estável.

Portanto, o "teste" do vídeo citado é um ENGODO, porque não leva em consideração vários outros fatores.

Mas é natural. Percebe-se que normalmente pessoas com mais idade, tem resistência em aceitar mudanças. (W203): Óleo da direção hidráulica - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca 3226726393
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Mensagem por Alexandre - PR Qua 10 Jun 2020, 13:38

E o mais curioso é que, se o Dexron 3 é Mineral (mais viscoso), qual a justificativa de ser compatível com a Norma MB 236.10, se este último é menos viscoso e 100% sintético ?

A norma 236.10 é muito mais próxima da Dexron 6 do que a norma Dexron 3.

E não sou eu quem está falando isso. É uma fabricante de renome:

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