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(R107): Fumaça no escapamento - o quê pode ser?

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Mensagem por Jorge Wilmar Lohmann Seg 09 Mar 2015, 11:35

Minha 350SL começou a fazer um pouco de fumaça apos longas descidas no momento em que se aplica novamente o acelerador.Será desgaste de anéis ou retentores de válvulas?
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 09 Mar 2015, 11:59

Jorge,

fumaça após desacelerações geralmente são indício de problema nos vedadores de válvulas.

Abraço!

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Mensagem por C-220 Seg 09 Mar 2015, 12:03

Qual a cor dessa fumaça? se for preta tem tudo para ser excesso de gasolina.
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Mensagem por Jorge Wilmar Lohmann Seg 09 Mar 2015, 12:59

Obrigado aos amigos pelas rápidas respostas e opiniões. A cor da fumaça é branca, azulada, pelos meus conhecimentos é de oleo. A pouco tempo realizei reparos nos cabeçotes, troquei tudo, válvulas guias e vedadores.
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Mensagem por C-220 Seg 09 Mar 2015, 13:02

Depois desse reparo no cabeçote, o motor chegou a esquentar? caso contrário pode ser anéis desgastados.
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Mensagem por Jorge Wilmar Lohmann Seg 09 Mar 2015, 13:17

Apos o reparo pude notar que a temperatura se apresentava um pouco mais alta que anteriormente, porem não ferveu. Tanto que consultei o forum a respeito de vávula termostática. Poderiam os retentores deformado com alguma temperatura a mais?
Não tenho notado sinais de oleo nas velas, se apresentam secas e claras.
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Mensagem por C-220 Seg 09 Mar 2015, 13:59

O mecânico analisou os anéis de segmento? não tinha desgaste nas camisas dos cilindros?
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Mensagem por Jorge Wilmar Lohmann Seg 09 Mar 2015, 16:49

Quando tiramos os cabeçotes, analizamos apenas visualmente e constatamos que existia uma pequena rebarba porem não muito acentuada.Não medimos com instrumentos (erro nosso pois a ocasião era aquela)
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Mensagem por borba Seg 09 Mar 2015, 17:32

uma pequena rebarba indica cilindros gastos ....como estavam as marcas de brunimento ? ainda existia alguma ou estava toda polida? se estava toda polida e com este "calo" na parte superior , provavelmente os aneis já devem estar deixando passar um pouco de oleo ....como está a compressão dos cilindros ? foi medido antes e depois do serviço?este é um bom indicador se a compressão está ainda boa antes e apos o serviço das valvulas ( se foi feita na ocasião da troca dos retentores) alterou alguma coisa.
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Mensagem por C-220 Seg 09 Mar 2015, 17:43

O mecanico deveria analisar tudo isso, mas infelizmente alguns não gostam de ter esse trabalho e depois só sobra para nós, pobres mortais...
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Mensagem por Jorge Wilmar Lohmann Seg 09 Mar 2015, 20:13

Vou ver a compressão dos cilindros. Obrigado por todas as dicas.
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Mensagem por Sergio Rocha Seg 09 Mar 2015, 21:32

Desculpe o pitaco, normalmente quando os retentores estão com problemas quando liga o carro pela manhã, sai uma fumaça branca pelo escapamento, devido ao gotejamento de óleo pelas sedes das válvulas durante um longo tempo parado, é muito pouco mas o suficiente para essa golfada de fumaça.

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 10 Mar 2015, 11:29

Bom, diante do explicado pode mesmo ser desgaste nos cilindros... Pena não ter aproveitado para uma verificação completa com o motor aberto.

Abraço!

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Mensagem por Jorge Wilmar Lohmann Ter 10 Mar 2015, 13:48

É,acontece que por enquanto só tenho esta Mercedes e faltou paciencia, estava louco para andar e curtir. Agora tenho que encostar o carro por mais um tempo. Perdi as juntas.
Obrigado pela dicas.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 10 Mar 2015, 16:48

Depois não deixe de contar-nos qual foi o diagnóstico final.

Se bem que vou falar uma coisa aqui e provavelmente serei apedrejado, hehehe.... (R107): Fumaça no escapamento - o quê pode ser? 181542703

Se a fumaça é pouca, só ocorre em determinadas situações e o nível do óleo não está baixando sensivelmente, eu ainda curtiria mais um pouco o carro antes de mexer novamente. Provavelmente você não vai rodar dezenas de milhares de km com ela, assim aproveite mais um pouco o investimento já feito hehehe...

A não ser, é claro, que isso te incomode. Aí não tem jeito...

Abraço!

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Mensagem por Epicco Ter 10 Mar 2015, 17:22

Concordo com o Ulysses.

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Mensagem por C-220 Ter 10 Mar 2015, 17:25

Concordo com Ulysses!!!! Agora é aproveitar e andar um pouco com carro.

Já aconteceu comigo em carros nacionais esse tipo de coisa, tira o cabeçote ( mecânico gênio não fala nada sobre a parte de baixo do motor ) e depois de tudo montado fica soltando fumaça ou batendo embaixo, levando o besta aqui, gastar mais $$$$....
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Mensagem por borba Ter 10 Mar 2015, 18:02

Concordo com os confrades;Uma "fumadinha" não compromete o desempenho do carro nem causa danos irreparaveis aos componentes do motor como folga de mancais por exemplo ou pressão de oleo baixa.se não baixar muito o oleo e não contaminar as velas compromentendo o funcionamento do motor como um todo , continue a rodar até que o sintoma aumente e incomode demais .mas se esta te incomoda desde já se programe para fazer o serviço em breve e já vá juntando peças no armario da garagem ...
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Mensagem por Jorge Wilmar Lohmann Ter 10 Mar 2015, 20:14

É o que pretendo fazer, teria sido muito em conta se eu tivesse feito as medidas para ver em que situação estão os cilindros, certamente não é mais STD. Asim eu poderia ir comprando pistoes e anéis na medida correta.Agora tenho que esperar e abrir para ver.
Vou tentar compensar um pouco na viscosidade do oleo.
Vou abrir uma conta com o Samico kkkk.
Participei de um encontro no final de semana que passou e ganhei trofeu, ninguem pediu se fazia fumaça.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 11 Mar 2015, 11:03

Ufa... hahahaha...

Como o Borba falou, vá observando se não encharcam as velas, se o desempenho não se altera, se o nível do óleo se mantém, pressão etc. e seja feliz hehehe...

Abraço!

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Mensagem por borba Qua 11 Mar 2015, 11:31

Hehehe é isto aí ! parabenzzzzz pelo premio! cheers (R107): Fumaça no escapamento - o quê pode ser? 4167639146
Vá companhando a performance e acumulo de oleo em velas e como neste ano/modeo não tem catalizador ,não tem um risco de deterior o componente e prejudicar o desempenho a curto prazo .....
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Mensagem por Guilhermino Qua 11 Mar 2015, 11:58

Concordo com o Ulýsses. (x3)

Só acho que é bom tomar um pouco de cuidado com a "compensação na viscosidade do óleo" para não prejudicar a lubrificação e causar mais problemas.

A Valvoline tem um óleo para alta quilometragem com as mesmas viscosidades dos óleos normais. Antes de trocar os vedadores de válvulas da minha eu usei e parou de sair fumaça. Não sei se ajuda alguma coisa no caso de folga nos cilindros, mas pelo menos é bem falado nos fóruns de óleo.

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