(C215): Ficha técnica
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(C215): Ficha técnica
Em março de 1999, a Mercedes-Benz lançou a Classe CL C215 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça.
O design exterior da C215 e a suspensão ativa tiveram origem no conceito F200 da Mercedes-Benz, apresentado em 1996.
As vendas da coupé começaram na Europa e no Japão em agosto de 1999. Inicialmente, a Mercedes-Benz lançou a CL500 de 306 CV, que estava disponível a partir de outubro de 1999. O modelo CL 600 V12 de 367 CV foi apresentado na primavera de 2000.
A coupé adotou faróis duplos que transmitiram uma reinterpretação do familiar "quatro olhos". A silueta alongada foi caracteristica do modelo. O estilo ressaltou o dinamismo do carro de 2 portas, conferindo um carácter único de esportividade e elegância.
Os engenheiros seguiram a mesma filosofia de desenvolvimento da Classe S, combinando agilidade e elegância com tecnologia de ponta. A coupé adotou inovações que nenhum outro carro tinha até então. Um dos destaques foi o sistema de suspensão ativa ABC. Por meio de sinais de sensores e cilindros hidráulicos especiais sobre os eixos, o sistema ABC compensava quase que totalmente os movimentos do chassi na aceleração, curvas e frenagem.
O equipamento de série incluia um pacote de segurança abrangente com airbags frontais, airbags laterais e windowbags. Adotava ESP®, controle de aceleração e derrapagem (ASR), ABS, BAS, novos faróis bi-xênon com lavadores, PARKTRONIC, volante multifunções, coluna de direcção ajustável, transmissão automática de 5 velocidades com mudança pelo sistema SPEEDTRONIC, controle de temperatura automático com filtro de carvão ativado, bancos elétricos de couro ajustáveis com memória, sistema de som Audio 30, couro no painel de instrumentos e portas com acabamento em madeira. A CL600 era dotada do sistema COMAND, telefonia celular, sistema de som Bose, couro exclusivo e alcantara.
Os opcionais eram o sistema eletrônico de monitoramento para pressão dos pneus, o sistema DynAPS de navegação, o sistema Keyless-Go e ventilação dos assentos.
A coupé tinha o exemplar coeficiente aerodinâmico de 0,28. Adotou vários materiais leves, como alumínio, magnésio, aço e plástico, produzindo uma redução de peso de até 340 kg em comparação com o modelo anterior C140 . A distância do entre-eixos era de 2.885 mm, comprimento de 4.993 mm, largura de 1.857 mm e altura de 1.398 mm.
Pela primeira vez, Mercedes-Benz lançou uma coupé AMG nesse segmento. A CL55 AMG acelerava de 0 a 100 km/h em 6 segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. A CL55 AMG foi disponibilizada, mediante solicitação, sem a limitação de velocidade.
Era possível escolher o kit AMG para as demais versões, com saias e para-choques distintos e rodas de 19 polegadas AMG de liga leve.
No verão de 2000, a Mercedes-Benz lançou a versão da CL55 AMG "F1 Limited Edition". Este modelo foi o primeiro veículo do mundo a contar com um sistema de freios de cerâmica. Os engenheiros da Mercedes-Benz desenvolveram discos de freio ventilados de cerâmica reforçados com fibra de carbono.
Os discos de freio de cerâmica foram produzidos na fábrica da Daimler em Esslingen-Mettingen perto de Stuttgart com a mistura de fibra de carbono, pó de carvão e resina e fundidos em uma temperatura 1000 graus Celsius. Após resfriarem, os discos de freio eram submetidos a uma breve usinagem antes do tratamento com silicone líquido.
Em caso de travagem de emergência em alta velocidade, os freios de cerâmica produziam uma potência de frenagem de aproximadamente 1.471 kW (2000 CV). A grande vantagem da nova tecnologia era o peso significativamente mais baixo dos discos. Cada disco pesava cerca de 60% menos do que a versão de aço. A redução perceptível em massa significou uma maior dinâmica do veículo e prazer de condução. Os freios de cerâmica demonstraram mais uma vez a liderança mundial da Mercedes-Benz no desenvolvimento de tecnologias de definição de tendência na engenharia automotiva.
Na primavera de 2001, a Mercedes-Benz introduziu a linha Designo para personalização do interior. Adotou-se um tipo de pedra no acabamento oriunda do sul da Noruega. O tipo selecionado de pedra conhecida como "Labrador Blue Pearl" é uma rocha extremamente rara e composta principalmente de feldspato.
A Mercedes-Benz revelou a CL63 AMG como o novo modelo topo de linha no Salão Internacional do Automóvel Frankfurt-Main/Alemanha no outono de 2001. A coupé foi dotada de um motor V12 recentemente desenvolvido com impressionante potência e torque: de seu deslocamento de 6.258 litros, o motor entregava 444 CV e torque de 620 Nm. A CL63 AMG acelerará de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos - 0,2 segundo mais rápido do que a S63 AMG.
Em agosto de 2002, a Mercedes-Benz lançou a nova geração da C215.
Chassi: 215.373.
Produzida em 2000.
Motor a gasolina M113 E 55 (113.986), 8 cilindros em V, 5.439 cilindradas e 360 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Chassi: 215.375.
Produzida entre junho de 1998 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M113 E 50 (113.960), 8 cilindros em V, 4.966 cilindradas e 306 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Chassi: 215.378.
Produzida entre julho de 1998 e janeiro de 2000.
Motor a gasolina M137 E 58 (137.970), 12 cilindros em V, 5.786 cilindradas e 367 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Chassi: 215.375.
Produzida desde setembro de 1999.
Motor a gasolina M113 E 55 (113.986), 8 cilindros em V, 5.439 cilindradas e 360 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Chassi: 215.378.
Produzida desde setembro de 2001.
Motor a gasolina M137 E 63 (137.980), 12 cilindros em V, 6.258 cilindradas e 444 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Fonte:
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O design exterior da C215 e a suspensão ativa tiveram origem no conceito F200 da Mercedes-Benz, apresentado em 1996.
As vendas da coupé começaram na Europa e no Japão em agosto de 1999. Inicialmente, a Mercedes-Benz lançou a CL500 de 306 CV, que estava disponível a partir de outubro de 1999. O modelo CL 600 V12 de 367 CV foi apresentado na primavera de 2000.
A coupé adotou faróis duplos que transmitiram uma reinterpretação do familiar "quatro olhos". A silueta alongada foi caracteristica do modelo. O estilo ressaltou o dinamismo do carro de 2 portas, conferindo um carácter único de esportividade e elegância.
Os engenheiros seguiram a mesma filosofia de desenvolvimento da Classe S, combinando agilidade e elegância com tecnologia de ponta. A coupé adotou inovações que nenhum outro carro tinha até então. Um dos destaques foi o sistema de suspensão ativa ABC. Por meio de sinais de sensores e cilindros hidráulicos especiais sobre os eixos, o sistema ABC compensava quase que totalmente os movimentos do chassi na aceleração, curvas e frenagem.
O equipamento de série incluia um pacote de segurança abrangente com airbags frontais, airbags laterais e windowbags. Adotava ESP®, controle de aceleração e derrapagem (ASR), ABS, BAS, novos faróis bi-xênon com lavadores, PARKTRONIC, volante multifunções, coluna de direcção ajustável, transmissão automática de 5 velocidades com mudança pelo sistema SPEEDTRONIC, controle de temperatura automático com filtro de carvão ativado, bancos elétricos de couro ajustáveis com memória, sistema de som Audio 30, couro no painel de instrumentos e portas com acabamento em madeira. A CL600 era dotada do sistema COMAND, telefonia celular, sistema de som Bose, couro exclusivo e alcantara.
Os opcionais eram o sistema eletrônico de monitoramento para pressão dos pneus, o sistema DynAPS de navegação, o sistema Keyless-Go e ventilação dos assentos.
A coupé tinha o exemplar coeficiente aerodinâmico de 0,28. Adotou vários materiais leves, como alumínio, magnésio, aço e plástico, produzindo uma redução de peso de até 340 kg em comparação com o modelo anterior C140 . A distância do entre-eixos era de 2.885 mm, comprimento de 4.993 mm, largura de 1.857 mm e altura de 1.398 mm.
Pela primeira vez, Mercedes-Benz lançou uma coupé AMG nesse segmento. A CL55 AMG acelerava de 0 a 100 km/h em 6 segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. A CL55 AMG foi disponibilizada, mediante solicitação, sem a limitação de velocidade.
Era possível escolher o kit AMG para as demais versões, com saias e para-choques distintos e rodas de 19 polegadas AMG de liga leve.
No verão de 2000, a Mercedes-Benz lançou a versão da CL55 AMG "F1 Limited Edition". Este modelo foi o primeiro veículo do mundo a contar com um sistema de freios de cerâmica. Os engenheiros da Mercedes-Benz desenvolveram discos de freio ventilados de cerâmica reforçados com fibra de carbono.
Os discos de freio de cerâmica foram produzidos na fábrica da Daimler em Esslingen-Mettingen perto de Stuttgart com a mistura de fibra de carbono, pó de carvão e resina e fundidos em uma temperatura 1000 graus Celsius. Após resfriarem, os discos de freio eram submetidos a uma breve usinagem antes do tratamento com silicone líquido.
Em caso de travagem de emergência em alta velocidade, os freios de cerâmica produziam uma potência de frenagem de aproximadamente 1.471 kW (2000 CV). A grande vantagem da nova tecnologia era o peso significativamente mais baixo dos discos. Cada disco pesava cerca de 60% menos do que a versão de aço. A redução perceptível em massa significou uma maior dinâmica do veículo e prazer de condução. Os freios de cerâmica demonstraram mais uma vez a liderança mundial da Mercedes-Benz no desenvolvimento de tecnologias de definição de tendência na engenharia automotiva.
Na primavera de 2001, a Mercedes-Benz introduziu a linha Designo para personalização do interior. Adotou-se um tipo de pedra no acabamento oriunda do sul da Noruega. O tipo selecionado de pedra conhecida como "Labrador Blue Pearl" é uma rocha extremamente rara e composta principalmente de feldspato.
A Mercedes-Benz revelou a CL63 AMG como o novo modelo topo de linha no Salão Internacional do Automóvel Frankfurt-Main/Alemanha no outono de 2001. A coupé foi dotada de um motor V12 recentemente desenvolvido com impressionante potência e torque: de seu deslocamento de 6.258 litros, o motor entregava 444 CV e torque de 620 Nm. A CL63 AMG acelerará de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos - 0,2 segundo mais rápido do que a S63 AMG.
Em agosto de 2002, a Mercedes-Benz lançou a nova geração da C215.
- Dados técnicos do modelo CL55 AMG F1 Limited Edition (C215 E 55):
Chassi: 215.373.
Produzida em 2000.
Motor a gasolina M113 E 55 (113.986), 8 cilindros em V, 5.439 cilindradas e 360 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
- Dados técnicos do modelo CL500 (C215 E 50):
Chassi: 215.375.
Produzida entre junho de 1998 e agosto de 1999.
Motor a gasolina M113 E 50 (113.960), 8 cilindros em V, 4.966 cilindradas e 306 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
- Dados técnicos do modelo CL600 (C215 E 58):
Chassi: 215.378.
Produzida entre julho de 1998 e janeiro de 2000.
Motor a gasolina M137 E 58 (137.970), 12 cilindros em V, 5.786 cilindradas e 367 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
- Dados técnicos do modelo CL55 AMG (C215 E 55):
Chassi: 215.375.
Produzida desde setembro de 1999.
Motor a gasolina M113 E 55 (113.986), 8 cilindros em V, 5.439 cilindradas e 360 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
- Dados técnicos do modelo CL63 AMG (C215 E 63):
Chassi: 215.378.
Produzida desde setembro de 2001.
Motor a gasolina M137 E 63 (137.980), 12 cilindros em V, 6.258 cilindradas e 444 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Fonte:
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Última edição por AEP em Qui 12 maio 2016, 16:48, editado 1 vez(es)
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Re: (C215): Ficha técnica
No outono de 2002, a Mercedes-Benz anunciou o facelift da C215.
Houve revisão dos faróis e do para-choque dianteiro enfatizando ainda mais a aparência robusta da coupé. Os retrovisores exteriores foram modificados e, adicionalmente, equipado com iluminação. As luzes acendiam sempre que uma porta era aberta ou sempre que a fechadura central era operado por controle remoto. Assim, havia iluminação na área do entorno do veículo. Esta funcionalidade melhorava a segurança e o conforto dos passageiros ao entrar e sair do veículo. Na parte traseira adotou-se lâmpadas mais brilhantes e lentes mais elegantes.
O motor da CL500 manteve-se inalterado. A CL600 recebeu o novo de 12 cilindros bi-turbo. Este motor de 500 CV tornou a CL em um carro esportivo de alto desempenho. O motor tinha o torque de 800 Nm. O motor de 5.5 litros superou o anterior em capacidade com o incremento de 36% de potência e 51% de torque. A CL600 acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos (a anterior levava 6,1 segundos). A velocidade máxima foi limitada eletronicamente em 250 km/h.
As características técnicas especiais do novo motor V12 bi-turbo, era um circuito especial de baixa temperatura com 2 refrigeradores de ar e carga de água, tecnologia de 3 válvulas e dupla ignição com corrente iônica contínua.
A partir do outono de 2002, a CL55 AMG adorou um motor supercharger V8 de 5,5 litros com 500 CV e 700 Nm de torque. Acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A transmissão era automática de 5 velocidades.
O facelift também incluiu uma melhoria do sistema Active Body Control (ABC), que passou a ser item de série em todos os modelos.
Adotou aairbags frontais de duplo estágio, airbagss laterais e de janela e Com as suas duas fases airbag do acompanhante, airbags laterais e de janela, limitadores de força dos cintos e reconhecimento automático de cadeirinha de criança.
No outono de 2002, os designers da Mercedes-Benz atualizaram o interior. O console central ficou mais atraente com interruptores elegantes e a unidade COMAND de série com rádio, leitor de CD e visor colorido no formato 16:9 de 6,5 polegadas.
Lançada no outono de 2003, a CL65 AMG foi um dos carros mais potentes na história de 37 anos da AMG. Adotou um novo motor V12 de 6 litros bi-turbo, 612 CV e 1000 Nm de torqu. Acelerava de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Adotou o câmbio AMG SPEEDSHIFT de 5 velocidades com trocas no volante.
A CL65 AMG veio com amortecedores de suspensão específicos AMG e mais rígidos. Novas medidas para melhorar o desempenho da suspensão incluiu novos sistemas de controle de dinâmica do veículo, tais como ABS, BAS, ASR e ESP® eletrônico. O eixo dianteiro foi fornecido com um novo sistema de freios de grande porte com 8 pistões de ferro fundido e alumínio 390x36 mm. Vinha com rodas de 19 polegadas AMG de raios duplos com pneus 245/40 ZR19 (frente) e 275/35 ZR19 (traseiro).
Passou a ostentar a marca "V12 Biturbo" cromada nos para-lamas dianteiros e escapamentos duplos cromados. No interior, além de muita madeira, adotava 3 tons exclusivos de couro. Bancos integralmente elétricos, apoio lateral, função multi-contorno, memória e aquecimento.
No outono de 2006, a Mercedes-Benz apresentou a sucessora CL, denominada C216.
Até fevereiro de 2006, um total de 47.984 unidades foram produzidas na fábrica de Sindelfingen. A versao com maior número de vendas foi a CL500 com 32.224 unidades - representando mais de 2/3 da produção total.
Chassi: 215.375.
Produzida entre setembro de 2002 e fevereiro de 2006.
Motor a gasolina M113 E 50 (113.960), 8 cilindros em V, 4.966 cilindradas e 306 CV ou 299 com desligamento automático de cilindros desde abril de 2003.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Chassi: 215.374.
Produzida entre março de 2002 e dezembro de 2005.
Motor a gasolina M113 E 55 ML AMG (113.991), 8 cilindros em V, 5.439 cilindradas e 500 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Chassi: 215.376.
Produzida entre janeiro de 2002 e dezembro de 2005.
Motor a gasolina M275 E 55 LA (275.950), 12 cilindros em V, 5.980 cilindradas e 500 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Chassi: 215.379.
Produzida entre junho de 2003 e dezembro de 2005.
Motor a gasolina M275 E 60 LA AMG (275.980), 12 cilindros em V, 5.513 cilindradas e 612 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Houve revisão dos faróis e do para-choque dianteiro enfatizando ainda mais a aparência robusta da coupé. Os retrovisores exteriores foram modificados e, adicionalmente, equipado com iluminação. As luzes acendiam sempre que uma porta era aberta ou sempre que a fechadura central era operado por controle remoto. Assim, havia iluminação na área do entorno do veículo. Esta funcionalidade melhorava a segurança e o conforto dos passageiros ao entrar e sair do veículo. Na parte traseira adotou-se lâmpadas mais brilhantes e lentes mais elegantes.
O motor da CL500 manteve-se inalterado. A CL600 recebeu o novo de 12 cilindros bi-turbo. Este motor de 500 CV tornou a CL em um carro esportivo de alto desempenho. O motor tinha o torque de 800 Nm. O motor de 5.5 litros superou o anterior em capacidade com o incremento de 36% de potência e 51% de torque. A CL600 acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos (a anterior levava 6,1 segundos). A velocidade máxima foi limitada eletronicamente em 250 km/h.
As características técnicas especiais do novo motor V12 bi-turbo, era um circuito especial de baixa temperatura com 2 refrigeradores de ar e carga de água, tecnologia de 3 válvulas e dupla ignição com corrente iônica contínua.
A partir do outono de 2002, a CL55 AMG adorou um motor supercharger V8 de 5,5 litros com 500 CV e 700 Nm de torque. Acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A transmissão era automática de 5 velocidades.
O facelift também incluiu uma melhoria do sistema Active Body Control (ABC), que passou a ser item de série em todos os modelos.
Adotou aairbags frontais de duplo estágio, airbagss laterais e de janela e Com as suas duas fases airbag do acompanhante, airbags laterais e de janela, limitadores de força dos cintos e reconhecimento automático de cadeirinha de criança.
No outono de 2002, os designers da Mercedes-Benz atualizaram o interior. O console central ficou mais atraente com interruptores elegantes e a unidade COMAND de série com rádio, leitor de CD e visor colorido no formato 16:9 de 6,5 polegadas.
Lançada no outono de 2003, a CL65 AMG foi um dos carros mais potentes na história de 37 anos da AMG. Adotou um novo motor V12 de 6 litros bi-turbo, 612 CV e 1000 Nm de torqu. Acelerava de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Adotou o câmbio AMG SPEEDSHIFT de 5 velocidades com trocas no volante.
A CL65 AMG veio com amortecedores de suspensão específicos AMG e mais rígidos. Novas medidas para melhorar o desempenho da suspensão incluiu novos sistemas de controle de dinâmica do veículo, tais como ABS, BAS, ASR e ESP® eletrônico. O eixo dianteiro foi fornecido com um novo sistema de freios de grande porte com 8 pistões de ferro fundido e alumínio 390x36 mm. Vinha com rodas de 19 polegadas AMG de raios duplos com pneus 245/40 ZR19 (frente) e 275/35 ZR19 (traseiro).
Passou a ostentar a marca "V12 Biturbo" cromada nos para-lamas dianteiros e escapamentos duplos cromados. No interior, além de muita madeira, adotava 3 tons exclusivos de couro. Bancos integralmente elétricos, apoio lateral, função multi-contorno, memória e aquecimento.
No outono de 2006, a Mercedes-Benz apresentou a sucessora CL, denominada C216.
Até fevereiro de 2006, um total de 47.984 unidades foram produzidas na fábrica de Sindelfingen. A versao com maior número de vendas foi a CL500 com 32.224 unidades - representando mais de 2/3 da produção total.
- Dados técnicos do modelo CL500 (C215 E 50):
Chassi: 215.375.
Produzida entre setembro de 2002 e fevereiro de 2006.
Motor a gasolina M113 E 50 (113.960), 8 cilindros em V, 4.966 cilindradas e 306 CV ou 299 com desligamento automático de cilindros desde abril de 2003.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
- Dados técnicos do modelo CL55 AMG (C215 E 55 ML):
Chassi: 215.374.
Produzida entre março de 2002 e dezembro de 2005.
Motor a gasolina M113 E 55 ML AMG (113.991), 8 cilindros em V, 5.439 cilindradas e 500 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
- Dados técnicos do modelo CL600 (C215 E 55 LA):
Chassi: 215.376.
Produzida entre janeiro de 2002 e dezembro de 2005.
Motor a gasolina M275 E 55 LA (275.950), 12 cilindros em V, 5.980 cilindradas e 500 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
- Dados técnicos do modelo CL65 AMG (C215 E 60 LA):
Chassi: 215.379.
Produzida entre junho de 2003 e dezembro de 2005.
Motor a gasolina M275 E 60 LA AMG (275.980), 12 cilindros em V, 5.513 cilindradas e 612 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 88 litros.
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