(W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
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(W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Olá Pessoal,
Comprei minha Mercedes-Benz recentemente, é uma 280S 1974/1975
O veículo pouco andava, nos últimos 10 anos rodou apenas 1500 Kms.
Era carro de garagem.
Percebi que o carburador estava falhando quando na marcha lenta e em retomadas de velocidade parecia que o motor ficava com excesso de gasolina.
Levei o carro em um mecânico com experiência em MBs.
Foi feito limpeza e reparo do carburador.
O problema das retomadas de velocidade foi solucionado, porem a marcha lenta ainda está complicado.
O mecânico me disse ser a Válvula de retorno de combustível, me passou inclusive o código 000 072 04 17.
Não estou localizando essa válvula no Brasil e para importar o preço vai lá nas alturas.
Então resolvi pedir ajuda ao fórum.
Alguém tem alguma sugestão onde eu encontro tal válvula?
Ou se é possível realizar o reparo nessa válvula?
Obrigado
Comprei minha Mercedes-Benz recentemente, é uma 280S 1974/1975
O veículo pouco andava, nos últimos 10 anos rodou apenas 1500 Kms.
Era carro de garagem.
Percebi que o carburador estava falhando quando na marcha lenta e em retomadas de velocidade parecia que o motor ficava com excesso de gasolina.
Levei o carro em um mecânico com experiência em MBs.
Foi feito limpeza e reparo do carburador.
O problema das retomadas de velocidade foi solucionado, porem a marcha lenta ainda está complicado.
O mecânico me disse ser a Válvula de retorno de combustível, me passou inclusive o código 000 072 04 17.
Não estou localizando essa válvula no Brasil e para importar o preço vai lá nas alturas.
Então resolvi pedir ajuda ao fórum.
Alguém tem alguma sugestão onde eu encontro tal válvula?
Ou se é possível realizar o reparo nessa válvula?
Obrigado
mts.poli- Usuário Iniciante
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 50
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Depende.
Está passando combustível pela tomada de vácuo? Ou não abre mesmo?
Verificou o ângulo dwell antes de tudo?
Está passando combustível pela tomada de vácuo? Ou não abre mesmo?
Verificou o ângulo dwell antes de tudo?
Ratão- Usuário Iniciante
- Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/06/2014
Idade : 48
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Acabei de ver.
Esse código 000 072 04 17 é da válvula solenóide.
O problema é na válvula solenóide ou no regulador de pressão?
EDIT: comi barriga. O código é do regulador de pressão mesmo.
Esse código 000 072 04 17 é da válvula solenóide.
O problema é na válvula solenóide ou no regulador de pressão?
EDIT: comi barriga. O código é do regulador de pressão mesmo.
Última edição por Ratão em Qua 12 Ago 2015, 11:52, editado 1 vez(es)
Ratão- Usuário Iniciante
- Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/06/2014
Idade : 48
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Olá Ratão,
O mecânico me disse que está dando excesso de gasolina na cuba, a marcha lenta não tá redonda.
Ou fica falhando e morre ou fica muito acelerada.
Mas quando eu ando em estrada em alta velocidade não está tendo problema pq o consumo é maior e queima todo o combustível em excesso.
E mesmo depois de rodar 50 km em estrada com o motor quente a marcha lenta apresenta o problema.
O carro chega a morrer...
O mecânico me disse que está dando excesso de gasolina na cuba, a marcha lenta não tá redonda.
Ou fica falhando e morre ou fica muito acelerada.
Mas quando eu ando em estrada em alta velocidade não está tendo problema pq o consumo é maior e queima todo o combustível em excesso.
E mesmo depois de rodar 50 km em estrada com o motor quente a marcha lenta apresenta o problema.
O carro chega a morrer...
mts.poli- Usuário Iniciante
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 50
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
então...segundo o mecânico o problema está na Válvula...
é essa peça aqui:
é essa peça aqui:
Última edição por mts.poli em Qua 12 Ago 2015, 11:55, editado 1 vez(es)
mts.poli- Usuário Iniciante
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 50
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Então acredito que está passando combustível pela tomada de vácuo.
Para ter certeza, troque a mangueira de tomada de vácuo por aquelas transparentes e verifique se está passando combustível realmente.
Para ter certeza, troque a mangueira de tomada de vácuo por aquelas transparentes e verifique se está passando combustível realmente.
Ratão- Usuário Iniciante
- Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/06/2014
Idade : 48
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
rsrs....qual é a mangueira que devo trocar?
rsrs....qual é a tomada do vácuo?
e se estiver passando combustível mesmo, então o problema é com a válvula?
e se for a válvula tem como realizar reparo ou só substituição?
obrigado
rsrs....qual é a tomada do vácuo?
e se estiver passando combustível mesmo, então o problema é com a válvula?
e se for a válvula tem como realizar reparo ou só substituição?
obrigado
mts.poli- Usuário Iniciante
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 50
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Isso é somente um teste.
A tomada de vácuo é a que tem o menor diâmetro. Se o diafragma estiver rompido, você irá ver o combustível fluindo pela mangueira transparente.
Reparar acho que não tem como, já que o regulador é lacrado.
A tomada de vácuo é a que tem o menor diâmetro. Se o diafragma estiver rompido, você irá ver o combustível fluindo pela mangueira transparente.
Reparar acho que não tem como, já que o regulador é lacrado.
Ratão- Usuário Iniciante
- Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/06/2014
Idade : 48
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
entendi...
é esse bico/tomada que está na diagonal?
é esse bico/tomada que está na diagonal?
mts.poli- Usuário Iniciante
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 50
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Olá Pessoal!
Fiz a apresentação hoje, espero que gostem.
Então o problema que estou enfrentando é com a Válvula de Retorno do Carburador.
Essa Mercedes ficou muito tempo em garagem pouco rodava.
Então levei em uma oficina especializada em Mercedes para limpeza do carburador e revisão geral nela.
Foi trocado todo o reparo do Carburador, mas para surpresa na marcha lenta ela não ficou boa.
Quando o motor tá frio até que a marcha lenta se mantem.
Mas quando o motor está na temperatura correta após rodar com ela a marcha lenta falha.
O mecânico me explicou que o problema está na Válvula de Retorno.
Essa válvula dá excesso de combustível no carburador até fazer falhar e morrer o motor.
A válvula em questão tem o código: 000 072 04 17.
No meu carro está com carburador Pierburg e a numeração da válvula é outra 7.20020.00
Deve ser a numeração Pierburg relacionada com a numeração da Mercedes, foi o que me explicaram.
Então comecei a procurar tal válvula no mercado.
E para minha surpresa não encontro.
Até achei através de importadora pela "bagatela" de R$ 1.800,00.
Então lembrei de um colega que tenho na Alemanha.
Achamos uma outra válvula de código 7.20395.00, por um valor muito mais acessível de R$400,00.
Porém o mecânico me disse que não serviria para meu carro, somente para veículos >=1979.
Enfim, alguém do fórum já passou por isso?
Onde posso encontrar tal válvula por um preço "normal"?
Não poderia mesmo usar a outra que encontrei?
Agradeço
Abraço
Fiz a apresentação hoje, espero que gostem.
Então o problema que estou enfrentando é com a Válvula de Retorno do Carburador.
Essa Mercedes ficou muito tempo em garagem pouco rodava.
Então levei em uma oficina especializada em Mercedes para limpeza do carburador e revisão geral nela.
Foi trocado todo o reparo do Carburador, mas para surpresa na marcha lenta ela não ficou boa.
Quando o motor tá frio até que a marcha lenta se mantem.
Mas quando o motor está na temperatura correta após rodar com ela a marcha lenta falha.
O mecânico me explicou que o problema está na Válvula de Retorno.
Essa válvula dá excesso de combustível no carburador até fazer falhar e morrer o motor.
A válvula em questão tem o código: 000 072 04 17.
No meu carro está com carburador Pierburg e a numeração da válvula é outra 7.20020.00
Deve ser a numeração Pierburg relacionada com a numeração da Mercedes, foi o que me explicaram.
Então comecei a procurar tal válvula no mercado.
E para minha surpresa não encontro.
Até achei através de importadora pela "bagatela" de R$ 1.800,00.
Então lembrei de um colega que tenho na Alemanha.
Achamos uma outra válvula de código 7.20395.00, por um valor muito mais acessível de R$400,00.
Porém o mecânico me disse que não serviria para meu carro, somente para veículos >=1979.
Enfim, alguém do fórum já passou por isso?
Onde posso encontrar tal válvula por um preço "normal"?
Não poderia mesmo usar a outra que encontrei?
Agradeço
Abraço
mts.poli- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 50
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Olá pessoal
Colocando mais uma alternativa ao assunto
Tenho a opção de morrer com R$ 1.800,00 e importar uma válvula original.
Além da opção de usar o Desborbulhador como já foi comentado.
Conversando com um colega ele me desenhou este esquema:
Expandir esta imagem
Pesquisei e achei esse regulador de pressão de permite ser ajustado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse esquema não foi testado, é teoria ainda!
Será que funcionaria?
Lembrando que gostaria muito de encontrar a original por um valor acessível!
Mas se usar tanto o Desborbulhador quando a opção com o Regulador de Pressão não terei que fazer alterações significativas no sistema de alimentação.
Amanhã depois será fácil e rápido o retorno ao padrão original se necessário.
Então... estou em dúvida qual usar, confesso que fiquei balançado na opção do esquema que estou mostrando nesse comentário, pois é um regulador de pressão.
A diferença é que a Válvula original faz a alimentação e também o retorno do excesso em uma só peça.
Nesse esquema existe o "T" que faz a divisão do fluxo do combustível.
Então confrades o que acham?
Por favor, comentários!
Obrigado
Abraço
Marcelo
Colocando mais uma alternativa ao assunto
Tenho a opção de morrer com R$ 1.800,00 e importar uma válvula original.
Além da opção de usar o Desborbulhador como já foi comentado.
Conversando com um colega ele me desenhou este esquema:
Expandir esta imagem
Pesquisei e achei esse regulador de pressão de permite ser ajustado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse esquema não foi testado, é teoria ainda!
Será que funcionaria?
Lembrando que gostaria muito de encontrar a original por um valor acessível!
Mas se usar tanto o Desborbulhador quando a opção com o Regulador de Pressão não terei que fazer alterações significativas no sistema de alimentação.
Amanhã depois será fácil e rápido o retorno ao padrão original se necessário.
Então... estou em dúvida qual usar, confesso que fiquei balançado na opção do esquema que estou mostrando nesse comentário, pois é um regulador de pressão.
A diferença é que a Válvula original faz a alimentação e também o retorno do excesso em uma só peça.
Nesse esquema existe o "T" que faz a divisão do fluxo do combustível.
Então confrades o que acham?
Por favor, comentários!
Obrigado
Abraço
Marcelo
mts.poli- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 50
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Olá Pessoal!
Venho aqui relatar sobre a adaptação realizada.
SHOW!!! Sem comentários!hahaha
Acho que ficou melhor que original o funcionamento!
Delícia de dirigir.
Passa por lombadas em 3ª Marcha, não precisa reduzir, não falha e não fica soluçando.
Após a instalação do Desborbulhador, fui até Campinas, andou redondinho.
Cheguei só até 140 km/h, sem abusar...pra mim está de bom tamanho.
Foi mantido a válvula original.
Ficou assim a sequência:
bomba de gasolina --> Desborbulhador --> Valvula --> Carburador.
No carburador e na válvula foram isoladas as tomadas de vácuo.
Agradeço a atenção e dicas
Venho aqui relatar sobre a adaptação realizada.
SHOW!!! Sem comentários!hahaha
Acho que ficou melhor que original o funcionamento!
Delícia de dirigir.
Passa por lombadas em 3ª Marcha, não precisa reduzir, não falha e não fica soluçando.
Após a instalação do Desborbulhador, fui até Campinas, andou redondinho.
Cheguei só até 140 km/h, sem abusar...pra mim está de bom tamanho.
Foi mantido a válvula original.
Ficou assim a sequência:
bomba de gasolina --> Desborbulhador --> Valvula --> Carburador.
No carburador e na válvula foram isoladas as tomadas de vácuo.
Agradeço a atenção e dicas
mts.poli- Usuário Iniciante
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 50
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Vivendo e aprendendo...
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W116): Problemas com válvula de retorno do combustível
Boa noite a todos, e gostaria de dar os parabéns!Só tenho a agradecer!
Tenho uma W116, 280S , ano 1974, e a válvula reguladora de pressão de combustível começou a apresentar vazamento de gasolina na vedação da carcaça, acabei substituindo-a hoje mesmo por um desborbulhador, e ficou muito bacana e funcional, não cheguei a testar na estrada ainda....Logo após a remoção da válvula, fui ver se o diafragma estava com vazamento de ar, realmente ele não está ! A minha dúvida é a seguinte: sem a atuação do vácuo, a passagem de retorno tem que estar totalmente vedada, ou pode passar um pouco de combustível ?
Fiz um teste ligando uma mangueira de água na entrada, e tampei com o dedo à entrada para o carburador, ela da passagem para o retorno, sem eu acionar o vácuo, lógico que quando aciono o vácuo, o retorno é um pouco maior!Desde já agradeço muito ao Fórum e seus participantes! Sempre muito bom ter ajudas para cuidarmos dos nossos brinquedinhos
Tenho uma W116, 280S , ano 1974, e a válvula reguladora de pressão de combustível começou a apresentar vazamento de gasolina na vedação da carcaça, acabei substituindo-a hoje mesmo por um desborbulhador, e ficou muito bacana e funcional, não cheguei a testar na estrada ainda....Logo após a remoção da válvula, fui ver se o diafragma estava com vazamento de ar, realmente ele não está ! A minha dúvida é a seguinte: sem a atuação do vácuo, a passagem de retorno tem que estar totalmente vedada, ou pode passar um pouco de combustível ?
Fiz um teste ligando uma mangueira de água na entrada, e tampei com o dedo à entrada para o carburador, ela da passagem para o retorno, sem eu acionar o vácuo, lógico que quando aciono o vácuo, o retorno é um pouco maior!Desde já agradeço muito ao Fórum e seus participantes! Sempre muito bom ter ajudas para cuidarmos dos nossos brinquedinhos
AlanSS- Usuário Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/08/2016
Idade : 45
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