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(W205): Tomada de 12V parou de funcionar - o quê pode ser?

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Mensagem por ManfriniAndrade Sex 14 Ago 2015, 18:07

Senhores,

perdão de há algum outro tópico com o mesmo tema, mas não o encontrei.

Comprei uma C180 faz poucos dias e hoje minha tomada de 12V simplesmente parou de funcionar. Vi no manual ("de bordo") que dependendo do nível de energia as tomadas podem ser desativadas.

Não parece haver problema algum com a carga de energia do carro, então, têm ideia do que pode ter acontecido? Alguma solução de configuração?

Sds.,

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Mensagem por AEP Sex 14 Ago 2015, 18:12

Confrade:

Seja muito bem-vindo!

Em tese, como seu carro é zero, a carga da bateria não poderia ser - o que descartaria a informação do manual de baixa carga (em tese, repito).

Veja se não é o respectivo fusível queimado.

Caso não consiga a solução aqui com outros confrades, como seu carro está em garantia, o melhor é questionar o fato na concessionária que comprou o carro. Tente ligar para o consultor/vendedor e ver se ele já pode lhe auxiliar (caso seja a questão da configuração).
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Mensagem por ManfriniAndrade Sex 14 Ago 2015, 21:49

AEP,

procurarei a autorizada com certeza. Perguntei porque se fosse algo programável tentaria resolver. Enfim, embora ache um absurdo, acredito que a tomada tenha "queimado" e entendi que essas coisas acontecem.

Abraços e obrigado.

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Mensagem por Daniel-SP Sáb 15 Ago 2015, 10:01

Eu acho que é fusível ,já tive esse problema por conta de um GPS.
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Mensagem por João Sáb 15 Ago 2015, 12:53

Eh fusíveis queimam mesmo em carros novos e isso normalmente ocorre por culpa do aparelho conectado.

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Mensagem por AEP Sáb 15 Ago 2015, 14:55

Página 355 e seguintes:

http://www.mbusa.com/vcm/MB/DigitalAssets/pdfmb/ownersmanual/2015_C_Sedan_OperatorsManual.pdf
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Mensagem por ManfriniAndrade Seg 17 Ago 2015, 19:08

Pessoal,

primeiro, obrigado. Estive na concessionária e, como previsto acima e esperado por mim, culparam meu carregador de celular. De qualquer forma não se opuseram à substituir o fusível.

Continuo achando um absurdo. O carregador é original, testei no carro da minha esposa e continua em perfeito funcionamento. No mais, o usei por mais de um ano meu carro anterior sem qualquer problema.

Mercedes ou não, é muito "não me toque".

Enfim, vou atender mais esse desejo do carro, vou procurar outro carregador.
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Mensagem por Epicco Seg 17 Ago 2015, 20:10

O fusível pode ter se rompido por sobrecarga ao encaixar o carregador na tomada de doze volts. Isso não é exclusividade Mercedes Benz, mas o fato é que originalmente essas tomadas foram projetadas para os "acendedores de cigarro", e acabou se tornando uma droga de tomada. 

Esta mais que na hora de a industria disponibilizar uma tomada de força com encaixe decente.

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Mensagem por rub Seg 17 Ago 2015, 20:17

Lamentável a posição deles , mas fazer o que , na minha faço tudo pelo usb inclusive a carga do celular 
Abraços boa sorte
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Mensagem por João Seg 17 Ago 2015, 20:57

Desculpem mas quem teve uma posição lamentável?

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Mensagem por rub Seg 17 Ago 2015, 21:10

A concessionária que ficar colocando a culpa no carregador sendo se existe as tomadas e existe objeto a serem colocas nela então são feitos para usar nelas,  ou não , basta arrumar sem dar desculpas pois no meu ver está na garantia de fábrica e por obrigação tem que ser arrumado .
Isso é o meu ponto de vista , mas cada um tem o seu.
Com certeza se fosse na minha  faria de tudo para eles arrumarem 
Abraços
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Mensagem por João Seg 17 Ago 2015, 21:40

E trocaram. Não pode falar de quem eh a culpa? Fusiveis queimam quando são colocados sob uma corrente maior que a prevista. A minha mulher queimou uma tomada dessas porque caiu um grampo de cabelo dentro. Falar que a Mercedes-Benz eh delicada pode ser uma opinião, mas a CSS trocou o fusível e apontou o possível defeito me parece extremamente normal. Se quebrar novamente com outro carregador, então estaremos diante de um defeito a ser diagnosticado.

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Mensagem por AEP Seg 17 Ago 2015, 22:11

Exato João! 

Ademais, temos que lembrar que o fato do carregador ser original, significa que ele é original pelo fabricante que o fez. Mas não é original Mercedes, Peugeot, Ford, FIAT...

Por isso que todo fabricante costuma descrever nos manuais que devemos usar apenas equipamentos HOMOLOGADOS. Assim haverá compatibilidade. 

Tanto que se alguém instalar um equipamento não original ou não homologado na garantia, perde-se a garantia.

Assim, confrade Rub, neste caso, entendo que a CSS foi cortês, gentil e fez, na verdade, uma grande cortesia!

Página 310:

http://www.mbusa.com/vcm/MB/DigitalAssets/pdfmb/ownersmanual/2015_C_Sedan_OperatorsManual.pdf
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Mensagem por rub Seg 17 Ago 2015, 22:22

Entendo a opinião de todos mas imagine se toda vez que trocamos de carro temos que trocar de carregador ou até mesmo de celular , em relação a equipamentos homologados eu entendo como por exemplo a instalação de um kit multimídia ser instalado fora da concessionária ou até mesmo uma subida de vidros que ela não vem de fábrica , mas um simples carregador Original como foi o caso na minha opinião não deveria ocorrer isso pois se a tomada esta lá foi projeta para isso
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Mensagem por AEP Seg 17 Ago 2015, 22:34

Rub: eu entendo e concordo com sua idéia. Todavia, um projeto de um carro envolve investimento de algumas centenas de milhões de Euros. Há especificações técnicas. E isso visa a segurança acima de tudo.

Não colocamos pneus fora da especificação ou não homologados. O mesmo para bateria, peças, fluidos e etc.. Um litro de fluido de freio deve custar menos que um carregador de celular de certas marcas. Mas se colocar um fluido de freio DOT errado...

Com isso, no caso de partes elétricas/eletrônicas, evita-se a queima de um módulo que custa entre R$1.000,00 ou R$20.000,00, um incêndio, um curto...

Na verdade, é o acessório que deve acompanhar o carro e não o carro que deve se adequar ao acessório!

Na minha humilde opinião, a tomada foi projetada para a capacidade descrita na folha 310 e isso consta do manual e até mesmo do prospecto em português no site da MBB:

Link

Citam a palavra original. 

É bem verdade que há itens não originais. Resta buscar os homologados para nunca (durante o prazo de garantia) escutar da fábrica que você perdeu a garantia. Ai, do ponto de vista estritamente jurídico, a montadora poderá se eximir do cumprimento do contrato de garantia.


"Consulte mais detalhes sobre a linha de acessórios originais e sua disponibilidade junto a um credenciado Mercedes-Benz de sua preferência". 
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Mensagem por rub Seg 17 Ago 2015, 22:54

Acho correto seu ponto de vista também , como disse e repito respeito a opinião de cada um ( a que seria do verde se todos nós gostássemos de vermelho ) 
O mais importante é que o problema de nosso confrade foi resolvido 
Abraços
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Mensagem por João Seg 17 Ago 2015, 23:25

Muito bem AEP. Existem tantas situações graves que realmente não dá para considerar a troca de um fusível como uma "posição lamentável".

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 18 Ago 2015, 10:49

Tem mais um detalhe que poucos sabem ou percebem: há dois padrões de diâmetro para acendedores de cigarros nos carros, o europeu e o asiático (o americano acredito que siga o asiático). O euro tem diâmetro pouco maior e isso pode causar problemas pois o carregador (ou o que se ligar ali e que geralmente é feito na China) vai ficar frouxo gerando mau-contato e queima de fusível.

Daí porque um carregador que funciona bem num determinado carro pode não funcionar tão bem em outro.

Abraço!

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Mensagem por João Ter 18 Ago 2015, 11:10

Engraçado, já tinha percebido que alguns se ajustavam melhor, mas realmente desconhecia esse detalhe. Acho que alguns genéricos aumentam as laminas laterais para tentar sanar essa diferença, mas obviamente mal contato queima fusível.

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 18 Ago 2015, 12:10

Sim, dá para entortar mais as molas de pressão mas como são apenas duas mesmo assim fica meio frouxo.

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Mensagem por Guilhermino Ter 18 Ago 2015, 17:54

Nunca vi um carregador de celular/USB que fosse homologado por algum fabricante de veículos.

Interessante essa questão do tamanho, que eu desconhecia. Tenho um carregador da Belkin que fica um pouco frouxo nas MBs, mas encaixa justinho em carros japoneses. Na W124 eu consegui deixá-lo numa posição que dificilmente dá problema. Na W123 não consegui encontrar uma posição adequada, aí comprei um da Griffin que ficou justo.

Embora dificilmente vá causar maiores problemas, uma vez que o fusível geralmente queima antes, procuro usar somente carregadores de boa qualidade. Carregador comprado no farol, nem pensar.
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Mensagem por aurino Seg 24 Ago 2015, 22:31

pessoal ja aconteceu cmg no meu a3 sedan que vendi e comprei a w205 c250, seguinte concerteza q foi o fusivel pq qnd nao usa um carregador de celular original ou de marca boa acontece isso nesses carros, compra belkin com adaptador para usb esse roda tranquilo em qualuqer carro, um pouco mais caro mais n vai ter problemas
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Mensagem por ManfriniAndrade Ter 01 Set 2015, 08:17

Aurino,

infelizmente essa não parece ser a solução. O meu carregador é um Belkin com saídas USB. Talvez um dos mais caros do mercado (embora esse seja um critério meio ridículo), mas mesmo assim foi escolhido como culpado.

De toda sorte, apenas para registro, o problema ainda não foi resolvido. Continuo aguardando a difícil troca de um fusível.

Dia 12 completa um mês do primeiro chamado aberto por mim na CSS. Peguei o carro no dia 11 e voltei no dia 12 para reclamar do comando dos vidros da porta do motorista. Por qualquer razão não consigo levantar um dos vidros trazeiros a partir da central do motorista. Esse problema também não teve solução. Enfim, dia 13, se confirmando o que me parece acontecerá, devolverei o carro. Pura e simplesmente.

Antes retirarei o carregador, que continua funcionando perfeitamente nos carros da família.

Sds.,

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