Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
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Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Boa Tarde pessoal,
A tempos não acessava o forum Mercedes, nao sei por qual motivo tive que recadastrar parece que o antigo forum ja era ne galera?
No antigo forum eu estava com uma postagem de problema em aberto ainda e gostaria de dar um feed back pois foi um problema apesar de fácil solução foi de difícil detecção.
Minha C320 2001 foi batida e ficou quase 1 ano parada na execução do serviço e aguardando peças, quando finalmente foi montada a mecânica a mesma ficou muito instável e não queimava os cilindros da esquerda, o mecanico borra porcaria que estava executando o serviço começou a dar pau nas peças primeiro foi bobina depois fluxo de ar no final deu pau na minha central eletrônica.. quando isso aconteceu procurei mais recursos e em outra oficina apos varios testes foi detectado que o CATALIZADOR ESTAVA ENTUPIDO por isso parava de funcionar os cilindros da esquerda, resolvi nao troca-los somente abri uma janela no escapamento e retirei o catalizador visto que em Goiás nao ha verificação de emissão de poluentes. Agora sim ela ta funcionando lisinha e sem vibrações ou falhas. Gostaria de perguntar aos especialistas se o funcionamento sem o catalizador pode ser prejudicial ao funcionamento ou consumo de combustível?
Após toda essa saga para ver a estrela rodando novamente ja rodei em torno de 2.000 km nela e observei que ela esta dando uma "fumadinha" e abaixou em torno de 1 litro de óleo, gostaria de confirmar se o consumo esta sendo mesmo excessivo de oleo e saber se pode estar ocorrendo pela necessidade de troca dos retentores de válvula? Caso seja o caso de troca dos referido retentores oq mais é necessário fazer a troca tais como retentor de comando? junta?
Tenho mais uma dúvida em relação à outro comportamento anormal percebido, dependendo da descida e velocidade quando nao ha aceleração na descida percebo que ha variação na rotação do motor fica oscilando entre 1.500 e 1.000 RPM seria algum sensor no cambio que esta apresentando mau funcionamento ou oq?
ESPECIALISTAS FAVOR COMENTAR CREIO QUE SERÁ BEM ENRRIQUCEDOR PARA O FORUM E ME DARÁ SUBSIDIO NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS..
DESDE JÁ AGRADEÇO AOS CONFRADES!
A tempos não acessava o forum Mercedes, nao sei por qual motivo tive que recadastrar parece que o antigo forum ja era ne galera?
No antigo forum eu estava com uma postagem de problema em aberto ainda e gostaria de dar um feed back pois foi um problema apesar de fácil solução foi de difícil detecção.
Minha C320 2001 foi batida e ficou quase 1 ano parada na execução do serviço e aguardando peças, quando finalmente foi montada a mecânica a mesma ficou muito instável e não queimava os cilindros da esquerda, o mecanico borra porcaria que estava executando o serviço começou a dar pau nas peças primeiro foi bobina depois fluxo de ar no final deu pau na minha central eletrônica.. quando isso aconteceu procurei mais recursos e em outra oficina apos varios testes foi detectado que o CATALIZADOR ESTAVA ENTUPIDO por isso parava de funcionar os cilindros da esquerda, resolvi nao troca-los somente abri uma janela no escapamento e retirei o catalizador visto que em Goiás nao ha verificação de emissão de poluentes. Agora sim ela ta funcionando lisinha e sem vibrações ou falhas. Gostaria de perguntar aos especialistas se o funcionamento sem o catalizador pode ser prejudicial ao funcionamento ou consumo de combustível?
Após toda essa saga para ver a estrela rodando novamente ja rodei em torno de 2.000 km nela e observei que ela esta dando uma "fumadinha" e abaixou em torno de 1 litro de óleo, gostaria de confirmar se o consumo esta sendo mesmo excessivo de oleo e saber se pode estar ocorrendo pela necessidade de troca dos retentores de válvula? Caso seja o caso de troca dos referido retentores oq mais é necessário fazer a troca tais como retentor de comando? junta?
Tenho mais uma dúvida em relação à outro comportamento anormal percebido, dependendo da descida e velocidade quando nao ha aceleração na descida percebo que ha variação na rotação do motor fica oscilando entre 1.500 e 1.000 RPM seria algum sensor no cambio que esta apresentando mau funcionamento ou oq?
ESPECIALISTAS FAVOR COMENTAR CREIO QUE SERÁ BEM ENRRIQUCEDOR PARA O FORUM E ME DARÁ SUBSIDIO NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS..
DESDE JÁ AGRADEÇO AOS CONFRADES!
leopoldorbm- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 38
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Fotos da dita cuja...
leopoldorbm- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 38
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Leopoldo, eu voltaria com o catalizador como originalmente, porque os engenheiros da MB projetaram os ajustes desse motor 3.2 contando com a contra-pressão desse ítem. Sem catalizador, acredito (opinião leiga) que a tendência é aumentar o consumo de combustível e perder torque em baixa rotação.
Quanto à oscilação do motor e queima de óleo vejo algumas possibilidades pelo seu relato, mas como não sou reparador, deixo para ESPECIALISTAS conforme solicitado! rsrsrsrrsrs
Ah, sugiro postar fotos na Galeria para conhecermos o carro à parte do tópico!
Abraços,
Quanto à oscilação do motor e queima de óleo vejo algumas possibilidades pelo seu relato, mas como não sou reparador, deixo para ESPECIALISTAS conforme solicitado! rsrsrsrrsrs
Ah, sugiro postar fotos na Galeria para conhecermos o carro à parte do tópico!
Abraços,
Antônio Elias- Usuário Platina
- Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Não sei pro V6 MB, mas pro motor AP VW era considerado normal um consumo de até 1 litro pra cada 1000km rodados.
Talvez o catalizador tenha entupido por conta do suposto excesso de óleo. Pois nunca mexi no da minha que é 92.
A sonda que analisa a queima fica antes do catalizador, mas como dito, o efeito da 'repressão' menor (barulho maior) fará você usá-lo como um escape esportivo, gastando mais... o que entendo não prejudicar o motor, só o meio-ambiente com mais gases. O torque dos motores em V é alto por natureza, então não deve dar muita diferença.
Lembro que também sou leigo, aguarde o apoio dos técnicos.
Talvez o catalizador tenha entupido por conta do suposto excesso de óleo. Pois nunca mexi no da minha que é 92.
A sonda que analisa a queima fica antes do catalizador, mas como dito, o efeito da 'repressão' menor (barulho maior) fará você usá-lo como um escape esportivo, gastando mais... o que entendo não prejudicar o motor, só o meio-ambiente com mais gases. O torque dos motores em V é alto por natureza, então não deve dar muita diferença.
Lembro que também sou leigo, aguarde o apoio dos técnicos.
Marcos- Usuário Bronze
- Mensagens : 140
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 59
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
cade os especialistas?
leopoldorbm- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 38
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Calma,paguem melhor a consulta que eles aparecem mais rapidinho... O que o Marcos falou procede, se tiver sonda downstream pode acender a luz de falha, consumo de óleo citado se não suja as velas ainda não é motivo para abrir a maquina, para começar a investigar essa oscilação um bom scanner ....
Maluhy- Usuário Platina
- Mensagens : 2172
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 64
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
O catalisador da minha W140 estava fazendo barulho como se tivesse solto dentro da lata.
Como é grande e pesado, a importação seria caríssima, mas nem cheguei a pesquisar.
Por orientação do Mestre Maluhy coloquei dois abafadores no lugar dos catalizadores.
Notei imediatamente um aumento no ruído, mínimo, mas percebi.
Também quando chego na garagem percebo um odor poluente, ardido.
Percebi também um certo ganho de potência, mas quanto ao consumo de combustível eu nunca me dei o trabalho árduo de medir.
Não me arrependo e recomendaria. Maluhy, o que acha?
Como é grande e pesado, a importação seria caríssima, mas nem cheguei a pesquisar.
Por orientação do Mestre Maluhy coloquei dois abafadores no lugar dos catalizadores.
Notei imediatamente um aumento no ruído, mínimo, mas percebi.
Também quando chego na garagem percebo um odor poluente, ardido.
Percebi também um certo ganho de potência, mas quanto ao consumo de combustível eu nunca me dei o trabalho árduo de medir.
Não me arrependo e recomendaria. Maluhy, o que acha?
mpaschoal- Banido
- Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 56
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Não aumenta consumo, teria que ver como ficou a emissão,pode ser que tenha ficado dentro da faixa,principalmente em carros até 97 que o limite é de 1% de CO...outra opção é colocar catalisadores genéricos,mas tem que ter muito bom senso e calcular bem,senão assassina o motor..
Maluhy- Usuário Platina
- Mensagens : 2172
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 64
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Você tinha me falado isso e não consegui achar um catalizador que atendesse a potência e encaixasse no tamanho, resolvi instalar os abafadores.
Pelo odor, acho que não passa no limite de emissões, vamos ver. Te aviso.
Pelo odor, acho que não passa no limite de emissões, vamos ver. Te aviso.
mpaschoal- Banido
- Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 56
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Meu caro Leopoldo, se você procura apenas a opinião de especialistas sugiro que procure um mecânico, pois aqui no fórum costumamos tentar ajudar uns aos outros e você simplesmente ignorou as dicas dos confrades Antonio e Marcos.
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Caro Luiz, estou SOFRENDO na mão dos mecânicos de Goiânia a tempos.. Mas quanto a opinião dos confrades não foram ignoradas não.. Oq disseram faz sentido e levei em conta tmb, mas estava esperando a preciosa opinião do Maluhy que já estava acompanhando esse tópico no passado.
Vou verificar se esta sujando as velas, quanto a emissão acho q não passa não, mas aqui o detran não fiscaliza.
Obrigado pelo retorno
Abraços
Vou verificar se esta sujando as velas, quanto a emissão acho q não passa não, mas aqui o detran não fiscaliza.
Obrigado pelo retorno
Abraços
leopoldorbm- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 38
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
No minimo essa postura( colocar na chamada para especialistas) acaba intimidando os outros colegas que poderiam de alguma forma ajudar, principalmente se já sofreram com algum problema parecido. Acho que o fórum é essencialmente uma troca de opiniões e experiencias e isso engloba todos os participantes, mesmo porque temos discussões de vários assuntos e cada um tem a sua especialidade.
_________________
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Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
João, como disse o tópico era antigo e já tinha esse titulo.. creio que vc tem razão que foi mal colocado mas não tive essa intenção de excluir ninguém da discussão, pelo contrario todas opiniões são validas, no máximo de chamar mais a atenção dos especialistas.
leopoldorbm- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 38
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
OK! Compreendido.
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Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
O Maf que esse mecânico colocou é original MB?
Antônio Elias- Usuário Platina
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Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Eu mesmo comprei o MAF original Bosch, 12 velas de iridium NGK, Bomba combustível Bosch..
leopoldorbm- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 38
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Caro,
Pelo conceito basico de mecanica, procure catalisadores de motores com cilindrada similar. O motor da 320 utiliza coletor de escape 6x2 e apos os catalizadores ele se unifica em um unico cano. Um bom exemplo disso é o bom e velho omega 4100 nacional, que ja possuia catalizadores quando produzido entre 95 e 98.
Penso que a vazao é correta, nao causará restriçao (que pode ate danificar valvulas de escape). O grande problema é se o catalizador suportará trabalhar em temperatura maior ja que o omega gera 40cv a menos que a 320. 20cv nao eh tanta coisa assim. Em casos de preparaçao de motores, volte e meia um incauto mexe na eletronica, alimentaçao , turbina e derrete catalizador por esquecimento.
Os omegas australianos também sao uma opçao, mas as peças são mais caras que MB, rsrs
Abs
Mau
Pelo conceito basico de mecanica, procure catalisadores de motores com cilindrada similar. O motor da 320 utiliza coletor de escape 6x2 e apos os catalizadores ele se unifica em um unico cano. Um bom exemplo disso é o bom e velho omega 4100 nacional, que ja possuia catalizadores quando produzido entre 95 e 98.
Penso que a vazao é correta, nao causará restriçao (que pode ate danificar valvulas de escape). O grande problema é se o catalizador suportará trabalhar em temperatura maior ja que o omega gera 40cv a menos que a 320. 20cv nao eh tanta coisa assim. Em casos de preparaçao de motores, volte e meia um incauto mexe na eletronica, alimentaçao , turbina e derrete catalizador por esquecimento.
Os omegas australianos também sao uma opçao, mas as peças são mais caras que MB, rsrs
Abs
Mau
Mau71- Usuário Ouro
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Idade : 53
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
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Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
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Idade : 70
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
mpaschoal,
a mastra escapamentos e outras tem catalisadores que podem ser colocados(adaptados) de acordo com a cilindrada do motor , diâmetro de cano, mas tem que procurar um profissional para analisar e executar o serviço .
Mas o nível de ruído é um pouco maior que os catalisadores originais mb, nada substitui o original mb , experiência própria .
Mas se sua cidade não tem inspeção veicular para controle de emissões , pode usar abafador.
Abs.
Dermeval
a mastra escapamentos e outras tem catalisadores que podem ser colocados(adaptados) de acordo com a cilindrada do motor , diâmetro de cano, mas tem que procurar um profissional para analisar e executar o serviço .
Mas o nível de ruído é um pouco maior que os catalisadores originais mb, nada substitui o original mb , experiência própria .
Mas se sua cidade não tem inspeção veicular para controle de emissões , pode usar abafador.
Abs.
Dermeval
DERMEVAL JUNQUEIRA- Usuário Bronze
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 53
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Confrades ,
são apenas conselhos , para todos proprietários de mb , para que na hora que precisarem de manutenção, não ficarem trocando peças sem necessidade
- Bom rastreador é essencial , ver código de falha é só com ele , reiniciar fazer auto adaptação, etc .........
Ele não conserta o carro mas ajuda 100% para o mecânico se sentir seguro no diagnóstico, aliado a" bom senso , seriedade e proprietário do carro estruturado para mb " é conserto realizado e proprietário do carro feliz.
O princípio de análise de defeitos começa por aí , na minha humilde opinião.
- Ver se tem borra no corpo de aceleração.
- Depois com um bom multímetro na mão :
- Conferir chicote ,plug do maf , aterramento , entrada falsas de ar , mangueiras de vácuo , hidrovácuo , sensor de velocidade , etc......
- Ver alternador está carregando legal com todos componentes elétricos ligados.
- E o último, um mecânico que mexe só com mb , leva uma vantagem sobre o que trabalha com outras marcas , pois devido a população brasileira ter melhorado o poder de compra ,as oficinas multimarcas estão congestionadas de serviços , mesmo com agendamento antecipado , não estão dando conta de atender a demanda , um mecânico especializado só mb pode tem tempo mais flexível que o que mexe com multimarcas . Mas obrigação de qualquer profissional é entregar o carro funcionando bem com uma garantia mínima de 6 meses ou 6.000 km.
Abs.
Dermeval
" Quando alguém evolui , evolui tudo que está a sua volta"
são apenas conselhos , para todos proprietários de mb , para que na hora que precisarem de manutenção, não ficarem trocando peças sem necessidade
- Bom rastreador é essencial , ver código de falha é só com ele , reiniciar fazer auto adaptação, etc .........
Ele não conserta o carro mas ajuda 100% para o mecânico se sentir seguro no diagnóstico, aliado a" bom senso , seriedade e proprietário do carro estruturado para mb " é conserto realizado e proprietário do carro feliz.
O princípio de análise de defeitos começa por aí , na minha humilde opinião.
- Ver se tem borra no corpo de aceleração.
- Depois com um bom multímetro na mão :
- Conferir chicote ,plug do maf , aterramento , entrada falsas de ar , mangueiras de vácuo , hidrovácuo , sensor de velocidade , etc......
- Ver alternador está carregando legal com todos componentes elétricos ligados.
- E o último, um mecânico que mexe só com mb , leva uma vantagem sobre o que trabalha com outras marcas , pois devido a população brasileira ter melhorado o poder de compra ,as oficinas multimarcas estão congestionadas de serviços , mesmo com agendamento antecipado , não estão dando conta de atender a demanda , um mecânico especializado só mb pode tem tempo mais flexível que o que mexe com multimarcas . Mas obrigação de qualquer profissional é entregar o carro funcionando bem com uma garantia mínima de 6 meses ou 6.000 km.
Abs.
Dermeval
" Quando alguém evolui , evolui tudo que está a sua volta"
DERMEVAL JUNQUEIRA- Usuário Bronze
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 53
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
Caro Leopoldorbm, a motorização da W203 C320 não é para qualquer mecânico, se não tiver no mínimo um Stardiagnosis para analise dos sintomas vai ficar cada vez mais difícil pois v. ficará à mercê de suposições dos mecânicos.
Quanto ao catalizador eu seguiria o conselho do confrade Epicco e procuraria um catalizador genérico de boa qualidade pois todo o acerto eletrônico foi originalmente calculado contando com este ítem.
Quanto ao catalizador eu seguiria o conselho do confrade Epicco e procuraria um catalizador genérico de boa qualidade pois todo o acerto eletrônico foi originalmente calculado contando com este ítem.
Borg- Usuário Ouro
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Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 66
Re: Feedback falha motor e vibração / oscilação RPM na descida - C320 2001 PARA ESPECIALISTAS
leopoldorm ,
deve ter profissional bom na sua região , talvez não tenha procurado direito no boca a boca , pois é uma região de muitos importados creio eu, aqui em Minas conheço muita gente que sai daqui para comprar importado com preço bom na sua região e muitos estão com a manutenção legal sem " gambiarras"
Abraço e boa sorte ,
Dermeval
deve ter profissional bom na sua região , talvez não tenha procurado direito no boca a boca , pois é uma região de muitos importados creio eu, aqui em Minas conheço muita gente que sai daqui para comprar importado com preço bom na sua região e muitos estão com a manutenção legal sem " gambiarras"
Abraço e boa sorte ,
Dermeval
DERMEVAL JUNQUEIRA- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 28/08/2012
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