Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

+7
paulo brito
EfBauru
wlemes
Ulysses V8 Benz
walter paiva
C-220
Paulim_Notini
11 participantes

Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por Paulim_Notini Qui 19 Nov 2015, 10:52

Prezados confrades,
Bom dia.

Como um bom amante de carros, gosto sempre de conversar sobre diversos temas com amigos e conhecidos e estive conversando com alguns mecânicos especializados em mercedes, audi, landrover, bmw aqui em Belo Horizonte e tomei conhecimento de um problema aparentemente "crônico" que acontece com as Mercedes série C mas que a Mercedes mantêm "camuflado" para não gerar a repercussão que já ocorreu com outras marcas como Audi e BMW. 

Comprei a quase 1 ano minha serie C, estou amando o carro, realmente fiquei fã, ela não me deu nenhuma dor de cabeça até o momento mas confesso que fiquei meio preocupado com o que ouvi.

Eu gostaria de verificar com vocês se alguém já ouviu falar deste problema que ocorre nas Mercedes serie C de diversos anos relacionado à "engrenagem de eixo de comando", onde com o tempo começam a aparecer alertas no painel luz de injeção e depois de um tempo alguns ruídos estranhos começam a acontecer no motor, principalmente na hora de ligar o carro.

Depois disso, quando é levado à concessionária é solicitado a troca da engrenagem do eixo de comando A, tensionador da corrente e a engrenagem do eixo de comando B que fica em torno de R$14.000,00 na css. Isso ocorre independente se todas as revisões foram ou não realizadas em css e pelo que fiquei sabendo aqui em BH ocorreu um problema com uma C180 2012/2012 onde foi cobrado o valor de R$15.000,00 para o serviço porém o proprietário ameaçou a brigar na justiça e divulgar em jornais e a css aqui de BH acabou cobrando apenas o serviço de mão de obra (2.000,00) e realizou a substituição dos componentes.

Dei uma pesquisada na internet e achei alguns relatos e reclamações no "Reclame Aqui".

Gostaria de saber a opinião dos confrades e se conhecem algum caso pois realmente fiquei preocupado com esta situação.

Grande abraço à todos.
Paulim_Notini
Paulim_Notini
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por C-220 Qui 19 Nov 2015, 11:02

Paulim,

Existe sim relatos aqui e na internet de modo geral sobre esse problema crônico nesse motor. Realmente a MB tenta esconder o problema para debaixo do tapete... como sempre faz aqui no Brasil.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por Paulim_Notini Qui 19 Nov 2015, 11:20

Daniel,
Bom dia.
Obrigado pela resposta. Confesso que procurei bastante informações antes de comprar o carro, porém encontrei muitos relatos sobre o A4 e as BMW serie 3 mas não havia encontrado nenhum sobre a serie C...

Realmente é lamentável tal postura das css, acho inclusive que seria um motivo de unirmos força e tentarmos algum tipo de pressão junto as css e ajuda para os proprietários de carros que apresentem estes problemas para divulgação massiva na mídia afim de assumirem e repararem estes problemas (quando ocorrerem), pois afinal de contas não estamos comprando um "cherry" mas sim um Mercedes Benz. A minha é extremamente nova, tem até plastico nas soleiras ainda, nunca me deu nenhuma dor de cabeça, mas agora realmente já fico com um pé atrás... esperando quando a "bomba irá explodir". Estas coisas são desanimadoras aqui no Brasil...

Algum confrade já teve alguma experiência desagradável relacionado à esta questão afim de nos dar um depoimento para que todos nós possamos ficar alinhados com o problema e já sabermos como proceder?
Paulim_Notini
Paulim_Notini
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por walter paiva Qui 19 Nov 2015, 12:10

Paulim,
Do comando não, mas teve um relacionado a quebra da válvula do 4º cilindro;
https://www.portalmercedesbrasil.com/t15558-w204-quebra-do-motor-aos-35-mil-km-rodados?highlight=quebra

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 19 Nov 2015, 15:13

Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso... study


_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por wlemes Qui 19 Nov 2015, 15:54

Isso ocorre nas CGIs ou também nas KOMPRESSOR?
wlemes
wlemes
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 311
Data de inscrição : 05/05/2015
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por EfBauru Qui 19 Nov 2015, 16:27

Classe C, W204... mas de qual motor estamos falando?
Abs
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por C-220 Qui 19 Nov 2015, 17:42

CGI/Turbo
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por paulo brito Qui 19 Nov 2015, 18:19

Nunca ouvi falar desse problema. Para ser caracterizado como " crônico"  deveria ocorrer com uma grande parcela dos 204.  Em qual motorização ocorre,  existem várias.
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por C-220 Qui 19 Nov 2015, 21:52

Jaguar,

Geralmente ocorre nas primeiras CGI/Turbos entre 2011 a 2012, motor 1.8, nas versões C180, C200 e C250.

A solução é a troca do comando A e B e o tensionador da corrente.

Existe também alguns casos nos motores M271 Kompressor. 

A maioria desses carros dão uma rajada, estilo motor diesel, na primeira partida do dia.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por EfBauru Sex 20 Nov 2015, 16:14

Valeu Daniel! Se ocorre nos M271 (C230K?) então não é de agora...

Abs
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por C-220 Sex 20 Nov 2015, 17:26

A família M271, C180, C200 e C230, na partida a frio faz um trec-trec, literalmente são os comando "moendo". Se vc tiver a oportunidade de ver uma ligando, irá comprovar.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por Paulim_Notini Ter 24 Nov 2015, 11:27

Confrades,
Bom dia.

Dei uma passadinha na CSS e aproveitei pra conversar com o técnico de oficina sobre este problema e tive uma outra informação que acho válida informar à todos. (Só não sei até que ponto é 100% verdadeira ou não.)

Os casos que já apareceram na CSS sobre este problema crônico de engrenagem do eixo de comando, são todas w204 até as de ano 2011/2012 (que não é comum aparecerem nos modelos 12/12 em diante) e que o motor que apresenta o problema é o de código 20411 mas que mesmo assim não são em todos, não tem como saber com certeza quais carros apresentarão ou não o problema, mas que realmente existe este problema em algumas unidades e não tem absolutamente nada haver com troca de óleo ou mau uso, trata-se realmente de um defeito "inexplicável" que ocorre em alguns carros onde as engrenagens passam a girar em falso ao dar a partida no motor ainda sem a devida lubrificação e tal problema vai piorando com o passar do tempo até que uma gire em falso (descompassada da outra) e ocorre a quebra.

Para verificar qual é o motor, você deve deixar selecionado no painel a tela de exibição da quilometragem então, ligar a chave do veículo na posição 1, e pressione ao mesmo tempo a tecla "OK" do lado esquerdo do volante e o botão de atender ligações de Telefone (direito) do lado direito do volante por aproximadamente 1 segundo.
Então um menu irá aparecer na tela com as opções:
"DADOS DO VEÍCULO"
"teste dinamômetro"
"assyst Plus"

Você deve clicar em DADOS DO VEÍCULO e depois ir apertando pra baixo até aparecer a informação MOTOR. Nesta tela irá aparecer o código 20411 ou 20414. Segundo informações o 20414 não possui mais este problema já os 20411 (apesar de estar presente mesmo em alguns modelos 2012 para frente) é o que poderá apresentar o problema.

Pesquisando na internet no reclame aqui, ou mesmo no google algo do tipo "Engrenagem do eixo comando c180" você realmente encontra algumas reclamações de proprietários sobre o problema.



Na minha opinião, algumas ações preventivas que podem ser usadas para prevenir este problema além de outros são:

-Uso de um frasco de 200ml do aditivo Millitec nas trocas de óleo:
O Millitec possui uma excelente lubrificação e com isso a tendência é deixar as partes altas do motor mais lubrificadas, que é a região onde justamente estão as engrenagens do eixo de comando e ao dar a partida no motor quando desligado está com menos óleo.

-Uso do Aditivo de combustível KOUBE PERFECT CLEAR (Mês sim, mês não): 
O Koube é um aditivo nacional que realmente auxilia e muito na limpeza das impurezas presentes nos nossos combustíveis "batizados" por todo o brasil e evita-se a formação de borras dentro do motor. Para maior eficiência deve ser colocado no tanque de combustível (com ajuda de um funil) quando o veículo estiver com o combustível na reserva e depois disso circular com o carro em baixas rotações por cerca de 20 minutos / 8km.

-Filtro Bujão Parafuso Magnético Nefroil:
O parafuso Nefroil subistitui o parafuso original que é usado para remover o óleo do carro no cárter, possui as mesmas medidas/rosca original (existe para diversos carros nacionais e importados) e possui na ponta um imã que pega toda e qualquer limalha ou pedacinhos minúsculos de metais que ficam circulando no óleo dentro do motor, fazendo com que a cada troca de oléo ao removê-lo você possa realizar a limpeza e descartar todas estas partículas de metal que ficam presas na ponta do parafuso (imã) aumentando a vida útil do motor.

- Troca de óleo e filtro de óleo a cada 5.000km:
Afim de se evitar a "contaminação" do motor devido aos nossos combustíveis constantemente batizados e também por ser um motor turbo é recomendada a troca de óleo a cada 5.000km e do filtro, para que esteja sempre com um óleo.


Espero que os confrades continuem pesquisando sobre este importantíssimo tema e compartilhe as experiências / descobertas aqui no fórum para que todos nós possamos realmente estarmos cientes e unidos contra um problema tão crítico e que deveria ser tratado de forma transparente e não "debaixo do tapete" como aparentemente ocorre no Brasil.
Paulim_Notini
Paulim_Notini
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por walter paiva Qua 25 Nov 2015, 12:18

Paulim, obrigado por compartilhar estas informações (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando 524144009

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por Taverna Dom 06 Dez 2015, 21:25

Tenho uma C200K 08/09 com 70mil km a um ano e desde que comprei tem esse sintoma, quando o motor fica desligado por volta de 1 hora, quando dou a partida ela da uma rajada de 1 a 3 segundos e zera, já troquei oleo, filtro, aditivo e nada, levei na css e o diagnostico foi o seguinte: A solução é a troca a polia do comando A e B o tensionador da corrente e a corrente, bagatela de 12.000,00.
Mas para minha surpresa o mecanico me disse que é mais comum acontecer isso na CGI e não na Kompressor.
É isso estou rodanado com a minha normalmente e cada mecanico especializado e css fala uma coisa.....estamos no Brasil nehhh.
Taverna
Taverna
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/04/2015
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por hoffmann Ter 02 maio 2017, 17:02

Estava praticamente fechado na revenda eu comprar uma MB C-180 CGI 2011 amanhã (03-05-2017); Depois que li isso aqui, procurei me informar mais sobre isso e me apavorei, acho que vou desistir da compra. Entrei em outro fórum da MB e falam a mesma coisa. Acho que vou esperar mais um pouco e pesquisar mais sobre isso; Abraço em todos.
hoffmann
hoffmann
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/03/2016
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por AEP Ter 02 maio 2017, 17:24

Confrade:

Mas o carro que você pretende comprar está com esse sintoma?
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por hoffmann Ter 02 maio 2017, 20:40

Opa AEP; Como não sabia desse problema, não me atentei quando fui olhar; Pode até não estar, pois a km é 52.000, mas comprar um carro com mede e receio é triste.
hoffmann
hoffmann
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/03/2016
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Identificação do motor

Mensagem por rico_martini Ter 12 Jan 2021, 18:11

Galera, boa tarde.

Desculpem ressuscitar o tópico mas estou com uma dúvida quanto ao motor da minha c-180. Trata-se de uma 2010/2011 kompressor.
Fiz o passo a passo que o amigo relatou para verificação de qual o motor do meu carro, mas não entendi muita coisa. Ao acessar o menu dos dados do veículo, cheguei na tela do motor onde diz:
Motor:
M271E18ML115ATT
Info sobre o veículo:
W204 10/1-L

Desculpe minha ignorância mas seria este então o motor 20410 ou o lamentável 20411?
rico_martini
rico_martini
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/05/2020
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Problema na engrenagem do eixo de comando Empty Re: (W204): Problema na engrenagem do eixo de comando

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos