(W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
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(W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Apareceu o F no painel da Classe A! O câmbio parou e apareceu o F no painel? O que faço?
Caro confrade da Mercedinha, o [F] não significa que voce está f do, então continua lendo abaixo:
Se tu tens preguiça de ler, veja o tópico: https://www.portalmercedesbrasil.com/c30-servicos .
Os pneus tem o mesmo diâmetro? Se não, veja o tópico de pneus e rodas. https://www.portalmercedesbrasil.com/t614-rodas-e-pneus-para-a-classe-a-serie-168?highlight=pneus+e+rodas .
Procedimento para ajustar as marchas:
Atenção: Se a embreagem for mecânica, em vez de pisar no freio, pise na embreagem.
1- Coloque o carro no plano, e puxe o freio de mão.
2- Gire a chave de ignição ate acender as luzes do painel, sem chegar a dar a partida.
3- Pise no freio.
4- Engate a 1a. marcha.
5- Volte o cambio para o ponto morto (deverá ouvir uns cliques vindo da frente à esquerda a cada troca de marcha).
6- Solte o pé do freio.
7- Pise no freio novamente.
8- Engate a marcha Ré.
9- Volte o cambio para o ponto morto.
10- Tire o pé do freio.
11- Solte o freio de mão, desligue a chave de ignição e retire-a do contato.
12- Puxe o freio de mão novamente.
13- Liga para ver se funcionou o câmbio do carrinho.
Atenção: Desta maneira o sistema de embreagem automática estará aprendendo a posição correta das marchas. Se alguem mudar as marchar do carro sem pisar no freio quando o motor estiver desligado, na verdade estará desajustando todo o sistema. Lembre-se de que se trata de um sistema de embreagem eletro-hidráulico computadorizado sendo, portanto, um complexo e delicado sistema. Nunca mexa, nem permita ninguem 'brincar" com o cambio quando o motor estiver desligado.
Verificar: se o soquete acima do pedal do freio está (encaixado, solto, enferrujado, empenado). Um mal contato/interrupção pode ocasionar o [F] .
Se não resolver:
Quando aparecer a letrinha mágica [F] no painel, observe o seguinte:
1)A aceleração está normal?
- Se estiver, você não tem falha no motor que ocasionem o [F], como : corpo de aceleração, chicotes e outros? E se o motor estiver falhando, esta parte deverá ser resolvida antes de qualquer outro diagnóstico.
2)A luz BAS ESP e ABS estão acesas após o aparecimento do [F]?
- Existe um sensor de rotação para cada roda do Classe A, e uma falha em qualquer um deles pode resultar em [F], outro item que acende as tais lâmpadas e o [F], fique atento, em carros semi e automático, se forem instalados pneus de tamanho diferente, após o veiculo atingir certa velocidade, também poderá resultar em [F] quando a diferença de rotação entre as rodas for percebida pelo modulo ESP,que indicará falha de plausibidade do sinal entre os sensores.
3)Somente aparece o [F]:
- O desgaste de embreagem pode ser observado através do aparelho de scan, que oferece paramentros de medição, e indica a hora prévia para efetuar a troca,no entanto o desgaste do modulo somente poderá ser observado na troca da embreagem, ou quando aparecer o [F] no painel, o mais comum é que se faça a inspeção do módulo AKS (não é troca de escova) durante a troca da embreagem, assim terá uma dor de cabeça a menos, posteriormente.
Colocando o câmbio na posição das marchas:
4) Verificar se no aparecimento do [F] o carro engrena as marchas. Caso negativo, o problema está no AKS ou embreagem, bem como, ar no sistema;
5) Se engrenar, mas "patinar" muito o disco, provável problema nos sensores de roda do ABS. (vide dica 2 e 7);
6) Se engrenar mas não andar, aceleração limitada em 2500rpm (modo de segurança), possivel problema na injeção (Principalmente corpo de borboleta) ou ESP/BAS;
Outras opções por conta e risco:
7) Se quiser eliminar a suspeita de problemas referentes aos sensores do ABS, desconecte o cabo da Bomba do ABS (com o carro desligado) localizada abaixo do reservatório de agua do limpador de parabrisa. Caso o F desapareça, temos um problema nos sensores de roda ou outros relacionados ao ABS. Talvez tambem funcione para eliminar suspeita de problemas no ESP/BAS.
Não desconecte as mangueiras do fluido do módulo, pois caso aconteça isso você precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas.
O módulo AKS que trabalha com escova e óleo de freio, quando as escovas estão gastas, o [F] aparece, e o carro não pega ou a marcha não entra ou para de funcionar em movimento, solução trocar a escova e dar sangria e o carro voltara ao normal. Precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas. Recomendo mecânico.
9) Pode então desligar fio por fio do conector a estabelecer qual fio está interrompendo a corrente para encontrar o problema; e achando, pode colocar um relé 12v basico de 1 contato para toda vez que ligar o veiculo, ele conecta este fio e então toda vez que desligar o veiculo, ele desconecta este fio... assim simulando a retirada, e depois recolocando o fio no conector para ligar o veiculo. Se assim for, reconecte e está resolvido. Recomendo técnico ou mecânico.
Tópicos do portalclassea de:
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Caro confrade da Mercedinha, o [F] não significa que voce está f do, então continua lendo abaixo:
Se tu tens preguiça de ler, veja o tópico: https://www.portalmercedesbrasil.com/c30-servicos .
Os pneus tem o mesmo diâmetro? Se não, veja o tópico de pneus e rodas. https://www.portalmercedesbrasil.com/t614-rodas-e-pneus-para-a-classe-a-serie-168?highlight=pneus+e+rodas .
Procedimento para ajustar as marchas:
Atenção: Se a embreagem for mecânica, em vez de pisar no freio, pise na embreagem.
1- Coloque o carro no plano, e puxe o freio de mão.
2- Gire a chave de ignição ate acender as luzes do painel, sem chegar a dar a partida.
3- Pise no freio.
4- Engate a 1a. marcha.
5- Volte o cambio para o ponto morto (deverá ouvir uns cliques vindo da frente à esquerda a cada troca de marcha).
6- Solte o pé do freio.
7- Pise no freio novamente.
8- Engate a marcha Ré.
9- Volte o cambio para o ponto morto.
10- Tire o pé do freio.
11- Solte o freio de mão, desligue a chave de ignição e retire-a do contato.
12- Puxe o freio de mão novamente.
13- Liga para ver se funcionou o câmbio do carrinho.
Atenção: Desta maneira o sistema de embreagem automática estará aprendendo a posição correta das marchas. Se alguem mudar as marchar do carro sem pisar no freio quando o motor estiver desligado, na verdade estará desajustando todo o sistema. Lembre-se de que se trata de um sistema de embreagem eletro-hidráulico computadorizado sendo, portanto, um complexo e delicado sistema. Nunca mexa, nem permita ninguem 'brincar" com o cambio quando o motor estiver desligado.
Verificar: se o soquete acima do pedal do freio está (encaixado, solto, enferrujado, empenado). Um mal contato/interrupção pode ocasionar o [F] .
Se não resolver:
Quando aparecer a letrinha mágica [F] no painel, observe o seguinte:
1)A aceleração está normal?
- Se estiver, você não tem falha no motor que ocasionem o [F], como : corpo de aceleração, chicotes e outros? E se o motor estiver falhando, esta parte deverá ser resolvida antes de qualquer outro diagnóstico.
2)A luz BAS ESP e ABS estão acesas após o aparecimento do [F]?
- Existe um sensor de rotação para cada roda do Classe A, e uma falha em qualquer um deles pode resultar em [F], outro item que acende as tais lâmpadas e o [F], fique atento, em carros semi e automático, se forem instalados pneus de tamanho diferente, após o veiculo atingir certa velocidade, também poderá resultar em [F] quando a diferença de rotação entre as rodas for percebida pelo modulo ESP,que indicará falha de plausibidade do sinal entre os sensores.
3)Somente aparece o [F]:
- O desgaste de embreagem pode ser observado através do aparelho de scan, que oferece paramentros de medição, e indica a hora prévia para efetuar a troca,no entanto o desgaste do modulo somente poderá ser observado na troca da embreagem, ou quando aparecer o [F] no painel, o mais comum é que se faça a inspeção do módulo AKS (não é troca de escova) durante a troca da embreagem, assim terá uma dor de cabeça a menos, posteriormente.
Colocando o câmbio na posição das marchas:
4) Verificar se no aparecimento do [F] o carro engrena as marchas. Caso negativo, o problema está no AKS ou embreagem, bem como, ar no sistema;
5) Se engrenar, mas "patinar" muito o disco, provável problema nos sensores de roda do ABS. (vide dica 2 e 7);
6) Se engrenar mas não andar, aceleração limitada em 2500rpm (modo de segurança), possivel problema na injeção (Principalmente corpo de borboleta) ou ESP/BAS;
Outras opções por conta e risco:
7) Se quiser eliminar a suspeita de problemas referentes aos sensores do ABS, desconecte o cabo da Bomba do ABS (com o carro desligado) localizada abaixo do reservatório de agua do limpador de parabrisa. Caso o F desapareça, temos um problema nos sensores de roda ou outros relacionados ao ABS. Talvez tambem funcione para eliminar suspeita de problemas no ESP/BAS.
Não desconecte as mangueiras do fluido do módulo, pois caso aconteça isso você precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas.
O módulo AKS que trabalha com escova e óleo de freio, quando as escovas estão gastas, o [F] aparece, e o carro não pega ou a marcha não entra ou para de funcionar em movimento, solução trocar a escova e dar sangria e o carro voltara ao normal. Precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas. Recomendo mecânico.
9) Pode então desligar fio por fio do conector a estabelecer qual fio está interrompendo a corrente para encontrar o problema; e achando, pode colocar um relé 12v basico de 1 contato para toda vez que ligar o veiculo, ele conecta este fio e então toda vez que desligar o veiculo, ele desconecta este fio... assim simulando a retirada, e depois recolocando o fio no conector para ligar o veiculo. Se assim for, reconecte e está resolvido. Recomendo técnico ou mecânico.
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Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Fajardo,
Obrigado por transferir o tópico para cá.
Transferi para a area de transmissões semi-automático.
Precisamos alterar o título para Letra F no painel do Classe A Semi-automático.
Obrigado por transferir o tópico para cá.
Transferi para a area de transmissões semi-automático.
Precisamos alterar o título para Letra F no painel do Classe A Semi-automático.
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Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
famosa letra f no painel da a 160
ola pessoal, tenho uma classe a 160, carro todo original com 100000 kl, inteirona, só foi arrumado o arranque e manutenção de rotina, mas em viagem hoje acendeu as luzes de abs e esp e cada vez que engato uma marcha acende a letra f no lugar da marcação da marcha engatada, percebi tambem que o veiculo não reduz, só se eu estiver com o pé encostado no acelerador, e só volta a tracionar em retomada após eu acelerar um pouco, ela dá um tranquinho e continua normal. alguem ja teve um problema semelhante?
neri porto junior
neri porto junior
junior- Usuário Iniciante
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Idade : 53
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
tópicos fundidos.
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Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
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Idade : 70
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
boa noite galera
tenho boas novas, ainda se encontra pessoas boas e honestas com a ferramenta certa, após ver varios relatos pela internet cheguei a desanimar, mas chegando hoje cedo a uma oficina conceituada da minha região, conectou o aparelho no meu classe a e resouveu a tempestade em cinco minutos, as luzes acesas no painel, trancos nas marchas, sem abs e controle de tração, sabem o que era, o fio do sensor de rotação da roda dianteira esquerda rompido dentro da capa, simplesmente fez uma pequena solda e tudo voltou a florir. custo da brincadeira, 50,00 cinquenta reais.
abraços
Junior
tenho boas novas, ainda se encontra pessoas boas e honestas com a ferramenta certa, após ver varios relatos pela internet cheguei a desanimar, mas chegando hoje cedo a uma oficina conceituada da minha região, conectou o aparelho no meu classe a e resouveu a tempestade em cinco minutos, as luzes acesas no painel, trancos nas marchas, sem abs e controle de tração, sabem o que era, o fio do sensor de rotação da roda dianteira esquerda rompido dentro da capa, simplesmente fez uma pequena solda e tudo voltou a florir. custo da brincadeira, 50,00 cinquenta reais.
abraços
Junior
junior- Usuário Iniciante
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Idade : 53
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Obrigado pelo retorno com o problema solucionado.
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Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
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Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Boa tarde Galera,
Minha classe A apareceu a letra F direto no painel, mas tudo funcionava normalmente, ate que um dia estava estacionado e fui sair com o carro e não engatava mais... levei ate uma oficina de confiança o mecânico desmontou o modulo AKS e trocou os dois carvões e fez a sangria, estou rodando a mais de um ano e não tive mais problemas...
mão-de-obra, carvão e fluido de freio = R$ 170,00
abraços
Minha classe A apareceu a letra F direto no painel, mas tudo funcionava normalmente, ate que um dia estava estacionado e fui sair com o carro e não engatava mais... levei ate uma oficina de confiança o mecânico desmontou o modulo AKS e trocou os dois carvões e fez a sangria, estou rodando a mais de um ano e não tive mais problemas...
mão-de-obra, carvão e fluido de freio = R$ 170,00
abraços
marcelobrotas- Usuário Bronze
- Mensagens : 241
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Idade : 39
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Alguém tem o esquema/Link de como desconectar o cabo da Bomba do ABS do Classe-A. Quero testa as orientações do Fajardo.
"Outras opções por conta e risco:
7) Se quiser eliminar a suspeita de problemas referentes aos sensores do ABS, desconecte o cabo da Bomba do ABS (com o carro desligado) localizada abaixo do reservatório de agua do limpador de parabrisa. Caso o F desapareça, temos um problema nos sensores de roda ou outros relacionados ao ABS. Talvez tambem funcione para eliminar suspeita de problemas no ESP/BAS.
Não desconecte as mangueiras do fluido do módulo, pois caso aconteça isso você precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas."
Grato.
"Outras opções por conta e risco:
7) Se quiser eliminar a suspeita de problemas referentes aos sensores do ABS, desconecte o cabo da Bomba do ABS (com o carro desligado) localizada abaixo do reservatório de agua do limpador de parabrisa. Caso o F desapareça, temos um problema nos sensores de roda ou outros relacionados ao ABS. Talvez tambem funcione para eliminar suspeita de problemas no ESP/BAS.
Não desconecte as mangueiras do fluido do módulo, pois caso aconteça isso você precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas."
Grato.
Jurandir SilvaSantana Jr.- Usuário Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/12/2012
Idade : 66
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Qual o problema no teu cambio? Já tentou todas outras opções?
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
f no painel e o carro so pega com o pe no freio ...classe a 99 semi al...problema solucionado .....apos fucar e fucar ....descobri ....nas varetas ou cabos da alavanca do cambio , la no motor existe 2 bracinhos de plastico ligados a um sensor ....o frontal esta ligado a 2 sensores ....mais atras quase atras do cambio existe outro que e ligado a um sensor vc nao ve o sensor so o bracinho ou o pino onde ele encaixa se estiver solto como foi o meu caso vi apenas um pino com formato de esfera na ponta coloquei a mao por tras do cambio e la estava o bracinho escondido e solto emcaixei o e pronto problema resolvido a letra f sumiu ...ok
Última edição por Luiz129 em Sáb 02 Fev 2013, 21:47, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Por favor não escreva em maiúsculas)
liz- Usuário Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 42
(W168) Letra F no Painel Semi Automático
Alguém tem uma noção média do máximo que posso gastar de tiver de fazer um reparo extremo no câmbio?
DiogoCarvalho- Usuário Iniciante
- Mensagens : 46
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 33
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Estou com esse problema do F no painel também.
Foi tentada a reprogramação manual conforme postado aqui no tópico e não funcionou, a via computador também não.
Segundo o scan, o problema está no módulo AKS, desmontando ele, verifiquei que as escovas do motor de indução estão muito desgastadas e há um espaçamento entre elas e o motor.
Deixei o carro no mecânico ontem à noite, segundo ele, fica pronto amanhã, assim que o carro voltar, posto aqui se essa foi realmente a solução do problema.
Foi tentada a reprogramação manual conforme postado aqui no tópico e não funcionou, a via computador também não.
Segundo o scan, o problema está no módulo AKS, desmontando ele, verifiquei que as escovas do motor de indução estão muito desgastadas e há um espaçamento entre elas e o motor.
Deixei o carro no mecânico ontem à noite, segundo ele, fica pronto amanhã, assim que o carro voltar, posto aqui se essa foi realmente a solução do problema.
Fotógrafo- Usuário Bronze
- Mensagens : 219
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 41
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Bom dia confrades!
Peguei o carro no mecânico, realmente o problema do "F" no painel e da terceira marcha raspando em 3500 rpm era ocasionado pelo desgaste das escovas, elas foram trocadas e agora o "F" sumiu e a terceira marcha parou de raspar.
Peguei o carro no mecânico, realmente o problema do "F" no painel e da terceira marcha raspando em 3500 rpm era ocasionado pelo desgaste das escovas, elas foram trocadas e agora o "F" sumiu e a terceira marcha parou de raspar.
Fotógrafo- Usuário Bronze
- Mensagens : 219
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 41
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Que legal que o problema foi resolvido e obrigado pelo feed back.
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Fico feliz por resolver o problema e enriquecer o fórum com a solução.
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Amigos que não conseguiram fazer desaparecer o "F" do painel, fiz o seguinte procedimento e obtive êxito.
*trocas de marchas foram feitas com o pé no freio.
1-Com o carro desligado, coloquei 1 marcha e em seguida girei a chave e apareceu o numero "1"(quando nao aparece é só fazer mais de uma vez que consegue).
2-Troque para a 2 marcha um pouco rapido de modo a nao "reconhecer" o "Neutro(N)".
3-Faça isso para todas as marchas,incluindo a ré que deverá ser engatada logo após a 5 marcha.
4-Depois da ré volte para o neutro "N" e o sistema voltará ao normal reconhecendo qualquer marcha.Agora dê partida normalmente.
*Obs: Caso não funcione,tire o cabo da bateria por uns 20 minutos antes de realizar o procedimento.
Espero ter ajudadoo!
*trocas de marchas foram feitas com o pé no freio.
1-Com o carro desligado, coloquei 1 marcha e em seguida girei a chave e apareceu o numero "1"(quando nao aparece é só fazer mais de uma vez que consegue).
2-Troque para a 2 marcha um pouco rapido de modo a nao "reconhecer" o "Neutro(N)".
3-Faça isso para todas as marchas,incluindo a ré que deverá ser engatada logo após a 5 marcha.
4-Depois da ré volte para o neutro "N" e o sistema voltará ao normal reconhecendo qualquer marcha.Agora dê partida normalmente.
*Obs: Caso não funcione,tire o cabo da bateria por uns 20 minutos antes de realizar o procedimento.
Espero ter ajudadoo!
LaerteLemos- Usuário Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 31
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Olá Pessoal,
Achei muito interessante o fórum e percebi que já ajudou muitas pessoas. Também estou com o problema citado no tópico.
Tenho uma Classe A 160 ano 99 semi, ha + ou - dois meses começou aparecer o F no painel e umas duas vezes fiquei parado na rua sem conseguir engatar uma marcha, depois de um tempo voltava e eu conseguia engatar normal, levei em um mecânico que passou o scanner e disse que era desconfiguração no ponto de agarre das marchas, ele reconfigurou, paguei 120 reais pelo serviço, só que no dia seguinte o problema piorou e o mecânico nunca tem tempo, desisti dele e levei em outra oficina conhecida e me assustei. o mecânico disse que terá que fazer a sangria do câmbio e que seria necessário 9 litros de óleo que custam 130 reais só para a reposição do óleo e talvez isso nem resolva o problema. Pelo que andei lendo aqui e que o mecânico me falou os possíveis problemas podem ser:
- necessidade de trocar a embreagem
- problemas com as escovas do módulo AKS
- necessidade de trocar (ou consertar) o módulo AKS
- Desconfiguração do módulo AKS (já foi feito e desconfigurou novamente)
- O ABS e ESP também estão acessos no painel o scanner acusou que os sensores de direção não estão funcionando, isso pode causar problema no câmbio?
O que Gostaria de saber:
- Não li nada nem nos fóruns nem no manual sobre esse óleo e essa quantidade para a sangria, é isso mesmo?
- onde pode realmente ser o problema?
- Existe aqui na região de Barueri uma oficina especializada com profissionais honestos?
- Há a possibilidade de ter que trocar todo o conjunto de câmbio (embreagem, AKS, óleo) ?
Se puderem me Orientar, agradeço
Achei muito interessante o fórum e percebi que já ajudou muitas pessoas. Também estou com o problema citado no tópico.
Tenho uma Classe A 160 ano 99 semi, ha + ou - dois meses começou aparecer o F no painel e umas duas vezes fiquei parado na rua sem conseguir engatar uma marcha, depois de um tempo voltava e eu conseguia engatar normal, levei em um mecânico que passou o scanner e disse que era desconfiguração no ponto de agarre das marchas, ele reconfigurou, paguei 120 reais pelo serviço, só que no dia seguinte o problema piorou e o mecânico nunca tem tempo, desisti dele e levei em outra oficina conhecida e me assustei. o mecânico disse que terá que fazer a sangria do câmbio e que seria necessário 9 litros de óleo que custam 130 reais só para a reposição do óleo e talvez isso nem resolva o problema. Pelo que andei lendo aqui e que o mecânico me falou os possíveis problemas podem ser:
- necessidade de trocar a embreagem
- problemas com as escovas do módulo AKS
- necessidade de trocar (ou consertar) o módulo AKS
- Desconfiguração do módulo AKS (já foi feito e desconfigurou novamente)
- O ABS e ESP também estão acessos no painel o scanner acusou que os sensores de direção não estão funcionando, isso pode causar problema no câmbio?
O que Gostaria de saber:
- Não li nada nem nos fóruns nem no manual sobre esse óleo e essa quantidade para a sangria, é isso mesmo?
- onde pode realmente ser o problema?
- Existe aqui na região de Barueri uma oficina especializada com profissionais honestos?
- Há a possibilidade de ter que trocar todo o conjunto de câmbio (embreagem, AKS, óleo) ?
Se puderem me Orientar, agradeço
AGT- Usuário Iniciante
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Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
9 litros esta errado, não existe isso.
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Não se faz sangria no câmbio.
Seu câmbioutiliza-se de 1,8 litros deóleo
Esse mecânico esta te enrolando.
Procure um mecânico especializadoe que conheça o Classe A.
Seu câmbioutiliza-se de 1,8 litros deóleo
Esse mecânico esta te enrolando.
Procure um mecânico especializadoe que conheça o Classe A.
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Abraços,
Epicco
Moderador
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Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Que sangria é essa que disse que tenho que fazer?
AGT- Usuário Iniciante
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Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Sangria do fluido de freio, que atende a embreagem e o freio.
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Abraços,
Epicco
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Epicco- Moderador
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Idade : 70
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Bem, acho que primeiro deve ver se o trambulador está ok, em seguida limpeza das escovas (no link), e se continuar veja no scanner se pode ser a embreagem.
https://www.portalmercedesbrasil.com/t6521-tutorial-para-acesso-e-manutencao-do-modulo-aks-por-hassan
https://www.portalmercedesbrasil.com/t6521-tutorial-para-acesso-e-manutencao-do-modulo-aks-por-hassan
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Pessoal agradeço pela ajuda, quanto ao óleo achei estranho mesmo, pois já havia lido aqui anteriormente sobre essa quantidade citada pelo amigo e sobre o fluido do freio que também é usado pela embreagem.
No entanto o mecânico informou me que os coxins do motor estão ruins(eu já estava ciente que precisaria trocá-los também) e que isso pode estar causando o problema no câmbio. Isso realmente pode acontecer?
Vou trocar os coxins, só que me espantei quando o mecânico falou que cada um custa 350 reais e preciso trocar 3, e talvez isso nem resolva o problema no câmbio.
Fiz uma pesquisa rápida na internet e o preço mais caro que encontrei foi em torno de 100 reais cada coxim. Sendo assim cheguei a conclusão que ele é totalmente desinformado ou está agindo de má fé.
O que acham?
No entanto o mecânico informou me que os coxins do motor estão ruins(eu já estava ciente que precisaria trocá-los também) e que isso pode estar causando o problema no câmbio. Isso realmente pode acontecer?
Vou trocar os coxins, só que me espantei quando o mecânico falou que cada um custa 350 reais e preciso trocar 3, e talvez isso nem resolva o problema no câmbio.
Fiz uma pesquisa rápida na internet e o preço mais caro que encontrei foi em torno de 100 reais cada coxim. Sendo assim cheguei a conclusão que ele é totalmente desinformado ou está agindo de má fé.
O que acham?
AGT- Usuário Iniciante
- Mensagens : 5
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Idade : 44
Re: (W168): Letra F no painel - Classe A câmbio semiautomático
Esse teu mecânico tá louco!!!
R$ 350,00 cada coxim, tá louco! Não custa isso!
Trocar os coxins não vai resolver o problema do F no painel!
Ele esta agindo de má fé.
R$ 350,00 cada coxim, tá louco! Não custa isso!
Trocar os coxins não vai resolver o problema do F no painel!
Ele esta agindo de má fé.
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Walter
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