(W133/136/139/149): Ficha técnica
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(W133/136/139/149): Ficha técnica
Em fevereiro de 1936, no Salão do Automóvel e Motocicleta de Berlim/Alemanha, o tema central eram os 50 anos da engenharia automotiva.
Como era de se esperar, a Daimler-Benz estava presente e apresentou, além dos modelos 170 V, 170 H e 260 D, 3 novos modelos de automóveis de passageiros. Dois desses modelos, a 260 D e, especialmente, a 170 V, foram destinados a assumir especial importância em termos de produto na história da marca Mercedes-Benz.
O desenvolvimento da 170 V (internamente denominada W136), começou em 1933 sob a direção do engenheiro-chefe Dr. Hans Nibel e do designer Max Wagner. O objetivo era desenvolver um carro de médio porte e ainda mais barato e inovador que 6 cilindros 170 (W15) foi em 1931.
O "V" na designação do modelo indica que o motor estava na frente. Usada pela primeira vez no sistema de nomenclatura, esta letra de identificação era necessária a fim de distinguir o novo modelo de 1.7 litros do seu antecessor, o 170, mas também para diferenciar do modelo de motor traseiro, a 170 H.
A estrutura do novo veículo foi uma armação tubular oval em forma de X projetada de acordo com a patente de Max Wagner. Apesar de uma maior distância entre-eixos, este chassi é 50 kg mais leve e também mais rígido que o anteriormente utilizado na 170. A suspensão dianteira é independente e montada sobre 2 feixes de molas transversais com 2 amortecedores do tipo pistão. A 170 V tem eixo oscilante traseiro com molas helicoidais.
O motor M136 foi desenvolvido a partir da unidade de 1.3 litros do modelo 130. Ele foi inicialmente destinado a ter um deslocamento de 1,6 litros com motor traseiro. Assim que a produção estava prestes a começar, decidiu-se aumentar o deslocamento para 1,7 litros com o objetivo de obter mais torque e não potência (que é de 38 CV).
No seu lançamento em março de 1936, a 170 V estava disponível em uma grande variedade de modelos. Um sedan de 2 ou 4 portas, conversível, 2 portas Tourer aberto, conversível B e roadster de 2 lugares.
Como de costume na época, uma versão fabricada apenas em chassis foi disponibilizada empresas terceirizadas fazerem a carroceria sob medida.
Em maio de 1936 a gama de modelos foi aumentada, incluindo o conversível A que tornou-se a variante mais exclusiva da 170 V.
Em setembro de 1936 foi lançado um furgão.
Uma característica incomum da 170 V em seu primeiro ano era que a estrela Mercedes foi montada diretamente sobre a grelha do radiador em um pedestal.
Em 1939, após vários refinamentos mecânicos, a capacidade do tanque de combustível foi aumentada de 33 para 43 litros. No início de 1940, a 170 V foi dotada de uma transmissão de 4 velocidades totalmente sincronizada.
Desde o primeiro veículo de testes em Julho de 1935 até o exemplar final em novembro de 1942, a produção da 170 V totalizou 71.973 unidades - simplesmente inimagináveis para um veículo Mercedes-Benz até então. E foram produzidas 989 unidades do furgão.
Em termos de unidades produzidas, a 170 V liderou a lista dos carros de passageiros Mercedes-Benz por muito tempo. Logo após o seu lançamento, em março de 1936, o novo modelo de 4 cilindros tinha atingido uma produção mensal de 1.900 veículos.
Embora fosse o modelo da linha de automóveis de passageiros da Mercedes-Benz, o modelo serviu como base para uma série de veículos de competição. Em 1936 e 1937 a Daimler-Benz participou de eventos esportivos. Com a denominação interna de 170 VR, podei ser diferenciado do roadster comercial principalmente através de suas rodas maiores, molas mais fortes e relações de transmissão adaptadas.
Durante os testes de inverno em fevereiro de 1938, a Daimler-Benz revelou o 170 VS. Era um modelo de 2 lugares com uma série de modificações em comparação com o seu antecessor. Era significativamente mais leve por usar liga de magnésio e alumínio e adotava um motor de 1.9 litros com o código M 149 de 50 CV e uma versão de 2 carburadores com até 60 CV.
A 170 VS forneceu a base para 2 outros modelos esportivos com os códigos 170 e 200 SV. Ambos os veículos usavam motor 2.0 litros do M 149. A versão de carburador único produzia 53 CV, enquanto que a versão de 2 carburadores produzia 64 CV. Além de seu aumento de potência, a 170 SV tinha suspensão reforçada e pneus off-road. Os carros tiveram de uma série de vitórias entre 1937 e 1939. Todas as versões combinadas alcançaram um volume de produção total de de 30 veículos.
Duas outras variantes da 170 V foram para a polícia e o exército. A versão da polícia foi produzida entre o verão 1936 e verão 1938. A versão militar para o exército foi produzida até setembro de 1942, com um total de 19.075 unidades.
Em 1939 houve uma versão especial da 170 V projetada para atender a crescente escassez de gasolina. Esta versão chamada de "gaseificador de madeira", era movida a gás e gerava 22 CV.
A 170 V foi de longe o mais importante modelo de automóvel de passageiros antes da Segunda Guerra Mundial, assegurando à Mercedes-Benz uma posição líder no segmento médio. Após o fim da guerra e até o ano de 1949.
Modelo 170 V cabriolet A, 1938:
Modelo 170 VG a gás 1943:
Modelo 170 VS:
Modelo 170 VL W139:
Modelo 170V, construído entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, cabriolet A, construído entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, cabriolet B, produzido entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, sedan, construído entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, "Kübelsitzwagen", produzido entre 1938 e 1942:
Modelo 170VS, temporadas 1938/1939, com 50 CV:
Modelo 170V, cabriolet B, produzido entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, furgão, produzido entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, chassi para encarroçadores, produzido entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Produzido entre 1936 e 1942.
Motor gasolina, M 136 de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 33 litros até 1939. Após, 43 litros.
Produzido entre 1937 e 1942.
Motor gasolina, M 136 de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 43 litros.
Produzido entre 1939 e 1943.
Motor gasolina, M 136 G de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 22 CV.
Produzido entre 1938 e 1939.
Motor gasolina, M 149 de 4 cilindros em linha, 1.912 cilindradas com 50 CV (houve ainda a versão 60 CV).
Capacidade do tanque de combustível: 60 litros.
Produzido entre 1938 e 1939.
Motor gasolina, M 149 II de 4 cilindros em linha, 2.007 cilindradas com 53 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 60 litros.
Produzido entre 1938 e 1939.
Motor gasolina, M 149 II de 4 cilindros em linha, 2.007 cilindradas com 64 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 60 litros.
Produzido entre 1938 e 1942.
Motor gasolina, M 136 de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 43 litros.
Produzido em 1935.
Motor gasolina, M 28 II de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.
Produzido em 1936.
Motor gasolina, M 136 MIL de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.
Fonte e íntegra da matéria:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/170-V-W-136-1936---1942.xhtml?oid=4278
Como era de se esperar, a Daimler-Benz estava presente e apresentou, além dos modelos 170 V, 170 H e 260 D, 3 novos modelos de automóveis de passageiros. Dois desses modelos, a 260 D e, especialmente, a 170 V, foram destinados a assumir especial importância em termos de produto na história da marca Mercedes-Benz.
O desenvolvimento da 170 V (internamente denominada W136), começou em 1933 sob a direção do engenheiro-chefe Dr. Hans Nibel e do designer Max Wagner. O objetivo era desenvolver um carro de médio porte e ainda mais barato e inovador que 6 cilindros 170 (W15) foi em 1931.
O "V" na designação do modelo indica que o motor estava na frente. Usada pela primeira vez no sistema de nomenclatura, esta letra de identificação era necessária a fim de distinguir o novo modelo de 1.7 litros do seu antecessor, o 170, mas também para diferenciar do modelo de motor traseiro, a 170 H.
A estrutura do novo veículo foi uma armação tubular oval em forma de X projetada de acordo com a patente de Max Wagner. Apesar de uma maior distância entre-eixos, este chassi é 50 kg mais leve e também mais rígido que o anteriormente utilizado na 170. A suspensão dianteira é independente e montada sobre 2 feixes de molas transversais com 2 amortecedores do tipo pistão. A 170 V tem eixo oscilante traseiro com molas helicoidais.
O motor M136 foi desenvolvido a partir da unidade de 1.3 litros do modelo 130. Ele foi inicialmente destinado a ter um deslocamento de 1,6 litros com motor traseiro. Assim que a produção estava prestes a começar, decidiu-se aumentar o deslocamento para 1,7 litros com o objetivo de obter mais torque e não potência (que é de 38 CV).
No seu lançamento em março de 1936, a 170 V estava disponível em uma grande variedade de modelos. Um sedan de 2 ou 4 portas, conversível, 2 portas Tourer aberto, conversível B e roadster de 2 lugares.
Como de costume na época, uma versão fabricada apenas em chassis foi disponibilizada empresas terceirizadas fazerem a carroceria sob medida.
Em maio de 1936 a gama de modelos foi aumentada, incluindo o conversível A que tornou-se a variante mais exclusiva da 170 V.
Em setembro de 1936 foi lançado um furgão.
Uma característica incomum da 170 V em seu primeiro ano era que a estrela Mercedes foi montada diretamente sobre a grelha do radiador em um pedestal.
Em 1939, após vários refinamentos mecânicos, a capacidade do tanque de combustível foi aumentada de 33 para 43 litros. No início de 1940, a 170 V foi dotada de uma transmissão de 4 velocidades totalmente sincronizada.
Desde o primeiro veículo de testes em Julho de 1935 até o exemplar final em novembro de 1942, a produção da 170 V totalizou 71.973 unidades - simplesmente inimagináveis para um veículo Mercedes-Benz até então. E foram produzidas 989 unidades do furgão.
Em termos de unidades produzidas, a 170 V liderou a lista dos carros de passageiros Mercedes-Benz por muito tempo. Logo após o seu lançamento, em março de 1936, o novo modelo de 4 cilindros tinha atingido uma produção mensal de 1.900 veículos.
Embora fosse o modelo da linha de automóveis de passageiros da Mercedes-Benz, o modelo serviu como base para uma série de veículos de competição. Em 1936 e 1937 a Daimler-Benz participou de eventos esportivos. Com a denominação interna de 170 VR, podei ser diferenciado do roadster comercial principalmente através de suas rodas maiores, molas mais fortes e relações de transmissão adaptadas.
Durante os testes de inverno em fevereiro de 1938, a Daimler-Benz revelou o 170 VS. Era um modelo de 2 lugares com uma série de modificações em comparação com o seu antecessor. Era significativamente mais leve por usar liga de magnésio e alumínio e adotava um motor de 1.9 litros com o código M 149 de 50 CV e uma versão de 2 carburadores com até 60 CV.
A 170 VS forneceu a base para 2 outros modelos esportivos com os códigos 170 e 200 SV. Ambos os veículos usavam motor 2.0 litros do M 149. A versão de carburador único produzia 53 CV, enquanto que a versão de 2 carburadores produzia 64 CV. Além de seu aumento de potência, a 170 SV tinha suspensão reforçada e pneus off-road. Os carros tiveram de uma série de vitórias entre 1937 e 1939. Todas as versões combinadas alcançaram um volume de produção total de de 30 veículos.
Duas outras variantes da 170 V foram para a polícia e o exército. A versão da polícia foi produzida entre o verão 1936 e verão 1938. A versão militar para o exército foi produzida até setembro de 1942, com um total de 19.075 unidades.
Em 1939 houve uma versão especial da 170 V projetada para atender a crescente escassez de gasolina. Esta versão chamada de "gaseificador de madeira", era movida a gás e gerava 22 CV.
A 170 V foi de longe o mais importante modelo de automóvel de passageiros antes da Segunda Guerra Mundial, assegurando à Mercedes-Benz uma posição líder no segmento médio. Após o fim da guerra e até o ano de 1949.
Modelo 170 V cabriolet A, 1938:
Modelo 170 VG a gás 1943:
Modelo 170 VS:
Modelo 170 VL W139:
Modelo 170V, construído entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, cabriolet A, construído entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, cabriolet B, produzido entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, sedan, construído entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, "Kübelsitzwagen", produzido entre 1938 e 1942:
Modelo 170VS, temporadas 1938/1939, com 50 CV:
Modelo 170V, cabriolet B, produzido entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, furgão, produzido entre 1936 e 1942, com 38 CV:
Modelo 170V, chassi para encarroçadores, produzido entre 1936 e 1942, com 38 CV:
- Dados técnicos do modelo 170 V (W136):
Produzido entre 1936 e 1942.
Motor gasolina, M 136 de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 33 litros até 1939. Após, 43 litros.
- Dados técnicos do modelo 170 V furgão (W136):
Produzido entre 1937 e 1942.
Motor gasolina, M 136 de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 43 litros.
- Dados técnicos do modelo 170 VG (W136 G):
Produzido entre 1939 e 1943.
Motor gasolina, M 136 G de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 22 CV.
- Dados técnicos do modelo 170 VS (W136 S):
Produzido entre 1938 e 1939.
Motor gasolina, M 149 de 4 cilindros em linha, 1.912 cilindradas com 50 CV (houve ainda a versão 60 CV).
Capacidade do tanque de combustível: 60 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 V (W149):
Produzido entre 1938 e 1939.
Motor gasolina, M 149 II de 4 cilindros em linha, 2.007 cilindradas com 53 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 60 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 V (W149):
Produzido entre 1938 e 1939.
Motor gasolina, M 149 II de 4 cilindros em linha, 2.007 cilindradas com 64 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 60 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 VK (W136 K):
Produzido entre 1938 e 1942.
Motor gasolina, M 136 de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 43 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 VG (W133 III):
Produzido em 1935.
Motor gasolina, M 28 II de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 VL (W139):
Produzido em 1936.
Motor gasolina, M 136 MIL de 4 cilindros em linha, 1.697 cilindradas com 38 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.
Fonte e íntegra da matéria:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/170-V-W-136-1936---1942.xhtml?oid=4278
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Re: (W133/136/139/149): Ficha técnica
Volume de produção do W136, 170V:
"Production table by body types for Werk Sindelfingen (by Werner Oswald):
Body type\Year 1935 1936 1937 1938 1939 1940 1941 1942 Total
Limousine 2 Türen 13 (2- and 4-door) 3414 2943 1945 1488 116 9906 (+13)
Limousine 4 Türen 13 (2- and 4-door) 5403 9957 9974 9613 1818 916 37681 (+13)
Cabrio-Limousine 2384 3500 2723 2424 565 147 11743
Cabriolet B 1182 1786 1976 1888 652 584 8068
Cabriolet A 76 204 272 198 34 10 794
Roadster 82 70 73 38 8 271
Tourenwagen 158 314 220 226 48 27 993
Kastenwagen 44 78 100 129 280 200 831
Kübelwagen 125 11 968* 1973 7738 5500 16315
Total 13 12868 18863 18251 17977 11259 7384 appr.3400 86615
*) - Most of them since October 1938".
Fonte:
http://www.autogallery.org.ru/mb170v.htm
"Production table by body types for Werk Sindelfingen (by Werner Oswald):
Body type\Year 1935 1936 1937 1938 1939 1940 1941 1942 Total
Limousine 2 Türen 13 (2- and 4-door) 3414 2943 1945 1488 116 9906 (+13)
Limousine 4 Türen 13 (2- and 4-door) 5403 9957 9974 9613 1818 916 37681 (+13)
Cabrio-Limousine 2384 3500 2723 2424 565 147 11743
Cabriolet B 1182 1786 1976 1888 652 584 8068
Cabriolet A 76 204 272 198 34 10 794
Roadster 82 70 73 38 8 271
Tourenwagen 158 314 220 226 48 27 993
Kastenwagen 44 78 100 129 280 200 831
Kübelwagen 125 11 968* 1973 7738 5500 16315
Total 13 12868 18863 18251 17977 11259 7384 appr.3400 86615
*) - Most of them since October 1938".
Fonte:
http://www.autogallery.org.ru/mb170v.htm
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