(MERCEDES): Ficha técnica - 10/30 CV e 25/65 CV
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(MERCEDES): Ficha técnica - 10/30 CV e 25/65 CV
Dentre os modelos de automóveis de passageiros fabricados em escala pela Daimler-Motoren-Gesellschaft antes da Primeira Guerra Mundial, os modelos Daimler-Knight eram vistos como especiais.
Eles eram movidos por motores baseados em uma invenção do americano Charles J. Knight. Por isso receberam esse codinome.
Após a conclusão de um contrato preliminar, Paul Daimler (que assumiu a gestão de engenheiro chefe da empresa após Wilhelm Maybach) construiu uma série experimental de 6 motores em abril de 1909. Em março de 1910, a DMG adquiriu as licenças para a produção dos motores Knight para os próximos 10 anos. Em dezembro de 1910, no Salão Internacional do Automóvel de Paris/França, o modelo 16/40 CV foi apresentado como o primeiro modelo de automóvel de passageiros com o novo motor. A produção em série do 16/40 CV com motor de 4 litros e 4 cilindros começou no início de 1910. Outros 2 modelos de 4 cilindros - o 10/30 CV e o 25/65 CV - entraram em produção em 1913.
Naquele tempo, as vantagens e desvantagens do projeto Knight foram discutidos de forma controversa por condutores e engenheiros. As vantagens indiscutíveis eram a suavidade do novo sistema e o requinte, que eram excepcionais para a época. Além disso, os motores Knight tinham melhor rendimento entre 500 a 1500 rpm, se comparados com outros motores de mesma capacidade.
Por outro lado, os motores Knight exigiam uma boa dose de tempo e energia em termos de design e tecnologia de produção, bem como um movimento altamente sensível. Um ponto particularmente crítico era a correta lubrificação das superfícies de cilindro e válvulas que muitas vezes não eram devidamente lubrificados . Este aspecto tornou-se cada vez mais problemático na faixa de rotação acima de 1.600 rpm.
A rotação máxima do motor Knight era em torno de 1.750 rpm e isso limita a velocidade em cerca de 80 Km/h, o que significava que no longo prazo, o potencial de desenvolvimento e do uso prático do motor, era limitado.
Apesar disso, mais de 5.500 veículos foram produzidos em 14 anos. Os modelos 10/30 CV e 25/65 CV foram produzidos até 1915. Já o modelo de 4 litros, foi produzido até 1924.
Em 1913, o 16/40 CV foi renomeado (como todos os outros modelos da linha DMG) e recebeu a designação 16/45 CV. Na primavera de 1924, esta designação foi feita para se ajustar à potência real do motor e foi chamado de 16/50 CV.
A partir do verão de 1924, o 16/50 CV foi equipado com freios a tambor nas 4 rodas. Pouco tempo depois, o 28/95 CV, foi o segundo modelo DMG a ser oferecido com um freio dianteiro.
Produzido entre 1913 e 1915.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 80 X 130 mm, 2.610 cilindradas, 30 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: não informada.
Produzidos entre 1910 e 1924. Em 1913, o 16/40 CV foi renomeado 16/45 CV e em 1924, o 16/45 foi renomeado 16/50 CV.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 100 X 130 mm, 4.080 cilindradas, 45/50 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: 70 litros e em data não informada, passou para 100 litros.
Modelo 16/40 CV:
Modelo 16/45 CV:
Produzido entre 1913 e 1915.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 120 X 140 mm, 6.330 cilindradas, 65 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Produzido entre 1913 e 1918.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 80 X 130 mm, 2.610 cilindradas, 30 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: não informada.
Produzido entre 1913 e 1918.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 100 X 130 mm, 4.080 cilindradas, 45 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: não informada.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Mercedes-Knight-1030-hp---2565-hp-1910---1924.xhtml?oid=5943
Eles eram movidos por motores baseados em uma invenção do americano Charles J. Knight. Por isso receberam esse codinome.
Após a conclusão de um contrato preliminar, Paul Daimler (que assumiu a gestão de engenheiro chefe da empresa após Wilhelm Maybach) construiu uma série experimental de 6 motores em abril de 1909. Em março de 1910, a DMG adquiriu as licenças para a produção dos motores Knight para os próximos 10 anos. Em dezembro de 1910, no Salão Internacional do Automóvel de Paris/França, o modelo 16/40 CV foi apresentado como o primeiro modelo de automóvel de passageiros com o novo motor. A produção em série do 16/40 CV com motor de 4 litros e 4 cilindros começou no início de 1910. Outros 2 modelos de 4 cilindros - o 10/30 CV e o 25/65 CV - entraram em produção em 1913.
Naquele tempo, as vantagens e desvantagens do projeto Knight foram discutidos de forma controversa por condutores e engenheiros. As vantagens indiscutíveis eram a suavidade do novo sistema e o requinte, que eram excepcionais para a época. Além disso, os motores Knight tinham melhor rendimento entre 500 a 1500 rpm, se comparados com outros motores de mesma capacidade.
Por outro lado, os motores Knight exigiam uma boa dose de tempo e energia em termos de design e tecnologia de produção, bem como um movimento altamente sensível. Um ponto particularmente crítico era a correta lubrificação das superfícies de cilindro e válvulas que muitas vezes não eram devidamente lubrificados . Este aspecto tornou-se cada vez mais problemático na faixa de rotação acima de 1.600 rpm.
A rotação máxima do motor Knight era em torno de 1.750 rpm e isso limita a velocidade em cerca de 80 Km/h, o que significava que no longo prazo, o potencial de desenvolvimento e do uso prático do motor, era limitado.
Apesar disso, mais de 5.500 veículos foram produzidos em 14 anos. Os modelos 10/30 CV e 25/65 CV foram produzidos até 1915. Já o modelo de 4 litros, foi produzido até 1924.
Em 1913, o 16/40 CV foi renomeado (como todos os outros modelos da linha DMG) e recebeu a designação 16/45 CV. Na primavera de 1924, esta designação foi feita para se ajustar à potência real do motor e foi chamado de 16/50 CV.
A partir do verão de 1924, o 16/50 CV foi equipado com freios a tambor nas 4 rodas. Pouco tempo depois, o 28/95 CV, foi o segundo modelo DMG a ser oferecido com um freio dianteiro.
- Dados técnicos do modelo 10/30 CV:
Produzido entre 1913 e 1915.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 80 X 130 mm, 2.610 cilindradas, 30 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: não informada.
- Dados técnicos dos modelos 16/40 CV, 16/45 CV e 16/50 CV:
Produzidos entre 1910 e 1924. Em 1913, o 16/40 CV foi renomeado 16/45 CV e em 1924, o 16/45 foi renomeado 16/50 CV.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 100 X 130 mm, 4.080 cilindradas, 45/50 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: 70 litros e em data não informada, passou para 100 litros.
Modelo 16/40 CV:
Modelo 16/45 CV:
- Dados técnicos do modelo 25/65 CV:
Produzido entre 1913 e 1915.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 120 X 140 mm, 6.330 cilindradas, 65 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo DAIMLER ambulância tipo UK 10/30 CV:
Produzido entre 1913 e 1918.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 80 X 130 mm, 2.610 cilindradas, 30 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: não informada.
- Dados técnicos do modelo DAIMLER ambulância tipo UK 16/45 CV:
Produzido entre 1913 e 1918.
Motor de 4 cilindros em linha (em pares), cilindros com 100 X 130 mm, 4.080 cilindradas, 45 CV e 1.750 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: não informada.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Mercedes-Knight-1030-hp---2565-hp-1910---1924.xhtml?oid=5943
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