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(W01, W02, W11 e W37): Ficha técnica - Mercedes-Benz 8/38, Stuttgard 200/260 e L 1000

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Mensagem por AEP Sex 25 Mar 2016, 04:33

Em 1924 a DMG (Daimler-Motoren-Gesellschaft) já tinha 2 modelos de luxo com motores de 6 cilindros com 4.0 e 6.3 litros e buscou o desenvolvimento de novos modelos com motores de menor capacidade.

Os 2 novos modelos foram apresentados em outubro de 1926 no Salão do Automóvel de Berlim/Alemanha, resultantes da fusão entre a DMG e a Benz & Cie..

Desenvolvidos pela joint venture Daimler e a Benz & Cie., eles foram os primeiros automóveis de passageiros comercializados sob a nova marca Mercedes-Benz.

As 2 primeiras unidades produzidas em série do modelo de 2 litros, foram construídas na fábrica de Untertürkheim (Stuttgart) em outubro/novembro de 1926. Já em dezembro de 1926 a produção subiu para 24 unidades e a produção mensal atingiu 270 unidades em março de 1927. Apesar de algumas dificuldades iniciais, o modelo de 2 litros foi um sucesso instantâneo, vendendo sozinho em 1927 mais que o dobro da soma de todos os modelos produzidos em 1926.

O modelo de 2 litros com motor 6 cilindros designado M 02 teve um enorme potencial de desenvolvimento futuro. Em várias fases ao longo de um período de 12 anos, foi a base para os motores de maior cilindrada para as gerações subsequentes de automóveis de passageiros: o M 11 de 1928, com 2.6 litros, o M 18 de 1933 com 2.9 litros e, por fim, o M 142 de 1937 com 3.2 litros e posterior 3.4 litros.

O modelo de 2 litros foi nomeado 8/38 em seu lançamento. Mas internamente ainda usava o código W 6506 (sistema tradicional da DMG).

Logo após o modelo foi renomeado internamente para W 02. O W 01 foi o protótipo 5/25.


Protótipo W01:


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Em fevereiro de 1928, o W 02 teve a nomenclatura comercial 8/38 alterada para 200. Assim surgiu a designação mantida até hoje nos modelos de automóveis de passageiros da Mercedes-Benz.

No início das vendas, o novo modelo de entrada da marca foi disponibilizado em 3 versões:  tourer aberto e sedans de 2 ou 4 portas. Em abril de 1927 foram incluídos conversíveis 2/3 e 4/5 lugares. Como alternativa, os clientes também tinham a opção de encomendar o chassi para personalização via encarroçadoras. Em outubro de 1927, o sedan de 4 portas foi disponibilizado como ambulância e também uma nova opção landaulet de 4/5 lugares.

Em fevereiro de 1928, já sob a designação 200, havia um total de 11 modelos.  Acrescentou-se um carro esportivo de 2 lugares, um landaulet com assento do motorista aberto e um landaulet Pullman. Em julho de 1928, a gama foi ainda mais ampliada para um modelo conversível curto de 4/5 lugares e uma versão sedan de 4 portas com 6 janelas. O número de modelos de subiu para 13.

Em novembro de 1928, no Salão do Automóvel e Motocicleta de Berlim/Alemanha, foi apresentado o modelo com facelift realizado por Hans Nibel. Foi renomeado Stuttgart 200.

Em abril de 1928, o Stuttgart 200 saiu de linha.

No início de 1929, foram disponibilizados pacotes de equipamentos diferentes, bem como uma nova variante de motor, a 10/50, denominada Stuttgart 260. 

O novo modelo de 2.6 litros, conhecido internamente como W 11, com o motor 11 H.

Surgiram os conversíveis A, B e C. 

O sedan e o tourer foram alternativamente disponibilizados em uma versão chamada "padrão", mais simples e barata, limitando a escolha de 4 cores e 4 interiores. O painel de instrumentos não tinha relógio e o velocímetro era do modelo "rolagem". Ambas as versões do Stuttgart 200 não possuíam para-choques, as molduras da janelas tinham a cor preta, esmaltada, dentre outros detalhes.

O modelo Stuttgart 260 estava disponível nas mesmas versos do Stuttgart 200. A versão "standard" era equipada com o radiador colmeia e o modelo esportivo de 2 lugares era vendido apenas nessa versão básica.

A versão de luxo do modelo 260 possuía para-choques, molduras e faróis niquelados. O painel de instrumentos era equipado com o velocímetro convencional, bem como o relógio. O tecido do interior a cor da pintura poderiam ser escolhidas conforme o gosto do cliente.

A produção do Stuttgart 260 começou em setembro de 1928 e terminou o ano com a produção de 3.640 unidades.

Em novembro de 1929, surge a versão de 4 lugares, 4 portas conversível D em substituição ao modelo de 2 portas conversível B.

Em agosto de 1930, todos os modelos tinham a opção Maybach.

Em fevereiro de 1931 surge a versão de 4 lugares e 2 portas, denominada conversível NC. O conversível A saiu de linha.

A versão NC teve um facelift em outubro de 1932. 

Em 1933 foi lançada e versão longa, 270 mm maior. Entre março e outubro de 1933, 50 unidades foram produzidos, quase todas Pullman.

A Stuttgart 260 foi fabricada até maio de 1933. Em julho de 1934, mais 45 unidades do chassi foram produzidas. A produção do modelo de 2 litros chegou ao fim em abril de 1933, pouco depois do lançamento do modelo 200 (W 21). No entanto, um lote final de 50 veículos foi construído entre julho e setembro de 1933.

O projeto básico do 8/38 hp viabilizou, ainda, um chassi para uma van com o código L 3/4 (capacidade de carga de 750 kg) a partir de outubro 1927, com um entre-eixos de 3250 milímetros. Em julho de 1929, o chassis L 3/4 foi modificado para uma carga de 1000 kg e, consequentemente, renomeado L 1000. Foi comercializado como Mercedes-Benz "Express". Pouco tempo depois foi lançado o modelo G 3/4 ou G 1000 (W 37).

A produção total das versões de automóveis de passageiros foi de 9.105 unidades para o 8/38, 6.452 para o Stuttgart 200 e 6.757 unidades para o Stuttgart 260.

Modelo 8/38, produzido entre 1926 e 1928:

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Modelo sedan, 8/38, fabricando entre 1926 e 1928:

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Modelo Tourer, Stuttgart 200, produzido entre 1926 e 1928:

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Modelo laudaulet, 8/38, produzido entre 1926 e 1928:

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Modelo sedan, Stuttgart 200, produzido entre 1926 e 1928:

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Modelo Cabriolet C, Stuttgart 200, produzido entre 1926 e 1928:

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Modelo limousine, 8/38, produzido entre 1926 e 1928:

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Modelo limousine, Stuttgart 200, fabricado em 1928:

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Modelo chassi, Stuttgart 200, fabricado entre 1928 e 1933:

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Modelo Roadster, Stuttgart 200, fabricado entre 1926 e 1928:

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Modelo Roadster, Stuttgart 260, fabricando em 1929:

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Modelo limousine, Stuttgart 260, produzido entre 1929 e 1934:

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Modelo Stuttgart 260, produzido entre 1930 e 1935:

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Modelo Cabriolet A, Stuttgart 260, fabricado entre 1929 e 1934:

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Modelo Cabriolet D, Stuttgart 260, fabricado entre 1929 e 1934:

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Modelo L3/4, produzido em 1928:

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Modelo L1000 Express, produzido em 1930:

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Vídeo oficial 1:

LINK


Vídeo oficial 2:

LINK



  • Dados técnicos do modelo 5/25 (W01):


Produzido em 1926.

Motor gasolina, M01, 6 cilindros em linha, 1.392 cilindradas com 25 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros.


  • Dados técnicos do modelo 8/38 200 (W02):



Produzido entre 1926 e 1928.

Motor gasolina, M02, 6 cilindros em linha, 1.988 cilindradas com 38 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros.


  • Dados técnicos do modelo L 3/4 van (W02):



Produzido entre 1927 e 1928.

Motor gasolina, M02, 6 cilindros em linha, 1.988 cilindradas com 38 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros.


  • Dados técnicos do modelo 8/38 Stuttgart 200 (W02):



Produzido entre 1928 e 1933.

Motor gasolina, M02, 6 cilindros em linha, 1.988 cilindradas com 38 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros.


  • Dados técnicos do modelo 10/50 Stuttgart 260 (W11):



Produzido entre 1929 e 1934.

Motor gasolina, M11, 6 cilindros em linha, 2.581 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros.


  • Dados técnicos do modelo 10/50 Stuttgart 260 longo (W11 L):



Produzido em 1933.

Motor gasolina, M02, 6 cilindros em linha, 2.581 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros.


  • Dados técnicos do modelo 10/50 260 off-road (W11 III):



Produzido entre 1934 e 1935.

Motor gasolina, M11, 6 cilindros em linha, 2.581 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros.


  • Dados técnicos do modelo L 1000 Express (W37):



Produzido entre 1929 e 1936.

Motor gasolina, M11, 6 cilindros em linha, 2.581 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros.

Fonte e íntegra da matéria:

https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko.xhtml?oid=4215
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