Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(T245): Ficha técnica

Ir para baixo

(T245): Ficha técnica Empty (T245): Ficha técnica

Mensagem por AEP Seg 28 Mar 2016, 17:32

A Mercedes-Benz apresentou a Classe B (internamente designada T245) em fevereiro de 2005, no Salão Internacional do Automóvel em Genebra/Suíça.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A Classe B foi concebida como um modelo Sports Tourer. Combina conceitos de um carro familiar com características esportivas (MPV e SUV). 
 
Assim como os modelos Classe A W168 e W169, a Classe B foi projetada ante o princípio "sanduíche" que consiste em colocar o motor e transmissão na parte da frente e abaixo do compartimento de passageiros.
 
O modelo foi apresentado em junho de 2005 com o slogan "Uma nova dimensão de Mercedes.". O lançamento foi acompanhado por uma ampla campanha na web.
O conceito "Compact Sports Tourer Vison B" foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris/França em 2004.
 
O protótipo incluía muitos dos recursos que seriam posteriormente integrados no modelo de linha. O Vision B foi baseado no citado princípio de estrutura "sanduíche".
 
Apesar de seu tamanho pequeno, o interior propiciou o mesmo espaço dos modelos sedans médios produzidos pela marca até então.
 
O Vision B era equipado com um motor diesel de 4 cilindros com uma potência de 140 CV.
 
O objetivo da Mercedes-Benz era atingir um segmento de mercado jovem. Incorporou as demandas decorrentes das pesquisas de mercado, com alvo em pessoas modernas que buscavam carros espaçosos, com excelente conforto, grande funcionalidade e design.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com um comprimento de 4.270 mm, seu tamanho externo é equivalente aos carros compactos produzidos na mesma época. Entretanto, o espaço interno do habitáculo corresponde supera os carros do mesmo tamanho em seu segmento, em todas as dimensões. O entre-eixos de 2.778 mm fez desse modelo algo impressionante: o espaço entre os assentos e espaço para as pernas quase se igualou à Mercedes-Benz Classe S.
 
Outro destaque no modelo foi a variabilidade e capacidade de carga. A superfície de carga do porta-malas altura ajustável, banco traseiro assimetricamente dividido e removível, bem como a possibilidade (opcional) de remoção do assento do passageiro da frente. Assim, o veículo rapidamente poderia ser transformado em uma van com capacidade de até 2.245 litros (sem o assento traseiro e o assento do passageiro da frente). O comprimento máximo de carga é de 2,95 metros.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Os motores de 4 cilindros em linha eram 6 no total, variando de 95 a 193 CV.
 
Os modelos B200 Turbo, B180 CDI e B200 eram equipados com o câmbio manual de 6 velocidades. Em todas as versões era opcional o câmbio CVT AUTOTRONIC (adotado em todos os modelos importados oficialmente para o Brasil).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A direção possui assistência elétrica, o que trouxe agilidade em velocidades mais baixas e facilitou o estacionamento/manobras. 
 
O eixo traseiro adotou o,sistema de molas parabólicas esféricas, contribuindo significativamente para a estabilidade, esportividade e conforto.
 
O ESP® agregou uma nova função: o assistente de direção STEER CONTROL. Ele trabalha com a direção assistida e atua em situações críticas, ajustando a direção assistida para auxiliar o motorista a estabilizar o carro.
 
Outra característica foi o sistema de amortecimento seletivo. Ao dirigir normalmente, o amortecimento é macio, garantido conforto. Já em condução esportiva nas curvas, o amortecimento é modificado para estabilizar o carro.
 
O princípio de estrutura "sanduíche" não apenas alterou a posição de conjunto transmissão/motor. Visou melhorar a zona de deformação da extremidade frontal para o caso de um impacto frontal. Assim, o conjunto mecânico não se mova para o interior/habitáculo. O projeto visa que haja o deslizamento para baixo ao longo do assoalho. O mesmo ocorre em caso de impacto lateral. Como a altura dos assentos é 200 mm mais alto que um sedan, os passageiros ficam em uma zona de impacto superior.
 
Em termos de segurança, possui airbags dianteiros de 2 estágios, cintos de segurança pré-tensionados na frente e nos bancos traseiros laterais, limitadores de força dos cintos adaptáveis, encostos de cabeça ativos, sistema Isofix e airbags laterais de cabeça/tórax.
 
Todos os modelos eram equipados com ar-condicionado, volante de 4 raios com botões multi-funções, apoio de braço entre os assentos dianteiros, vidros elétricos com  isolamento térmico e acabamento de alumínio escovado sobre os painéis do console central.
 
Opcionalmente, o consumidor poderia escolher o sistema de ar-condicionado THERMOTRONIC, bancos dianteiros ​​elétricos, bancos em couro/MB-Tex, COMAND APS ou Audio 50, faróis bi-xenon com a ativa para auxílio em curvas e teto solar elétrico panorâmico.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Foi o primeiro automóvel a integrar o IPod® da Apple. O kit de interface IPod® foi desenvolvido pela Mercedes-Benz e introduzido na Classe B vendida no mercado europeu em de 2005.
 
Aproximadamente 120.000 unidades da Classe B Classe foram vendidas no primeiro ano de fabricação. Em 2006 a Mercedes-Benz acrescentou o pacote ativo, que incorporou o teto solar panorâmico, controle de velocidade, faróis de neblina, caixas de armazenamento embaixo dos bancos do condutor e do passageiro, bem como a interface AUX-IN (começando com Audio 20) para conectar dispositivos externos, como IPod® e outros leitores de MP3. O pacote de luz/visão com sensor de chuva e faróis automáticos integrou esse pacote.
 
Em 2006, o modelo recebeu nota máxima (5 estrelas) no teste de colisão Euro NCAP.
 
Em maio de 2007, o modelo foi eleito o "Carro do ano de 2007" da Alemanha na categoria de MPVs. Neste ano, a Mercedes-Benz tinha produzido e entregue mais de 250.000 unidades.
 
O principal mercado foi a Alemanha com quase 1/3 do volume total, seguido por Itália, França, Japão e Espanha.
 
Fase 1:




  • Dados técnicos do modelo B180 CDI (T245 DE 20 LA LR/2):

 
Chassi com numeração 245.207.

Motor Diesel, OM 640 DE 20 LA LR/2 (640.940) de 4 cilindros em linha, 1.991 cilindradas com 109 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


  • Dados técnicos do modelo B200 CDI (T245 DE 20 LA):

 
Chassi com numeração 245.208.

Motor Diesel, OM 640 DE 20 LA (640.941) de 4 cilindros em linha, 1.991 cilindradas com 140 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


  • Dados técnicos do modelo B150 (T245 E 15):

 
Chassi com numeração 245.231.

Motor gasolina transversal/frontal, M266 E 15 (266.920) de 4 cilindros em linha. Cilindros com 83 mm x 69.2 mm, 1.498 cilindradas, 95 CV a 5.200 rpm, torque de 140 Nm a 3.500/4.000 rpm e 2 válvulas por cilindro. Taxa de compressão 11.0, tração dianteira e câmbio manual de 5 velocidades 
ou Autotronic.
Relação das marchas do câmbio manual:
1.ª: 7,9.
2.ª: 14.0.
3.ª:  21,5.
4.ª: 27,8.
5.ª: 34.9
Ré: 8.7.
Relação das marchas do câmbio Autotronic:
1.ª: 8.8.
2.ª: 14.1.
3.ª: 21.3.
4.ª: 30.2.
5.ª: 36.8.
6.ª: 45.9.
7.ª: 56.9.
Ré: 5.7.
Velocidade máxima de 174 Km/h (câmbio mecânico) e 168 Km/h (câmbio CVT), aceleração de 0 a 100 Km/h em 13.2 segundos (câmbio mecânico) e 14.2 segundos (câmbio CVT) e coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,3.
Discos de freio dianteiros ventilados de 276 mm e traseiros sólidos de 258 mm.
Capacidade do porta-malas: 458 litros.
Emissão de CO2: 158 gramas/Km (câmbio mecânico) e 166 gramas/Km (câmbio CVT).

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


  • Dados técnicos do modelo B160 (T245 E 15):


Chassi com numeração 245.231.

Motor gasolina transversal/frontal e 4 cilindros em linha. Cilindros com 83 mm x 69.2 mm, 1.498 cilindradas, 95 CV a 5.200 rpm, torque de 140 Nm a 3.500/4.000 rpm e 2 válvulas por cilindro. Taxa de compressão 11.0, tração dianteira e câmbio Autotronic.

Relação das marchas do câmbio Autotronic:

1.ª: 8.8.
2.ª: 14.0.
3.ª: 20.1.
4.ª: 26.3.
5.ª: 33.2.
6.ª: 43.4.
7.ª: 56.9.
Ré: 5.7.

Velocidade máxima de 168 Km/h (câmbio CVT), aceleração de 0 a 100 Km/h em 14.2 segundos (câmbio CVT) e coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,3.

Capacidade do porta-malas: 544 litros.

Emissão de CO2: 168 gramas/Km.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.


  • Dados técnicos do modelo B160 BlueEFFICCIENCY:


Motor gasolina transversal/frontal e 4 cilindros em linha. Cilindros com 83 mm x 69.2 mm, 1.498 cilindradas, 95 CV a 5.200 rpm, torque de 140 Nm a 3.500/4.000 rpm e 2 válvulas por cilindro. Taxa de compressão 11.0, tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas.

Relação das marchas do câmbio manual:

1.ª: 7.9.
2.ª: 14.0.
3.ª: 21.5.
4.ª: 27.8.
5.ª: 34.9.
Ré: 8.7.

Velocidade máxima de 174 Km/h, aceleração de 0 a 100 Km/h em 13.2 segundos e coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,3.

Capacidade do porta-malas: 544 litros.

Emissão de CO2: 149 gramas/Km.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.


  • Dados técnicos do modelo B170:




Chassi com numeração 245.232.

 
Motor gasolina transversal/frontal de 4 cilindros em linha. Cilindros com 83 mm x 78.5 mm, 1.699 cilindradas, 116 CV a 5.500 rpm, torque de 155 Nm a 3.500/4.000 rpm e 2 válvulas por cilindro. Taxa de compressão 11.0, tração dianteira e câmbio manual de 5 velocidades ou Autotronic.

Relação das marchas do câmbio manual:

1.ª: 8,2.
2.ª: 14.7.
3.ª:  22,5.
4.ª: 29,1.
5.ª: 36.5
Ré: 9.1.

Relação das marchas do câmbio Autotronic:

1.ª: 8.8.
2.ª: 14.1.
3.ª: 21.3.
4.ª: 30.2.
5.ª: 36.8.
6.ª: 45.9.
7.ª: 56.9.
Ré: 5.7.

Velocidade máxima de 184 Km/h (câmbio mecânico) e 180 Km/h (câmbio CVT), aceleração de 0 a 100 Km/h em 11.3 segundos (câmbio mecânico) e 12.0 segundos (câmbio CVT) e coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,3.

Discos de freio dianteiros ventilados de 276 mm e traseiros sólidos de 258 mm.

Capacidade do porta-malas: 458 litros.

Emissão de CO2: 163 gramas/Km (câmbio mecânico) e 171 gramas/Km (câmbio CVT).

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


  • Dados técnicos do modelo B180:

 
Chassi com numeração 245.232.

Motor gasolina transversal/frontal de 4 cilindros em linha. Cilindros com 83 mm x 78.5 mm, 1.699 cilindradas, 116 CV a 5.500 rpm, torque de 155 Nm a 3.500/4.000 rpm e 2 válvulas por cilindro. Taxa de compressão 11.0, tração dianteira e câmbio manual de 5 velocidades ou Autotronic.

Relação das marchas do câmbio manual:

1.ª: 8,2.
2.ª: 14.7.
3.ª:  22,5.
4.ª: 29,1.
5.ª: 36.5.
Ré: 9.1.

Relação das marchas do câmbio Autotronic:

1.ª: 8.8.
2.ª: 14.0.
3.ª: 20.1.
4.ª: 26.3.
5.ª: 33.2.
6.ª: 43.4.
7.ª: 56.6.
Ré: 5.7.

Velocidade máxima de 184 Km/h (câmbio mecânico) e 180 Km/h (câmbio CVT), aceleração de 0 a 100 Km/h em 11.3 segundos (câmbio mecânico) e 12.0 segundos (câmbio CVT) e coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,3.

Capacidade do porta-malas: 544 litros.

Emissão de CO2: 146 gramas/Km (câmbio mecânico) e 173 gramas/Km (câmbio CVT).

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.


  • Dados técnicos do modelo B200 (T245 E 20):

 
Chassi com numeração 245.233.

Motor gasolina, M 266 E 20 (266.960) de 4 cilindros em linha, 2.034 cilindradas com 136 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


  • Dados técnicos do modelo B200 TURBO (T245 E 20 LA):


Chassi com numeração 245.234.
 
Motor gasolina, M 266 E 20 LA (266.980) de 4 cilindros em linha, 2.034 cilindradas com 193 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em março de 2008, houve o primeiro facelift do modelo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O chassi sucessor é o W246.
 
Fontes:
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos