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(C169): Ficha técnica

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Mensagem por AEP Dom 08 maio 2016, 18:58

A primeira geração da Classe A de 2 portas foi denominada internamente pela Mercedes-Benz de C169 e foi apresentada em conjunto com a versão de 4 portas W169 em junho de 2004 ao público e as vendas começaram em 10 de setembro de 2004.

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A nova Classe A foi disponibilizada em 2 carrocerias: A C169 de 2 portas ou a W169 de 4 portas.

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Foi comercializada em chassi de tamanho único com entre-eixos de 2.568 mm.

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O princípio básico da nova Classe A novamente seguiu o projeto de construção em "sanduíche" já adotado na W168. O motor e a transmissão foram posicionados em um ângulo de até 59 graus à frente e parcialmente abaixo da cabine de passageiros. Em uma colisão frontal grave, o conjunto mecânico deslizaria para baixo do piso e não para o interior do veículo. Como resultado do projeto, os engenheiros da Mercedes-Benz foram capazes de fornecer padrões típicos da marca para a segurança dos ocupantes. Esse projeto resultou, ainda, em uma economia de espaço e capacidade de adaptação impressionantes. O espaço no interior do veículo foi significativamente maior que o W168.

No lançamento do modelo a Mercedes-Benz adotou o slogan "Siga sua própria estrela" com música de Christina Aguilera. Foram disponibilizados 6 motores e 3 linhas de design. Os motores de 4 cilindros recentemente desenvolvidos tinha 38% mais potência e 10% menos consumo que os anteriores.

Como opções Diesel, foram apresentandos o A160 CDI (82 CV), A180 CDI (109 CV) e o A200 CDI (140 CV). As opções gasolina, foram o A150 (95 CV), A170 (115 CV) e o A200 (136 CV). O A200 Turbo (193 CV) foi apresentado como o novo modelo topo de linha em 2004, mas comercializado somente em 2005.

Os modelos C169 e W159 partilhavam a mesma base técnica.

A versão Classic adotava rodas de 15 polegadas. A versão Elegance adotava também rodas de 15 polegadas de 7 furos em alumínio e a versão Avantgarde adotava rodas de 16 polegadas de 5 raios e alumínio. As rodas esportivas de 17 e 18 polegadas eram opcionais.

Comparado ao W168, o C169 ficou 232 mm mais comprido (3.838 mm) e 45 milímetros mais largo (1.764 mm). A distância do entre-eixos passou para 2.568 mm (quase que a mesma medida do V168 que tinha 2.593 mm).

Em sua segunda geração, o Classe A adotou mais tecnologia de segurança com seus novos cintos de segurança pré-tensionados dianteiros e laterais traseiros e airbags adaptativos de duas fases. Os airbags laterais recentemente desenvolvidos substituiram os anteriores. O aumento do uso de ligas de aço de alta e ultra resistência ajudaram a garantir maior proteção em caso de colisões graves.

Com sua estrutura totalmente galvanizada, também ofereceu proteção anticorrosiva de longo prazo, aliado à tinta orgânica com pigmentos de zinco inibidora de ferrugem. As áreas estruturais mais vulneráveis ​​da carroceria também foram protegidas com um agente de preservação nas cavidades laterais da frente, longarina superior, saias laterais e caixas de roda traseiras.

O novo eixo traseiro desempenhou um papel importante na segurança em função de suas características de condução dinâmicas e o excelente conforto.

Inovou com a adoção de amortecedores pressurizados. Essa tecnologia ajustava os amortecedores de acordo com as condições de condução.

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Destaque foi dado ao A200 Turbo com seu motor de 4 cilindros de 193 CV que se tornou um dos motores mais potentes da sua classe. Aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 8 segundos e a velocidade máxima era de 227 km/h.

Os 3 motores diesel CDI recentemente desenvolvidos foram a segunda geração da tecnologia common rail, que operava com uma pressão de injeção mais elevada (1600 bar). Em comparação com a primeira geração de motores CDI, a potência e o torque foram significativamente aumentados e a emissão de gases e ruídos, reduzidos.

A Mercedes-Benz adotou a recente transmissão AUTOTRONIC automática continuamente variável (CVT) como opcional para todos os modelos. Foi a primeira transmissão da marca CVT. As relações de transmissão eram continuamente alteradas por meio de uma polia variável e uma correia de elos de impulso. Os veículos equipados com AUTOTRONIC aceleravam sem qualquer interrupção na força de tração e o motor atingia o seu máximo rendimento mais rápido do que com uma transmissão automática convencional.

Os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram alcançar baixos níveis de ruídos, resultado em um acústica particularmente agradável, sem qualquer ruído irritante, tornando o C169 significativamente mais silencioso do que outros veículos da sua classe. Antes do primeiro protótipo ser construído, computadores analisaram ​​como os componentes individuais do carro iria se comportar sob a vibração causada pelo motor ou movimento dos eixos. Virtualmente a estrutura foi submetida a testes de dinâmica estrutural para demonstrar suas características de vibração em diferentes frequências críticas. Embora os resultados iniciais tinham sido bons, a acústica foi melhorada ainda mais no modelo físico. Placas de metal foram ligado a 3 áreas do piso principal e o local do step para proporcionar um reforço adicional. O modelo também foi equipado com uma chapa de aço revestida corta-fogo que melhorou o isolamento acústico em 5 decibéis.

A escolha dos materiais do interior foi baseada em investigações científicas nos laboratórios de pesquisa da Mercedes-Benz. Os motoristas foram convidados para avaliar vários materiais, interruptores e elementos. Isso ajudou a Mercedes-Benz um interior com uma aparência atraente. Especialistas também realizaram testes de ergonomia e melhoraram a posição do banco, os ângulos de visualização e controles. No novo Classe A, o volante multifunções tornou-se mais fácil para controlar o telefone e o rádio, estabelecendo novos padrões no segmento de veículos em termos de conforto operacional.

O controle de temperatura ajudava a aumentar a segurança e o bem-estar dos ocupantes. A Mercedes-Benz equipou o C169 com um novo sistema de ar-condicionado com controle automático de temperatura e um sensor de humidade, como item de série. O sistema THERMOTRONIC era opcional.

A capacidade do porta-malas foi ampliado e atingir a marca de 435 litros (15% mais que o W168). O sistema modular do C169 foi aperfeiçoado e o interior poderia de adaptado de forma simples. Os encostos traseiros eram rebatíveis em 1/3 ou 2/3. O rebatimento total permitir o nivelamento total do compartimento e a capacidade de carga atingia até 1370 litros.

Em conjunto com o sistema opcional EASY VARIO PLUS, os bancos traseiros poderiam ser removidos. Este sistema também permitia rebater o encosto do banco do passageiro da frente para frente ou removê-lo, aumentando a área de carga para 2,75 metros de comprimento e capacidade de carga para até 1.995 litros.

Apenas 10 semanas após o lançamento de vendas na Europa, mais de 50.000 pedidos foram feitos. Só na Alemanha, mais de 32.000 pedido foram feitos. Um ano após o lançamento, mais de 200.000 veículos tinham sido entregues. O modelo foi particularmente bem-sucedido na Alemanha. A variante mais popular foi o A180 CDI que representou mais de 1/3 de todas as vendas. Em segundo lugar ficou o A150 com 1/4 das vendas. As cores de pintura mais populares foram as metálicas prata polar, preto cosmos e cinza cometa. Mais de metade dos compradores do modelo eram novos clientes da marca.

Em 2004 ele foi considerado o melhor modelo de sua categoria pelo Clube do Automóvel Alemão (ADAC). No teste de colisão NCAP europeu de 2005, a Classe A foi o melhor veículo de sua categoria com 5 estrelas - nota máxima.

Em 2006 Mercedes-Benz lançou o modelo especial "Polar Star". O modelo foi equipado com acessórios extras. Em dezembro de 2006, a marca construiu o Classe A de número 1.500.000 na fábrica de Rastatt. Esse total representava a produção desde o W168. Apenas o W169, em pouco mais de 2 anos de produção já havia atingido quase 372.000 unidades. O Classe A passou a ser construído na planta de Rastatt desde 1997, onde também produzia a Classe B W245 desde 2005.

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Em 2007, o renomado Instituto internacional ambiental Öko-Trend premiou o A160 CDI e o B200 CDI com o certificado ambiental. Os 2 modelos da Mercedes-Benz pontuaram bem acima da média em todas as áreas de análise. De acordo com o instituto, eles não só demonstraram excelentes valores quando se trata de consumo de combustível, emissões e níveis de ruído, mas também se destacaram em virtude dos seus processos de produção compromissados com o meio-ambiente, materiais e logística.

Em setembro de 2007, ou seja, 3 anos após o lançamento no mercado, o modelo número 500.000 foi fabricado. No outono de 2007, a Mercedes-Benz lançou o "Edition 10" para comemorar a produção do Classe por 10 anos. Para marcar o aniversário, o modelo especial adotava equipamentos adicionais de alta qualidade por um custo 30% menor. Tanto em termos visuais e práticos, os modelos "Edição 10" foram significativamente melhorados com características exteriores e interiores distintas. Adotou rodas em liga leve de 16 polegadas com 7 raios duplos, grade do radiador perfurada e teto solar panorâmico. Como um bônus especial, a Mercedes-Benz ofereceu ao compradores da "Edition 10" um contrato de serviços cobrindo todos os custos de manutenção por apenas 10 Euros por mês. Este contrato de serviços garantia que os custos operacionais fossem completamente transparentes e previsíveis.

Em abril de 2008, durante o Salão Internacional do Automóvel de Leipzig/Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou o modelo com o facelift.


  • Dados técnicos do modelo A160 CDI (C169 DE 20 LA LR/1):


Chassi: 169.006.

Produzido desde agosto de 2003.

Motor a Diesel OM640 DE LA LR/1 (640.942), 4 cilindros em linha, 1.991 cilindradas e 82 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.

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  • Dados técnicos do modelo A180 CDI (C169 DE 20 LA LR/2):


Chassi: 169.007.

Produzido desde agosto de 2003.

Motor a Diesel OM640 DE LA LR/2 (640.940), 4 cilindros em linha, 1.991 cilindradas e 109 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.

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  • Dados técnicos do modelo A200 CDI (C169 DE 20 LA):


Chassi: 169.008.

Produzido desde setembro de 2003.

Motor a Diesel OM640 DE LA (640.941), 4 cilindros em linha, 1.991 cilindradas e 140 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.

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  • Dados técnicos do modelo A150 (C169 E 15):


Chassi: 169.031.

Produzido desde novembro de 2003.

Motor a gasolina M266 E 15 (266.920), 4 cilindros em linha, 1.498 cilindradas e 95 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.


  • Dados técnicos do modelo A170 (W169 E 17):


Chassi: 169.032.

Produzido desde setembro de 2003.

Motor a gasolina M266 E 17 (266.940), 4 cilindros em linha, 1.699 cilindradas e 115 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.


  • Dados técnicos do modelo A200 (C169 E 20):


Chassi: 169.033.

Produzido desde outubro de 2003.

Motor a gasolina M266 E 20 (266.960), 4 cilindros em linha, 2.034 cilindradas e 136 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.

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  • Dados técnicos do modelo A200 Turbo (C169 E 20 LA):


Chassi: 169.034.

Produzido desde setembro de 2003.

Motor a gasolina M266 E 20 LA (266.980), 4 cilindros em linha, 2.034 cilindradas e 193 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 54 litros.

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Fonte:

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