(V/W251): Ficha técnica
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(V/W251): Ficha técnica
A Mercedes-Benz apresentou a Classe R no Salão Internacional do Automóvel de New York/EUA, em março de 2005.
O conceito de veículo inovador combinando as vantagens das categorias de veículos familiares (MPVs e SUVs), criou esse "Grand Sports Tourer".
A Classe R foi lançada no mercado norte-americano no outono de 2005 e na Europa em setembro de 2005 (entregas no início de 2006).
O modelo era produzido na fábrica de Tuscaloosa (Alabama/EUA).
A base da W251 foi o conceito GST Vision, apresentado pela Mercedes-Benz no Salão Internacional do Automóvel de Detroit/EUA em 2002. Outros 2 protótipos foram apresentados: o Vision GST 2 no mesmo Salão do ano de 2004 e o Vision R no Salão Internacional do Automóvel de Paris/França de 2004.
Foram necessários 3 anos entre os protótipos e o modelo de série.
O novo conceito Sports Tourer apresentou versatilidade e conforto para até 6 passageiros.
Com um comprimento de 5.157 mm para o mercado norte-americano, a Mercedes-Benz também desenvolveu uma versão curta para o mercado europeu, apresentada no Salão Internacional do Automóvel (IAA) de Frankfurt/Alemanha em setembro de 2005. Essa versão era 235 mm mais curta (4.922 mm contra 5.157 mm), resultando em um entre-eixos de 2.980 mm contra os 3.215 mm da versão longa.
A distância entre a primeira e segunda fila de assentos é de 920 mm e entre a segunda e terceira de 840 mm. Além disso, a distância dos bancos da segunda fila pode ser ajustada individualmente, criando uma distância de até 990 mm. A distância máxima entre a segunda e a terceira fila de assentos é de 920 milímetros.
Os 6 passageiros tem assentos individuais e braços na segunda fila. Um console central era opcional entre os bancos traseiros individuais.
Um leitor de DVD/CD também era opcional para os passageiros da parte traseira, com telas coloridas e conexões para uso de fones de ouvido, integrados nos encontos de cabeça dianteiros. O sistema de ar-condicionado era o THERMATIC com controle de 2 zonas distintas e painel de controle separado para a parte traseira. Opcionalmente era oferecido o sistema THERMOTRONIC multi-zonas. Também era opcional o ar-condicionado traseiro separado para a terceira fila de assentos.
O teto solar panorâmico era opcional e cobria quase que todo o teto do veículo.
Para maximizar a capacidade de carga, os 4 assentos da parte traseira podem ser rebatidos individualmente, aumentando a capacidade de carga até 2.057 litros. A superfície de carga plana de 2,20 merros e a tampa do porta-malas dotada do sistema EASY-PACK (que pode ser aberta e fechada com o controle remoto opcional), torna fácil o acesso de cargas no veículo.
Todos os motores foram equipados com o câmbio 7G-TRONIC (exceto a versão AMG) com DIRECT SELECT.
Opcionalmente o cliente poderia requerer o sistema de suspensão a ar AIRMATIC suspensão a ar.
O veículo ainda inovou ao incorporar o sistema PRE-SAFE®. Foi equipado com airbags frontais adaptativos, bem como airbags laterais dianteiros e laterais de janela. Todos os assentos foram equipados com cinto pré-tensionados e limitadores de carga do cinto. O sistema de apoio de cabeça NECK-PRO era opcional.
A versão R63 AMG foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Chicago/EUA em fevereiro de 2006. Era equipado com a transmissão AMG SPEEDSHIFT 7G-TRONIC e alavanca seletora DIRECT SELECT com 3 modos de condução.
A partir de fevereiro de 2006, os demais modelos poderiam adotar o pacote visual AMG.
Com o passar dos anos, o modelo incorporou outras tecnologias da marca, tal como o sistema DISTRONIC, bancos dianteiros ventilados, LINGUATRONIC e retrovisor com câmera para facilitar o estacionamento.
Em maio de 2007, uma versão de 5 e 7 lugares foi disponibilizada, sendo equipado com uma segunda fila de assentos para 3 pessoas.
Em 2007, a Mercedes-Benz ofereceu um modelo de entrada com tração traseira, R280 CDI.
Em 2009 a Mercedes-Benz lançou a versão "Grand Edition" equipada com rodas AMG de 20", vidros azuis com isolamento térmico, faróis bi-xenon com função de acompanhamento em curva, para-choque dianteiro com lâmpadas de LED de condução diurna (DRL), acabamento interno diferenciado, lanternas traseiras escurecidas e volante e pedais esportivos com detalhes em aço inoxidável escovado.
Em 31 de março de 2010, houve o facelifted que foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de New York/EUA.
Em função do volume de vendas, a produção na fábrica da Mercedes-Benz de Tuscaloosa (Alabama/EUA) foi encerrada em 2012, sendo integralmente terceirizada para a empresa americana AM General®, para o modelo R320, com produção iniciada em 27/08/2015 para exportação ao mercado chinês.
Chassi: 251.054.
Produzido desde janeiro de 2007.
Motor gasolina 6 cilindros em V, M272 E 30 (272.945), cilindros com 88 mm x 82,1 mm, 2.996 cilindradas, compressão 11.3, 231 CV a 6.000 rpm, torque de 300 Nm entre 2.500/5.000 rpm, 4 válvulas por cilindro.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 251.026.
Produzido desde janeiro de 2007.
Motor Diesel 6 cilindros em V, OM642 DE 30 LA LR (642.950), cilindros com 83 mm x 92,0 mm, 2.987 cilindradas, compressão 17.7, 190 CV a 4.000 rpm, torque de 440 Nm entre 1.400/2.800 rpm, 4 válvulas por cilindro, injeção direta common rail.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 251.126.
Produzido desde março de 2007.
Motor Diesel 6 cilindros em V, OM642 DE 30 LA LR (642.950), cilindros com 83 mm x 92,0 mm, 2.987 cilindradas, compressão 17.7, 190 CV a 4.000 rpm, torque de 440 Nm entre 1.400/2.800 rpm, 4 válvulas por cilindro, injeção direta common rail.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 251.020.
Produzido desde janeiro de 2006.
Motor Diesel 6 cilindros em V, OM642 DE 30 LA LR (642.950), cilindros com 83 mm x 92,0 mm, 2.987 cilindradas, compressão 17.7, 190 CV a 4.000 rpm, torque de 440 Nm entre 1.400/2.800 rpm, 4 válvulas por cilindro, injeção direta common rail.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 251.154.
Produzido desde janeiro de 2007.
Motor gasolina 6 cilindros em V, M272 E 30 (272.945), cilindros com 88 mm x 82,1 mm, 2.996 cilindradas, compressão 11.3, 231 CV a 6.000 rpm, torque de 300 Nm entre 2.500/5.000 rpm, 4 válvulas por cilindro.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=453321#
http://www.jesmb.de/indexie.htm
O conceito de veículo inovador combinando as vantagens das categorias de veículos familiares (MPVs e SUVs), criou esse "Grand Sports Tourer".
A Classe R foi lançada no mercado norte-americano no outono de 2005 e na Europa em setembro de 2005 (entregas no início de 2006).
O modelo era produzido na fábrica de Tuscaloosa (Alabama/EUA).
A base da W251 foi o conceito GST Vision, apresentado pela Mercedes-Benz no Salão Internacional do Automóvel de Detroit/EUA em 2002. Outros 2 protótipos foram apresentados: o Vision GST 2 no mesmo Salão do ano de 2004 e o Vision R no Salão Internacional do Automóvel de Paris/França de 2004.
Foram necessários 3 anos entre os protótipos e o modelo de série.
O novo conceito Sports Tourer apresentou versatilidade e conforto para até 6 passageiros.
Com um comprimento de 5.157 mm para o mercado norte-americano, a Mercedes-Benz também desenvolveu uma versão curta para o mercado europeu, apresentada no Salão Internacional do Automóvel (IAA) de Frankfurt/Alemanha em setembro de 2005. Essa versão era 235 mm mais curta (4.922 mm contra 5.157 mm), resultando em um entre-eixos de 2.980 mm contra os 3.215 mm da versão longa.
A distância entre a primeira e segunda fila de assentos é de 920 mm e entre a segunda e terceira de 840 mm. Além disso, a distância dos bancos da segunda fila pode ser ajustada individualmente, criando uma distância de até 990 mm. A distância máxima entre a segunda e a terceira fila de assentos é de 920 milímetros.
Os 6 passageiros tem assentos individuais e braços na segunda fila. Um console central era opcional entre os bancos traseiros individuais.
Um leitor de DVD/CD também era opcional para os passageiros da parte traseira, com telas coloridas e conexões para uso de fones de ouvido, integrados nos encontos de cabeça dianteiros. O sistema de ar-condicionado era o THERMATIC com controle de 2 zonas distintas e painel de controle separado para a parte traseira. Opcionalmente era oferecido o sistema THERMOTRONIC multi-zonas. Também era opcional o ar-condicionado traseiro separado para a terceira fila de assentos.
O teto solar panorâmico era opcional e cobria quase que todo o teto do veículo.
Para maximizar a capacidade de carga, os 4 assentos da parte traseira podem ser rebatidos individualmente, aumentando a capacidade de carga até 2.057 litros. A superfície de carga plana de 2,20 merros e a tampa do porta-malas dotada do sistema EASY-PACK (que pode ser aberta e fechada com o controle remoto opcional), torna fácil o acesso de cargas no veículo.
Todos os motores foram equipados com o câmbio 7G-TRONIC (exceto a versão AMG) com DIRECT SELECT.
Opcionalmente o cliente poderia requerer o sistema de suspensão a ar AIRMATIC suspensão a ar.
O veículo ainda inovou ao incorporar o sistema PRE-SAFE®. Foi equipado com airbags frontais adaptativos, bem como airbags laterais dianteiros e laterais de janela. Todos os assentos foram equipados com cinto pré-tensionados e limitadores de carga do cinto. O sistema de apoio de cabeça NECK-PRO era opcional.
A versão R63 AMG foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Chicago/EUA em fevereiro de 2006. Era equipado com a transmissão AMG SPEEDSHIFT 7G-TRONIC e alavanca seletora DIRECT SELECT com 3 modos de condução.
A partir de fevereiro de 2006, os demais modelos poderiam adotar o pacote visual AMG.
Com o passar dos anos, o modelo incorporou outras tecnologias da marca, tal como o sistema DISTRONIC, bancos dianteiros ventilados, LINGUATRONIC e retrovisor com câmera para facilitar o estacionamento.
Em maio de 2007, uma versão de 5 e 7 lugares foi disponibilizada, sendo equipado com uma segunda fila de assentos para 3 pessoas.
Em 2007, a Mercedes-Benz ofereceu um modelo de entrada com tração traseira, R280 CDI.
Em 2009 a Mercedes-Benz lançou a versão "Grand Edition" equipada com rodas AMG de 20", vidros azuis com isolamento térmico, faróis bi-xenon com função de acompanhamento em curva, para-choque dianteiro com lâmpadas de LED de condução diurna (DRL), acabamento interno diferenciado, lanternas traseiras escurecidas e volante e pedais esportivos com detalhes em aço inoxidável escovado.
Em 31 de março de 2010, houve o facelifted que foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de New York/EUA.
Em função do volume de vendas, a produção na fábrica da Mercedes-Benz de Tuscaloosa (Alabama/EUA) foi encerrada em 2012, sendo integralmente terceirizada para a empresa americana AM General®, para o modelo R320, com produção iniciada em 27/08/2015 para exportação ao mercado chinês.
- Dados técnicos - R280 (W251 E 30):
Chassi: 251.054.
Produzido desde janeiro de 2007.
Motor gasolina 6 cilindros em V, M272 E 30 (272.945), cilindros com 88 mm x 82,1 mm, 2.996 cilindradas, compressão 11.3, 231 CV a 6.000 rpm, torque de 300 Nm entre 2.500/5.000 rpm, 4 válvulas por cilindro.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos - R280 CDI (W251 DE 30 LA LR):
Chassi: 251.026.
Produzido desde janeiro de 2007.
Motor Diesel 6 cilindros em V, OM642 DE 30 LA LR (642.950), cilindros com 83 mm x 92,0 mm, 2.987 cilindradas, compressão 17.7, 190 CV a 4.000 rpm, torque de 440 Nm entre 1.400/2.800 rpm, 4 válvulas por cilindro, injeção direta common rail.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos - R280 CDI chassi longo (V251 DE 30 LA LR):
Chassi: 251.126.
Produzido desde março de 2007.
Motor Diesel 6 cilindros em V, OM642 DE 30 LA LR (642.950), cilindros com 83 mm x 92,0 mm, 2.987 cilindradas, compressão 17.7, 190 CV a 4.000 rpm, torque de 440 Nm entre 1.400/2.800 rpm, 4 válvulas por cilindro, injeção direta common rail.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos - R280 CDI 4MATIC (W251 DE 30 LA LR 4-M):
Chassi: 251.020.
Produzido desde janeiro de 2006.
Motor Diesel 6 cilindros em V, OM642 DE 30 LA LR (642.950), cilindros com 83 mm x 92,0 mm, 2.987 cilindradas, compressão 17.7, 190 CV a 4.000 rpm, torque de 440 Nm entre 1.400/2.800 rpm, 4 válvulas por cilindro, injeção direta common rail.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos - R280 chassi longo (V251 E 30):
Chassi: 251.154.
Produzido desde janeiro de 2007.
Motor gasolina 6 cilindros em V, M272 E 30 (272.945), cilindros com 88 mm x 82,1 mm, 2.996 cilindradas, compressão 11.3, 231 CV a 6.000 rpm, torque de 300 Nm entre 2.500/5.000 rpm, 4 válvulas por cilindro.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=453321#
http://www.jesmb.de/indexie.htm
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