(W138): Ficha técnica - 260D
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(W138): Ficha técnica - 260D
No outono de 1933, os primeiros motores experimentais a Diesel com 80 CV de 3,8 litros e 6 cilindros foram montados em veículos de teste. No entanto, as vibrações provenientes do motor eram muito fortes para o chassi, tornando a sua utilização em um automóvel de passageiros impossível.
Assim, um motor a Diesel de 4 cilindros foi desenvolvido. O motor de 2,6 litros com uma potência de 45 CV foi instalado na versão longa do modelo 200. No final de um programa de testes prolongados, a produção começou em 1935.
Em fevereiro de 1936, no Salão Internacional do Automóvel de Berlim/Alemanha, a Daimler-Benz apresentou o 260 D landaulet Pullman de 6 lugares.
Modelo 260 D, Pullman limousine, produzida em 1936:
Esse foi, oficialmente, o primeiro automóvel de passageiros com motor a Diesel de produção em série do mundo.
Em setembro de 1936, a 260 D estava disponível nas versões landaulet Pullman, sedan Pullman e conversível B.
Um ano após o seu lançamento em Berlim, a 260 D foi revista. As modificações foram no radiador um pouco menor, faróis mais arredondados e retirada da haste transversal cromada da frente do radiador.
Houve também uma série de modificações técnicas. A largura dos eixos dianteiro/traseiro aumentou. A capacidade do tanque de combustível passou de 45 litros para 50 litros, saindo do compartimento do motor e alocado na parte traseira do veículo.
Em fevereiro de 1938, a transmissão foi substituída por uma de 4 velocidades totalmente sincronizada.
O eixo traseiro foi equipado com amortecedores hidráulicos de dupla ação. Uma inovação importante, igualmente introduzida no início de 1938, foi a vela incandescente aquecida eletricamente, o que tornou mais fácil para ligar o motor a frio. Por último, o modelo 1938 recebeu novos para-choques.
Até dezembro de 1940, 1.967 unidades do 260 D foram produzidas. O 260 D foi fundamental para o sucesso dos automóveis de passageiros com motor a Diesel.
Os primeiros exemplares foram utilizadas quase que exclusivamente como táxis não apenas pela economia do motor, mas também pelo espaço interno para 6 lugares.
Modelo 260 D, Laudaulet táxi, produzido em 1936:
Motor Diesel:
Produzido entre 1936 e 1937.
Motor Diesel, OM 138 de 4 cilindros em linha, 2.545 cilindradas com 45 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 38 litros.
Produzido entre 1937 e 1940.
Motor Diesel, OM 138 de 4 cilindros em linha, 2.545 cilindradas com 45 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/260-D-W-138-1936---1940.xhtml?oid=4294
Assim, um motor a Diesel de 4 cilindros foi desenvolvido. O motor de 2,6 litros com uma potência de 45 CV foi instalado na versão longa do modelo 200. No final de um programa de testes prolongados, a produção começou em 1935.
Em fevereiro de 1936, no Salão Internacional do Automóvel de Berlim/Alemanha, a Daimler-Benz apresentou o 260 D landaulet Pullman de 6 lugares.
Modelo 260 D, Pullman limousine, produzida em 1936:
Esse foi, oficialmente, o primeiro automóvel de passageiros com motor a Diesel de produção em série do mundo.
Em setembro de 1936, a 260 D estava disponível nas versões landaulet Pullman, sedan Pullman e conversível B.
Um ano após o seu lançamento em Berlim, a 260 D foi revista. As modificações foram no radiador um pouco menor, faróis mais arredondados e retirada da haste transversal cromada da frente do radiador.
Houve também uma série de modificações técnicas. A largura dos eixos dianteiro/traseiro aumentou. A capacidade do tanque de combustível passou de 45 litros para 50 litros, saindo do compartimento do motor e alocado na parte traseira do veículo.
Em fevereiro de 1938, a transmissão foi substituída por uma de 4 velocidades totalmente sincronizada.
O eixo traseiro foi equipado com amortecedores hidráulicos de dupla ação. Uma inovação importante, igualmente introduzida no início de 1938, foi a vela incandescente aquecida eletricamente, o que tornou mais fácil para ligar o motor a frio. Por último, o modelo 1938 recebeu novos para-choques.
Até dezembro de 1940, 1.967 unidades do 260 D foram produzidas. O 260 D foi fundamental para o sucesso dos automóveis de passageiros com motor a Diesel.
Os primeiros exemplares foram utilizadas quase que exclusivamente como táxis não apenas pela economia do motor, mas também pelo espaço interno para 6 lugares.
Modelo 260 D, Laudaulet táxi, produzido em 1936:
Motor Diesel:
- Dados técnicos do modelo 260 D (W138):
Produzido entre 1936 e 1937.
Motor Diesel, OM 138 de 4 cilindros em linha, 2.545 cilindradas com 45 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 38 litros.
- Dados técnicos do modelo 260 D (W138):
Produzido entre 1937 e 1940.
Motor Diesel, OM 138 de 4 cilindros em linha, 2.545 cilindradas com 45 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/260-D-W-138-1936---1940.xhtml?oid=4294
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