(W198): Ficha técnica
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(W198): Ficha técnica
O lendário modelo coupé Gullwing foi o primeiro carro esportivo a ser desenvolvido pela Daimler-Benz após a 2.ª Guerra Mundial.
Este desenvolvimento foi iniciado por Max Hoffman, um norte-americano de origem austríaca, que fora importador oficial da Mercedes-Benz desde setembro de 1952.
Para o conselho de administração da Daimler-Benz, o plano de Hoffman para vender carros esportivos foi uma boa oportunidade para a entrada deste segmento da marca nos EUA. Assim, em setembro 1953 iniciou-se o desenvolvimento de 2 modelos de carros esportivos.
A versão de série da 300 SL foi apresentada em fevereiro de 1954 no Salão Internacional do Automóvel de Nova York/EUA e foi baseada no modelo do carro de corrida da temporada de 1952.
Sua característica marcante são as portas incomuns, derivando no apelido de "Gullwing". Esta solução de design incomum não foi concebida como tática publicitária, mas porque a origem do carro era o modelo de corrida. Assim, esse design foi uma necessidade de engenharia.
Foi o primeiro veículo com motor com injeção de combustível em um carro de série da Mercedes-Benz. Isso resultou em um aumento de 40 CV em comparação com o modelo de carro de corrida que adotava carburador.
O peso total do veículo era de apenas 1.295 kg, resultando em uma excelente performance, com velocidade máxima de 235 Km/h.
Entre agosto de 1954 e maio de 1957, 1.400 unidades foram construídas em na fábrica de Sindelfingen, sendo que 29 delas com uma estrutura em liga leve e veículo de um teste com uma estrutura de fibra de vidro.
No Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça de março de 1957, um roadster foi apresentado como o sucessor do modelo Gullwing. Ao modificar o chassi do antecessor, as portas normais puderam ser adotadas. A suspensão do eixo traseiro foi totalmente revista e melhorada. O desempenho desse novo modelo foi ainda melhor.
A partir de outubro de 1958, uma capota rígida removível foi disponibilizada como opcional.
A característica mais notável foi a janela traseira que se estendeu no entorno dos cantos com o design atraente estilo do "hardtop".
As mudanças técnicas que foram desenvolvidas durante os 6 anos seguintes, 2 são relevantes: Em março de 1961, o modelo 300SL foi equipado com discos de freio Dunlop e, em março de 1962 a liga usada no motor foi modificada.
Uma versão especial da 300SL Roadster deve ser ressaltada: 2 modelos 300SLS foram construídas para a competição americana "Car Championship Sports". A razão pela qual essa versão especial foi construída é que, uma vez que a produção do roadster havia sido iniciada, o carro era para ser usado em competições e publicidade de carros esportivos, a fim de impulsionar as vendas.
O exterior das 300 SLS é caracterizado por para-choque e uma cobertura do cockpit especial com dutos de admissão de ar.
A produção da 300SL e 190SL em Sindelfingen foi encerrada em 8 de fevereiro de 1963.
- Dados técnicos do modelo 300SL (W198 I):
Produzido entre agosto de 1954 e maio de 1957.
Motor gasolina, M198 I (198.980), de 6 cilindros em linha, 2.996 cilindradas com 215 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 100 litros.
- Dados técnicos do modelo 300SL Roadster (W198 II):
Produzido entre fevereiro de 1957 e fevereiro de 1963.
Motor gasolina, M198 I (198.980), de 6 cilindros em linha, 2.996 cilindradas com 215 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 100 litros.
- Dados técnicos do modelo 300SL Roadster com hardtop (W198 II):
Produzido entre outubro de 1958 e fevereiro de 1963.
Motor gasolina, M198 I (198.980), de 6 cilindros em linha, 2.996 cilindradas com 215 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 100 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4689
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