(W111/112): Ficha técnica
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(W111/112): Ficha técnica
Aos 24 de fevereiro de 1961, durante a cerimônia no Museu Daimler-Benz em Untertürkheim, em comemoração ao 75.º aniversário do automóvel, a fabricante apresentou a 220 SEb Coupé.
Este modelo tornou-se o sucessor da coupé 128 que em outubro de 1960, saiu de linha.
Do ponto de vista técnico e de design, o novo modelo foi derivado da 220 SEb que foi apresentada em agosto de 1959 (série 111).
A única diferença importante foi que a 220 SEb Coupé foi o primeiro modelo de carro de passageiros Mercedes-Benz a ser equipado com discos de freios nas rodas dianteiras.
Em agosto de 1961, uma versão conversível da 220 SEb foi apresentada, que era uma réplica exata da coupé, exceto para o teto ausente e o necessário reforço estrutural.
No final deste mesmo ano, a 300 Coupé SE e 300 SE conversível, que tinham sido construídas a partir de blocos de construção preexistentes, foram apresentadas no Salão do Automóvel de Genebra/Suíça.
As versões 220 SEb correspondentes tinham sido estilizadas com elementos decorativos adicionais e foram combinados com a tecnologia da 300 SE. Assim, estes novos modelos (W112), apresentaram um conjunto de detalhes técnicos.
O equipamento básico era composto de um motor de 3.0 litros, transmissão automática de 4 velocidades, suspensão a ar e freios de circuito duplo com freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras. Houve acréscimo de detalhes cromados nos faróis e lanternas e em outros locais.
Em março de 1963 a 300 SE coupé e conversível foram, como a sedan, disponibilizadas com transmissão manual de 4 velocidades (opcional).
Em janeiro de 1964 a potência do motor foi aumentada para 170 CV ante a adoção da bomba de injeção.
Em 1962 o departamento de teste também construiu um projeto especial individual da 300 SE coupé. A borda traseira do teto foi removida em conjunto com a janela traseira e substituída por uma capota retrátil. Isto resultou em uma landaulet, que durante vários anos se tornou o carro pessoal do Professor Nallinger, chefe do departamento de desenvolvimento. Nada mais se sabe sobre o paradeiro e posterior destino deste carro único.
Os sedans "fintail" dos modelos 220 Sb, 220 SEB e 300 SE foram substituídos por uma geração completamente nova, ficando em linha apenas a coupé e conversível. Os 2s modelos de 2.2 litros receberam motorização de 150 CV em um motor de 2,5 litros (250 SE).
Além disso, os modelos de 3.0 litros foram equipados com as rodas de 14 polegadas e maiores discos de freio. Adotou-se, ainda, mola de compensação hidropneumática no eixo traseiro.
Em janeiro de 1968 foi apresentada a 280 SE que tinha um motor 2,8 litros com 160 CV e se tornou a sucessora da 250 SE. Esta mudança de geração não só afetou o sedan, mas também as versões de 2 portas.
A produção da 300 e 300 SE coupé/conversível foi encerrada.
Em setembro de 1969 foram apresentadas as 280 SE 3.5 coupé e conversível. O novo motor de 3.5 litros, 8 cilindros com 200 CV era muito silencioso e suave. Estes novos modelos, bem como as 280 de 6 cilindros, tiveram modificações externas menores. A grade do radiador era menor e mais larga. Os para-choques também foram modificados, sendo equipados com tiras de borracha como nos sedans. Não houve diferenças externas entre as versões de 8 cilindros e as novas versões de 6 cilindros.
Em maio de 1971 a produção das coupés de 2.8 litros e conversíveis foi encerrada e 2 meses depois, a produção das versões de 8 cilindros também.
Um total de 28.918 coupés e 7.013 conversíveis foram construídas em Sindelfingen.
A versão mais exclusiva foi a 300 SE conversível com 708 unidades produzidas, seguida pelo 250 SE conversível (954 unidades), a 280 SE 3.5 conversível (1.232 unidades) e as 280 SE conversíveis (1.390 unidades). A 220 SEb coupé alcançou o maior volume de produção, com 14.173 unidades.
A 350 SLC que se tornou disponível a partir de fevereiro de 1972, foi a sucessora dos modelos coupé.
Chassi: 111.021.
Produzido entre setembro de 1960 e outubro de 1965.
Motor gasolina M127 V (127.984), 6 cilindros em linha, com 2.195 cilindradas e 120 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 111.021.
Produzido entre agosto de 1965 e dezembro de 1967.
Motor gasolina M129 I (129.980), 6 cilindros em linha, com 2.496 cilindradas e 150 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Chassi: 112.021.
Produzido entre fevereiro de 1962 e dezembro de 1967.
Motor gasolina M189 IV (189.985), 6 cilindros em linha, com 2.996 cilindradas e 160 CV.
Motor gasolina M189 VI (189.987), 6 cilindros em linha, com 2.996 cilindradas e 170 CV desde janeiro de 1964.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros e 82 litros desde janeiro de 1963.
Chassi: 111.024.
Produzido entre novembro de 1967 e maio de 1971.
Motor gasolina M130 E 28 (130.980), 6 cilindros em linha, com 2.778 cilindradas e 160 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Chassi: 111.026.
Produzido entre agosto de 1969 e julho de 1971.
Motor gasolina M116 E 35 (116.980), 8 cilindros em V, com 3.499 cilindradas e 200 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4533#toRelation
Este modelo tornou-se o sucessor da coupé 128 que em outubro de 1960, saiu de linha.
Do ponto de vista técnico e de design, o novo modelo foi derivado da 220 SEb que foi apresentada em agosto de 1959 (série 111).
A única diferença importante foi que a 220 SEb Coupé foi o primeiro modelo de carro de passageiros Mercedes-Benz a ser equipado com discos de freios nas rodas dianteiras.
Em agosto de 1961, uma versão conversível da 220 SEb foi apresentada, que era uma réplica exata da coupé, exceto para o teto ausente e o necessário reforço estrutural.
No final deste mesmo ano, a 300 Coupé SE e 300 SE conversível, que tinham sido construídas a partir de blocos de construção preexistentes, foram apresentadas no Salão do Automóvel de Genebra/Suíça.
As versões 220 SEb correspondentes tinham sido estilizadas com elementos decorativos adicionais e foram combinados com a tecnologia da 300 SE. Assim, estes novos modelos (W112), apresentaram um conjunto de detalhes técnicos.
O equipamento básico era composto de um motor de 3.0 litros, transmissão automática de 4 velocidades, suspensão a ar e freios de circuito duplo com freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras. Houve acréscimo de detalhes cromados nos faróis e lanternas e em outros locais.
Em março de 1963 a 300 SE coupé e conversível foram, como a sedan, disponibilizadas com transmissão manual de 4 velocidades (opcional).
Em janeiro de 1964 a potência do motor foi aumentada para 170 CV ante a adoção da bomba de injeção.
Em 1962 o departamento de teste também construiu um projeto especial individual da 300 SE coupé. A borda traseira do teto foi removida em conjunto com a janela traseira e substituída por uma capota retrátil. Isto resultou em uma landaulet, que durante vários anos se tornou o carro pessoal do Professor Nallinger, chefe do departamento de desenvolvimento. Nada mais se sabe sobre o paradeiro e posterior destino deste carro único.
Os sedans "fintail" dos modelos 220 Sb, 220 SEB e 300 SE foram substituídos por uma geração completamente nova, ficando em linha apenas a coupé e conversível. Os 2s modelos de 2.2 litros receberam motorização de 150 CV em um motor de 2,5 litros (250 SE).
Além disso, os modelos de 3.0 litros foram equipados com as rodas de 14 polegadas e maiores discos de freio. Adotou-se, ainda, mola de compensação hidropneumática no eixo traseiro.
Em janeiro de 1968 foi apresentada a 280 SE que tinha um motor 2,8 litros com 160 CV e se tornou a sucessora da 250 SE. Esta mudança de geração não só afetou o sedan, mas também as versões de 2 portas.
A produção da 300 e 300 SE coupé/conversível foi encerrada.
Em setembro de 1969 foram apresentadas as 280 SE 3.5 coupé e conversível. O novo motor de 3.5 litros, 8 cilindros com 200 CV era muito silencioso e suave. Estes novos modelos, bem como as 280 de 6 cilindros, tiveram modificações externas menores. A grade do radiador era menor e mais larga. Os para-choques também foram modificados, sendo equipados com tiras de borracha como nos sedans. Não houve diferenças externas entre as versões de 8 cilindros e as novas versões de 6 cilindros.
Em maio de 1971 a produção das coupés de 2.8 litros e conversíveis foi encerrada e 2 meses depois, a produção das versões de 8 cilindros também.
Um total de 28.918 coupés e 7.013 conversíveis foram construídas em Sindelfingen.
A versão mais exclusiva foi a 300 SE conversível com 708 unidades produzidas, seguida pelo 250 SE conversível (954 unidades), a 280 SE 3.5 conversível (1.232 unidades) e as 280 SE conversíveis (1.390 unidades). A 220 SEb coupé alcançou o maior volume de produção, com 14.173 unidades.
A 350 SLC que se tornou disponível a partir de fevereiro de 1972, foi a sucessora dos modelos coupé.
- Dados técnicos do modelo 220SEb coupé (W111/3):
Chassi: 111.021.
Produzido entre setembro de 1960 e outubro de 1965.
Motor gasolina M127 V (127.984), 6 cilindros em linha, com 2.195 cilindradas e 120 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 250SE coupé (W111/ III A):
Chassi: 111.021.
Produzido entre agosto de 1965 e dezembro de 1967.
Motor gasolina M129 I (129.980), 6 cilindros em linha, com 2.496 cilindradas e 150 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Dados técnicos do modelo 300SE coupé (W112/3):
Chassi: 112.021.
Produzido entre fevereiro de 1962 e dezembro de 1967.
Motor gasolina M189 IV (189.985), 6 cilindros em linha, com 2.996 cilindradas e 160 CV.
Motor gasolina M189 VI (189.987), 6 cilindros em linha, com 2.996 cilindradas e 170 CV desde janeiro de 1964.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros e 82 litros desde janeiro de 1963.
- Dados técnicos do modelo 280SE coupé (W111 E 28):
Chassi: 111.024.
Produzido entre novembro de 1967 e maio de 1971.
Motor gasolina M130 E 28 (130.980), 6 cilindros em linha, com 2.778 cilindradas e 160 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Dados técnicos do modelo 280SE 3.5 coupé (W111 E 35/1):
Chassi: 111.026.
Produzido entre agosto de 1969 e julho de 1971.
Motor gasolina M116 E 35 (116.980), 8 cilindros em V, com 3.499 cilindradas e 200 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4533#toRelation
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