(MERCEDES): Ficha técnica - "Mercedes", 12/16 e 8/11
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(MERCEDES): Ficha técnica - "Mercedes", 12/16 e 8/11
Em 1900, um carro foi produzido pela Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), por iniciativa de Emil Jellinek. Emil Jellinek, um empresário sucedido, adquiriu seu primeiro Daimler em 1897. Nos anos seguintes, ele incentivou junto à DMG, a produção de veículos mais potentes e se tornou um concessionário da Daimler.
Em abril de 1900, ele incentivou o desenvolvimento de um novo automóvel com um motor de alta performance, entreeixos longo e centro de gravidade baixo. Ele nomeou o modelo de "Mercedes", nome de sua filha que tinha dez anos na época.
O nome "Mercedes" foi usado como uma designação do produto/marca pela primeira vez em abril 1900 para o novo motor e, em seguida, alguns meses depois, para o carro.
Em 22 de novembro, a primeira "Mercedes" foi concluída e extensos testes foram feitos.
Depois de uma série de alterações, o carro foi enviado para Emil Jellinek, em Nice/França, um mês depois, em 22 de dezembro. O carro pesava apenas 1000 kg, muito menos que os 1400 kg do Phoenix de corrida e o motor tinha 35 CV com uma velocidade máxima de quase 90 km/h.
Um dos destaques de design do carro foi o radiador em formato de colméia desenhado por Maybach e que se tornou um avanço definitivo na solução do problema de refrigeração. O novo radiador possibilitou reduzir consideravelmente a quantidade de água necessária para o sistema (que também tinha sido inventado por Maybach), passando para apenas 9 litros. O radiador em colméia possivilitou a construção de carros de alta performance.
O primeiro "Mercedes" é considerado, hoje, como o primeiro automóvel moderno.
O conceito inovador também foi comprovado na prática. Na corrida de Nice/França em março de 1901, a "Mercedes" dominou as corridas. Na corrida de hillclimb "La Turbie", Wilhelm Werner atingiu uma velocidade máxima de 86 km/h. Werner também ganhou a corrida de Nice/Salon/Aix/Sénas/Salon, de 392 km, bem como a corrida de uma milha em Nice.
O modelo "Mercedes" de 35 CV pilotado por Wilhelm Werner pertencia a Henri de Rothschild, conhecido pelo pseudônimo de "Dr. Pascal".
O sucesso dos novos carros foi tão notável que Paul Meyan, o secretário geral do clube do automóvel francês declarou que "nós entramos na era da Mercedes".
Além da Mercedes de 35 CV, em março de 1901 foi lançado um modelo menor, o 12/16 CV. Em agosto, a terceira variante, o modelo 8/11 CV, completou a série do modelo.
Produzido entre 1900 e 1902.
Motor a gasolina, 4 cilindros em linha, 5.913 cilindradas e 35 CV.
Produzido entre 1901 e 1902.
Motor gasolina, 4 cilindros em linha, 2.860 cilindradas e 12 CV.
Produzido entre 1901 e 1902.
Motor a gasolina, 4 cilindros em linha, 1.760 cilindradas e 8 CV.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/First-Mercedes-model-series-19001901.xhtml?oid=5899
Em abril de 1900, ele incentivou o desenvolvimento de um novo automóvel com um motor de alta performance, entreeixos longo e centro de gravidade baixo. Ele nomeou o modelo de "Mercedes", nome de sua filha que tinha dez anos na época.
O nome "Mercedes" foi usado como uma designação do produto/marca pela primeira vez em abril 1900 para o novo motor e, em seguida, alguns meses depois, para o carro.
Em 22 de novembro, a primeira "Mercedes" foi concluída e extensos testes foram feitos.
Depois de uma série de alterações, o carro foi enviado para Emil Jellinek, em Nice/França, um mês depois, em 22 de dezembro. O carro pesava apenas 1000 kg, muito menos que os 1400 kg do Phoenix de corrida e o motor tinha 35 CV com uma velocidade máxima de quase 90 km/h.
Um dos destaques de design do carro foi o radiador em formato de colméia desenhado por Maybach e que se tornou um avanço definitivo na solução do problema de refrigeração. O novo radiador possibilitou reduzir consideravelmente a quantidade de água necessária para o sistema (que também tinha sido inventado por Maybach), passando para apenas 9 litros. O radiador em colméia possivilitou a construção de carros de alta performance.
O primeiro "Mercedes" é considerado, hoje, como o primeiro automóvel moderno.
O conceito inovador também foi comprovado na prática. Na corrida de Nice/França em março de 1901, a "Mercedes" dominou as corridas. Na corrida de hillclimb "La Turbie", Wilhelm Werner atingiu uma velocidade máxima de 86 km/h. Werner também ganhou a corrida de Nice/Salon/Aix/Sénas/Salon, de 392 km, bem como a corrida de uma milha em Nice.
O modelo "Mercedes" de 35 CV pilotado por Wilhelm Werner pertencia a Henri de Rothschild, conhecido pelo pseudônimo de "Dr. Pascal".
O sucesso dos novos carros foi tão notável que Paul Meyan, o secretário geral do clube do automóvel francês declarou que "nós entramos na era da Mercedes".
Além da Mercedes de 35 CV, em março de 1901 foi lançado um modelo menor, o 12/16 CV. Em agosto, a terceira variante, o modelo 8/11 CV, completou a série do modelo.
- Dados técnicos do modelo 35 CV:
Produzido entre 1900 e 1902.
Motor a gasolina, 4 cilindros em linha, 5.913 cilindradas e 35 CV.
- Dados técnicos do modelo 12/16 CV:
Produzido entre 1901 e 1902.
Motor gasolina, 4 cilindros em linha, 2.860 cilindradas e 12 CV.
- Dados técnicos do modelo 8/11 CV:
Produzido entre 1901 e 1902.
Motor a gasolina, 4 cilindros em linha, 1.760 cilindradas e 8 CV.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/First-Mercedes-model-series-19001901.xhtml?oid=5899
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