(W461): Ficha técnica - 1991 a 2001
Página 1 de 1
(W461): Ficha técnica - 1991 a 2001
A Mercedes-Benz substituiu no início de 1992, os 2 motores diesel da W460 pelo novo modelo G 290 D. Com capacidade volumétrica de 2.9 litros e 5 cilindros, foi desenvolvido a partir do motor de 2.5 litros.
Ele se destacou pelo maior desempenho e um torque consideravelmente maior.
O novo modelo foi designado W461, mesmo com o W460 ainda em produção no modelo G230 E. Anteriormente, esta designação W461 era restrita aos modelos com elétrica de 24 Volts. Foi usado principalmente em ações militares.
A produção do G230 E terminou em junho de 1996.
Em setembro de 1997, o G 290 foi substituida pelo G 290 Turbodiesel. A produção do modelo de 95 CV, aspirado, foi encerrada em dezembro de 1997 para a versão comercial. As versões militares foram produzidas até outubro de 2000.
O novo motor a diesel com 5 cilindros em linha, tinha injeção direta e turbocompressor. Comparado ao seu antecessor, o desempenho foi aumentado em 25 CV e o consumo de combustível foi reduzido.
Para garantir a alta mobilidade off-road, o sistema de intercooler era por água. A transmissão automática de 4 velocidades era de série no G 290 Turbodiesel, assim como os freios a disco também nas rodas traseiras. O G 290 Turbodiesel foi disponibilizado também na versão com chassi curto.
A versão pick-up com entre-eixos de 2.850 mm foi descontinuado. Em abril de 2001, a versão civil do G 290 saiu de linha. Nesse momento, mais de 1.800 unidades do modelo para todos os fins foram produzidos. Até a produção cessar definitivamente em dezembro de 2001, mais 300 unidades foram produzidas em Graz.
Os demais modelos diferentes do G 290, para uso militar, continuaram em produção.
Chassi 461.238 (wagon).
Produzido entre novembro de 1991 a julho de 1996.
Motor a gasolina M 102 E 23 (102.979), 4 cilindros em linha, 2.298 cilindradas e 122 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi 461.239 (wagon), 461.229 (van) e 461.249 (pick-up).
Produzido entre novembro de 1991 a agosto de 1996.
Motor a gasolina M 102 E 23 (102.979), 4 cilindros em linha, 2.298 cilindradas e 122 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi 461.337 (wagon). Nota do Portal Mercedes Brasil: no sítio da Mercedes-Benz constam fotos do modelo pick-up.
Produzido entre novembro de 1991 a dezembro de 1997.
Motor a diesel OM 602 D 29 (602.942), 5 cilindros em linha, 2.874 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi 461.338 (wagon), 461.328 (van) e 461.341 (pick-up).
Produzido entre outubro de 1991 a dezembro de 1997.
Motor a diesel OM 602 D 29 (602.942), 5 cilindros em linha, 2.874 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi 461.335 (wagon).
Produzido entre junho de 1997 a novembro de 2001.
Motor a diesel OM 602 DE 29 LA (602.982), 5 cilindros em linha, 2.874 cilindradas e 120 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi 461.336 (wagon) e 461.326 (van).
Produzido entre abril de 1997 a dezembro de 2001.
Motor a diesel OM 602 DE 29 LA (602.982), 5 cilindros em linha, 2.874 cilindradas e 120 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ele se destacou pelo maior desempenho e um torque consideravelmente maior.
O novo modelo foi designado W461, mesmo com o W460 ainda em produção no modelo G230 E. Anteriormente, esta designação W461 era restrita aos modelos com elétrica de 24 Volts. Foi usado principalmente em ações militares.
A produção do G230 E terminou em junho de 1996.
Em setembro de 1997, o G 290 foi substituida pelo G 290 Turbodiesel. A produção do modelo de 95 CV, aspirado, foi encerrada em dezembro de 1997 para a versão comercial. As versões militares foram produzidas até outubro de 2000.
O novo motor a diesel com 5 cilindros em linha, tinha injeção direta e turbocompressor. Comparado ao seu antecessor, o desempenho foi aumentado em 25 CV e o consumo de combustível foi reduzido.
Para garantir a alta mobilidade off-road, o sistema de intercooler era por água. A transmissão automática de 4 velocidades era de série no G 290 Turbodiesel, assim como os freios a disco também nas rodas traseiras. O G 290 Turbodiesel foi disponibilizado também na versão com chassi curto.
A versão pick-up com entre-eixos de 2.850 mm foi descontinuado. Em abril de 2001, a versão civil do G 290 saiu de linha. Nesse momento, mais de 1.800 unidades do modelo para todos os fins foram produzidos. Até a produção cessar definitivamente em dezembro de 2001, mais 300 unidades foram produzidas em Graz.
Os demais modelos diferentes do G 290, para uso militar, continuaram em produção.
- Dados técnicos do modelo G 230 E chassi curto (461 GE 23):
Chassi 461.238 (wagon).
Produzido entre novembro de 1991 a julho de 1996.
Motor a gasolina M 102 E 23 (102.979), 4 cilindros em linha, 2.298 cilindradas e 122 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo G 230 E chassi longo (461 GE 23):
Chassi 461.239 (wagon), 461.229 (van) e 461.249 (pick-up).
Produzido entre novembro de 1991 a agosto de 1996.
Motor a gasolina M 102 E 23 (102.979), 4 cilindros em linha, 2.298 cilindradas e 122 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo G 290 D chassi curto (461 GD 29):
Chassi 461.337 (wagon). Nota do Portal Mercedes Brasil: no sítio da Mercedes-Benz constam fotos do modelo pick-up.
Produzido entre novembro de 1991 a dezembro de 1997.
Motor a diesel OM 602 D 29 (602.942), 5 cilindros em linha, 2.874 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo G 290 D chassi longo (461 GD 29):
Chassi 461.338 (wagon), 461.328 (van) e 461.341 (pick-up).
Produzido entre outubro de 1991 a dezembro de 1997.
Motor a diesel OM 602 D 29 (602.942), 5 cilindros em linha, 2.874 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo G 290 Turbodiesel chassi curto (461 GD 29 LA):
Chassi 461.335 (wagon).
Produzido entre junho de 1997 a novembro de 2001.
Motor a diesel OM 602 DE 29 LA (602.982), 5 cilindros em linha, 2.874 cilindradas e 120 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo G 290 Turbodiesel chassi longo (461 GD 29 LA):
Chassi 461.336 (wagon) e 461.326 (van).
Produzido entre abril de 1997 a dezembro de 2001.
Motor a diesel OM 602 DE 29 LA (602.982), 5 cilindros em linha, 2.874 cilindradas e 120 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Tópicos semelhantes
» (W168): Ficha técnica - 1997 a 2001
» (V/W168): Ficha técnica - 2001 a 2005
» (R/C 107): Ficha Técnica
» (W06): Ficha técnica
» (W03, W04 e W05): Ficha técnica
» (V/W168): Ficha técnica - 2001 a 2005
» (R/C 107): Ficha Técnica
» (W06): Ficha técnica
» (W03, W04 e W05): Ficha técnica
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos