(V/W116): Ficha técnica
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(V/W116): Ficha técnica
Em setembro de 1972, uma nova geração de veículos de alto luxo foi apresentada pela Mercedes-Benz.
Pela primeira vez o nome Mercedes-Benz Classe S foi usado oficialmente.
Ela substituiu as W108/109.
Seis meses mais tarde, a nova Classe S estava disponível com um novo motor V8 de 4.5 litros, juntamente ao lançamento das novas Mercedes-Benz 450 SL e 450 SLC.
A 450SEL foi lançada com um entre-eixos estendido em 100 mm. Tal como em suas antecessoras, os passageiros traseiros ganhavam espaço para as pernas.
Desde novembro de 1973, a versão longa também estava disponível como 350SEL e desde abril de 1974, também como 280SEL.
Uma novidade técnica foi a nova suspensão das rodas dianteiras. Ela melhorou as características de condução do carro.
Em termos de segurança passiva, a nova Classe S adotou inovações aplicadas na 350SL. O tanque de combustível saiu da extremidade traseira do carro e foi posicionado acima do eixo traseiro, maximizando a proteção em caso de uma colisão.
Adotou painéis acolchoados, deformáveis. O habitáculo proporcionava mais segurança que as W108/109 ante a estrutura mais rígida. A absorção de energia das zonas de deformação dianteiras e traseiras foi significativamente aumentada com uma capacidade de deformação controlada.
Em maio de 1975 o modelo 450SEL foi apresentado como o novo modelo topo de linha e para suceder a 300SEL 6.3. O novo motor V8 de 6.9 litros foi desenvolvido a partir do motor de 6.3 litros e atingiu 286 CV.
Pela primeira vez em um carro da Mercedes-Benz adotou-se a suspensão hidropneumática com sistema de controle de nível, o que garantia maior conforto.
Como opcional, poderia ser pedido o sistema de travamento central, ar-condicionado e sistema de lavagem dos faróis. Como seu antecessor, a 450SEL 6.9 foi sucesso imediato. Um total de 7.380 carros foram construídos dentro de seu tempo de produção de 4 anos e 6 meses.
Entre novembro de 1975 e fevereiro 1976 o sistema de injeção de combustível do motor de 2.8 litros, 3.5 litros e 4.5 litros foi alterado, visando atender as normas de controle das emissões mais elevados na maioria dos países europeus. O sistema de controle eletrônico Bosch "D-Jetronic" foi substituído pelo sistema "K-Jetronic".
Nos motores de 2.8 litros e 3.5 litros a taxa de compressão foi reduzida.
Os motores V8 foram equipados com um novo sistema de ignição com transistores e uma válvula de compensação de folga hidráulica.
Desde abril de 1978, o desempenho de todos os 3 modelos com motores com injeção retornou ao que era antes. E para os 2 motores V8, o antigo desempenho foi alcançado mediante alteração do sistema de escapamento.
Em maio de 1978, a gama de modelos W116 foi ampliada. O novo modelo 300 SD foi apresentado. Adotava motor diesel - fato inédito para carros de alto luxo. Usava um motor de 3.0 litros, 5 cilindros com turbocompressor. O desempenho alcançou 115 CV. Essa versão foi desenvolvida exclusivamente para os mercados dos EUA e Canadá em função das novas regras de consumo e emissão de poluentes impostas pelo governo dos EUA.
No outono de 1978 a Classe S adotou o sistema antibloqueio (ALS) que tinha sido desenvolvido em parceria com a Robert Bosch GmbH. Ele garantia melhor controle dos freios, maximizando a segurança ativa.
Era o conhecido sistema ABS.
Houve também as versões blindadas. Ao todo, 292 carros blindados foram produzidos nas versões de 8 cilindros 350SE, SEL350, 450SE e 450SEL.
Em setembro de 1979, o modelo sucessor W126 foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha.
A produção em série da W116 ainda foi mantida. Ela saiu de linha apenas entre abril e setembro de 1980, dependendo do modelo. O último carro de um total de 473.035 unidades construídas saiu da fábrica de Sindelfingen e era uma 300 SD.
Chassi: 116.020.
Produzido entre agosto de 1972 e julho de 1980.
Motor a gasolina M110 V 28 (110.922), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 160 CV.
Motor a gasolina M110 V 28 (110.922), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV desde janeiro de 1976.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi: 116.024.
Produzido entre agosto de 1972 e julho de 1980.
Motor a gasolina M110 E 28 (110.983), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV.
Motor a gasolina M110 E 28 (110.985), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 177 CV desde fevereiro de 1976 e 185 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi: 116.025.
Produzido entre outubro de 1973 e maio de 1980.
Motor a gasolina M110 E 28 (110.983), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV.
Motor a gasolina M110 E 28 (110.985), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 177 CV desde fevereiro de 1976 e 185 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi: 116.028.
Produzido entre março de 1972 e setembro de 1980.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi: 116.029.
Produzido entre setembro de 1973 e junho de 1980.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi: 116.032.
Produzido entre agosto de 1972 e abril de 1980.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi: 116.033.
Produzido entre dezembro de 1972 e junho de 1980.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi: 116.036.
Produzido entre fevereiro de 1975 e maio de 1980.
Motor a gasolina M100 E 69 (110.985), 8 cilindros em V, 6.834 cilindradas e 286 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
Chassi: 116.120.
Produzido entre fevereiro de 1977 e setembro de 1980.
Motor a Diesel OM617 D 30 A (617.950), 5 cilindros em linha, 3.005 cilindradas e 111 CV.
Motor a Diesel OM617 D 30 A (617.950), 5 cilindros em linha, 3.005 cilindradas e 121 CV desde outubro de 1979.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Chassi: 116.028.
Produzido desde agosto de 1980.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Chassi: 116.029.
Produzido desde junho de 1980.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Chassi: 116.032.
Produzido desde abril de 1978.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Chassi: 116.033.
Produzido desde fevereiro de 1980.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pela primeira vez o nome Mercedes-Benz Classe S foi usado oficialmente.
Ela substituiu as W108/109.
Seis meses mais tarde, a nova Classe S estava disponível com um novo motor V8 de 4.5 litros, juntamente ao lançamento das novas Mercedes-Benz 450 SL e 450 SLC.
A 450SEL foi lançada com um entre-eixos estendido em 100 mm. Tal como em suas antecessoras, os passageiros traseiros ganhavam espaço para as pernas.
Desde novembro de 1973, a versão longa também estava disponível como 350SEL e desde abril de 1974, também como 280SEL.
Uma novidade técnica foi a nova suspensão das rodas dianteiras. Ela melhorou as características de condução do carro.
Em termos de segurança passiva, a nova Classe S adotou inovações aplicadas na 350SL. O tanque de combustível saiu da extremidade traseira do carro e foi posicionado acima do eixo traseiro, maximizando a proteção em caso de uma colisão.
Adotou painéis acolchoados, deformáveis. O habitáculo proporcionava mais segurança que as W108/109 ante a estrutura mais rígida. A absorção de energia das zonas de deformação dianteiras e traseiras foi significativamente aumentada com uma capacidade de deformação controlada.
Em maio de 1975 o modelo 450SEL foi apresentado como o novo modelo topo de linha e para suceder a 300SEL 6.3. O novo motor V8 de 6.9 litros foi desenvolvido a partir do motor de 6.3 litros e atingiu 286 CV.
Pela primeira vez em um carro da Mercedes-Benz adotou-se a suspensão hidropneumática com sistema de controle de nível, o que garantia maior conforto.
Como opcional, poderia ser pedido o sistema de travamento central, ar-condicionado e sistema de lavagem dos faróis. Como seu antecessor, a 450SEL 6.9 foi sucesso imediato. Um total de 7.380 carros foram construídos dentro de seu tempo de produção de 4 anos e 6 meses.
Entre novembro de 1975 e fevereiro 1976 o sistema de injeção de combustível do motor de 2.8 litros, 3.5 litros e 4.5 litros foi alterado, visando atender as normas de controle das emissões mais elevados na maioria dos países europeus. O sistema de controle eletrônico Bosch "D-Jetronic" foi substituído pelo sistema "K-Jetronic".
Nos motores de 2.8 litros e 3.5 litros a taxa de compressão foi reduzida.
Os motores V8 foram equipados com um novo sistema de ignição com transistores e uma válvula de compensação de folga hidráulica.
Desde abril de 1978, o desempenho de todos os 3 modelos com motores com injeção retornou ao que era antes. E para os 2 motores V8, o antigo desempenho foi alcançado mediante alteração do sistema de escapamento.
Em maio de 1978, a gama de modelos W116 foi ampliada. O novo modelo 300 SD foi apresentado. Adotava motor diesel - fato inédito para carros de alto luxo. Usava um motor de 3.0 litros, 5 cilindros com turbocompressor. O desempenho alcançou 115 CV. Essa versão foi desenvolvida exclusivamente para os mercados dos EUA e Canadá em função das novas regras de consumo e emissão de poluentes impostas pelo governo dos EUA.
No outono de 1978 a Classe S adotou o sistema antibloqueio (ALS) que tinha sido desenvolvido em parceria com a Robert Bosch GmbH. Ele garantia melhor controle dos freios, maximizando a segurança ativa.
Era o conhecido sistema ABS.
Houve também as versões blindadas. Ao todo, 292 carros blindados foram produzidos nas versões de 8 cilindros 350SE, SEL350, 450SE e 450SEL.
Em setembro de 1979, o modelo sucessor W126 foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha.
A produção em série da W116 ainda foi mantida. Ela saiu de linha apenas entre abril e setembro de 1980, dependendo do modelo. O último carro de um total de 473.035 unidades construídas saiu da fábrica de Sindelfingen e era uma 300 SD.
- Dados técnicos do modelo 280S (W116 V 28):
Chassi: 116.020.
Produzido entre agosto de 1972 e julho de 1980.
Motor a gasolina M110 V 28 (110.922), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 160 CV.
Motor a gasolina M110 V 28 (110.922), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV desde janeiro de 1976.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo 280SE (W116 E 28):
Chassi: 116.024.
Produzido entre agosto de 1972 e julho de 1980.
Motor a gasolina M110 E 28 (110.983), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV.
Motor a gasolina M110 E 28 (110.985), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 177 CV desde fevereiro de 1976 e 185 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo 280SEL (V116 E 28):
Chassi: 116.025.
Produzido entre outubro de 1973 e maio de 1980.
Motor a gasolina M110 E 28 (110.983), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV.
Motor a gasolina M110 E 28 (110.985), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 177 CV desde fevereiro de 1976 e 185 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo 350SE (W116 E 35):
Chassi: 116.028.
Produzido entre março de 1972 e setembro de 1980.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo 350SEL (V116 E 35):
Chassi: 116.029.
Produzido entre setembro de 1973 e junho de 1980.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo 450SE (W116 E 45):
Chassi: 116.032.
Produzido entre agosto de 1972 e abril de 1980.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo 450SEL (V116 E 45):
Chassi: 116.033.
Produzido entre dezembro de 1972 e junho de 1980.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo 450SEL 6.9 (V116 E 69):
Chassi: 116.036.
Produzido entre fevereiro de 1975 e maio de 1980.
Motor a gasolina M100 E 69 (110.985), 8 cilindros em V, 6.834 cilindradas e 286 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 96 litros.
- Dados técnicos do modelo 300SD (W116 D 30 A):
Chassi: 116.120.
Produzido entre fevereiro de 1977 e setembro de 1980.
Motor a Diesel OM617 D 30 A (617.950), 5 cilindros em linha, 3.005 cilindradas e 111 CV.
Motor a Diesel OM617 D 30 A (617.950), 5 cilindros em linha, 3.005 cilindradas e 121 CV desde outubro de 1979.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Dados técnicos do modelo 350SE blindada (W116 E 35):
Chassi: 116.028.
Produzido desde agosto de 1980.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Dados técnicos do modelo 350SEL blindada (V116 E 35):
Chassi: 116.029.
Produzido desde junho de 1980.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.983), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 200 CV.
Motor a gasolina M116 E 35 (116.985), 8 cilindros em V, 3.499 cilindradas e 195 CV desde janeiro de 1976 e 205 CV desde abril de 1978
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Dados técnicos do modelo 450SE blindada (W116 E 45):
Chassi: 116.032.
Produzido desde abril de 1978.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Dados técnicos do modelo 450SEL blindada (V116 E 45):
Chassi: 116.033.
Produzido desde fevereiro de 1980.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.983), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 225 CV.
Motor a gasolina M117 E 45 (117.986), 8 cilindros em V, 4.520 cilindradas e 217 CV desde novembro de 1975 e 225 CV desde abril de 1978
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
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