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Mensagem por AEP Qua 27 Abr 2016, 21:11

Em setembro de 1979 a geração sucessora da Classe S W116 foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha. 

(V/W126): Ficha técnica 2i7tfo6

(V/W126): Ficha técnica Xkylae

A gama inicial das W126 era composta por 7 modelos. Eram 4 motores, desde o de 2.8 litros carburado, passando pelo de 6 cilindros com 156 CV e o de 5.0 litros em alumínio, V8 com injeção de gasolina e 240 CV. 

Havia 2 versões de carroceria. O chassi normal e o longo com 140 mm a mais no entre-eixos que resultava em maior espaço para as pernas dos passageiros e facilidade de acesso.

A Mercedes-Benz usou materiais com menor peso e menor resistência ao ar que foi otimizada em túnel de vento. Com isso, a Classe S reduziu o seu consumo de combustível em 10% ao ser comparada aos seus modelos anteriores. 

(V/W126): Ficha técnica 15y7tw9

(V/W126): Ficha técnica 2aj4a5f

Os 2 motores de 8 cilindros da W116 foram substituídos por 2 novos motores com maior cilindrada e bloco todo de alumínio. O motor de 5.0 litros que substituiu o de 4.5 litros já era adotado na 450 SLC. O motor todo em alumínio de 3.8 litros foi desenvolvido a partir do V8 de 3.5 litros. As versões  carburada e injetada do motor de 2.8 litros de 6 cilindros permaneceram inalteradas.

Uma versão Diesel foi produzida para exportação aos EUA. Como seu antecessor 300 SD, era dotada de um motor com 3.0 litros de 5 cilindros com turbocompressor. Seu desempenho teve um aumento de 10 CV, atingido 125 CV.

Os novos sedans da Classe S foram equipados com um novo eixo traseiro, bem como um novo braço de suspensão dianteira, duplo.

(V/W126): Ficha técnica Abs6sm

Os elementos de design característicos do nova Classe S ficaram evidentes nos para-choques agora revestido de plástico e integrados à estrutura. Frisos de proteção laterais faziam a ligação harmoniosa da frente com a traseira.

No outono de 1981, durante o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha, 2 anos após a sua estréia, a Classe S recebeu uma versão coupé de design elegante. O coupé C126 só estava disponível com um motor de 8 cilindros.

Buscando ainda reduzir o consumo e poluentes, a Mercedes-Benz também apresentou nesse mesmo Salão os 2 novos motores V8, completamente refeitos. 

(V/W126): Ficha técnica K50f3p

(V/W126): Ficha técnica 14uc68i

(V/W126): Ficha técnica 2j44u9i

(V/W126): Ficha técnica Jgmlug

(V/W126): Ficha técnica 11ac2up

(V/W126): Ficha técnica I4ojuo

Tal como com o anterior W116, as versões de 8 cilindros da W126 foram oferecidas em versões blindadas. Um total de 1.465 unidades foram produzidas. Dois veículos 500 SEL destacaram-se por serem 200 mm maiores e tero 30 mm mais alto. O primeiro exemplar, que foi concluído em janeiro de 1983, foi usado pela fabricante. A segunda unidade foi construída para o Vaticano, durante o papado de João Paulo II, em agosto de 1985.


  • Dados técnicos do modelo 280S (W126 V 28):


Chassi: 126.021.

Produzida entre abril de 1979 e novembro de 1985.

Motor a gasolina M110 V 28 (110.924), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV. 

Motor a gasolina M110 V 28 (110.926), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica E809w4

(V/W126): Ficha técnica 307lo2c


  • Dados técnicos do modelo 280SE (W126 E 28):


Chassi: 126.022.

Produzida entre fevereiro de 1979 e setembro de 1985.

Motor a gasolina M110 E 28 (110.987), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV. 

Motor a gasolina M110 E 28 (110.989), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 10ri7h5

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(V/W126): Ficha técnica 2evb4oy


  • Dados técnicos do modelo 280SEL (V126 E 28):


Chassi: 126.023.

Produzida entre dezembro de 1979 e setembro de 1985.

Motor a gasolina M110 E 28 (110.987), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV. 

Motor a gasolina M110 E 28 (110.989), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 185 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica Wior69

(V/W126): Ficha técnica 2gtu9at

(V/W126): Ficha técnica 24fzrj6


  • Dados técnicos do modelo 380SE (W126 E 38):


Chassi: 126.032.

Produzida entre maio de 1979 e novembro de 1985.

Motor a gasolina M116 E 38 (116.961), 8 cilindros em V, 3.818 cilindradas e 218 CV. 

Motor a gasolina M116 E 38 (116.963), 8 cilindros em V, 3.839 cilindradas e 204 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica Qpf86u


  • Dados técnicos do modelo 380SEL (V126 E 38):


Chassi: 126.033.

Produzida entre outubro de 1979 e setembro de 1985.

Motor a gasolina M116 E 38 (116.961), 8 cilindros em V, 3.818 cilindradas e 218 CV. 

Motor a gasolina M116 E 38 (116.963), 8 cilindros em V, 3.839 cilindradas e 204 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica Zlwvls

(V/W126): Ficha técnica 24ax2

(V/W126): Ficha técnica Qy8wn4


  • Dados técnicos do modelo 500SE (W126 E 50):


Chassi: 126.036.

Produzida entre setembro de 1979 e setembro de 1985.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.961), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 240 CV. 

Motor a gasolina M117 E 50 (117.963), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 231 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 2wd67fa


  • Dados técnicos do modelo 500SEL (V126 E 50):


Chassi: 126.037.

Produzida entre setembro de 1979 e setembro de 1985.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.961), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 240 CV. 

Motor a gasolina M117 E 50 (117.963), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 231 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica Wior69

(V/W126): Ficha técnica 30089vq

(V/W126): Ficha técnica Nospqt


  • Dados técnicos do modelo 300SD Turbodiesel (W126 D 30 A):


Chassi: 126.120.

Produzida entre setembro de 1979 e agosto de 1985.

Motor a Diesel OM617 D 30 A (617.951), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 121 CV. 

Motor a Diesel OM617 D 30 A (617.951), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 125 CV desde outubro de 1982.

Capacidade do tanque de combustível: 77 litros.

(V/W126): Ficha técnica 343j4ur

(V/W126): Ficha técnica 289gbux

(V/W126): Ficha técnica Iw0iva

(V/W126): Ficha técnica J7ztwj


  • Dados técnicos do modelo 380SE blindada (W126 E 38):


Chassi: 126.032.

Produzida entre março de 1981 e novembro de 1985.

Motor a gasolina M116 E 38 (116.961), 8 cilindros em V, 3.818 cilindradas e 218 CV. 

Motor a gasolina M116 E 38 (116.963), 8 cilindros em V, 3.839 cilindradas e 204 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica Or476g


  • Dados técnicos do modelo 380SEL blindada (V126 E 38):


Chassi: 126.033.

Produzida entre abril de 1981 e março de 1985.

Motor a gasolina M116 E 38 (116.961), 8 cilindros em V, 3.818 cilindradas e 218 CV. 

Motor a gasolina M116 E 38 (116.963), 8 cilindros em V, 3.839 cilindradas e 204 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 35jyof5

(V/W126): Ficha técnica 2cmxa86

(V/W126): Ficha técnica 5nj95x


  • Dados técnicos do modelo 500SE blindada (W126 E 50):


Chassi: 126.036.

Produzida entre julho de 1983 e agosto de 1983.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.961), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 240 CV. 

Motor a gasolina M117 E 50 (117.963), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 231 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.


  • Dados técnicos do modelo 500SEL blindada (V126 E 50):


Chassi: 126.037.

Produzida entre janeiro de 1981 e setembro de 1985.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.961), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 240 CV. 

Motor a gasolina M117 E 50 (117.963), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 231 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.


  • Dados técnicos do modelo 500SEL blindada chassi extra longo (V126 E 50):


Chassi: 126.037.

Produzida entre janeiro de 1983 e agosto de 1985.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.961), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 240 CV. 

Motor a gasolina M117 E 50 (117.963), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 231 CV desde outubro de 1981.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica B636v9

(V/W126): Ficha técnica 2s82yx4

(V/W126): Ficha técnica Qstf5z

Após 4 anos no mercado, a gama de modelos foi alterada e em setembro de 1985, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha, os modelos revistos foram apresentados. Além de um facelift sutil que alterou a aparência dos para-choques, saias laterais e rodas, a novidade maior estava nos motores.

(V/W126): Ficha técnica 2wprzu9

(V/W126): Ficha técnica 11hqs5w

(V/W126): Ficha técnica Xlcppl

(V/W126): Ficha técnica 15exw7t

(V/W126): Ficha técnica 5032g

A Mercedes-Benz apresentou 2 novos motores de 6 cilindros já adotados recentemente na W124. No lugar da versão carburada veio uma unidade de injeção direta com 2.6 litros e outra de 3.0 litros. O motor V8 de 4.2 litros, uma versão refeita do antigo 3.8 litros foi adotada, tal qual já era na SEC e na SL. O motor de 5,0 litros também foi modificado. Agora era equipado com um sistema de ignição eletrônica e sistema de injeção KE-Jetronic da Bosch, com 245 CV.

A inovação maior foi no motor de 5.6 litros V8, que foi desenvolvido a partir do V8 de 5.0 litros e que entregou 272 CV. Havia, ainda, a versão de 300 CV. Os modelos equipados com esta variante do motor foram a 560 SEL e a 560 SEC. Eram os motores de carros de linha mais potentes até então fabricados pela Mercedes-Benz.

Todas as variantes (com exceção da 560 SEL e 560 SEC na versão ECE) estavam disponíveis, como opção, com um sistema de controle de emissões. Era um catalisador de 3 vias. Somente em setembro de 1986 que o catalisador passou a ser de série.

O modelo diesel que ainda era exclusivo para exportação aos Estados Unidos, foi substituído pelo novo 300 SDL. Sua origem veio do motor de 3.0 litros de 6 cilindros já usado na W124. O turbodiesel de 6 cilindros tinha agora 150 CV - 60 CV a mais do que a versão básica sem compressor e quase 30 CV a mais do que o motor de 5 cilindros do modelo antecessor.

Algjs detalhes do eixo traseiro foram modificados afim de melhorar o conforto de condução e reduzir o ruído do motor. Além disso, todos os modelos foram equipados com rodas de 15 polegadas e freios maiores. As rodas de liga leve era opcionais e de série apenas na 560 SEL e 560 SEC.

Em setembro de 1987, para fazer frente ao novo BMW 750 i, os motores V8 de alto desempenho foram introduzidos. As taxas de compressão foram aumentadas para 10:1 e foram tomadas medidas adicionais para melhorar a performance entre 6% e 10%, In dependendo do modelo.

No Salão Internacional do Automóvel de Paris/França, em setembro de 1988, a linha foi ampliada com a chegada da 560 SE.

A partir de junho de 1989, uma nova variante com motor diesel foi produzida, embora apenas nos EUA. A produção da 300 SDL foimencerada em setembro de 1987. O modelo SDL 350 tinha um novo motor de 3.5 litros de 6 cilindros. O novo turbodiesel foi projetado para maior torque e tinha 14 CV menos que seu antecessor. Entregava, agora, 136 CV.

Em junho de 1990, a 350 SD com entre-eixos normal foi introduzida para acompanhar a 350 SDL.

Os modelos blindados de 8 cilindros foram disponibilizados. Um total de 1.465 unidades foram produzidas.


  • Dados técnicos do modelo 260SE (W126 E 26):


Chassi: 126.020.

Produzida entre junho de 1985 e fevereiro de 1991.

Motor a gasolina M103 E 26 (103.941), 6 cilindros em linha, 2.599 cilindradas e 166 CV ou 160 CV com catalizador. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 256dbms

(V/W126): Ficha técnica B6aqso

(V/W126): Ficha técnica 2qdd9jm


  • Dados técnicos do modelo 300SE (W126 E 30):


Chassi: 126.024.

Produzida entre agosto de 1985 e outubro de 1991.

Motor a gasolina M103 E 30 (103.981), 6 cilindros em linha, 2.962 cilindradas e 188 CV ou 179 CV com catalizador. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 2e4ey6q

(V/W126): Ficha técnica 33yj9g2


  • Dados técnicos do modelo 300SEL (V126 E 30):


Chassi: 126.025.

Produzida entre agosto de 1985 e agosto de 1991.

Motor a gasolina M103 E 30 (103.981), 6 cilindros em linha, 2.962 cilindradas e 188 CV ou 179 CV com catalizador. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 29ma8w1

(V/W126): Ficha técnica 8wmb93

(V/W126): Ficha técnica 2ecett4


  • Dados técnicos do modelo 420SE (W126 E 42):


Chassi: 126.034.

Produzida entre junho de 1985 e dezembro de 1991.

Motor a gasolina M116 E 42 (116.965), 8 cilindros em V, 4.196 cilindradas e 218 CV ou 204 CV com catalizador e 231 CV ou 224 CV com catalizador desde desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica Wu485j

(V/W126): Ficha técnica 6qbhvp


  • Dados técnicos do modelo 420SEL (V126 E 42):


Chassi: 126.035.

Produzida entre junho de 1985 e outubro de 1991.

Motor a gasolina M116 E 42 (116.965), 8 cilindros em V, 4.196 cilindradas e 218 CV ou 204 CV com catalizador e 231 CV ou 224 CV com catalizador desde desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 2hhelba


  • Dados técnicos do modelo 500SE (W126 E 50):


Chassi: 126.036.

Produzida entre setembro de 1985 e agosto de 1991.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.965), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 245 CV ou 223 CV com catalizador e 265 CV ou 252 CV com catalizador desde desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.


  • Dados técnicos do modelo 500SEL (V126 E 50):


Chassi: 126.037.

Produzida entre setembro de 1985 e fevereiro de 1992.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.965), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 245 CV ou 223 CV com catalizador e 265 CV ou 252 CV com catalizador desde desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.


  • Dados técnicos do modelo 560SE (W126 E 56):


Chassi: 126.038.

Produzida entre abril de 1988 e janeiro de 1991.

Motor a gasolina M117 E 56 (117.968), 8 cilindros em V, 5.547 cilindradas e 300 CV ou 279 CV com catalizador. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 242ssd0


  • Dados técnicos do modelo 560SEL (V126 E 56):


Chassi: 126.039.

Produzida entre setembro de 1985 e abril de 1992.

Motor a gasolina M117 E 56 (117.968), 8 cilindros em V, 5.547 cilindradas e 272 CV ou 242 CV com catalizador e 300 CV ou 279 CV com catalizador desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 2rzrvch

(V/W126): Ficha técnica 33elwyv

(V/W126): Ficha técnica 1znlkw0

(V/W126): Ficha técnica 1589mr8


  • Dados técnicos do modelo 560SEL versão ECE (V126 E 56):


Chassi: 126.039.

Produzida entre setembro de 1985 e setembro de 1987.

Motor a gasolina M117 E 56 (117.968), 8 cilindros em V, 5.547 cilindradas e 300 CV. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica Zl6xvm

(V/W126): Ficha técnica 2a5ja54

(V/W126): Ficha técnica 2e0plbq

(V/W126): Ficha técnica 11grn84

(V/W126): Ficha técnica Voy5pc


  • Dados técnicos do modelo 300SDL Turbodiesel (V126 D 30 A):


Chassi: 126.125.

Produzida entre fevereiro de 1985 e setembro de 1987.

Motor a Diesel OM603 D 30 A (603.961), 6 cilindros em linha, 2.996 cilindradas e 150 CV. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 2vigyf8

(V/W126): Ficha técnica 2n8vj3l

(V/W126): Ficha técnica 6ymvly


  • Dados técnicos do modelo 300SD Turbodiesel (W126 D 35 A):


Chassi: 126.134.

Produzida entre junho de 1990 e agosto de 1991.

Motor a Diesel OM603 D 35 A (603.970), 6 cilindros em linha, 3.449 cilindradas e 136 CV. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica Wtj3n5

(V/W126): Ficha técnica 2em0suu


  • Dados técnicos do modelo 350SDL Turbodiesel (V126 D 35 A):


Chassi: 126.135.

Produzida entre junho de 1990 e agosto de 1991.

Motor a Diesel OM603 D 35 A (603.970), 6 cilindros em linha, 3.449 cilindradas e 136 CV. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 241mqzb

(V/W126): Ficha técnica 2p3xh


  • Dados técnicos do modelo 420SE blindada (W126 E 42):


Chassi: 126.034.

Produzida entre novembro de 1985 e novembro de 1991.

Motor a gasolina M116 E 42 (116.965), 8 cilindros em V, 4.196 cilindradas e 218 CV ou 204 com catalizador e 231 CV ou 224 CV com catalizador desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 29yh6c6


  • Dados técnicos do modelo 420SEL blindada (V126 E 42):


Chassi: 126.035.

Produzida entre dezembro de 1985 e maio de 1991.

Motor a gasolina M116 E 42 (116.965), 8 cilindros em V, 4.196 cilindradas e 218 CV ou 204 com catalizador e 231 CV ou 224 CV com catalizador desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

(V/W126): Ficha técnica 2lscom1

(V/W126): Ficha técnica 2ugh1dt

(V/W126): Ficha técnica 2iatsfo


  • Dados técnicos do modelo 500SE blindada (W126 E 50):


Chassi: 126.036.

Produzida entre março de 1987 e setembro de 1990.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.965), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 245 CV ou 223 com catalizador e 265 CV ou 252 CV com catalizador desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.


  • Dados técnicos do modelo 500SEL blindada (V126 E 50):


Chassi: 126.037.

Produzida entre novembro de 1985 e janeiro de 1992.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.965), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 245 CV ou 223 com catalizador e 265 CV ou 252 CV com catalizador desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.


  • Dados técnicos do modelo 560SEL blindada (V126 E 56):


Chassi: 126.039.

Produzida entre julho de 1986 e março de 1992.

Motor a gasolina M117 E 56 (117.968), 8 cilindros em V, 5.547 cilindradas e 272 CV ou 242 com catalizador e 300 CV ou 279 CV com catalizador desde setembro de 1987. 

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

Como sucessora da W126, o modelo W140 foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça em março de 1991. Embora a W140 tenha iniciado sua produção em abril de 1991, a W126 ainda estava na linha para exportação. A produção da maioria das variantes chegou ao fim entre agosto e outubro de 1991. Os últimos modelos blindados foram produzidos até abril de 1992. 

Durante os 12 anos de linha, um total de 818.036 sedans foram produzidos em Sindelfingen, sendo 97.546 deste total, com motores a diesel.

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