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Mensagem por AEP Seg 02 maio 2016, 15:08

A Mercedes-Benz W201 foi apresentada ao público em 8 de dezembro de 1982 nas versões 190 e 190 E. 

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Não se tratavam de modelos para substituir outros, mas tratava-se de novo chassi que inaugurava a Classe C.

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Esse novo chassi foi caracterizado por medidas mais compactas, peso reduzido e aumento da economia sem redjcso de desempenho, segurança e confiabilidade.

A redução de consumo foi alcançada através da utilização de chapas de aço de alta resistência e outros materiais leves, bem como melhoria da aerodinâmica. 

Os modelos 190 eram tão seguros quanto a Classe S contemporânea ao seu lançamento.

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Uma novidade revolucionária foi a suspensão traseira multilink.

O freio de mão foi adotado em detrimento ao sistema adotado desde 1968 em que o mesmo era acionado pelo pé.

A produção do modelo foi na fábrica de Sindelfingen. A partir de novembro de 1983, também houve a produção na fábrica de Bremen, que foi expandida para essa finalidade. Em Bremen eram produzidos o capô, assoalho, tanque de combustível e as portas. Em Sindelfingen foram feitas todas as outras partes. Os motores, eixos e caixa de transmissão eram fabricado na fábrica de Untertürkheim.

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Originalmente, foram produzidos apenas os modelos 190 e 190 E, equipados com motores de 4 cilindros de 2.0 litros. Ambos da família de motores M102 e baseados no motor que era usado no modelo 200. A W201 modelo 190 tinha um motor com carburador. Já a W201 190 E usava injeção de gasolina pelo sistema de injeção mecânica controlada eletronicamente da Bosch KE-Jetronic.

No outono de 1983, foram lançados os modelos 190 D e 190 E 2.3-16. A 190 D tinha um motor 2.0 litros Diesel de 4 cilindros totalmente reconstruído, mais econômicos e potente. Uma inovação notável foi a encapsulamento da unidade motor/caixa, fato pela primeira vez aplicado em um veículo de passageiros. Assim, a emissão de som do motor foi reduzida em mais de 50%.

A 190 E 2.3-16 tornou-se o modelo de topo de linha. Diferia-se dos demais modelos por um spoiler na tampa traseira. Era alimentado por um motor 2.3 litros de 4 cilindros, M102. Um mês antes de sua apresentação no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha, 3 protótipos alcançaram o recorde mundial de longa distância de mais de 25.000 km, 25.000 milhas e 50,000 km com uma velocidade média de quase 250 Km/h.

A partir de setembro de 1983, o modelo foi exportado para os EUA. A 190 D 2.2 e a 190 E 2.3 foram exportadas.

Quando a Mercedes-Benz lançou a W124 em de 1985, a W201 passou a ser equipada com rodas de 15 polegadas e aquecimento eletricamente da água para o para-brisas. A partir de setembro 1985, recebeu direção hidráulica, espelhos retrovisores aquecidos eletricamente, todos como itens de série.

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Em 1985, 3 novas versões foram apresentadas. A primeira foi a 190 D 2.5, lançada em maio com motor de 90 CV e 5 cilindros. O modelo de 6 cilindros, 190 E 2.6 e a 190 E 2.3 também foram apresentadas no Salão Internacional do Automóvel Frankfurt/Alemanha em setembro. O motor de 4 cilindros de 2.3 litros atingia 136 CV. A versão de 2.6 litros tinha 166 CV. A 190 E 2.6 começou a ser fabricada em abril de 1986 e a 190 E 2.3.

Em setembro de 1987, durante o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou o modelo 190 D 2.5 Turbodiesel com um motor de 122 CV e 5 cilindros.
 
A principal característica do novo modelo, exportado para os EUA desde 1986, foram as 6 aberturas de entrada de ar dispostas no para-lama dianteiro direito. Além disso, o 190 D 2.5 Turbo adotou escapamento duplo.


  • Dados técnicos do modelo 190D (W201 D 20):


Chassi: 201.122.

Produzido entre agosto de 1982 e agosto de 1998.

Motor a Diesel, OM601 D 20 (601.911), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 72 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 190 D 2.2 (W201 D 22):


Chassi: 201.122.

Produzido entre fevereiro de 1983 e agosto de 1985.

Motor a Diesel OM601 D 22 (601.921), 4 cilindros em linha, 2.197 cilindradas e 73 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.


  • Dados técnicos do modelo 190 D 2.5 (W201 D 25):


Chassi: 201.126.

Produzido entre agosto de 1984 e agosto de 1988.

Motor a Diesel OM602 D 25 (602.911), 5 cilindros em linha, 2.497 cilindradas e 90 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 190 D 2.5 Turbo (W201 D 25 A):


Chassi: 201.128.

Produzido entre fevereiro de 1986 e agosto de 1988.

Motor a Diesel OM602 D 25 A (602.961), 5 cilindros em linha, 2.497 cilindradas e 122 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica Awqkhc

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  • Dados técnicos do modelo 190 (W201 V 20):


Chassi: 201.022.

Produzido entre fevereiro de 1982 e setembro de 1984.

Motor a gasolina M102 V 20 (102.921), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 90 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 190 (W201 V 20/1):


Chassi: 201.023.

Produzido entre fevereiro de 1982 e setembro de 1984.

Motor a gasolina M102 V 20 (102.924), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 105 CV (versão ECE) e 105 CV ou 102 CV (com catalisador) desde setembro de 1986.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 190 E (W201 E 20):


Chassi: 201.024.

Produzido entre fevereiro de 1982 e agosto de 1988.

Motor a gasolina M102 E 20 (102.962), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 122 CV ou 118 CV (com catalisador).

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica Kdmz2t

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  • Dados técnicos do modelo 190 E 2.3 (W201 E 23):


Chassi: 201.024 ou 201.028 desde setembro de 1984.

Produzido entre março de 1983 e agosto de 1988.

Motor a gasolina M102 E 23 (102.961 ou 102.985 desde setembro de 1985), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 136 CV ou 132 CV (com catalisador).

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 190 E 2.6 (W201 E 26):


Chassi: 201.029.

Produzido entre abril de 1986 e agosto de 1988.

Motor a gasolina M103 E 26 (103.942), 6 cilindros em linha, 2.599 cilindradas e 166 CV ou 160 CV (com catalisador).

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica 10xwllu

(W201): Ficha técnica 2lo4s5l

(W201): Ficha técnica 1zydahh

(W201): Ficha técnica 20ky51s


  • Dados técnicos do modelo 190 E 2.6-16 (W201 E 23/2):


Chassi: 201.034.

Produzido entre setembro de 1983 e junho de 1988.

Motor a gasolina M102 E 23/2 (102.983), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 185 CV (versão ECE) ou 177 CV ou 170 (com catalisador) desde setembro de 1985.

Capacidade do tanque de combustível: 70 litros.

(W201): Ficha técnica T98g2b

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(W201): Ficha técnica Mcszk3

(W201): Ficha técnica 2hcgisl

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Fonte:

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Última edição por AEP em Dom 18 Dez 2016, 01:34, editado 1 vez(es)
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Mensagem por AEP Seg 02 maio 2016, 17:19

Em setembro de 1988, a atualização da W201 foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Paris/França, 6 meses após a construção de 1.000.000 de unidades. 

Os principais destaques do facelift foram a adoção de frisos laterais integrados, seguindo o design adotado na coupé C124. A carenagem do para-choque traseiro aumentou para baixo e os para-choques ficaram mais volumosos.

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(W201): Ficha técnica F9qfr5

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O retrovisor externo direito tornou-se item de série. O interior foi redesenhado, atingindo mais conforto e espaço, além da revisão de todos os assentos.

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A nova 190 E 2.5-16 válvulas foi apresentada, substituindo o modelo 2.3-16 válvulas que já estava em linha por 4 anos. O motor de 2.5 litros, desenvolvido a partir de seu antecessor, atingiu 195 CV na versão com catalisador, geramdo 25 CV a mais que a antecessora. Externamente, as alterações ficaram restritas ao retrovisor direito e mais 2 opções de pintura. Além das 2 cores que já existiam, as novas eram a "almandine red" e "astral silver".

O modelo 190 E 2.5-16 serviu de base para os carros do campeonato de DTM. Como o motor original não cumpria os requisitos para uso em corridas, foi necessário construir um motor inteiramente novo com a mesma capacidade volumétrica. Os regulamentos da FIA permitiram desde que ele representasse uma proporção de pelo menos 10% da linha.

Assim, aproximadamente 500 unidades desse modelo da W201 foram equipadas com o novo motor. Surge, então, a 190 E 2.5-16 Evolution que foi apresentada no Salão Ingernacional do Automóvel de Genebra/Suíça em março de 1989.

O novo motor de alta rotação de 2.5 litros tinha 195 CV na sua forma padrão, mas foi preparado para aceitar modificações. Em vista das aplicações planejadas para as pistas durante o campeando de DTM, a suspensão e os freios foram modificados, rodas de 16 polegadas aplicadas, um spoiler proeminente na traseira, asa traseira alargada com uma cunha triangular, bem como a caixa de rodas foi aumentada com os novos para-lamas. Em 3 meses, 502 unidades na cor "blue-black metalic" foram construídas e vendidas para os clientes.

Um ano mais tarde, também no Salão Internacional do Automóvel de Geneva/Suíça, a Mercedes-Benz apresentou a 190 E 2.5-16 Evolution II. Esse motor tinha 235 CV. Suspensão e freios praticamente não tiveram alterações, adotsndo-se rodas de 17 polegadas. A carroceria foi modificada novamente para reduzir a resistência do vento e aumentar a aderência. Os para-choques dianteiros e traseiros com spoilers integrados foram redesenhados. Mais uma vez, 502 unidades da Evo II foram produzidas em poucos meses, também na cor "blue-black metalic".

A partir de fevereiro de 1989, todos os carros a diesel tiveram melhorias em seus motores através do programa chamado  "Diesel '89". A combustão foi melhorada resultando em uma emissão 40% menor de partículas e, assim, cumpridas as rígidas normas americanas.

Em junho de 1989, o pacote "Sportline" foi introduzido como uma opção para todos os modelos, exceto para a 190 E 2.5-16. Este pacote incluia a suspensão rebaixada em 21 mm, molas e amortecedores mais rígidos e rodas de liga leve 7x15 polegadas e pneus 205/55 R15.

Em março de 1990, a 190 E 1.8 litros com injeção substituiu o modelo 190 básico depois de 7 anos. Assim, a Mercedes-Benz encerrou a produção de motor com carburador. O novo motor de 1.8 litros foi uma versão do antigo 2.0 litros e desenvolvia 109 CV com catalisador. O sistema de injeção mecânica e controlada eletronicamente era da Bosch KE-Jetronic.

Em janeiro de 1991, todos os modelos foram renovados mais uma vez. A exceção da 190 D e da 190 E 1.8, os demais foram equipados com ABS de série, bem como com um console central por baixo do painel de instrumentos. Uma característica distintiva dos modelos foram os retrovisores com as carcaças pintadas na cor do carro. A 190 E, agora chamada de 190 E 2.0, teve 3 CV a mais e a 190 E 2.3 tinha 4 CV a mais devido a uma melhoria no sistema de escapamento com menos resistência. Ambos os modelos agora tinham uma saída dupla de escape, tal qual já era nos modelos de 6 cilindros.

Em março de 1992, quando a produção da W201 série chegou ao fim, 3 modelos de edição especial das 190 E 1.8, 190 E 2.3 e 190 D 2.5 foram apresentados. Os modelos "Avantgarde", concebidos por uma equipe internacional de designer femininas da Mercedes-Benz, foram a 190 E 1.8 Avantgarde ROSSO que, como o nome sugere, tinha detalhes predominantes na cor vermelha; a 190 E 2.3 Avantgarde AZZURRO em um tom azul metálico azul e a 190 D 2.5 Avantgarde VERDE em um tom verde escuro. Todos os 3 modelos Avantgarde foram produzidos como edição limitada com um total de 4.600 unidades.

(W201): Ficha técnica J79bhc

(W201): Ficha técnica 2hyfc01

Mais de 10 anos após a produção e lançamento da primeira geração, a W201 chegou ao fim de produção na fábrica de Sindelfingen, em fevereiro de 1993. A W201 ainda foi fabricada em Bremen até agosto, principalmente para exportação. 

Um total de 1.879.629 unidades foram produzidas até a entrada em produção do modelo sucessor W202 que iniciou sua produção em fevereiro de 1993.


  • Dados técnicos do modelo 190 D (W201 D 20):


Chassi: 201.122.

Produzido entre setembro de 1988 e agosto de 1993.

Motor a Diesel OM601 D 20 (601.911), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 72 CV e 75 CV desde março de 1989.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica Rhop5v

(W201): Ficha técnica Elcj6d


  • Dados técnicos do modelo 190 D 2.5 (W201 D 25):


Chassi: 201.126.

Produzido entre setembro de 1988 e agosto de 1993.

Motor a Diesel OM602 D 25 (602.911), 5 cilindros em linha, 2.497 cilindradas e 90 CV e 94 CV ou 90 CV (com catalisador) desde março de 1989.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica 2ntg1uh


  • Dados técnicos do modelo 190 D 2.5 Turbo (W201 D 25 A):


Chassi: 201.128.

Produzido entre setembro de 1988 e agosto de 1993.

Motor a Diesel OM602 D 25 A (602.961), 5 cilindros em linha, 2.497 cilindradas e 122 CV e 126 CV desde setembro de 1988.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica 2q0j4a9

(W201): Ficha técnica 98f4n8

(W201): Ficha técnica Fee79c

(W201): Ficha técnica 1571zyv


  • Dados técnicos do modelo 190 (W201 V 20/1):


Chassi: 201.023.

Produzido entre setembro de 1988 e janeiro de 1991.

Motor a gasolina M102 V 20 (102.924), 4 cilindros em linha, 1.996 cilindradas e 102 CV e 105 CV desde setembro de 1989.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.


  • Dados técnicos do modelo 190 E (W201 E 20):


Chassi: 201.024.

Produzido entre setembro de 1988 e agosto de 1993.

Motor a gasolina M102 E 20 (102.962), 4 cilindros em linha, 1.996 cilindradas e 118 CV e 122 CV desde janeiro de 1991.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica 2uzp9x4

(W201): Ficha técnica 1zznwps


  • Dados técnicos do modelo 190 E 2.3 (W201 E 23):


Chassi: 201.028.

Produzido entre setembro de 1988 e agosto de 1993.

Motor a gasolina M102 E 23 (102.985), 4 cilindros em linha, 2.298 cilindradas e 132 CV e 136 CV desde janeiro de 1991.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica 2hyfc01

(W201): Ficha técnica 11ccdpt


  • Dados técnicos do modelo 190 E 2.6 (W201 E 26):


Chassi: 201.029.

Produzido entre setembro de 1988 e agosto de 1993.

Motor a gasolina M103 E 26 (103.942), 6 cilindros em linha, 2.597 cilindradas e 160 CV e 166 CV (versão RÜF).

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica 15plqwy

(W201): Ficha técnica Vnyz5l


  • Dados técnicos do modelo 190 E 1.8 (W201 E 18):


Chassi: 201.018.

Produzido entre janeiro de 1990 e agosto de 1993.

Motor a gasolina M102 E 18 (102.910), 4 cilindros em linha, 1.797 cilindradas e 109.

Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.

(W201): Ficha técnica 34ypklf

(W201): Ficha técnica J79bhc

(W201): Ficha técnica 24z94t2

(W201): Ficha técnica 1yuzw7


  • Dados técnicos do modelo 190 E 2.5-16 (W201 E 25/2):


Chassi: 201.035.

Produzido entre julho de 1988 e junho de 1993.

Motor a gasolina M102 E 25/2 (102.990), 4 cilindros em linha, 2.498 cilindradas e 195 CV ou 204 (versão RÜF)..

Capacidade do tanque de combustível: 70 litros.

(W201): Ficha técnica 1z3zdwh

(W201): Ficha técnica 15rjry8

(W201): Ficha técnica Oqes89

(W201): Ficha técnica 2r6fsif

(W201): Ficha técnica X6brc6

(W201): Ficha técnica 2r26f79


  • Dados técnicos do modelo 190 E 2.5-16 Evolution (W201 E 25/2):


Chassi: 201.036.

Produzido entre fevereiro de 1989 e maio de 1989.

Motor a gasolina M102 E 25/2 (102.991), 4 cilindros em linha, 2.463 cilindradas e 195 CV ou 204 (sem catalisador).

Capacidade do tanque de combustível: 70 litros.

(W201): Ficha técnica 30lfh1w

(W201): Ficha técnica 14mcqav


  • Dados técnicos do modelo 190 E 2.5-16 Evolution II (W201 E 25/2):


Chassi: 201.036.

Produzido entre janeiro de 1990 e julho de 1990.

Motor a gasolina M102 E 25/2 (102.992), 4 cilindros em linha, 2.463 cilindradas e 235 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 70 litros.

(W201): Ficha técnica Mrr87p

(W201): Ficha técnica Fn9y7p

(W201): Ficha técnica 119zec4

(W201): Ficha técnica 30mlcea

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