(R230): Ficha técnica - em atualização
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(R230): Ficha técnica - em atualização
A Mercedes-Benz apresentou a substituta da R129, que recebeu o código interno R230, em Hamburgo/Alemanha, em julho de 2001.
Em 27/01/1996 o trabalho de desenvolvimento começou e os projetos de desenhos foram enviados a 10 designers na Alemanha, EUA e Japão. Centenas de esboços foram submetidos a análises e formaram a base para 12 modelos em escala que foram digitalizadas para a manipulação em computador. O projeto da R230 evoluía através de 2 formatos diferentes. O processo real concentrado nos modelos físicos em escala e o processo de design virtual em uma sala repleta de tecnologia em estado-da-arte que foi apelidada de "a caverna".
O supercomputador da "caverna" (Computer Aided Virtual Environment) foi capaz de criar imagens em tamanho real dos projetos selecionados, usando seus 5 projetores e permitindo que os designers inspecionassem cada centímetro de cada superfície. Paralelamente ao processo virtual, os 12 modelos em escala foram examinados e os 4 de maior destaque foram escolhidos para a criação em maquetes de tamanho real. Esta evolução dos modelos em escala ocorreu paralelamente ao desenvolvimento do design de interiores. Em 16/06/1997 o projeto final para a R230 foi aprovado pelo conselho de administração e refinado em especificações de produção em 1998. As patentes de design para a R230 foram posteriormente apresentadas na Alemanha em 09/09/1999 e na Ingleterra em 01/03/2000.
Em julho de 2001, depois de mais de 5 anos de desenvolvimento, a nova SL foi revelada e apresentada no Frankfurt Motor Show 2001 que setembro. A produção começou em 13 de outubro de 2001 na fábrica de Bremen e vendas na Europa começou em novembro daquele ano.
Foi uma combinação única no estado-da-arte de sistemas e chassi atrelados a uma experiência de condução excepcional e excelente segurança.
No lançamento, a SL500 foi apresentada com um motor V8 de 306 CV. No outono de 2001, a SL55 AMG com um V8 sobrealimentado, atingiu a potência de 476 CV. Em 2002, a SL350 foi apresentada com seu motor V6 de 245 CV e em janeiro de 2003, a Mercedes-Benz apresentou a SL600 com um motor V12 de 500 CV, bi-turbo.
Na extensa gama de equipamentos de série, destacaram-se os bancos de couro, ajustes elétricos e memória para os bancos e volante (que também estavam armazenados na chave de ignição eletrônica), volante multi-funções, ar-condicionado automático e rádio estéreo.
Os sistemas de assistência ao condutor foram inovadores. Opcionalmente a SL poderia vir com o DISTRONIC, Adaptive Cruise control, TeleAid (sistema automático de chamada de emergência), COMAND e monitoramento de pressão dos pneus eletrônico.
No interior, o couro, a madeira e alumínio deram uma visão diferenciada do habitáculo. O interior estava disponível em 2 tipos de couro, 4 tipos de acabamentos e 5 cores. Os 4 instrumentos individuais foram enquadrados no cockpit clássico da SL e envolto em material cromado brilhante, que também foi usado em outros detalhes no compartimento interno.
As entradas de ar nos paralamas dianteiros eram uma característica típica da SL300 em 1950.
A grade do radiador foi alongada no sentido horizontal. A R230 recebeu um toque moderno, reduzindo o ângulo da grade do radiador, conferindo à frente do carro uma forma de cunha com uma aparência dinâmica e poderosa.
Novos elementos estavam em perfeita harmonia com o modelo, tais como os novos faróis padrão bi-xenôn.
A forma oval dos faróis que se estendem através do capô alongado, transformam-se em curvas que originam laterais musculosas. A forma suave do capô flui em linhas elegantes ao longo das laterais. Uma segunda linha se estende desde as entradas de ar na parte inferior dos paralamas dianteiros. O para-brisas confere caráter esportivo e enfatiza a silhueta plana, em forma de cunha.
A integração do teto Vario-Roof com as linhas fluidas confirmou a alta qualidade e o design do veículo.
O teto abre em 16 segundos, bastando pressionar um botão ou usar o controle remoto. Um mecanismo giratório muito complexo garante que as 3 partes do teto sejam recolhidas no compartimento do porta-malas que ainda comporta 235 litros. Quando o teto está fechado, a capacidade do porta-malas sobre para 317 litros (52 litros a mais do que a R129). Uma versão com teto de vidro foi lançada em 2002.
Outras características que enfatizam o perfil dinâmico e elegante da R230 consiste no para-choque dianteiro, rodas de 17 polegadas e as saídas de escape ovais. Todas as partes da carroceria tem a mesma cor.
As luzes traseiras são protegidas por uma tampa de vidro vermelha. Um filtro especial colocado em frente aos refletores garante que a seta fique amarela e as luzes de ré, brancas.
As inovações técnicas da R230 incluem freios eletro-hidráulicos Sensotronic Brake Control (SBCTM), que foram introduzidos neste chassi pela primeira vez. Os freios trabalham em conjunto com o ESP® e o sistema ABC, reduzindo os movimentos do chassi já nos primeiros sinais de derrapagem.
O SBCTM também foi o precursor do sistema "by wire" que transmitem comandos ao motorista eletronicamente, através de cabo (e não mais de forma mecânica ou hidráulica). Para exemplificar, o sistema interpreta o rápido movimento do pé do condutor no acelerador e no pedal de freio como um sinal de perigo e aumenta automaticamente a pressão nas linhas de freio e já coloca as pastilhas de freio nos discos para que eles possam atuar sem sem atraso e com força máxima. Isso encurta a distância de frenagem em 3% em uma situação de emergência.
A distribuição da força de frenagem variável, é baseado na força vertical da roda e os valores de deslizamento. Isso permite ao SBCTM proporcionar ainda mais segurança durante a frenagem em curvas e em superfícies difíceis. O dinâmica e precisão do SBCTM também aumentou o desempenho dos sistemas BAS e ESP®.
A suspensão traseira independente multi-link é sem nenhum paralelo quando do lançamento do modelo, incluindo os rolamentos de roda e a subestrutura da suspensão feitos inteiramente em alumínio. O comportamento dinâmico foi melhorado mediante modificação de aspectos específicos da geometria da suspensão.
A segurança ativa e passiva superou as normas de segurança vigentes e tornou-se um exemplo de segurança para modelos esportivos.
Adotou airbags de 2 fases para o condutor e o passageiro da frente, de cabeça/tórax nas portas, assentos integrais, cinto de alto desempenho com pré-tensores e limitadores de carga.
O sistema opcional "TeleAid" notifica automaticamente e os serviços de emergência que são guiados para o local da chamada pelo satélite da Mercedes-Benz.
A R230 passou pelos testes de colisão mais rigorosos da NCAP, como o teste de impacto frontal a 64 km/h e o teste de impacto lateral de 90 graus a 50 Km/h.
Cerca de 30% da carroceria é feita de metais de alta resistência que combinam a máxima resistência com espessura mínima. O reservatório de combustível foi feito em chapa de aço e colocado de forma protegida acima do eixo traseiro.
A economia de combustível da R230 foi discutida em todo o projeto, o que levou à adoção de materiais mais leves e mais seguros.
A aerodinâmica também contribuiu para a economia de combustível e ajudou a minimizar o ruído. O coeficiente de arrasto (cd) é 0,29 com o carro fechado. A R129 com hard-top tem um cd de 0,32. A R 230 com o teto aberto tem um cd de apenas 0,34 e a R129, 0,40 com as janelas laterais fechadas.
No verão de 2001, a SL500 foi apresentada com um motor V8 de 5 litros (M113) e uma potência de 306 CV. Foi um dos motores mais potentes de sua classe e dentro dos rigorosos padrões de emissões Euro-4. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A transmissão automática de 5 velocidades com controles eletrônicos, 2 programas de mudança e conversor de torque são itens de série da SL500.
A SL55 AMG foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel (IAA) em Frankfurt/Main-Alemanha em setembro de 2001. Equipada com um novo motor supercharged V8, tornou-se o mais potente automóvel da Mercedes-Benz. O motor de 5.5 litros (M113) desenvolve uma potência de 476 CV e proporciona um torque constante com pico de 700 Nm entre 2.650 rpm e 4.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.
O exterior da SL500 distingue-se da AMG por seus parachoques, saias laterais, lanternas escurecidas, exclusivas rodas de 18 polegadas rodas e escapamento quádruplo com as ponteiras cromadas.
Em 2002 foi apresentada a SL350 com motor de 245 CV, 3.7 litros V6 (M 112), acelerando de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O carro foi equipado com a transmissão SEQUENTRONIC de 6 velocidades, que é controlada por 2 alavancas na coluna de direção. A transmissão automática de 5 velocidades era opcional.
Em janeiro de 2003, a Mercedes-Benz apresentou a SL600 de 500 CV, 5.5 litros, V12 bi-turbo (M275) como modelo topo da gama. Tem incrível torque máximo de 800 Nm, disponível desde 1800 rpm e constante em 3600 rpm. O novo motor de 12 cilindros com 2 turbos, intercooler, tecnologia de 3 válvulas, dupla ignição por centelha e outras inovações de alta tecnologia fez do mesmo, um dos motores mais inovadoras do mundo. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
O exterior da SL600 se distinguia por uma grade de radiador com elementos cromados, pinças de freio na cor prata, o emblema V12 nas entradas de ar laterais, faróis bi-xenon e rodas de liga leve exclusivas. Pneus dianteiros 255/40 R18 e traseiros 285/35 R18.
Em junho de 2003, a Mercedes-Benz apresentou a lendária "Mille Miglia Edition 2003", que foi baseada na SL350 e invocou memórias da famosa corrida de resistência. Apenas 12 unidades foram feitas. Foram pintadas na cor metalizada especial "Silver Arrow", elegantes rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 255/40 ZR18 na frente e 285/35 ZR18 na traseira, bem como a insígnia "Mille Miglia" nas grelhas de ventilação dos parachoques dianteiros e na tampa do porta-malas.
O teto Vario Roof foi feito em vidro, permitindo aos passageiros desfrutar de uma vista panorâmica. Os assentos eram no tom "vermelho clássico", uma cor que adotada nas lendárias SL de 1950. Os designers usaram uma nova tecnologia laser para aplicar o logotipo "Mille Miglia" e a rota da corrida de 1000 milhas no encosto de cabeça em couro.
Opcionalmente, poderia incluir o COMAND, PARKTRONIC, encostos multi-contorno, tocador de CD e sistema de som. O motor V6 tinha transmissão automática de 5 velocidades.
Em 2004, a Mercedes-Benz celebrou a introdução da SL300 em 1954, com um modelo especial "Edição 50", dos quais, 500 modelos estavam disponíveis como SL350 e SL500. Os destaques visuais incluíam a grelha do radiador prata, guarnições cromadas, rodas de 18 polegadas em liga-leve, defletor de vento polido e as lanternas escurecidas.
O painel de instrumentos combina couro e alcantara. Os assentos multi-contorno com controle de temperatura foram coberto com couro Napa, logotipo da 'Edição 50' e gravação em laser nos apoios de cabeça. Os acabamentos interiores estavam disponíveis em alumínio ou cinza escuro. O acabamento, opcionalmente, poderia ser prata condor e couro de 2 tons de preto ou em couro Designo Preto com costura em outro tom. O pacote de equipamentos de série incluiu o sistema de rádio/navegação com CD changer, COMAND APS, faróis bi-xenon com sistema de lavagem dos faróis e PARKTRONIC.
Designers: Steve Mattin e Bruno Sacco.
Locais de produção: Bremen/Alemanha e Santiago Tianguistenco/México.
Chassi: 230.467.
Produzido entre novembro de 2001 e fevereiro de 2006.
Motor M112 E 37 (113.973), 6 cilindros em V, cilindros com 97 X 84 mm, 3.724 cilindradas, taxa de compressão 10.0 e 245 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.474.
Produzido entre junho de 2001 e janeiro de 2006.
Motor M113 E 55 ML AMG (113.992), 8 cilindros em V, cilindros com 97 X 92 mm, 5.439 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 476 CV (desde 06/2002, 500 CV).
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.476.
Produzido entre julho de 2002 e janeiro de 2006.
Motor M275 E 55 LA (275.951), 12 cilindros em V, cilindros com 82 X 87 mm, 5.513 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 500 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.479.
Produzido entre janeiro de 2004 e janeiro de 2006.
Motor M275 E 60 LA (275.981), 12 cilindros em V, cilindros com 82,6 X 93 mm, 5.980 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 612 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.475.
Produzido entre setembro de 2000 e julho de 2001..
Motor M113 E 50 (113.963), 8 cilindros em V, cilindros com 97 X 84 mm, 4.966 cilindradas, taxa de compressão 10.0 e 306 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Fontes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Em 27/01/1996 o trabalho de desenvolvimento começou e os projetos de desenhos foram enviados a 10 designers na Alemanha, EUA e Japão. Centenas de esboços foram submetidos a análises e formaram a base para 12 modelos em escala que foram digitalizadas para a manipulação em computador. O projeto da R230 evoluía através de 2 formatos diferentes. O processo real concentrado nos modelos físicos em escala e o processo de design virtual em uma sala repleta de tecnologia em estado-da-arte que foi apelidada de "a caverna".
O supercomputador da "caverna" (Computer Aided Virtual Environment) foi capaz de criar imagens em tamanho real dos projetos selecionados, usando seus 5 projetores e permitindo que os designers inspecionassem cada centímetro de cada superfície. Paralelamente ao processo virtual, os 12 modelos em escala foram examinados e os 4 de maior destaque foram escolhidos para a criação em maquetes de tamanho real. Esta evolução dos modelos em escala ocorreu paralelamente ao desenvolvimento do design de interiores. Em 16/06/1997 o projeto final para a R230 foi aprovado pelo conselho de administração e refinado em especificações de produção em 1998. As patentes de design para a R230 foram posteriormente apresentadas na Alemanha em 09/09/1999 e na Ingleterra em 01/03/2000.
Em julho de 2001, depois de mais de 5 anos de desenvolvimento, a nova SL foi revelada e apresentada no Frankfurt Motor Show 2001 que setembro. A produção começou em 13 de outubro de 2001 na fábrica de Bremen e vendas na Europa começou em novembro daquele ano.
Foi uma combinação única no estado-da-arte de sistemas e chassi atrelados a uma experiência de condução excepcional e excelente segurança.
No lançamento, a SL500 foi apresentada com um motor V8 de 306 CV. No outono de 2001, a SL55 AMG com um V8 sobrealimentado, atingiu a potência de 476 CV. Em 2002, a SL350 foi apresentada com seu motor V6 de 245 CV e em janeiro de 2003, a Mercedes-Benz apresentou a SL600 com um motor V12 de 500 CV, bi-turbo.
Na extensa gama de equipamentos de série, destacaram-se os bancos de couro, ajustes elétricos e memória para os bancos e volante (que também estavam armazenados na chave de ignição eletrônica), volante multi-funções, ar-condicionado automático e rádio estéreo.
Os sistemas de assistência ao condutor foram inovadores. Opcionalmente a SL poderia vir com o DISTRONIC, Adaptive Cruise control, TeleAid (sistema automático de chamada de emergência), COMAND e monitoramento de pressão dos pneus eletrônico.
No interior, o couro, a madeira e alumínio deram uma visão diferenciada do habitáculo. O interior estava disponível em 2 tipos de couro, 4 tipos de acabamentos e 5 cores. Os 4 instrumentos individuais foram enquadrados no cockpit clássico da SL e envolto em material cromado brilhante, que também foi usado em outros detalhes no compartimento interno.
As entradas de ar nos paralamas dianteiros eram uma característica típica da SL300 em 1950.
A grade do radiador foi alongada no sentido horizontal. A R230 recebeu um toque moderno, reduzindo o ângulo da grade do radiador, conferindo à frente do carro uma forma de cunha com uma aparência dinâmica e poderosa.
Novos elementos estavam em perfeita harmonia com o modelo, tais como os novos faróis padrão bi-xenôn.
A forma oval dos faróis que se estendem através do capô alongado, transformam-se em curvas que originam laterais musculosas. A forma suave do capô flui em linhas elegantes ao longo das laterais. Uma segunda linha se estende desde as entradas de ar na parte inferior dos paralamas dianteiros. O para-brisas confere caráter esportivo e enfatiza a silhueta plana, em forma de cunha.
A integração do teto Vario-Roof com as linhas fluidas confirmou a alta qualidade e o design do veículo.
O teto abre em 16 segundos, bastando pressionar um botão ou usar o controle remoto. Um mecanismo giratório muito complexo garante que as 3 partes do teto sejam recolhidas no compartimento do porta-malas que ainda comporta 235 litros. Quando o teto está fechado, a capacidade do porta-malas sobre para 317 litros (52 litros a mais do que a R129). Uma versão com teto de vidro foi lançada em 2002.
Outras características que enfatizam o perfil dinâmico e elegante da R230 consiste no para-choque dianteiro, rodas de 17 polegadas e as saídas de escape ovais. Todas as partes da carroceria tem a mesma cor.
As luzes traseiras são protegidas por uma tampa de vidro vermelha. Um filtro especial colocado em frente aos refletores garante que a seta fique amarela e as luzes de ré, brancas.
As inovações técnicas da R230 incluem freios eletro-hidráulicos Sensotronic Brake Control (SBCTM), que foram introduzidos neste chassi pela primeira vez. Os freios trabalham em conjunto com o ESP® e o sistema ABC, reduzindo os movimentos do chassi já nos primeiros sinais de derrapagem.
O SBCTM também foi o precursor do sistema "by wire" que transmitem comandos ao motorista eletronicamente, através de cabo (e não mais de forma mecânica ou hidráulica). Para exemplificar, o sistema interpreta o rápido movimento do pé do condutor no acelerador e no pedal de freio como um sinal de perigo e aumenta automaticamente a pressão nas linhas de freio e já coloca as pastilhas de freio nos discos para que eles possam atuar sem sem atraso e com força máxima. Isso encurta a distância de frenagem em 3% em uma situação de emergência.
A distribuição da força de frenagem variável, é baseado na força vertical da roda e os valores de deslizamento. Isso permite ao SBCTM proporcionar ainda mais segurança durante a frenagem em curvas e em superfícies difíceis. O dinâmica e precisão do SBCTM também aumentou o desempenho dos sistemas BAS e ESP®.
A suspensão traseira independente multi-link é sem nenhum paralelo quando do lançamento do modelo, incluindo os rolamentos de roda e a subestrutura da suspensão feitos inteiramente em alumínio. O comportamento dinâmico foi melhorado mediante modificação de aspectos específicos da geometria da suspensão.
A segurança ativa e passiva superou as normas de segurança vigentes e tornou-se um exemplo de segurança para modelos esportivos.
Adotou airbags de 2 fases para o condutor e o passageiro da frente, de cabeça/tórax nas portas, assentos integrais, cinto de alto desempenho com pré-tensores e limitadores de carga.
O sistema opcional "TeleAid" notifica automaticamente e os serviços de emergência que são guiados para o local da chamada pelo satélite da Mercedes-Benz.
A R230 passou pelos testes de colisão mais rigorosos da NCAP, como o teste de impacto frontal a 64 km/h e o teste de impacto lateral de 90 graus a 50 Km/h.
Cerca de 30% da carroceria é feita de metais de alta resistência que combinam a máxima resistência com espessura mínima. O reservatório de combustível foi feito em chapa de aço e colocado de forma protegida acima do eixo traseiro.
A economia de combustível da R230 foi discutida em todo o projeto, o que levou à adoção de materiais mais leves e mais seguros.
A aerodinâmica também contribuiu para a economia de combustível e ajudou a minimizar o ruído. O coeficiente de arrasto (cd) é 0,29 com o carro fechado. A R129 com hard-top tem um cd de 0,32. A R 230 com o teto aberto tem um cd de apenas 0,34 e a R129, 0,40 com as janelas laterais fechadas.
No verão de 2001, a SL500 foi apresentada com um motor V8 de 5 litros (M113) e uma potência de 306 CV. Foi um dos motores mais potentes de sua classe e dentro dos rigorosos padrões de emissões Euro-4. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A transmissão automática de 5 velocidades com controles eletrônicos, 2 programas de mudança e conversor de torque são itens de série da SL500.
A SL55 AMG foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel (IAA) em Frankfurt/Main-Alemanha em setembro de 2001. Equipada com um novo motor supercharged V8, tornou-se o mais potente automóvel da Mercedes-Benz. O motor de 5.5 litros (M113) desenvolve uma potência de 476 CV e proporciona um torque constante com pico de 700 Nm entre 2.650 rpm e 4.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.
O exterior da SL500 distingue-se da AMG por seus parachoques, saias laterais, lanternas escurecidas, exclusivas rodas de 18 polegadas rodas e escapamento quádruplo com as ponteiras cromadas.
Em 2002 foi apresentada a SL350 com motor de 245 CV, 3.7 litros V6 (M 112), acelerando de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O carro foi equipado com a transmissão SEQUENTRONIC de 6 velocidades, que é controlada por 2 alavancas na coluna de direção. A transmissão automática de 5 velocidades era opcional.
Em janeiro de 2003, a Mercedes-Benz apresentou a SL600 de 500 CV, 5.5 litros, V12 bi-turbo (M275) como modelo topo da gama. Tem incrível torque máximo de 800 Nm, disponível desde 1800 rpm e constante em 3600 rpm. O novo motor de 12 cilindros com 2 turbos, intercooler, tecnologia de 3 válvulas, dupla ignição por centelha e outras inovações de alta tecnologia fez do mesmo, um dos motores mais inovadoras do mundo. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
O exterior da SL600 se distinguia por uma grade de radiador com elementos cromados, pinças de freio na cor prata, o emblema V12 nas entradas de ar laterais, faróis bi-xenon e rodas de liga leve exclusivas. Pneus dianteiros 255/40 R18 e traseiros 285/35 R18.
Em junho de 2003, a Mercedes-Benz apresentou a lendária "Mille Miglia Edition 2003", que foi baseada na SL350 e invocou memórias da famosa corrida de resistência. Apenas 12 unidades foram feitas. Foram pintadas na cor metalizada especial "Silver Arrow", elegantes rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 255/40 ZR18 na frente e 285/35 ZR18 na traseira, bem como a insígnia "Mille Miglia" nas grelhas de ventilação dos parachoques dianteiros e na tampa do porta-malas.
O teto Vario Roof foi feito em vidro, permitindo aos passageiros desfrutar de uma vista panorâmica. Os assentos eram no tom "vermelho clássico", uma cor que adotada nas lendárias SL de 1950. Os designers usaram uma nova tecnologia laser para aplicar o logotipo "Mille Miglia" e a rota da corrida de 1000 milhas no encosto de cabeça em couro.
Opcionalmente, poderia incluir o COMAND, PARKTRONIC, encostos multi-contorno, tocador de CD e sistema de som. O motor V6 tinha transmissão automática de 5 velocidades.
Em 2004, a Mercedes-Benz celebrou a introdução da SL300 em 1954, com um modelo especial "Edição 50", dos quais, 500 modelos estavam disponíveis como SL350 e SL500. Os destaques visuais incluíam a grelha do radiador prata, guarnições cromadas, rodas de 18 polegadas em liga-leve, defletor de vento polido e as lanternas escurecidas.
O painel de instrumentos combina couro e alcantara. Os assentos multi-contorno com controle de temperatura foram coberto com couro Napa, logotipo da 'Edição 50' e gravação em laser nos apoios de cabeça. Os acabamentos interiores estavam disponíveis em alumínio ou cinza escuro. O acabamento, opcionalmente, poderia ser prata condor e couro de 2 tons de preto ou em couro Designo Preto com costura em outro tom. O pacote de equipamentos de série incluiu o sistema de rádio/navegação com CD changer, COMAND APS, faróis bi-xenon com sistema de lavagem dos faróis e PARKTRONIC.
Designers: Steve Mattin e Bruno Sacco.
Locais de produção: Bremen/Alemanha e Santiago Tianguistenco/México.
- Dados técnicos do modelo SL 350 (R230 E 37):
Chassi: 230.467.
Produzido entre novembro de 2001 e fevereiro de 2006.
Motor M112 E 37 (113.973), 6 cilindros em V, cilindros com 97 X 84 mm, 3.724 cilindradas, taxa de compressão 10.0 e 245 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 55 AMG (R230 E 55 ML):
Chassi: 230.474.
Produzido entre junho de 2001 e janeiro de 2006.
Motor M113 E 55 ML AMG (113.992), 8 cilindros em V, cilindros com 97 X 92 mm, 5.439 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 476 CV (desde 06/2002, 500 CV).
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 600 (R230 E 55 LA):
Chassi: 230.476.
Produzido entre julho de 2002 e janeiro de 2006.
Motor M275 E 55 LA (275.951), 12 cilindros em V, cilindros com 82 X 87 mm, 5.513 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 500 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 65 AMG (R230 E 60 LA):
Chassi: 230.479.
Produzido entre janeiro de 2004 e janeiro de 2006.
Motor M275 E 60 LA (275.981), 12 cilindros em V, cilindros com 82,6 X 93 mm, 5.980 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 612 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 500 (R230 E 50):
Chassi: 230.475.
Produzido entre setembro de 2000 e julho de 2001..
Motor M113 E 50 (113.963), 8 cilindros em V, cilindros com 97 X 84 mm, 4.966 cilindradas, taxa de compressão 10.0 e 306 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Fontes:
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Re: (R230): Ficha técnica - em atualização
Após 5 anos do lançamento da R230, a Mercedes-Benz apresentou a atualização da SL em 2006 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça.
O motor V8 (M273) da SL500 passou para 5.5 litros e potência de 388 CV, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Nos EUA, o veículo foi comercializado como SL550.
O motor V6 da SL350 também foi atualizado. A potência era de 272 CV (M272), aumentada em 11% e o consumo de combustível diminuiu mais de 1 litro por 100 km. A SL350 acelerava de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, tornando-se mais de meio segundo mais rápida que o modelo anterior.
O motor V12 bi-turbo da SL600 passou para 517 CV, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
A Mercedes-Benz equipou os modelos V6 e V8 com a transmissão automática de 7 velocidades 7G-TRONIC. A suspensão ABC (de série na SL500 e SL600) tornou-se opcional na SL350 e foi reforçada. Comparado com o modelo anterior, o chassi movia-se 60% a menos em situações de condução dinâmica.
Houve alterações sutis de design, com novos para-choques, 3 grandes entradas de ar, luzes de neblina envoltas em anéis cromados, grade do radiador com 3 grelhas cromadas, novas rodas de liga-leve e lanternas divididas horizontalmente com tampas de vidro transparente vermelho e branco.
Internamente, nova tapeçaria de couro, novas cores, acabamentos de alumínio em relevo e soleiras de porta em metal com letras Mercedes-Benz em relevo.
A partir de 2007, a SL350 e a SL500 poderiam ser equipadas com um pacote opcional "Sport". Os destaques incluíram contraste de costura prata, couro perfurado e as guarnições de alumínio. Ainda poderia adotar rodas de 19 polegadas com 5 raios e pinças de freio na cor prata. Os discos de freio eram perfurados na traseira e contribuíram para melhor frenagem. A transmissão automática 7G-TRONIC com alavancas de troca no volante também eram de série. As lanternas eram escurecidas.
A R230 foi redesenhada em 2008. Uma das maiores mudanças foi a nova frente. A SL280 e SL63 AMG foram apresentadas.
Produzido entre 2008 e 2008.
Motor M272, 6 cilindros em V, 2.996 cilindradas e 272 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.456.
Produzido entre junho de 2005 e fevereiro de 2006.
Motor M272 E 35 (272.966), 6 cilindros em V, cilindros com 92,9 x 86 mm, 3.498 cilindradas, taxa de compressão 10.7 e 272 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.471.
Produzido entre junho de 2005 e janeiro de 2006.
Motor M273 E 55 (273.961), 8 cilindros em V, cilindros com 98,0 x 90,5 mm, 5.461 cilindradas, taxa de compressão 10.7 e 388 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.472.
Produzido entre setembro de 2005 e fevereiro de 2006.
Motor M113 E 55 ML AMG (113.992), 8 cilindros em V, cilindros com 97,0 x 92 mm, 5.439 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 517 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.472.
Produzido em 2006.
Motor M113 E 55 ML AMG (113.992), 8 cilindros em V, cilindros com 97,0 x 92 mm, 5.439 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 517 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Produzida entre 2008 e 2012.
Motor M156 AMG (156.984), 8 cilindros em V, 6.208 cilindradas e 518 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.477.
Produzido entre junho de 2005 e fevereiro de 2006.
Motor M275 E 55 LA (275.951), 12 cilindros em V, cilindros com 82,0 x 87 mm, 5.513 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 517 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Chassi: 230.479.
Produzido desde janeiro de 2006.
Motor M275 E 60 LA AMG (275.981), 12 cilindros em V bi-turbo, cilindros com 82,6 x 93 mm, 5.980 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 612 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Produzido entre 2008 e 2012.
Motor M275, 12 cilindros em V bi-turbo, 5.980 cilindradas e 661 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Fontes:
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O motor V8 (M273) da SL500 passou para 5.5 litros e potência de 388 CV, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Nos EUA, o veículo foi comercializado como SL550.
O motor V6 da SL350 também foi atualizado. A potência era de 272 CV (M272), aumentada em 11% e o consumo de combustível diminuiu mais de 1 litro por 100 km. A SL350 acelerava de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, tornando-se mais de meio segundo mais rápida que o modelo anterior.
O motor V12 bi-turbo da SL600 passou para 517 CV, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
A Mercedes-Benz equipou os modelos V6 e V8 com a transmissão automática de 7 velocidades 7G-TRONIC. A suspensão ABC (de série na SL500 e SL600) tornou-se opcional na SL350 e foi reforçada. Comparado com o modelo anterior, o chassi movia-se 60% a menos em situações de condução dinâmica.
Houve alterações sutis de design, com novos para-choques, 3 grandes entradas de ar, luzes de neblina envoltas em anéis cromados, grade do radiador com 3 grelhas cromadas, novas rodas de liga-leve e lanternas divididas horizontalmente com tampas de vidro transparente vermelho e branco.
Internamente, nova tapeçaria de couro, novas cores, acabamentos de alumínio em relevo e soleiras de porta em metal com letras Mercedes-Benz em relevo.
A partir de 2007, a SL350 e a SL500 poderiam ser equipadas com um pacote opcional "Sport". Os destaques incluíram contraste de costura prata, couro perfurado e as guarnições de alumínio. Ainda poderia adotar rodas de 19 polegadas com 5 raios e pinças de freio na cor prata. Os discos de freio eram perfurados na traseira e contribuíram para melhor frenagem. A transmissão automática 7G-TRONIC com alavancas de troca no volante também eram de série. As lanternas eram escurecidas.
A R230 foi redesenhada em 2008. Uma das maiores mudanças foi a nova frente. A SL280 e SL63 AMG foram apresentadas.
- Dados técnicos do modelo SL 280 (renomeada SL 300 em 2009):
Produzido entre 2008 e 2008.
Motor M272, 6 cilindros em V, 2.996 cilindradas e 272 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 350 (R230 E 35):
Chassi: 230.456.
Produzido entre junho de 2005 e fevereiro de 2006.
Motor M272 E 35 (272.966), 6 cilindros em V, cilindros com 92,9 x 86 mm, 3.498 cilindradas, taxa de compressão 10.7 e 272 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 500 (R230 E 55):
Chassi: 230.471.
Produzido entre junho de 2005 e janeiro de 2006.
Motor M273 E 55 (273.961), 8 cilindros em V, cilindros com 98,0 x 90,5 mm, 5.461 cilindradas, taxa de compressão 10.7 e 388 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 55 AMG (R230 E 55 ML):
Chassi: 230.472.
Produzido entre setembro de 2005 e fevereiro de 2006.
Motor M113 E 55 ML AMG (113.992), 8 cilindros em V, cilindros com 97,0 x 92 mm, 5.439 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 517 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 55 AMG com kit performance package (R230 E 55 ML):
Chassi: 230.472.
Produzido em 2006.
Motor M113 E 55 ML AMG (113.992), 8 cilindros em V, cilindros com 97,0 x 92 mm, 5.439 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 517 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 63 AMG:
Produzida entre 2008 e 2012.
Motor M156 AMG (156.984), 8 cilindros em V, 6.208 cilindradas e 518 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 600 (R230 E 55 LA):
Chassi: 230.477.
Produzido entre junho de 2005 e fevereiro de 2006.
Motor M275 E 55 LA (275.951), 12 cilindros em V, cilindros com 82,0 x 87 mm, 5.513 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 517 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 65 AMG (R230 E 60 LA):
Chassi: 230.479.
Produzido desde janeiro de 2006.
Motor M275 E 60 LA AMG (275.981), 12 cilindros em V bi-turbo, cilindros com 82,6 x 93 mm, 5.980 cilindradas, taxa de compressão 9.0 e 612 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
- Dados técnicos do modelo SL 65 AMG Black Series:
Produzido entre 2008 e 2012.
Motor M275, 12 cilindros em V bi-turbo, 5.980 cilindradas e 661 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
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