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(W168): Compatibilidade das velas do A160 e A190

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Mensagem por Cocada Seg 28 Nov 2016, 22:26

Sabemos que existe uma diferenca das velas do a160 x a190.
Bkur6et-10(a160) x bkur5et (a190).

Vejo muitos proprietarios utilizando as velas bkur6et-10(a160) no a190.

Duas perguntas:
1) Qual a diferenca no  numero "6", o que interfere essa numeracao (depois do bkur...)  e do 5 que é da a190?
2) Existe alguma vela que substitua  a do a190 (bkur5et) sem perder propriedades da vela, ou seja, mesmo desempenho?

Nao vejo no mercado nenhuma vela que substitua as velas do a190 com as mesmas especificacoes e propriedades, sempre substituem pela a do a160 que nao tem o mesmo desempenho.
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Mensagem por Valderifs Ter 29 Nov 2016, 13:19

Segundo o Malury parece que há algum problema de desempenho em usar a vela do 1.6 no 1.9.
.
Por incrível que pareça, comprei a NGK original no Mercadocar para o meu A 190 e ficou pior que a vela de um Classe A 160 que antes estava lá. Retornei com a vela do 1.6 no meu 1.9.
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Mensagem por Valderifs Ter 29 Nov 2016, 13:48

E, em relação a esse número que você perguntou, no caso 5 ou 6, é referente ao grau térmico da vela. 
Quanto maior número, mais frio é. Então a vela do 1.6 é grau térmico fria, ao passo que a do 1.9 é grau térmico quente. 
.
As velas que são especificadas no 1.9, por trabalhar quente, é suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.
.
Já as do 1.6, são as que trabalham fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.
.
Finalizando, se você usar uma vela quente em um carro de vela fria, essa peça trabalha sempre em temperatura elevada, fazendo uma combustão anormal (pré-ignição), e pior, pode ocasionar o travamento ou um furo no pistão. 
.
Já o contrário, usar vela fria em um carro "quente", faz acumular sedimentos carbonizantes na ponta da ignição, resultando em perda de faísca. 
.
Fonte:
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Mensagem por Epicco Ter 29 Nov 2016, 15:39

Velas Bosch:

Para ambos os motores, 1.6 e 1.9:

FR8KTC   1,0 mm de abertura.

Velas NGK:

Para motor 1.6:

BKUR6ET-10 1.0  mm de abertura

Para motor 1.9:

BKUR5ET 0.9 mm de abertura


Velas BERU:

Para ambos os motores, 1.6 e 1.9:

Z121  1.0 mm de abertura


Essas especificações de velas são dos fabricantes das velas, precisa checar no EPC se ambos motores usam velas com part numbers  distintos.


Atentar para a ampla oferta de velas falsificadas no mercado de autopeças.


Última edição por Epicco em Ter 29 Nov 2016, 16:40, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Cocada Ter 29 Nov 2016, 15:56

Importante:

Estive hoje conversando com consultor tecnico da ngk,  o mesmo me apresentou a vela que a ngk esta substituindo a BKUR5ET DO CLASSE A 190.  Segundo ele, a ngk, quase nao fabrica mais para comercializacao.

Ele me informou que a do a160 serve, mas perde desempenho, pois a distancia do eletrodo é de 1,0mm e a do a190 é 0,9mm, maior queimacao e potencia, jus ao nome, a190. 

PRIMEIRA MAO:

VELAS PLATINUM BKR5EGP  UMA DAS TOP de linha ngk COM MAIOR DURABILIDADE. 
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Mensagem por Epicco Ter 29 Nov 2016, 16:42

Cocada a distância do eletrodo é regulável. O fabricante apenas indica a abertura ideal.

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Mensagem por Cocada Ter 29 Nov 2016, 18:24

Comprei a vela bkr5gp qualidade platinum da ngk e o carro ficou outro no desempenho. Eu usava a bkur6et-10
Pois é, epicco, mas sao diferentes... Se fosse, a mercedes nao mudaria a especificacao dependendo de regulagem. Rs
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Mensagem por Cocada Ter 29 Nov 2016, 18:37

A vela bkur6et-10 sendo regulada (mexida)  se tornaria identica à bkur5et?
Pode ter certeza que nao.   Bkur6et-10  nao foi projetada para o a190!
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Mensagem por Valderifs Ter 29 Nov 2016, 18:55

Não Cocada, não é essa folga na cabeça da vela que difere uma da outra, mas a rosca. Na A160 a rosca da vela é mais curta que a vela do A190, caso usar a NGK. Da Bosch é tudo igual.
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Mensagem por Cocada Ter 29 Nov 2016, 18:58

Eu falo no geral, tb... em resumo as duas sao iguais?
Pq entao pros dois motores sao velas diferentes, me explique?
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Mensagem por Valderifs Ter 29 Nov 2016, 22:17

O encaixe é o mesmo, até porque a Bosch faz velas que servem para o A160 e A190 ao mesmo tempo. Não sei como a NGK conseguiu, mas fez uma vela fria (6) para o A160 e uma quente (5) para o A190. Tem a mesma rosca, mas me parece que a vela NGK da 190 é ligeiramente um pouco maior que a A160.
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Mensagem por Cocada Qua 30 Nov 2016, 07:02

Volto a repefir, entai pq a mercedes recomenda duas velas diferentes.  Se recimenda diferentea entre a160 x a190 se sao usadas de fora da especificacao, nao recimendada, entao, de fato, sera improviso!
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Mensagem por Epicco Qua 30 Nov 2016, 07:29

Caro Cocada, quem recomenda velas distintas para o A160 e para o A190 é a NGK, não a Mercedes Benz.

As velas que equipam os classe a, DE FÁBRICA, são da marca bosch e o part number das velas do A160 e do A190 é A 003 159 75 03. 

Portanto a mesma vela.

Entendeu?

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Mensagem por Cocada Qua 30 Nov 2016, 08:44

Entendido. Obrigado
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Mensagem por A190 Qui 01 Dez 2016, 11:42

olha só na minha opiniao, investia mais e colocava vela de iridium. coloquei vela mais fria (6) da ngk, nao achei bosch. nao ta incomodando nao.
Mesma coisa com o liquido de arrefecimento , comprei da marca valeo que dura até 30 mil km. ate agora nada de incomodo.
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Mensagem por AEP Qui 01 Dez 2016, 12:10

Bruno:

A nomenclatura é irrelevante. 

O importante é cumprir à risca o que foi dito pelo Epicco.
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Mensagem por A190 Qui 01 Dez 2016, 15:39

Eu coloquei as velas de iridium no meu dura mais e eu vi no catálogo da mal é compatível
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