(T245): Chip de potência para B200
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(T245): Chip de potência para B200
Confrades, boa tarde.
Desde que comprei a B200 aspirada em 2006, sempre achei a relação peso/potência/câmbio CVT deficiente. São 136 CV, mas moro em uma cidade com muitos aclives e declives - Belo Horizonte/MG. Para cidades planas, o carro sobra.
O câmbio CVT é o que mais me incomoda. E na estrada, não é uma potência legal frente o peso do carro. Mas uso pouco estrada.
Sempre fui arredio a qualquer modificação de originalidade. E sempre soube que não há almoço grátis nesses chips que oferecem ganho de potência e economia de combustível. São grandezas inversamente proporcionais - ainda mais quando adaptadas.
Nunca andei na B200T. Acho que deve ser o motor perfeito para este carro (em Belo Horizonte/MG - acho que se fosse uma cidade plana, uma B150 seria ótima como o é em muitos países da Europa), mesmo com o câmbio CVT. Se ele fosse excelente, a Mercedes teria adotado o mesmo em outros chassis... . Seriamente carro perfeito com seus 136 CV desde que com um câmbio 722.6 e seguintes ou o mecânico.
Venho pesquisando há um ano um chip via OBD. Lendo muito e excluindo sumariamente os que prometem exatamente o que queremos.
Pois bem: encontrei um que me chamou a atenção e resolvi pagar para ver.
Trata-se do chip específico para o B200 aspirado a gasolina, vendido no E-Bay, da empresa polonesa ProRacing - chip.tuning.car.
É enviado pela DHL. Todos os impostos já incluídos. Custou R$658,99.
Conversei muito com o vendedor. A informação é que o carro pode ganhar até 25 CV e economizar combustível (nunca acreditei nisso). O vendedor me disse que a economia deriva da forma de dirigir.
Instalei. Perceptível e incrível a mudança de comportamento do carro. Usando sempre no modo S. A potência nitidamente aumentou. Não faço a menor ideia de quanto. O carro responde na hora. No "achometro" acredito que eu tenha uns 150 CV. Outro carro agora.
Mas tem um preço: consumo!
Consumo antes:
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O carro faz em média 6,8 Km/litro. Não uso na estrada. Trechos curtos dentro da cidade e quase sempre desligo o carro no exato momento que atingiu a temperatura ideal. Tudo já conspira para um elevado consumo. E ando em locais com muita subida e descida. Muito sinal de trânsito e velocidade média aferida no computador de bordo na faixa dos 30 Km/h.
Como eu disse, não há almoço de graça. Mas não tiro mais o novo item! Acho que a diferença de consumo foi pequena!
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Desde que comprei a B200 aspirada em 2006, sempre achei a relação peso/potência/câmbio CVT deficiente. São 136 CV, mas moro em uma cidade com muitos aclives e declives - Belo Horizonte/MG. Para cidades planas, o carro sobra.
O câmbio CVT é o que mais me incomoda. E na estrada, não é uma potência legal frente o peso do carro. Mas uso pouco estrada.
Sempre fui arredio a qualquer modificação de originalidade. E sempre soube que não há almoço grátis nesses chips que oferecem ganho de potência e economia de combustível. São grandezas inversamente proporcionais - ainda mais quando adaptadas.
Nunca andei na B200T. Acho que deve ser o motor perfeito para este carro (em Belo Horizonte/MG - acho que se fosse uma cidade plana, uma B150 seria ótima como o é em muitos países da Europa), mesmo com o câmbio CVT. Se ele fosse excelente, a Mercedes teria adotado o mesmo em outros chassis... . Seriamente carro perfeito com seus 136 CV desde que com um câmbio 722.6 e seguintes ou o mecânico.
Venho pesquisando há um ano um chip via OBD. Lendo muito e excluindo sumariamente os que prometem exatamente o que queremos.
Pois bem: encontrei um que me chamou a atenção e resolvi pagar para ver.
Trata-se do chip específico para o B200 aspirado a gasolina, vendido no E-Bay, da empresa polonesa ProRacing - chip.tuning.car.
É enviado pela DHL. Todos os impostos já incluídos. Custou R$658,99.
Conversei muito com o vendedor. A informação é que o carro pode ganhar até 25 CV e economizar combustível (nunca acreditei nisso). O vendedor me disse que a economia deriva da forma de dirigir.
Instalei. Perceptível e incrível a mudança de comportamento do carro. Usando sempre no modo S. A potência nitidamente aumentou. Não faço a menor ideia de quanto. O carro responde na hora. No "achometro" acredito que eu tenha uns 150 CV. Outro carro agora.
Mas tem um preço: consumo!
Consumo antes:
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O carro faz em média 6,8 Km/litro. Não uso na estrada. Trechos curtos dentro da cidade e quase sempre desligo o carro no exato momento que atingiu a temperatura ideal. Tudo já conspira para um elevado consumo. E ando em locais com muita subida e descida. Muito sinal de trânsito e velocidade média aferida no computador de bordo na faixa dos 30 Km/h.
Como eu disse, não há almoço de graça. Mas não tiro mais o novo item! Acho que a diferença de consumo foi pequena!
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AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (T245): Chip de potência para B200
Boa noite AEP!
Pra aumentar 25cv em um motor como o seu, é necessário um coletor de escape dimensionado (sem catalisador), um retrabalho no cabeçote (no mínimo polimento dos dutos), filtro de ar de alto fluxo combinado a troca de todo o circuito de admissão (menor restrição)...talvez troca de comandos e um corpo de borboleta de maior diâmetro...e, claro, remapear toda a injeção para lidar com a mudança...depois aplainar o cabeçote para aumentar a taxa de compressão e converter para etanol...eita! Talvez com todas essa modificações ainda perca torque em baixa...melhor partir para uma turbina...
Claro, exagerei (hehehehe)...mas nem tanto! Motores naturalmente aspirados praticamente não apresentam ganhos com Chip/Reprogramação. Uma exceção é o M156 das C63 W204 que chega próximo aos 500cv com reprogramação e passa disso com filtro esportivo+coletores de escape dimensionados...mas é um "big block alemão" com mais de 6 litros de deslocamento.
Esse aparelho só mudou a sensibilidade do teu acelerador...você pressiona 1/4 e a central lê 3/4!
O que importa de verdade é a sensação ao volante... você gostou? Ótimo! Aproveite muito! Com certeza eu teria um desses no meu carro!
Obrigado por compartilhar informação!
Pra aumentar 25cv em um motor como o seu, é necessário um coletor de escape dimensionado (sem catalisador), um retrabalho no cabeçote (no mínimo polimento dos dutos), filtro de ar de alto fluxo combinado a troca de todo o circuito de admissão (menor restrição)...talvez troca de comandos e um corpo de borboleta de maior diâmetro...e, claro, remapear toda a injeção para lidar com a mudança...depois aplainar o cabeçote para aumentar a taxa de compressão e converter para etanol...eita! Talvez com todas essa modificações ainda perca torque em baixa...melhor partir para uma turbina...
Claro, exagerei (hehehehe)...mas nem tanto! Motores naturalmente aspirados praticamente não apresentam ganhos com Chip/Reprogramação. Uma exceção é o M156 das C63 W204 que chega próximo aos 500cv com reprogramação e passa disso com filtro esportivo+coletores de escape dimensionados...mas é um "big block alemão" com mais de 6 litros de deslocamento.
Esse aparelho só mudou a sensibilidade do teu acelerador...você pressiona 1/4 e a central lê 3/4!
O que importa de verdade é a sensação ao volante... você gostou? Ótimo! Aproveite muito! Com certeza eu teria um desses no meu carro!
Obrigado por compartilhar informação!
Tiagofracasso- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 01/09/2016
Idade : 38
Re: (T245): Chip de potência para B200
Não creio que seja um "pedal gas". Se fosse, veria isso no RPM. Rendimento melhor com giro baixo. Foi a primeira coisa que analisei após instalar. Raro o carro passar dos 3000 RPM.
Estou hoje em Ouro Preto/MG e resolvi colocar o carro na estrada após 8 anos sem fazer isso!!! Fiquei muito satisfeito com o resultado. Não é mais aquele carro letárgico. E vim com 4 pessoas a bordo.
Estou hoje em Ouro Preto/MG e resolvi colocar o carro na estrada após 8 anos sem fazer isso!!! Fiquei muito satisfeito com o resultado. Não é mais aquele carro letárgico. E vim com 4 pessoas a bordo.
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (T245): Chip de potência para B200
Ficou bom então para fazer o Track Day
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
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walter paiva- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (T245): Chip de potência para B200
Ô se ficou...
Já deu briga aqui Walter... minha mulher: "anda mais rápido". Eu respondo: nessas ruelas de paralelepípedos nem a pau.
O carro não faz um barulho sequer na suspensão e interior! Cada ano que ele fica mais velho mais eu tenho certeza que não troco por nada.
Amanhã vou conhecer Santo Antônio do Leite. Vou ver no Google Maps se tem estrada de terra. Se tiver, já vi no noticiário que caiu uma ponte!
Arrependimento de não ter vindo no 4x4 da mulé...
Já deu briga aqui Walter... minha mulher: "anda mais rápido". Eu respondo: nessas ruelas de paralelepípedos nem a pau.
O carro não faz um barulho sequer na suspensão e interior! Cada ano que ele fica mais velho mais eu tenho certeza que não troco por nada.
Amanhã vou conhecer Santo Antônio do Leite. Vou ver no Google Maps se tem estrada de terra. Se tiver, já vi no noticiário que caiu uma ponte!
Arrependimento de não ter vindo no 4x4 da mulé...
AEP- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (T245): Chip de potência para B200
Esta vendo, deveria ter ido com a 4x4
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Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
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walter paiva- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (T245): Chip de potência para B200
Walter: contei para um conhecido que prepara carros aqui em BH (o cara entrega GOL com 500 CV no dinamômetro) que coloquei um "chip" na minha B depois de muita resistência e estou satisfeito...
O cara me pediu todas as especificações do motor e câmbio. Passei por diversão.
Disse que me entrega a B com cerca de 300 CV. Coloca um supercharger dinamarquês, mexe na injeção, 2 intercoolers, refaz o escapamento e redimensiona o sistema de freios!!!
Caso faça a conversão de todo o sistema para etanol, pelo menos 350 CV!!!
Essa cavalaria é para não afetar o motor e câmbio! Mas se eu quiser mais...
Será que serei o primeiro dono de uma B200 AMG?
O cara me pediu todas as especificações do motor e câmbio. Passei por diversão.
Disse que me entrega a B com cerca de 300 CV. Coloca um supercharger dinamarquês, mexe na injeção, 2 intercoolers, refaz o escapamento e redimensiona o sistema de freios!!!
Caso faça a conversão de todo o sistema para etanol, pelo menos 350 CV!!!
Essa cavalaria é para não afetar o motor e câmbio! Mas se eu quiser mais...
Será que serei o primeiro dono de uma B200 AMG?
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (T245): Chip de potência para B200
Hahahaha.... vai fazer um dragster!
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Administrador
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (T245): Chip de potência para B200
Imagina: se pisar fundo, ele dará um looping!
AEP- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (T245): Chip de potência para B200
AEP, boa tarde.
Tenho uma B200 Turbo 2009 e apesar de já andar bem, sempre tive vontade de dar um "up" na performance dela.
Lendo seu post "tomei coragem" e fui ver o que esse pessoal da ProRacing tinha à oferecer...
...e acabei comprando o chip para ela:
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Deve chegar até o final dessa semana.
A instalação foi você mesmo que fez? É complicado?Tem alguma regulagem/calibragem que precisou ser feita?
Como esse carro é "cheio de frescura", meu receio é que o chip gere algum código de erro. Você teve algum efeito "colateral" desse tipo?
Abs.
Tenho uma B200 Turbo 2009 e apesar de já andar bem, sempre tive vontade de dar um "up" na performance dela.
Lendo seu post "tomei coragem" e fui ver o que esse pessoal da ProRacing tinha à oferecer...
...e acabei comprando o chip para ela:
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Deve chegar até o final dessa semana.
A instalação foi você mesmo que fez? É complicado?Tem alguma regulagem/calibragem que precisou ser feita?
Como esse carro é "cheio de frescura", meu receio é que o chip gere algum código de erro. Você teve algum efeito "colateral" desse tipo?
Abs.
educostaesilva- Usuário Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2015
Idade : 54
Re: (T245): Chip de potência para B200
Boa noite Edu!
Super fácil. É via porta OBD que fica abaixo do volante à esquerda. É no conector em que se liga o StarDiagnosis. Plug and play! Vem com o cabo.
Todavia, na hora que você conecta, fica um LED vermelho acesso que transforma seu carro em uma boate. Cole uma fita isolante por cima. Foi o mecânico que faz a manutenção do carro quem colocou para mim.
Super fácil. É via porta OBD que fica abaixo do volante à esquerda. É no conector em que se liga o StarDiagnosis. Plug and play! Vem com o cabo.
Todavia, na hora que você conecta, fica um LED vermelho acesso que transforma seu carro em uma boate. Cole uma fita isolante por cima. Foi o mecânico que faz a manutenção do carro quem colocou para mim.
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (T245): Chip de potência para B200
AEP, boa noite.
Então, o que eu comprei não foi o modelo OBD, foi o chip digital...
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...esse parece que é mais complicado...
...recebi ontem e vem com um manual básico, indicando que deve ser instalado fazendo uma espécie de jump entre um determinado sensor do carro e o módulo...
Será que esse tipo de chip também dá o mesmo resultado?
Abs.
Então, o que eu comprei não foi o modelo OBD, foi o chip digital...
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...esse parece que é mais complicado...
...recebi ontem e vem com um manual básico, indicando que deve ser instalado fazendo uma espécie de jump entre um determinado sensor do carro e o módulo...
Será que esse tipo de chip também dá o mesmo resultado?
Abs.
educostaesilva- Usuário Iniciante
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Idade : 54
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