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(CURIOSIDADE): Riscos para a indústria automobilística alemã até 2030?

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Mensagem por AEP Qui 03 Jan 2019, 13:20

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“Os novos limites de CO2, que a União Européia adotou até 2030, provocaram uma onda de choque ontem na sede da indústria automobilística alemã. "Irrealista". “Não é viável.” Essas ainda são reações formuladas para a liderança de uma importante indústria alemã, que se sente completamente sobrecarregada e sozinha com os novos requisitos de CO2.

E não é o único desafio que a indústria automobilística, que há muito tem sido afetada pela política, agora precisa enfrentar. Impulsionando proibições, crise de diesel, unidade alternativa, novos modelos de negócios, perda de fidelidade à marca, novos concorrentes dos EUA e China - a lista de obstáculos e suas extensões são tarefas hercúleas e longas. 

Pode a indústria automobilística alemã, notadamente a Volkswagen, a BMW e a Daimler, lidar com esta situação? Muitos veem na situação atual, uma ameaça existencial e um futuro incerto. O fim da indústria automobilística alemã está próximo? Esta é uma possibilidade e motivo para um café.

Claramente, porém, neste hipotético cenário, quais seriam as consequências se a indústria automobilística alemã perdesse poder econômico - talvez porque não domine os desafios atuais. 

Esta questão é respondida por um cenário do relatório alemão feito pela Swiss Prognos Institute, uma das principais referências no campo de pesquisa econômica.

A princípio, a Prognos alerta que as montadoras alemãs vão dominar os grandes desafios e manter sua força econômica. Mas o que aconteceria se isso falhar em um ou mais casos? Quais seriam as perdas macroeconômicas e específicas do setor na criação de divisas e emprego na Alemanha? Em outras palavras, quão significativa é a indústria para a economia alemã?

O resultado do cenário:

A economia alemã iria lidar com o declínio da indústria automobilística. A produção de veículos seria afetada se os desafios centrais do futuro não forem dominados. No cenário "perdido" na indústria em 2045, perda de quase 40% da produção (280 milhões de Euros menos). O emprego na indústria automobilística alemã perderia aproximadamente 260.000 postos (30% menos). As perdas irradiariam para toda a economia alemã. Incluindo os efeitos na indústria automobilística, a perda dos valores agregados poderia alcançar 174 bilhões de Euros e atingir empregos de 740.000 pessoas.

Mas há boas perspectivas - especialmente para as pessoas envolvidas não causa. Esse é apenas um cenário do Instituto Prognos, com a pior perspectiva que VW, BMW e Daimler devem observar.

O estudo também mostra que o desenvolvimento e as perspectivas da economia alemã não deve ser reduzida à indústria automobilística.

Mesmo no pior cenário, até o ano de 2045, as perdas econômicas totais podem ser de apenas 5% - para os economistas é um valor gerenciável mas que ainda provoca pânico em suas mentes. (Fonte: Prognos AG)“.

Fonte secundária:

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