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(w168) fluido radiador baixando após colocar resistores no MAF do A190

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Mensagem por A190 Sex 08 Nov 2019, 22:38

Pessoal, não sei se o liquido está evaporando ou se dissipando dentro do motor ou sei lá. Bem tive que soldar 2 resistores de 820 ohms de 1/4 de watts , funciona , as vezes da oscilada em marcha lenta. (estou pensando em colocar 2 de 1000 ohms a 1/6 watts (tecnicamente 1/6 gasta menos que 1/4)), ai estes dias acendeu a luz amarela , quando sai de casa, fiz a volta, cheguei, o liquido baixo. Como tinha sobrado da vez passada preenchi novamente. Hoje tava cheio, mas tinha uns 200 ml ainda no litro, coloquei e foi tudo. Não esta vazando por parte nenhuma.

Observei, que, depois que coloquei os resistores, a ventoinha não girava mais como antes, só foi girar quando vi que o sensor de água estava no amarelo. 

Alguem sabe me dizer qual resistores certos pra manter um consumo bom, e ventoinha girar como antes?
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Mensagem por walter paiva Seg 11 Nov 2019, 05:46

Eu sei! Esses  (w168) fluido radiador baixando após colocar resistores no MAF do A190 560697785

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 11 Nov 2019, 12:31

Taí mais uma prova de que gambiarra é gambiarra...

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Mensagem por Alexandre - PR Seg 11 Nov 2019, 15:22

Gambiarra ? Só em caso de emergência mesmo!

De todo modo, apenas uma curiosidade rápida para descontrair..... uma "gambiarra", salvou a Missão Apollo 11 de uma grande tragédia (que ficaria marcada para sempre na história da humanidade):

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Mensagem por A190 Ter 12 Nov 2019, 00:56

vou ver se consigo essas lâminas aí,ta preço mais barato das duas unidades (mandei pergunta)
nao sei o que é aquele pedaço que colocam embaixo para apoiar a lâmina, na hora da solda. Alguem sabe ?

é comprar as lâminas, e ao receber tem que colocar luz forte, ferro de solda regulado certinho, apoio embaixo, e faz dois movimentos a cada minuto. como se fosse uma cirurgia, pra nao quebrar.
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Mensagem por walter paiva Ter 12 Nov 2019, 10:45

É um papel para posicionar/apoiar a lamina nos contatos.

Muito cuidado ao instalar, pois é mais frágil que casca de ovo.

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 13 Nov 2019, 12:06

Ainda bem que existem as lâminas para a troca, pois fica bem mais em conta que substituir o MAF completo.

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Mensagem por A190 Qui 14 Nov 2019, 20:57

bem, vou ver se consigo comprar, vi que tem da china por menos, mas vai saber. Vi um de outros carros, eles são um termistor NTC aqueles preto (tipo uma bola achatada preta) com 2 fios. Tava vendo aqui no forum sobre MAF, o Valderifs falou que termistor dava pra substituir praticamente as laminas, mas tinha que ser um valor especifico, que é dificil de encontrar. pena o valderifs nao aparece por aqui
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Mensagem por walter paiva Sex 15 Nov 2019, 10:20

Usa o que é certo para o carro, na época não tinha essas laminas a venda com facilidade.
Esse negócio de colocar termistor e resistências é coisa do passado, um paliativo para ir quebrando o galho.

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Mensagem por A190 Sex 15 Nov 2019, 15:17

Walter não vou poder comprar as lâminas , mas se for ver maioria dos carros usam termistor. BMW e termistor ntc
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Mensagem por Alan Sex 15 Nov 2019, 15:57

existem centenas de classe A nos desmanches, compra um  MAF usado e seja feliz

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Mensagem por A190 Dom 17 Nov 2019, 00:34

Alan, e complicado de achar um MAF geralmente vendem com central junto.
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Mensagem por Alan Seg 18 Nov 2019, 09:59

assim que é o original, o resto é adaptação...

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Mensagem por A190 Ter 19 Nov 2019, 03:54

nao tenho dinheiro pra comprar uma assim. Ou instalo o termistor NTC de 1k ao inves de 900 ohms ou uso o atual. tava vendo que muitos carros usam um termistor desse, agora pro classe A nao sei se devo usar 2. pois ele é um medidor de temperatura do ar. 

obs. so pra teste dos atuais resistores, que analisando se 1k a central entende que esta uns 50 graus ambiente , o ar, coloquei de 820 ohms. ai velha experiencia com  velas novas. Alcool. ta queimando liso por enquanto, e a ventoinha voltou a girar, com carro funcionando, e o liquido no baixou. mas depois disso, vou usar gasolina.
Antes tive problema com velas, que "garrou" no cabeçote, devido usar continuamente alcool. E agora não, Por exemplo se for viajar, posso fazer teste com alcool, encher o tanque e ir, e na volta completar com gasolina. e depois poem so gasolina. assim não "força" o sistema do carro.
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Mensagem por A190 Ter 19 Nov 2019, 04:06

Sei que alguns vao me condenar por colocar alcool novamente no carro. Por um lado é uma experiência que se descobre, as vantagens e desvantagens. 

A curto prazo, (tipo abastecer um tanque e gastar rapido) de alcool não tem problema,  agora colocar direto, igual eu tava fazendo, aí sim  tem desvantagem, que no caso serial a longo prazo.


Sobre a pergunta , não tem nada a ver com alcool, achei estranho baixar o fluido do radiador, será mesmo a bomba dagua girando, será que não abria a valvula termostática ? 

agora do nada começou a girar a ventoinha (girar que digo quando liga o carro, antes nao fazia).

walter paiva, como era o modo do sistema do classe A, (que tem em outros veículos) que eu vi voce citar em um tópico uma vez sobre a ventoinha girar juntamente com motor ligado ? (aquele giro normal, sem aumentar a velocidade)
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Mensagem por walter paiva Ter 19 Nov 2019, 06:31

De novo essa história de álcool? De novo só desvantagem.

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Mensagem por Weiss 1972 Ter 19 Nov 2019, 13:59

Mas os Classe “A” w168 não foram todos fabricados a gasolina????

Milhares de engenheiros estão equivocados se é possível usar álcool em motor a gasolina sem sofrer consequências ao motor.

Todo desvio leva a uma falha mais cedo ou mais tarde.

Não se arrisque amigo A190.

Abraço
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Mensagem por walter paiva Ter 19 Nov 2019, 14:10

Weiss,

Nunca saiu de fábrica Classe A movido a álcool, só saiu a gasolina.

É que na cabeça dele, ele acha que vai ser a mesma coisa andando com álcool.
Ele já sofreu e sofre, mas não aprende..... e acha que não acontece nada.

Já falamos para ele vender o carro e pegar um mais econômico, mas não adianta..... já explicamos que não se deve usar esse combustível mas não adianta....

Já postei o certo que é comprar as lâminas e que resistor ou termistor não é o correto.... mas é sempre a mesma desculpa, porque não tem dinheiro ele não faz o que falamos e insiste em fazer o errado porque ACHA que o barato com resistor ou termistor funciona.... aja saco para ficar desmontando, removendo solda, soldando um novo resistor ou termistor para acertar o funcionamento com um paliativo errado.

Daqui a pouco de tanto desmontar e montar quebra a tomada ou placa e aí a brincadeira ficará bem divertida e cara.

Não executa o que falamos gosta de sofrer, então sofra.

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Mensagem por Weiss 1972 Ter 19 Nov 2019, 14:41

Oi Waltinho. Sei que não saíram w168 a álcool. Era só para ver se não era algum protótipo......kkkk.

Realmente as vezes é mais caro (e na maioria das vezes perigoso) fazer desvios do que fazer o certo. Além disso como o Alan disse tem muita classe A em desmanche para remover a peça “certa”.
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Mensagem por A190 Qua 20 Nov 2019, 03:01

walter, Weiss. Então, tecnicamente os engenheiros da mercedes deveriam estudar meu carro (rsrsr), pois o "unico" problema do alcool, que percebi, é que "colou" as velas no cabeçote, e quando fui tirar deu problema, a rosca ficou presa. Aí eu com meu pai, desmontamos a frente toda, (tiramos condensador, e radiador) pra poder sacar a rosca presa no cabeçote. 

O problema, que pode causar é a sonda lambda ir pro brejo mais cedo, (agora que coloquei nova), e prender as velas. Isso que eu percebi a longo tempo usando álcool. Tecnicamente o carro aceita, e anda bem no alcool, e agora com esse paliativo, ele ta economizando. até acho estranho. 

walter, me responde uma pergunta. Meu ar condicionado, está sem gás. (devido ter que desmontar pra tirar as roscas da vela), qual vale a pena, colocar gás ou comprar lâminas para o MAF ?? ( lembrando que agora começou a girar normalmente a ventoinha, como era antes com as lâminas). 

Pois, assim, se andar com compressor vazio, (ja precisei usar ele pra desembaçar com calor), acho pior, pois, se estragar compressor, é caro. Agora os resistores vai ser mais barato arrumar.

ah, outra coisa, achei da china mais barato as lâminas, porém uma é mais escura. já desconfiei.

walter, eu faço as contas pra uma coisa, quando vou ver tem 3 pra pagar. Aí não sobra, to desempregado. Tá complicado.
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Mensagem por Weiss 1972 Qua 20 Nov 2019, 08:20

A190. Se o sistema de a/c estiver sem gás ele não acopla o compressor (giro livre) se o sistema não foi alterado do padrão original.

Abraço 
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Mensagem por walter paiva Qua 20 Nov 2019, 09:42

Primeiro arrumar o ar-condicionado, esta vendo a economia que você achou que teria? Está vendo mais um problema que você arrumou? Está vendo um gasto a mais que você terá por usar álcool? Por isso sempre dissemos para não usar álcool.... você mesmo destrói o seu carro e gasta o seu pouco de dinheiro para consertar o que você mesmo danifica no seu carro.
E o pior é que ainda insiste em usar álcool, isso que não dá para entender.... por isso eu acho que você gosta de sofrer.

Weiss, o compressor do Classe A funciona continuamente. O que comanda a refrigeração é a válvula torre.

Por isso é importante o sistema estar sempre com o gás e nunca sem.

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Mensagem por Weiss 1972 Qua 20 Nov 2019, 09:54

Obrigado Waltinho. Não sabia desse sistema continuo.
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Mensagem por josias marques Qua 20 Nov 2019, 21:08

Uma pergunta: Comprando um MAF usado já com a central juntos, é necessário fazer algum ajuste ou o carro reconhecerá a "nova" peça automaticamente?
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Mensagem por A190 Qui 21 Nov 2019, 07:01

entendi walter, mas como disse. Dessa vez não vou usar continuamente alcool, igual antes. Antes eu ia viajar, enchia o tanque de alcool, chegava em curitiba, completava com alcool, e pra voltar a mesma coisa. era só alcool direto. agora não, tipo usar um tanque de alcool, e o resto coloco gasolina. 
Curto intervalo de tempo, não chega a danificar. 
você está certo, no quesito de gás. Pois usar alcool somente, acabou grudando as velas no cabeçote, dai deu problema ao tirar. E dai tive que tirar radiador (tive que comprar novamente 2 litros de fluido do bom e agua desmineralizada), as velas em si, ferramenta pra remover a rosca das velas, a broca 13mm pra poder tirar o anel que prende as velas. E agora o gás pra recarregar novamente.
Mas o MAF não tem nada a ver com o alcool
o carro começou a falhar, aí que fui mexer em velas e sonda lambda (coloquei marca mrmk sonda). Depois que quebrei sem querer uma lamina do MAF, vi que a outra estava bem desgastada, aí tirei ela de vez, quando coloquei os resistores , aí funcionou igual um relógio.

Na verdade o que tava falhando não era alcool, que tava usando, velas, ou sonda, e sim o MAF com problemas.
Se tivesse desmontado antes, o MAF, teria feito essa economia. E claro, voltar a usar gasolina. Quer dizer, já tava usando gasolina. mas falhava
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