(W205) Possíveis sintomas de calço hidráulico
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(W205) Possíveis sintomas de calço hidráulico
Olá, confrades do fórum!
Sou proprietário de uma Mercedes C180 W205 e recentemente me vi na péssima situação de ter que atravessar uma rua alagada. Como não havia possibilidade de desvio, parei o carro e observei outros motoristas, para ter certeza de que também conseguiria passar e para "estudar" o melhor caminho.
Entrei atrás de um veículo maior, para aproveitar que ele estava dispersando a água, porém o sujeito parou na metade do trajeto. O motor dele "fumaçou", creio que pode ter sofrido problemas sérios. Para não parar o meu veículo e enfrentar o mesmo risco, mantive velocidade e rotações constantes e ultrapassei o carro da frente. Tive apenas o azar de passar ao lado de um caminhão que vinha no sentido contrário e jogou água pra cima do meu carro.
Superado o desafio, alguns poucos segundos depois, acendeu a luz do motor no painel do meu carro e o veículo deu uma "engasgada". Desliguei imediatamente e aguardei um tempo. Como me encontrava em viagem, em uma cidade desconhecida, arrisquei ligar o motor, e o carro "pegou" normalmente. A luz apagou e viajei por mais 600kms sem qualquer outro sintoma. Não percebi quaisquer barulhos, falhas e também não tive nenhum outro aviso.
Já utilizei o carro normalmente no dia seguinte e conversei com um mecânico da minha cidade, que disse que provavelmente tive "sorte" e não tive maiores problemas. A luz no painel e a falha que senti logo após deixar a água deve ter sido apenas o choque do motor com a água.
De qualquer sorte, como ainda não tive a oportunidade de conseguir um diagnóstico em uma especializada em Mercedes, gostaria da opinião dos senhores: devo me preocupar com uma possível entrada de água no motor e um potencial calço hidráulico no futuro ou os sintomas seriam imediatos e/ou persistentes? Será que estou seguro para não ter uma surpresa desagradável no futuro?
Muito obrigado pelo auxílio dos amigos e peço desculpas pela extensão do relato - quis passar as informações tão detalhadas quanto possível - ou por possíveis falhas na criação do tópico. Sou um membro novo, mas li todas as instruções e me coloco à disposição para aprender mais com os mais experientes!
Sou proprietário de uma Mercedes C180 W205 e recentemente me vi na péssima situação de ter que atravessar uma rua alagada. Como não havia possibilidade de desvio, parei o carro e observei outros motoristas, para ter certeza de que também conseguiria passar e para "estudar" o melhor caminho.
Entrei atrás de um veículo maior, para aproveitar que ele estava dispersando a água, porém o sujeito parou na metade do trajeto. O motor dele "fumaçou", creio que pode ter sofrido problemas sérios. Para não parar o meu veículo e enfrentar o mesmo risco, mantive velocidade e rotações constantes e ultrapassei o carro da frente. Tive apenas o azar de passar ao lado de um caminhão que vinha no sentido contrário e jogou água pra cima do meu carro.
Superado o desafio, alguns poucos segundos depois, acendeu a luz do motor no painel do meu carro e o veículo deu uma "engasgada". Desliguei imediatamente e aguardei um tempo. Como me encontrava em viagem, em uma cidade desconhecida, arrisquei ligar o motor, e o carro "pegou" normalmente. A luz apagou e viajei por mais 600kms sem qualquer outro sintoma. Não percebi quaisquer barulhos, falhas e também não tive nenhum outro aviso.
Já utilizei o carro normalmente no dia seguinte e conversei com um mecânico da minha cidade, que disse que provavelmente tive "sorte" e não tive maiores problemas. A luz no painel e a falha que senti logo após deixar a água deve ter sido apenas o choque do motor com a água.
De qualquer sorte, como ainda não tive a oportunidade de conseguir um diagnóstico em uma especializada em Mercedes, gostaria da opinião dos senhores: devo me preocupar com uma possível entrada de água no motor e um potencial calço hidráulico no futuro ou os sintomas seriam imediatos e/ou persistentes? Será que estou seguro para não ter uma surpresa desagradável no futuro?
Muito obrigado pelo auxílio dos amigos e peço desculpas pela extensão do relato - quis passar as informações tão detalhadas quanto possível - ou por possíveis falhas na criação do tópico. Sou um membro novo, mas li todas as instruções e me coloco à disposição para aprender mais com os mais experientes!
RSC- Usuário Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/11/2023
Idade : 27
Re: (W205) Possíveis sintomas de calço hidráulico
Boa tarde.
Acredito que se a água entrasse no motor o calço hidraulico teria já acontecido.
Quebra o motor na hora.
Acredito que se a água entrasse no motor o calço hidraulico teria já acontecido.
Quebra o motor na hora.
fredericodribeiro- Usuário Ouro
- Mensagens : 500
Data de inscrição : 27/08/2017
Idade : 47
Re: (W205) Possíveis sintomas de calço hidráulico
Obrigado pela resposta, Frederico!
Confirmou a informação que o mecânico me passou e realmente não percebi qualquer problema até o momento, inclusive já fiz outras viagens com ela. Acho que dei sorte mesmo.
Abraço!
Confirmou a informação que o mecânico me passou e realmente não percebi qualquer problema até o momento, inclusive já fiz outras viagens com ela. Acho que dei sorte mesmo.
Abraço!
RSC- Usuário Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/11/2023
Idade : 27
Re: (W205) Possíveis sintomas de calço hidráulico
Ola amigo, bom dia
Frederico tem razão, o calço hidráulico se dá no instante, quando o motor é inundado por agua e a parte de cima do cilindro se enche de agua, que por não ser comprimível, resiste à subida do cilindro e quebra a biela. Em ocasiões não é tanta a água que entra e a biela apenas entorta. Mas ambas falhas são catastróficas, e o motor ou para de imediato ou fica com ruídos ou vibrações novas, pois ao menos de desbalanceia. Contudo, cruzar enchentes pode trazer efeitos de mais longo prazo. Pode haver contaminação por agua nos fluidos do carro: faça checar o oleo do motor, cambio, diferencial, cheque a integridade de coifas de homocineticas e trizetas, e ao menor sinal ou suspeita de intrusão de agua, faça o reparo correspondente. Boa sorte!
Frederico tem razão, o calço hidráulico se dá no instante, quando o motor é inundado por agua e a parte de cima do cilindro se enche de agua, que por não ser comprimível, resiste à subida do cilindro e quebra a biela. Em ocasiões não é tanta a água que entra e a biela apenas entorta. Mas ambas falhas são catastróficas, e o motor ou para de imediato ou fica com ruídos ou vibrações novas, pois ao menos de desbalanceia. Contudo, cruzar enchentes pode trazer efeitos de mais longo prazo. Pode haver contaminação por agua nos fluidos do carro: faça checar o oleo do motor, cambio, diferencial, cheque a integridade de coifas de homocineticas e trizetas, e ao menor sinal ou suspeita de intrusão de agua, faça o reparo correspondente. Boa sorte!
carlosnobre- Usuário Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/02/2021
Idade : 55
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