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Dúvida cruel - W115 diesel

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Mensagem por Guilhermino Qui 03 Jan 2013, 22:05

Caros confrades,

Não sei se este é o local mais adequado para postar isto, mas...

Estou procurando um carro para ser minha primeira MB. Desde criança adoro a marca, principalmente os modelos mais antigos. Ultimamente, passei a me interessar também pelos não tão antigos - talvez porque, com o passar do tempo, eles também vão se tornando um deles. Estava de olho em um carro do qual gostei muito - e cujo dono é confrade e gente finíssima - e praticamente só não decidi nada quando fui vê-lo porque já tinha marcado de ver outro no dia seguinte. Não sei se convém mencionar qual é o carro, mas se o dono quiser se manifestar, por mim não há problema algum.

Há alguns dias atrás, postei o anúncio de um carro do modelo supracitado: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pois bem. Acabei indo até Porto Alegre conhecer o carro pessoalmente, torcendo para não gostar e decidir logo de uma vez, mas o pior é que eu gostei dele! Não é um carro restaurado nem está impecável, mas para mim - ao menos pelos meus limitados conhecimentos - parece ter sido razoavelmente bem mantido, mas como um carro de uso.

Não tem podres aparentes, apesar de ter reparos de funilaria que não foram feitos à perfeição.

O motor parece estar bom, com força e sem blow-by excessivo (a tampa do óleo ficou quietinha com o motor funcionando). Fumaça dentro da normalidade (acho).

O câmbio automático engata com agilidade, inclusive a ré, e a troca de marchas me pareceu em ordem, inclusive no kickdown.

As borrachas das portas estão em péssimo estado, mas não testei a estanqueidade dos parabrisas e do portamalas.

Tem um pouco de folga na direção, e vi várias buchas da suspensão ressecadas e com rachaduras, mas está andando reto, não bate, nem faz barulhos. Só senti o carro puxar um pouco para a esquerda numa aceleração mais forte.

No radiador, água sem aditivo. Tem ferrugem.

Enfim, fiz uma proposta que achei que o vendedor não iria aceitar, mas ele aceitou, e agora estou me sentindo num mato sem cachorro, pois estou na dúvida entre comprar esse carro, que é um dos modelos da MB de que mais gosto, ou comprar o outro, que está praticamente impecável. Question Question confused

Gostaria muito de ouvir as opiniões dos confrades. Desde já, muito obrigado a todos.
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Mensagem por Alexandre - PR Qui 03 Jan 2013, 22:08

Eu ficaria com medo de comprar um carro nesse estado.

Só a falta de aditivo no arrefecimento do radiador é um "prenúncio" de problemas.

Se esse item (baratíssimo) já foi menosprezado, fico imaginando o resto...... Shocked

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Mensagem por Maluhy Qui 03 Jan 2013, 22:19

Guilhermino:

1- depende muito do que vc quer fazer,se é para deixar o carro em uma condição para a sua satisfação e não para vender no feirão na semana que vem o que tem para fazer não assusta,peças mecanicas da /8 não é nenhum absurdo.

2-tb depende de qual oferta vc mandou no peito do moço.

3- a que está impecável é igual?E qto mais cara?

Gosto muito desse modelo tb, e a unica diesel que eu aturo é a com o motor de 5 cilindros....Very Happy
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Mensagem por anigrof Qui 03 Jan 2013, 22:44

Não sei qual foi a sua proposta, mas o carro está andando e passando as marchas, já é um bom sinal. Vou chutar, vc deve ter mandado 15k nele. Sinceramente, se gostou do carro, cai dentro, os detalhes faz aos poucos.
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Mensagem por Guilhermino Qui 03 Jan 2013, 22:54

Sim, isso foi uma coisa que vi e não gostei nem um pouco, ainda mais porque tive problemas de arrefecimento em todos os carros que já comprei.

Não tinha meleca de ferrugem na tampa do radiador, mas tinha indícios. Pelo que o atual proprietário contou, ele adquiriu o carro dos herdeiros do segundo dono (era carro de representação diplomática) há 4 anos, mas ninguém sabe exatamente como foi mantido. Disse que, aparentemente, o carro trazia muitas lembranças do pai falecido, e por isso quiseram vender logo.
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Mensagem por Guilhermino Qui 03 Jan 2013, 23:03

Precisamente, mandei 15k. Pensei que ele fosse achar indecente e acabar com a dúvida.

Maluhy, a ideia é ter um carro para uso mesmo, e que não me leve à falência. Não precisa (e acho que nem deve) ser um carro de exposição.
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Mensagem por mpaschoal Qui 03 Jan 2013, 23:16

a unica diesel que eu aturo é a com o motor de 5 cilindros

Então é essa mesmo.

Pergunte-se:

1) Quanto vale um carro desse em bom estado?
2) Quanto eu vou gastar para deixar esse carro em bom estado?

Tenha cuidado para depois não se arrepender e "odiar" Mercedes para o resto da vida.
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Mensagem por Guilhermino Qui 03 Jan 2013, 23:56

Quanto "vale", eu não sei dizer. O que sei é que esses modelos só são caros aqui no Brasil por causa da proibição do diesel para carros de passeio, e que lá fora não valem quase nada, pois eram as Mercedes mais comuns de todas, com muitos táxis. Dificilmente vejo anunciadas por menos de 30k, mas não sei o real estado, nem se são mesmo vendidas.

Sei que estão bem longe de ser carros colecionáveis; queria ter uma que fosse confiável para ser usada no dia-a-dia.
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Mensagem por Alexandre - PR Sex 04 Jan 2013, 01:25

Guilhermino,

A grande vantagem é que um carro como esse, pode ser usado no dia-a-dia (economicamente viável). Os veículos Diesel geralmente são mais resistentes que a Gasolina. A quase ausência de eletrônica traduzem em bom custo/benefício. O que você terá que aturar é alguns curiosos enchendo de perguntas ao abastecer, ao estacionar, etc... é um carro que embora seja antigo, sempre chamará alguma atenção no trânsito.

A mecânica é mais simples que muitos cheios de parafernálias eletrônicas que temos hoje. De qualquer forma, entendo que a mão de obra sempre deve ser especializada. As MB tem vários pormenores, específicos delas, principalmente porque estamos falando de um carro que já tem uma certa idade.

A questão do arrefecimento, a primeira providência seria não realizar algo muito agressivo. Se eu comprasse, inicialmente trocaria o líquido por água destilada, rodaria alguns km para circular a água e depois, não verificando vazamentos, trocaria por água destilada+aditivo na proporção 60%+40% respectivamente.

O restante, não parece que há algo grave no carro. Mas com a idade que tem, pela ausência de eletrônica, eu partiria para uma boa revisão pré-compra com vistoria na suspensão, freios, motor e câmbio....

Apenas atente que os motores Diesel dessa época eram bem mais barulhentos que os atuais.

E se servir de alívio, eu também tenho planos de comprar um modelo como esse (ou o coupe) para alternar no dia-a-dia com outros carros aqui, mas a gasolina.

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Mensagem por Guilhermino Sex 04 Jan 2013, 03:02

É verdade, Alexandre, já usei carro e moto antiga no dia-a-dia, e toda hora tinha alguém torrando a paciência perguntando se queria vender.

Meu primeiro carro foi um Opala 76 automático 4 cilindros. Estava até sem válvula termostática. Instalei a válvula e fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento. Aí, o radiador começou a vazar e, por ainda ser do sistema antigo, não selado, e com câmbio automático, era difícil de encontrar novo para comprar. Ainda bem que era de cobre, pois foi possível reparar, mas deu trabalho: tive que retornar várias vezes à oficina de radiadores e, da última vez, o cara ainda espanou o sextavado dos dutos que levam o fluido do câmbio ao radiador. Pelo menos, não cheguei a ter outros problemas mais sérios, como bomba d'água e junta do cabeçote. Mas tive outro carro que precisou trocar o cabeçote por causa da corrosão - as galerias de água estavam completamente comidas.

Infelizmente, acho que uma revisão agora só vai ser possível pós-compra, pois já fui ver o carro e não conheço ninguém em Porto Alegre.

Realmente, o barulho do carro parece o de um caminhãozinho. E como vibra! Mas faz parte, né?

Bem, o outro carro do dilema é uma W124, que entendo também não ter muita eletrônica embarcada, mas é um carro completamente diferente e me transmitiu muito mais a impressão de ser como um tanque de guerra, no que isso tem de bom (a sensação de robustez e de ser todo superdimensionado) e não tão bom (maior complexidade).
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Mensagem por Alexandre - PR Sex 04 Jan 2013, 03:39

Guilhermino,

Pelo que sei, a W124 foi a substituta da W115 (entre elas houve a W123). Portanto, todas foram uma "Classe E" de suas respectivas épocas.

Se for comprar a W115, terá que suportar o barulho (e fumaça) no dia-a-dia. Um breve tempo pode ser suportável. Acima disso; não sei. Só você pode avaliar.

As W124 são também muito robustas, mas já tem um pouco de eletrônica. As fases II e III possuem mais componentes eletrônicos que as fase I. Resultado natural da evolução tecnológica para a marca não perder para a concorrência.

Se for comprar uma W124 para o dia-a-dia eu iria sugerir um modelo com motor suave e que não consuma tanto combustível. Veja bem. Comparando essa W115 Diesel com uma 420E (gasolina), o consumo muda bastante, principalmente se você multiplicar isso por 1 ano.

Ainda, particularmente acho que a W124 não aparenta ser tão antiga (em meio ao trânsito) quanto a W115.

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Mensagem por Alexandre - PR Sex 04 Jan 2013, 03:42

Se quiser mais informações, além das que já existem no Fórum, pode pesquisar aqui:

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Mensagem por Guilhermino Sex 04 Jan 2013, 03:54

Sim, a W124 substituiu a W123, que substituiu as W114/115. Mesmo público-alvo, mas acho incrível a diferença que fazem os nove anos que separam a última W115 da primeira W124!

Também acho que a W124, apesar de já ter quase 30 anos de seu lançamento, ainda tem o jeito de um carro moderno.

O consumo também faz uma bela diferença, ainda mais considerando que rodo, em média, 70 km por dia. Pelo que já li por aqui, mesmo as 300E têm um consumo respeitável. E as de quatro cilindros, além de serem mais raras, não vêm ao caso neste momento.

E é uma pena a quantidade de informação que havia no fórum antigo e foi perdida...
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Mensagem por Karl Fass Sex 04 Jan 2013, 05:05

Bom, isso eu posso dar palpite de cadeira... primeiro defina para que quer o carro. Se para passear fim de semana só curtindo o carro até 4 cilindros serve... Mas as w115 de 4 ou 6 cilindros não demandam nada de especial, exceto as bombas injetoras, como qualquer carro diesel.

Para analise desses motores , não é preciso ser especialista em MBs, bastando conhecer motor e bomba diesel.

Tens ainda a possibilidade de achar W123 , W201, W124, W116 e W126 a diesel, essas últimas , serie S, norrmalmente turbinadas e mais rápidas.

Esses dias tinha à venda uma W124 diesel 6 cilindros, mas tem que ver bem o estado desses motor.

Para finalizar, tenho uma W115 75 diesel, 4 cilindros de míseros 65 HPs e que é uma delícia de dirigir, mesmo com sua lentidão, mas em estrada, só com pista dupla. Só que está impecável.


Em tempo, o próprio Berek tem uma cupê à venda:
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Mensagem por Professor Sex 04 Jan 2013, 08:24

Fass, essa que o Berek anuncia está linda, mas custa 30 mil a mais! Talvez esteja fora das possibilidades do Guilhermino.

Guilhermino, sem dúvida o preço do carro em questão está excelente. Você conseguiu uma redução de 25 para 15 mil. Isso indica o grau de dificuldade existente hoje para se vender um carro usado, em especial um Mercedes. O momento é do comprador, não do vendedor.

Um motor diesel tem um alto grau de confiabilidade e roda milhares de quilômetros sem problemas.

Em função dos problemas relatados, você deve dispor de no mínimo R$ 5 mil para os primeiros reparos, como sempre os mais experientes destacam.

Boa sorte!
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Mensagem por Weiss 1972 Sex 04 Jan 2013, 09:12

Guilhermino. Ví essa MB aqui em POA já faz algum tempo. Me pareceu bem integra.
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Mensagem por João Sex 04 Jan 2013, 09:28

Não acho que um diesel com quase 40 anos seja o carro ideal para o dia a dia pensando-se em economia. Alem de ser muito lento, o diesel brasileiro não é da melhor qualidade, judia muito do motor. Totalmente diferente dos carros a diesel atualmente produzidos na Europa, econômicos e com desempenho de carro a gasolina, outro mundo.
Eu compraria um carro popular e uma MB clássica para o fim de semana, mas isso é opinião pessoal.

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Mensagem por Weiss 1972 Sex 04 Jan 2013, 09:43

Pô Guilhermino.......fiquei tentado nesta W115 Diesel !!! Very Happy Pega de uma vez !!
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Mensagem por Karl Fass Sex 04 Jan 2013, 09:46

Mas Professor, depende de cada caso... A minha, placas pretas e totalmente íntegra, tendo desde a NF de venda na Alemanha, não vendo por 40... Só pelo estado... Não incomoda em nada...

Mas essa de POA , por 15 contos, se estiver boa, está realmente barata. Mas repito, olhe o motor e principalmente a bomba injetora. A minha foi retificada e gastei mais de 6 mil, só nela...

E é como já citei e o João citou, é carro para passear fim de semana...embora seja muito confortável, muito mais que uma "C", por exemplo.

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Mensagem por Edson Ando Sex 04 Jan 2013, 10:21

Guilhermino,

Na minha primeira viagem com a W126 280S 1980 (foto abaixo), há uns 11 anos, voltando do Paraná para Brasília, numa daquelas serras com subida longa e íngreme, sentia que o carro não tinha aquela desenvoltura toda imaginada.

Até poderia ter "esguelado" na subida, reduzindo e esticando ao máximo as marchas pois ela é manual. Mas preferi respeitar a idade do carro, mesmo porque era minha primeira viagem com ela e de longa distância (5.000 Km nas férias).

Comentei isso com o venerável João Bosco à época e ele me respondeu algo assim:

"Sorte sua que não era uma DIESEL !!!!!. Aí você ia ver o que é lentidão na subida de uma serra..."

Mas antes do retorno pra casa, nos retões de pista dupla indo para Balneário Camboriú/SC, ela ia tranquilamente a 180 Km/H com fôlego para mais. Vá entender...

Finalizando, se escolher essa DIESEL, que não deixa de ser um ótimo e durável carro, vai ter que ponderar isso (lerdeza) pra não se arrepender depois...

Boa sorte na escolha.

Edson Ando
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Mensagem por João Sex 04 Jan 2013, 10:32

Mas antes do retorno pra casa, nos retões de pista dupla indo para Balneário Camboriú/SC, ela ia tranquilamente a 180 Km/H com fôlego para mais. Vá entender...

O torque aparece em rotações mais altas, tem que usar o cambio, respeitando os limites e o bom senso. Se mantiver em baixa rotação a retomada é muito lenta, já se fosse um V8....

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Mensagem por john Sex 04 Jan 2013, 11:04

Guilhermino,

Vamos la, pelo que eu estou vendo, voce cre piamente que os Mercedes, principalmente os a Diesel, sao indestrutiveis. Pois eh, nao sao.

Tambem pelo que li, voce quer ou precisa usar o carro no dia a dia para rodar 70km e pelo visto nunca teve MB.

Tambem pelo que li, voce ha tempos le o forum, entao fica desnecessario dizer a ti para que ponderes bem a questao de ter um carro importado como teu unico e exclusivo carro se voce nao vai rodar com o mesmo nso grandes centros urbanos do pais onde pode ser que caso ocorra algo com o carro voce consiga repara-lo dentre 1-2 dias e continuar usando-o. Pense muito bem nisso.

Voce quer o diesel porque leu leu e leu que nunca vai te dar problema, que voce vai usar o carro ate mais de 1 milhao de quilometros, que nunca vai precisar fazer nada a nao ser completar o liquido do sistema de arrefecimento e quando muito os pneus do carro. Pois bem...nao eh bem por ai a conta.

O confrade Lobo, a quem voce ja deve ter lido, ele consegue fazer isso la longe no interior de SP. Como?! Ele so tem MB a diesel, e os MB dele dao problema e sabe o que ele faz?

Ele vive mandando email e post para o Maluhy e o Maluhy com uma excelente boa vontade SEMPRE, decide por dizer passo a passo o que o Lobo precisa fazer.

Sabe o que o Lobo faz? Ele imprime literalmente o email do Maluhy e leva pro mecanico dele la no interior ler.

Antes disso ele posta a duvida em outros foruns e confronta ideias e todas variaveis para poder discutir com o mecanico "de mecanico para mecanico" e nao de "medico para mecanico".

Dai ele compra a peca em algum site do exterior e como tem outros carros (MB) ele vai se virando enquanto a peça nao chega.

O Maluhy esta e estara sempre aqui. Gente finissima. Um poço de paciencia, compartilhamento e conhecimento!

Agora, voce tem outros carros com o caso do Lobo, o unico fan de diesel do forum?!

Nao?! Entao..... O Joao disse e muito bem

Eu compraria um carro popular e uma MB clássica para o fim de semana,

Ai voce falara:

Putz mas eu nao tenho tudo isso!

Well.......

Tem sim....

Se voce vai pensar numa MB diesel de 30 contos pense nisso:

Compre a 300E do Marcelo ano 92 que esta impecavel por 20 mil reais que esta beeem barata pelo estado do carro e com os outros 8-10 que te sobram mete a ficha num Gol, Corsa, Palio 94-2000 e pe na tabaca.

Alem disso vc tera 2 carros caso um deles quebrar!

Ai voce dira: Putz e o IPVA!!! AMigo, a 300E nao paga mais IPVA e te aposto que o IPVA do Gol, Corsa, Palio 94-2000 nao vai passar de 500 pilas por ano

Fica ai a dica


Última edição por john em Sex 04 Jan 2013, 11:46, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Edson Ando Sex 04 Jan 2013, 11:20

John, matou a pau !!!!!!
Melhor dica que essa e com recomendações para a 300E que está disponível agora, neste momento, vai demorar para ser superada...
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Mensagem por EduBahia Sex 04 Jan 2013, 11:41

Embora eu seja fã incondicional do diesel (no fórum talvez só eu e o Lobo mesmo) acho que a opinião do John deve ser levada em conta.

MB como único carro certamente irá te deixar na mão, sem contar que a MB do confrade à venda está de graça e revisada (e tem um interior maravilhoso).
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Mensagem por Fabio Sex 04 Jan 2013, 11:50

Quem mais vai gostar do post do John é o Lobo... Very Happy
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